JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

Comemorações dos 172 anos de elevação de Viana do Castelo a cidade com atribuição títulos honoríficos

A cerimónia comemorativa do 172º aniversário de elevação de Viana do Castelo a cidade decorre no dia 20 de janeiro, segunda-feira, no Teatro Municipal Sá de Miranda. O Dia da Cidade vai ser marcado pela atribuição de títulos honoríficos a personalidades e instituições que marcaram a vida da cidade e do concelho.

"CIDADÃO DE HONRA"
Professor Agostinho Gomes
Monsenhor Manuel Vilar
José Enes Natário (A Título Póstumo)

"CIDADÃO DE MÉRITO"
Fernando Baganha Coelho
Manuel Geraz (A Título Póstumo)
João Ricardo Oliveira
Ana Baganha
Joaquim Fortuoso Pereira
Manuel Vaz
Leonor Gonçalves
D. Neves

"CIDADÃO HONORÁRIO" Ana Paula Vitorino

"INSTITUIÇÕES DE MÉRITO"
Academia do Bacalhau de Paris
GRECANE
Surf Clube de Viana
Grupo Desportivo Areosense
Centro Social e Paroquial de Perre
Associação de Reformados e Pensionistas de Viana do Castelo
Grupo de Danças e Cantares de Carreço
Taberna do Valentim
Loja Alfredo Barreto (Mini Mercado da Piedade)
Auto Lage
Carpintaria Rocha
Corpo Nacional de Escutas (Agrupamento 85 - Barroselas)

Municipio de Viana do Castelo



Aprovada criação da ARU de Barroselas para garantir acesso a benefícios fiscais

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a criação da Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Barroselas, a nona do concelho, garantindo o acesso a benefícios fiscais. Esta é a terceira ARU destinada a uma freguesia rural do concelho vianense, tendo em conta que Barroselas é o núcleo urbano mais relevante da unidade territorial designada como "Vale do Neiva", que abrange as áreas correspondentes a Barroselas, Vila Fria, Alvarães, Vila de Punhe, Mujães e Carvoeiro.

A área para a qual se pretende delimitar a ARU é de 77,89 ha (cerca de 11% da área inicial da freguesia de Barroselas, hoje União das Freguesias de Barroselas e Carvoeiro) e abrange o designado centro urbano e cívico da vila de Barroselas. Territorialmente, parte dos Lugares da Feira, Forno e Sião, registando 26,4% dos residentes da freguesia, 1.038 num universo de 3.927 (dados dos censos de 2011).

A delimitação da ARU simplifica e agiliza os procedimentos de licenciamento e de comunicação prévia de operações urbanísticas; obriga à definição pelo Município de benefícios fiscais associados aos impostos municipais, nomeadamente o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e o Imposto Municipal sobre as Transmissões onerosas de imóveis (IMT); confere aos proprietários e titulares de outros direitos, ónus e encargos sobre os edifícios ou frações nela compreendidos o direito de acesso aos apoios e incentivos fiscais e financeiros à reabilitação urbana, nomeadamente em sede de Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), Imposto sobre o Rendimento de pessoas Singulares (IRS) e Imposto sobre o Rendimento de pessoas Coletivas (IRC); permite o acesso facilitado a financiamento para obras de reabilitação; compromete o Município a aprovar uma operação de reabilitação urbana para esta área num prazo máximo de três anos, sob pena de caducidade da ARU.

Trata-se de uma área que abrange duas centralidades da freguesia: a primeira, conformada pelo Largo de S. Sebastião, cuja capela remonta ao ano de 1582, numa posição central conotada como sendo o centro cívico da freguesia, e pelo Largo da Estação do Caminho-de-ferro (1874), áreas onde predominam uma grande concentração de comércio, equipamentos e serviços (jardim-de-infância, Escola Básica 2.3 e Secundária, centro de saúde, Junta de Freguesia, associação cultural, igreja paroquial, centro paroquial, cemitério, quartel da GNR, estação dos correios, agências bancárias, seguradoras, etc.); e a segunda, pelo Largo da Feira, reabilitado há cerca de 2 anos. A área da ARU abrange ainda parte dos Lugares de Sião e do Forno, zonas predominantemente residenciais, com unidades industriais devolutas e com uma estrutura viária desarticulada e incompleta (arruamentos sem saída) e que urge completar/consolidar.

