JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

CIM Alto Minho pede urgência ao Governo no envio de testes Covid19

A CIM do Alto Minho pede urgência ao Governo no reforço imediato das medidas de prevenção e resolução das situações de alto risco já detetadas nos lares do Alto Minho, no que respeita:

i) Disponibilização imediata de testes de despistagem para as situações críticas que sejam referenciadas pelas autoridades de saúde nos lares de idosos do Alto Minho;

ii) Implementação de medidas de prevenção nos lares, nomeadamente fornecimento de Equipamentos Proteção Individual, nos controlos de temperatura à entrada e na rotatividade dos turnos dos colaboradores/funcionários dos lares;

Comunidade Intermunicipal do Alto Minho



Covid-19: Deputados de Viana do Castelo defendem testes para os lares de idosos do distrito

O atual cenário de crise epidemiológica, em fase de mitigação, obriga a um reforço das medidas adotadas pelo Governo no combate à pandemia. Os deputados do PSD eleitos por Viana do Castelo entendem que essas medidas deveriam dar prioridade ao grupo populacional mais vulnerável aos efeitos avassaladores do Covid-19: os mais idosos.

Numa pergunta dirigida à ministra do Trabalho, que deu entrada esta segunda-feira, Emília Cerqueira, Jorge Salgueiro Mendes e Eduardo Teixeira consideram "imperioso que os lares de idosos e as unidades de cuidados continuados integrados sejam considerados prioritários no combate à pandemia, por forma a inverter e travar situações gravosas como as estão acontecer nos lares de idosos do distrito de Viana do Castelo, pois só com o rápido rastreio e com a criação de uma rede de rastreio generalizado a todos os utentes e colaboradores destas instituições é que se pode combater e impedir uma verdadeira mortandade da nossa população mais idosa e vulnerável".

Os deputados acompanham com preocupação o caso do Lar do Centro Social e Paroquial de Santa Maria de Grade, em Arcos de Valdevez que, dos atuais 39 utentes e cerca de 20 funcionários, oito utentes (um dos quais já faleceu) e uma funcionária estão infetados pela Covid-19.

Também o Lar de Idosos e da Unidade de Cuidados Continuados do Centro Social e Paroquial de Darque foi objeto de outra pergunta ao Governo, dado que o "município de Viana do Castelo não custeou os testes em falta aos funcionários e utentes".

Os deputados lamentam que as autoridades de saúde não disponibilizem de imediato a realização dos testes no Alto Minho, o que levou o município de Arcos de Valdevez a custear os testes em falta aos funcionários e utentes daquela instituição. Além disso, alertam os parlamentares, os resultados são revelados a "conta gotas", pelo que quer utentes quer funcionários continuam a receber orientações da Direção-Geral de Saúde para comparecerem ao trabalho. "Esta situação levou a que o Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez viesse a público apelar para a necessidade premente de se proceder ao despiste da Covid-19 em todos os utentes e colaboradores dos lares de idosos do concelho, sob pena de se poder assistir a uma situação dramática no concelho", referem.

Distrital do PSD de Viana do Castelo



BLOCO QUER PROTEÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA PESCA QUE CESSARAM ATIVIDADE NO ÂMBITO DA PANDEMIA DA COVID-19

A situação epidemiológica relativa ao novo Coronavírus - COVID 19 obrigou uma grande parte dos profissionais da pesca a cessar temporariamente a sua atividade piscatória.

Apesar de o Governo ter decretado algumas medidas de apoio ao setor (suspensão da taxa de acostagem, linha de crédito a empresas), entendemos que estas medidas são manifestamente insuficientes para dar resposta aos profissionais da pesca que se encontram em terra e que se viram privados de qualquer fonte de rendimento.

Por isso, propusemos que todos os profissionais da pesca que cessaram temporariamente a sua atividade possam aceder ao Fundo de Compensação Salarial a partir do primeiro dia da declaração de estado de emergência prorrogado por mais um mês após o término do estado de emergência.

Distrital do Bloco de Esquerda Viana do Castelo



COVID 19 no Alto Minho: Suspensão de festas e romarias até 30 de junho

Na sequência da reunião de trabalho hoje efetuada pelo Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho com o presidente da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) tendo em vista analisar o impacto da pandemia do COVID 19 no Alto Minho, o Conselho Intermunicipal da CIM Alto Minho vem, pelo presente:

1. Informar que, de acordo com informação da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N), entrará em funcionamento, durante a próxima semana, em Viana do Castelo, um centro de diagnóstico destinado exclusivamente a pessoas com suspeitas de infeção COVID-19 referenciadas pelas autoridades de saúde e com prescrição médica, o qual funcionará em modelo "Drive Thru", deslocando-se os pacientes referenciados dentro do veículo ao ponto de recolha sem entrar em contacto com outras pessoas, reduzindo assim o risco de infeção em cada colheita.

2. Informar que, de acordo com deliberação hoje tomada no âmbito do Conselho Intermunicipal, os Municípios do Alto Minho não irão passar qualquer licença para festas, romarias e eventos equiparáveis que decorram até final do mês de junho, face aos graves riscos de saúde pública associados à propagação da pandemia do COVID 19 no Alto Minho;

3. Informar toda a população do Alto Minho para a necessidade imperativa de, tendo em vista a proteção de todas as pessoas e em particular dos idosos relativamente aos graves riscos de saúde pública associados à propagação da pandemia do COVID 19, evitar qualquer tipo das tradicionais atividades da época pascal, tais como compassos pascais, almoços de família, festas e romarias, etc.;

4. Informar todos os emigrantes e migrantes que já se encontram ou pretendam regressar ao Alto Minho para a necessidade imperativa de, tendo em vista a proteção de todas as pessoas relativamente aos graves riscos de saúde pública associados à propagação da pandemia do COVID 19, permaneçam, a partir da entrada em Portugal, em regime de isolamento profilático/ quarentena por um período de 14 dias, evitando qualquer tipo de contacto que coloque em risco a sua saúde e a dos seus concidadãos.

CIM Alto Minho



GNR: Atividade operacional semanal

O Comando Territorial de Viana do Castelo levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Viana do Castelo, na semana de 23 a 29 de março, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, registando-se os seguintes dados operacionais:

1. Detenções: Cinco detidos em flagrante delito, destacando-se um por condução sem habilitação legal.

2. Apreensões: Cinco doses de cocaína.

3. Trânsito:

Fiscalização: 101 infrações detetadas, destacando-se:
" 42 por excesso de velocidade;

Sinistralidade: 15 acidentes registados, destacando-se:
" Dois feridos graves;
" Quatro feridos leves.

4. Fiscalização Geral: Oito autos de contraordenação:
" Seis no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente;
" Dois no âmbito do policiamento geral.

GNR de Viana do Castelo




Edições C@2000

Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP


Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais