Informar, sensibilizar, promover a participação e responsabilização das comunidades escolares para a preservação das Zonas de Proteção Especial (ZPE) e dos Sítios de Importância Comunitária (SIC), com um compromisso de desenvolvimento sustentável e ações diretas, individuais e coletivas.
Demonstrar como é possível implementar a Agenda 2030 e os seus objetivos de desenvolvimento sustentável, com projetos desenvolvidos ou em fase de implementação, nas áreas económica, social e ambiental, revelando os serviços prestados à comunidade, pelos ecossistemas, espaços naturais e biodiversidade.
Desenvolver atividades em ecossistemas lagunares, aquícolas, dunares e montanhosos de forma a abordar a biodiversidade característica de cada região.
Como participar?
Escolas e ATL’s de concelhos abrangidos
Valença, Vila Nova de Cerveira, Caminha, Viana do Castelo, Esposende, Espinho, Ovar, Albergaria-a-Velha, Águeda, Sever do Vouga, Vagos, Mira, Cantanhede, Figueira da Foz, Montemor-o-Velho, Coimbra, Miranda do Corvo, Lousã, Góis, Castanheira de Pêra, Condeixa-a-Nova, Figueiró dos Vinhos.
Condições:
Visita de monitor ambiental até 3 sessões por escola ou ATL, adaptadas a cada ano de escolaridade (pré-escolar até ensino secundário).
As atividades podem ser replicadas na restante comunidade escolar de jogos (e-book e quizz, a disponibilizar). Este material também estará disponível em Braille para envio a todas as escolas com alunos com necessidades educativas especiais.
Escolas e ATL’s de concelhos não abrangidos
As escolas que realizarem atividades de conservação de habitats, espécies de fauna e flora, adoção de espécies protegidas, conferências, exposições e divulgação junto da comunidade escolar e público em geral, de qualquer ZPE ou SIC de Portugal Continental, receberão uma bandeira do projeto, que deverá ser hasteada na entrada da escola.
Condições
O seu trabalho será divulgado pelos canais da Keep.
Inscrições limitadas.
Envie-nos os seus trabalhos até dia 1 de novembro de 2019, para todosnaredenatura2000@gmail.com