Esta área desempenha um papel de grande importância na coesão territorial de Viana do Castelo uma vez que, ao nível da unidade territorial "Vale do Neiva", emerge como um núcleo urbano multifuncional onde se localizam equipamentos de apoio à população e serviços de apoio às empresas capazes de sustentar a fixação de habitantes, de serviços e de atividades económicas.

Por este motivo, interessa definir um conjunto integrado de medidas que permitam reforçar o seu caráter de centralidade urbana, através da reabilitação do espaço público, ao nível do perfil dos arruamentos, dos espaços verdes, da qualidade dos materiais e da eliminação de barreiras arquitetónicas, da eficiência do sistema viário de circulação e estacionamento, articulado com os transportes públicos e da reabilitação do edificado, ao nível do seu estado de conservação e da sua eficiência energética.

Refira-se que a proposta de delimitação de Áreas de Reabilitação Urbana no território de Viana do Castelo enquadra-se na estratégia de desenvolvimento definida para o Município, que tem na reabilitação urbana e na melhoria do ambiente urbano um dos seus principais pilares de sustentação.

Municipio de Viana do Castelo



Museu Virtual da Memória Marítima está a ser instalado no Centro de Mar do navio Gil Eannes

O Centro de Mar, valência instalada a bordo do navio hospital Gil Eannes, está a sofrer uma empreitada de refuncionalização para acolher o novo Museu Virtual da Memória Marítima, uma infraestrutura para a promoção da Ciência e do Conhecimento do Mar de Viana, inscrita na Agenda de Ciência e de Conhecimento do município (quadriénio 2017-2021).

A obra, que iniciou esta semana, vai permitir a criação do museu, que irá dispor de um Centro de Documentação do Mar, onde será possível consultar de forma interativa e desmaterializada o acervo documental disponível, entre livros, revistas, monografias e periódicos sobre a temática do mar, mantendo-se a possibilidade da consulta material e requisição de alguns dos bens. Terá ainda uma segunda valência, também digitalizada, que constitui o Centro do Património Imaterial do Mar de Viana, onde será possível aceder a conteúdo audiovisual proveniente da recolha de testemunhos da vida pessoal e de trabalho dos homens e mulheres que se fizeram valer no nosso mar.

A obra em curso está prevista para terminar a 25 de janeiro, sábado, dia em que se prevê a reabertura daquele equipamento. Esta obra acrescentará ao Centro de Mar um espaço para promoção do serviço educativo no Centro de Mar. A inauguração do novo Museu Virtual da Memória Marítima está prevista para o próximo mês de março.

Recorde-se que o Centro de Mar, a funcionar no navio Gil Eannes, inaugurou no dia 16 de novembro 2014 (Dia Nacional do Mar). A abertura decorreu depois de ter sido reabilitado e reconvertido um espaço do navio Gil Eannes para ali abrir a "porta de entrada" do Centro de Mar de Viana do Castelo, tendo implicado um conjunto de adaptações do navio para as novas funções complementares às que já aí funcionavam.

O espaço é dotado, entre outras valências, de equipamentos multimédia, um mini-auditório, a possibilidade de acesso a consultas, áreas de apoio ao empreendedorismo e economia náutica e diversas experiências audiovisuais interativas. Disporá agora de um novo espaço dedicado ao serviço educativo que dedica, anualmente, milhares de horas no apoio e desenvolvimento de projetos educativos em parceria com os Agrupamentos de Escolas do concelho de Viana do Castelo.

O "Centro de Mar" integra-se como projeto âncora no Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar enquanto componentes relevantes para o reforço da posição de Viana do Castelo como uma "cidade da náutica do atlântico". Em 2015, o Centro de Mar foi galardoado com Bandeira Azul, reconhecendo a sua importância para o conhecimento do mar, tornando-se assim num Centro Azul.

Municipio de Viana do Castelo



Encontro com Juntas e Uniões de Freguesia apresentou Plano de Atividades e Orçamento e prioridades para 2020

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, e o Vereador da Coesão Territorial, Luís Nobre, participaram ontem num primeiro encontro deste ano com as Juntas e Uniões de Freguesia do concelho, num momento que teve como objetivo apresentar o Plano de Atividades e Orçamento para 2020 e as prioridades do executivo para este ano.

Luís Nobre inaugurou a sessão, que reuniu os autarcas das 27 Juntas e Uniões de Freguesia do concelho vianense. Na cerimónia, o Presidente da Câmara enalteceu o papel das Juntas de Freguesia para o desenvolvimento de Viana do Castelo, destacando a dedicação dos autarcas e o trabalho desenvolvido por todos.

As Grandes Opções do Plano para 2020 do Município de Viana do Castelo apresentam como grandes objetivos do investimento o Ambiente (Redes de infraestruturas de água e saneamento, eficiência energética), a Reabilitação Urbana (PEDU de Viana do Castelo), a Coesão Territorial (Desenvolvimento das Freguesias) e Educação (Requalificação de Equipamentos Escolares - Monte da Ola, Programas Educativos de Combate ao Insucesso Escolar, Desportos e Cultura para Todos).

A Coesão Territorial e o desenvolvimento das freguesias têm em 2020 um acréscimo orçamental de cerca de 500 mil euros para permitir a concretização de projetos e ações da iniciativa das Uniões e Juntas de Freguesia. O Plano de Atividades e Orçamento prevê ainda a continuação do processo colaborativo com as Juntas e Uniões de Freguesia em projetos de formação e inovação digital, modernizando os serviços públicos de apoio aos cidadãos.

Municipio de Viana do Castelo



Investimento de 2,693 milhões de euros garante ampliação da rede de drenagem de águas residuais em 8 freguesias

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, um investimento de 2,693 milhões de euros para garantir obras de ampliação da rede de drenagem de águas residuais em oito freguesias do concelho.

As intervenções, que acontecem no âmbito da parceria existente com a Águas do Alto Minho, vão decorrer nas freguesias de Cardielos, Serreleis, Torre e Vila Mou, na margem direita do rio Lima, e Mujães, Barroselas, Vila de Punhe, e Castelo de Neiva, na margem sul.

A Ampliação da Rede de Drenagem de Águas Residuais da Margem Direita (Freguesias de Serreleis, Cardielos, Torre e Vila Mou) implica, no Lote 1 - Freguesias de Cardielos e Serreleis, um investimento superior a 1,361 milhões de euros. Já o Lote 2 - Freguesias de Torre e Vila Mou, representa uma empreitada superior a 717 mil euros.

A obra de Ampliação da Rede de Drenagem de Águas Residuais Margem Sul (Freguesias de Mujães, Vila de Punhe, Barroselas/Mujães e Castelo de Neiva) integra, no Lote 1 - Freguesias de Mujães, Vila de Punhe e Barroselas/Mujães (EN 308) um investimento de 400 mil euros, enquanto o Lote 2 - Freguesia de Castelo de Neiva representa uma empreitada de 215 mil euros.

A Águas do Alto Minho tem no concelho um programa de intervenções fortíssimo, num montante global de aproximadamente 6 milhões de euros no alargamento das redes de água (Nogueira, Deocriste/Deão, Portela de Susã, Castelo do Neiva e Barroselas/Mujães) e de saneamento (Serreleis, Cardielos, S. Salvador da Torre, Vila Mou, Mujães, Vila de Punhe, Barroselas / Mujães, Castelo do Neiva, Mazarefes/2ª Fase) do concelho, aumentando as atuais taxas de cobertura.

Recorde-se que as Grandes Opções do Plano para 2020 do Município de Viana do Castelo apresentam como grandes objetivos do investimento o Ambiente (Redes de infraestruturas de água e saneamento, eficiência energética), a Reabilitação Urbana (PEDU de Viana do Castelo), a Coesão Territorial (Desenvolvimento das Freguesias) e Educação (Requalificação de Equipamentos Escolares - Monte da Ola, Programas Educativos de Combate ao Insucesso Escolar, Desportos e Cultura para Todos).

O Plano de Investimento da Câmara Municipal, Serviços Municipalizados e Sociedade Polis Litoral Norte apresenta já um considerável número de candidaturas aprovadas, com taxa de comparticipações de 85%, nomeadamente nas candidaturas do PEDU-Reabilitação Urbana, nas candidaturas do POSEUR, redes de águas e águas residuais, PDCT Alto Minho 2020, eficiência energética, cultura, equipamentos sociais e equipamentos educativos.

Municipio de Viana do Castelo



Câmara Municipal adquiriu carrinha de 9 lugares
para apoiar Centro de Atletismo de Mazarefes

Foi entregue ao Centro de Atletismo de Mazarefes uma nova carrinha de 9 lugares, num investimento de 28.900 euros por parte da Câmara Municipal de Viana do Castelo. O Município releva, assim, a forma sistemática e continuada da prática desportiva proporcionada pelas associações e clubes aos seus atletas e pelas Juntas e Uniões de Freguesia.

A cerimónia de atribuição da nova viatura contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, e do Vereador do Desporto, Vítor Lemos. O Centro de Atletismo de Mazarefes foi fundado em 1987. Manuel Silva é o presidente do clube que tem 142 sócios e cerca de uma centena de atletas.

O clube surgiu a partir da secção de atletismo do Grupo Ação Cultural e Desportiva de Mazarefes, entretanto extinto. O Clube de Atletismo de Mazarefes tem a sua sede social no mesmo local onde decorrem os treinos de uma centena de praticantes distribuídos pela pista, estrada, crosse e 'trail'.

No que toca à atividade desportiva regular, o executivo reconhece o papel de complementaridade que os clubes e associações desportivas desempenham na educação e formação dos atletas, sendo importante a intervenção da autarquia no apoio aos clubes e associações para permitir o desenvolvimento da sua atividade regular, contribuindo também para a coesão social e para a qualidade de vida da população.

De acordo com o Plano de Atividades e Orçamento, em 2020 será instalado o Conselho Municipal do Desporto, consolidando a cooperação entre o Município e as associações e clubes desportivos, afirmando cada vez mais Viana do Castelo como um município amigo do desporto.

Municipio de Viana do Castelo



Encontro de Janeiras de Viana do Castelo a 18 de janeiro, às 21h30, no Teatro Municipal Sá de Miranda.

Entrada livre, mediante levantamento de bilhete. Bilheteira disponível a partir de 17 de janeiro.

Espetáculo para maiores de 6 anos.

Municipio de Viana do Castelo



Câmara Municipal verifica necessidades de requalificação da Escola Pintor José de Brito

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, e o Vereador do Desporto, Vítor Lemos, estiveram hoje na Escola Básica e Secundária Pintor José de Brito para visitarem as obras de reabilitação do pavilhão desportivo que foi recentemente intervencionado e qualificado, numa empreitada de 76.430 euros.

A visita serviu ainda para a autarquia iniciar o processo de levantamento de necessidades, com vista à requalificação da escola situada em Santa Marta de Portuzelo.

Recorde-se que, na passada semana, durante a inauguração das obras de requalificação da EB 2.3 Frei Bartolomeu dos Mártires e da Escola Básica 2.3 e Secundária de Barroselas, o autarca vianense anunciou que "já está a ser preparado o projeto de remodelação da escola básica e secundária Pintor José de Brito".

"Gostaríamos que o projeto estivesse pronto até final do ano para o podermos incluir na futura reprogramação de fundos do Norte 2020 que gostaríamos que também viesse a incluir intervenções nas escolas de ensino profissional", afirmou José Maria Costa.

Só em 2019, o executivo municipal investiu 8 milhões de euros na Educação, naquela que é "a aposta mais estruturante, porque é a mais importante e duradoura", de acordo com o edil. Este investimento, que representou cerca de 10% do orçamento da Câmara Municipal, permitiu intervenções em mais 12 escolas e pavilhões desportivos no ano transato.

Até final deste mês, serão abertas as propostas que se apresentaram ao concurso público para a requalificação da Escola Básica e Secundária de Monte da Ola, situada em Vila Nova de Anha, numa empreitada com um valor estimado de 1,9 milhões de euros.

Municipio de Viana do Castelo



Mini-autocarros elétricos de Viana do Castelo já transportaram mais de meio milhão de passageiros

Os dois mini-autocarros elétricos que diariamente circulam na cidade de Viana do Castelo, Caramuru e Himalaia, já transportaram mais de meio milhão de passageiros. Assim, entre setembro de 2005 e 31 de dezembro de 2019, os mini-autocarros transportaram 500.519 pessoas.

Se, em 2005, ano em que o serviço entrou em funcionamento, foram transportadas 4.370 pessoas, em 2019 os passageiros que usufruíram deste serviço foram 39.362.

No ano de 2019, os meses de julho, setembro e outubro foram os mais fortes em termos de passageiros. Assim, em julho, 4.155 pessoas utilizaram este meio de transporte para circular no centro da cidade. Em outubro, foram 4.045 os passageiros dos mini-autocarros e, em setembro, 3.696.

A opção da autarquia por este tipo de transporte fica a dever-se ao facto de se tratar de um meio amigo do ambiente urbano, de ser o mais adequado a uma utilização nos centros urbanos e ainda pela sua fiabilidade e baixo custo de exploração.

Cada autocarro tem 5.3 metros de comprimento e 2.07 de largura, transportando 22 passageiros, oito dos quais sentados. Tem instalação para segurar uma cadeira de rodas e atinge uma velocidade de 33 quilómetros por hora. O Caramuru e o Himalaia são os dois autocarros pintados com as cores de Viana do Castelo, amarelo e preto, funcionando de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 18h30.

Em 2010, o autocarros duplicaram o seu circuito, numa nova lógica de mobilidade e de oferta de serviços de transportes da Câmara Municipal, passando pelas principais artérias da cidade, partindo do Hospital de Santa Luzia e fazendo ligação aos extremos da cidade, entre a Avenida e Campo d'Agonia e a área das escolas e do mercado, passando pela Praça da Galiza, para, de forma rápida, chegar a área de serviços situados fora do centro histórico de Viana do Castelo como a EDP, os Serviços de Segurança Social, o Mercado Municipal e o cemitério municipal.

Este circuito dos autocarros elétricos facilita também a mobilidade dos idosos dentro da cidade, tornando-se numa alternativa ambientalmente mais vantajosa mas também de maior proximidade, tendo simultaneamente caráter de lazer e utilitário.

Também a frota municipal já conta com um total de 12 carros elétricos e o objetivo é renovar todo o parque automóvel do município até 2021. Atualmente, o Município dispõe então de 2 miniautocarros elétricos, uma viatura ligeira de mercadorias de dois lugares, cinco viaturas ligeiras de passageiros, duas viaturas mistas de cinco lugares e duas viaturas ligeiras de passageiros híbridas. A substituição da frota automóvel por veículos "mais amigos do ambiente" é uma das 30 medidas da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas.

Municipio de Viana do Castelo



IV Gala do Desporto presta homenagem aos campeões que conquistaram 240 títulos nacionais, europeus ou mundiais

A IV Gala do Desporto de Viana do Castelo acontece a 24 de janeiro e vai prestar homenagem aos campeões que, na época desportiva 2018/2019, conquistaram 240 títulos nacionais, europeus ou mundiais. O Município vai, assim, atribuir galardões a 144 atletas premiados, destacando-se 1 título de campeão mundial e 5 títulos de campeão europeu.

Assim, foram conquistados um total de 193 títulos nacionais federados, o que representa um crescimento considerável em comparação com os 165 títulos nacionais federados galardoados na gala do ano passado.

Destacam-se ainda 57 títulos de campeões seniores e 52 títulos de campeões em escalão de formação. A IV Gala do Desporto vai ainda prestar homenagem a 14 campeões universitários e 9 campeões escolares.

Das 34 modalidades praticadas no concelho vianense, 25 conquistaram títulos na época desportiva passada. Assim, foram conquistados títulos em modalidades como judo, remo, canoagem, esgrima, natação, trial, pool, ténis de mesa, futebol, basquetebol, voleibol, hóquei em patins, trampolim, surf, jet-ski, ciclismo, triatlo, lançamento de dardo, kickboxing, kung-fu, entre outras.

Na Gala do Desporto serão atribuídas, através de votação de um júri independente, oito distinções, ao Atleta do Ano - Feminino, Atleta do Ano - Masculino, Atleta Revelação Feminino, Atleta Revelação Masculino, Treinador do Ano, Dirigente do Ano, Equipa do Ano e Associação Desportiva ou Clube do Ano. Já a autarquia vianense vai atribuir mais dois prémios, distinguindo o Prémio Homenagem da Câmara Municipal de Viana do Castelo e Prémio Especial da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

A Gala do Desporto de Viana do Castelo é um evento anual organizado pelo Município que visa distinguir e premiar as entidades e agentes desportivos que durante a época desportiva mais se notabilizaram pelos resultados alcançados ou pelos serviços prestados nas diversas modalidades desportivas, fruto do prestígio que deram à sociedade e ao desporto, quer pelo seu mérito ou conduta, tendo ao mesmo tempo um papel preponderante no desenvolvimento do desporto no concelho.

Este evento pretende reforçar o reconhecimento de atletas, equipas, treinadores e associações/clubes que se destacaram ao longo da época desportiva, bem como o empenho e dedicação dos vários agentes desportivos, na prossecução do incentivo à prática desportiva.

Municipio de Viana do Castelo



Câmara Municipal apoia com 28.900 euros aquisição de viatura ao Grupo Desportivo Areosense

O Grupo Desportivo Areosense (GDA) recebeu ontem uma carrinha que foi adquirida com um apoio de 28.900 euros da Câmara Municipal de Viana do Castelo. A cerimónia de atribuição da viatura de 9 lugares contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, e do Vereador do Desporto, Vítor Lemos.

O investimento municipal acontece no âmbito da Medida 3 de Apoio à Aquisição de Carrinhas, considerando que o desenvolvimento da atividade desportiva com carácter regular implica, cada vez mais, a disponibilização de meios de transporte capazes de proporcionarem, por um lado, uma maior mobilização de praticantes e, por outro, uma capacidade de participação acrescida nos diversos quadros competitivos.

Recorde-se que o Grupo Desportivo Areosense aposta atualmente nas modalidades de futebol e ginástica. Em maio de 2019, foram inauguradas as obras de requalificação da sede da coletividade que foi fundada, em 1984, por Ilídio Cunha.

O estádio do GDA, Campo de Jogos Ilídio Cunha, localiza-se junto ao mar. O clube conta com cerca de 600 sócios e o emblema é composto por uma gaivota, em referência ao mar e às praias de Areosa, e duas espigas, em alusão aos campos de milho presentes na veiga.

Com este apoio na aquisição de viaturas, o Município releva a forma sistemática e continuada da prática desportiva proporcionada pelas associações e clubes aos seus atletas e pelas Juntas e Uniões de Freguesia. Ao longo do ano, a autarquia apoia as associações e os clubes através de protocolos de apoio para a atividade regular desportiva e para ações de caráter competitivo.

No que toca à atividade desportiva regular, o executivo reconhece assim o papel de complementaridade que os clubes e associações desportivas desempenham, na educação e formação dos atletas, sendo importante a intervenção da autarquia no apoio aos clubes e associações para permitir o desenvolvimento da sua atividade regular, contribuindo também para a coesão social e para a qualidade de vida da população.

Municipio de Viana do Castelo



Câmara Municipal e Associação Empresarial de Viana do Castelo recebem Federação das Indústrias do Ceará, Brasil

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC) e o Presidente da Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC), no âmbito da política de promoção e internacionalização de Viana do Castelo, receberam uma delegação da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), do Brasil. A delegação integrou o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, o diretor de Inovação e Tecnologia, Sampaio Filho, e o diretor regional do FIEC, tendo servido sobretudo para apresentar as potencialidades da capital do Alto Minho.

Na visita, foi apresentado o potencial tecnológico e empresarial de Viana do Castelo nos domínios da economia do mar, indústria automóvel, eólico, das infraestruturas, agro-industrial e turismo.

Na deslocação a Viana do Castelo, a delegação brasileira esteve ainda nos estaleiros navais da West Sea/Martifer juntamente com o CEO da empresa, Carlos Martins, e Santos Lima, e no Parque Empresarial de Lanheses, onde entraram em contacto com o potencial tecnológico e exportador de Viana do Castelo nos domínios eólico e do setor automóvel.

Com esta deslocação, estão assim criadas as condições e o interesse em promover visitas empresariais a cada uma das regiões, proporcionando possíveis joint-ventures e parcerias nas áreas de interesse mútuo.

O Sistema FIEC é formado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Centro Internacional de Negócios e está presente em Fortaleza e em municípios importantes da Região Metropolitana, Região Norte, Vale do Jaguaribe e Cariri.

O objetivo do Sistema FIEC é representar os interesses dos industriais do Ceará e atender as suas preocupações com a saúde e qualidade de vida do trabalhador; formação e qualificação profissional para a indústria; serviços técnicos e tecnológicos especializados; incentivo à inovação e educação executiva.

Municipio de Viana do Castelo



Meia-Maratona Manuela Machado espera 5.000 atletas para corrida e caminhada a 19 de janeiro

A 22ª Meia Maratona Manuela Machado acontece a 19 de janeiro e espera reunir cerca de 5.000 atletas entre corrida e caminhada, de um total de 22 nacionalidades, naquela que é a edição mais internacional de sempre. A prova espera 4.000 atletas para a corrida de 21.095 metros e 1.000 atletas para a caminhada solidária.

Todos os anos, a Meia Maratona conta com uma participação cada vez maior de atletas nacionais e internacionais, bem como com a presença da ex-campeã mundial, Manuela Machado, que participa e organiza a prova.

Entre os inscritos, nos femininos, destaque para Dulce Félix, e, nos masculinos, para Hermano Ferreira, vencedor da edição do ano passado, Paulo Gomes, Daniel Pinheiro, Paulo Paula, bem como para os vianenses Miguel Ribeiro e Ricardo Dias.

A partida acontece na Praça Marques Júnior, às 10h30, junto ao Centro Cultural de Viana do Castelo, espaço que servirá de apoio logístico à prova organizada pelos Cyclones Sanitop e pela Câmara Municipal de Viana do Castelo.

A Meia-Maratona assume-se como uma competição desportiva e uma festa popular do atletismo, constituindo uma jornada de promoção da prática desportiva e de indução da nossa juventude à aquisição de hábitos saudáveis e de positiva ocupação dos tempos livres.

As inscrições para a caminhada iniciam a 17 de janeiro e terminam meia-hora antes do início do evento. O valor de inscrição, de 2 euros, reverte a favor do Centro Social e Paroquial de Santa Marta de Portuzelo, tendo os inscritos direito a kit de participação.

XXII MEIA MARATONA MANUELA MACHADO - ALTERAÇÃO AO TRÂNSITO

A realização da XXII Meia Maratona Manuela Machado implica o condicionamento do trânsito rodoviário da seguinte forma:

Trânsito proibido entre as 9h00 do dia 18 de janeiro e as 14h30 do dia 19 de janeiro na Praça Marques Júnior, arruamento norte;

Trânsito nos dois sentidos entre as 9h00 do dia 18 de janeiro e as 8h00 do dia 19 de janeiro na Praça Marques Júnior, arruamento poente.

No dia 19 de janeiro e durante o período compreendido entre as 9h45 e as 13h00 estará encerrada ao trânsito a Estrada Nacional 202, entre o cruzamento de Nogueira e Meadela - Alto de S. Vicente (Viana do Castelo).

Quem desejar deslocar-se em direção a Viana do Castelo oriundo das localidades de Cardielos e Serreleis deverá decorrer a percursos alternativos "internos" utilizando a Estrada Municipal 1172, que liga as localidades de Samonde, Perre e Meadela (Estrada da Cova) com ligação à nova variante de acesso à cidade (Avenida Mateus Carvalhido), Via Entre Santos e saída na rotunda do Centro Hospitalar do Alto Minho, ou alcançar a A27 no nó de Nogueira.

Durante a interrupção, apenas será permitido o atravessamento condicionado da Estrada Nacional 202 no cruzamento da Estrada do Embarcadouro do Pinheiro e a Estrada de ligação à localidade de Perre.

Durante o período da duração da prova, serão observados os seguintes condicionalismos à circulação:

" Entre as 9h45 e as 13h30 serão cortadas ao trânsito as seguintes vias: Alameda 5 de Outubro; Praça da Galiza; Estrada da Papanata; Rua Tenente Coronel Afonso do Paço; Alameda Alves Cerqueira; Avenida dos Combatentes da Grande Guerra;

" Entre as 9h45 e as 13h30 será cortado ao trânsito o acesso à A27 / A28 no troço compreendido entre o Hotel Parque e os acessos da Meadela / Ponte Nova;

" Entre as 9h45 e as 14h00 serão encerradas as saídas na A28, no sentido Darque - Viana do Castelo, saída 23 - Viana do Castelo e no sentido Outeiro - Viana do Castelo, a saída PK 69 + 530 - Viana do Castelo;

" No período compreendido entre as 9h45 e as 13h30 quem, oriundo de Valença, desejar aceder à A27 ou A28, Ponte de Lima ou Porto, deverá tomar o desvio na rotunda do Centro Hospitalar do Alto Minho - Via Entre Santos e tomar a Avenida Mateus Carvalhido em direção à rotunda da Meadela.

Municipio de Viana do Castelo




Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais