JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

TUNA DE VETERANOS DE VIANA DO CASTELO | 15 ANOS DE HISTÓRIA

TUNA DE VETERANOS DE VIANA DO CASTELO está a comemorar em 2019, 15 anos de existência e tem levado a cabo desde Janeiro uma série de iniciativas, que vão culminar com um espectáculo no Teatro Sá de Miranda no próximo dia 23 Novembro pelas 21h30.

Este espectáculo, intitulado TUNA DE VETERANOS DE VIANA DO CASTELO | 15 ANOS DE HISTÓRIA, levará a palco muitos artistas e amigos entre os quais...

Amadeu Palhares, Coral Polifónico de Viana do Castelo, Coro de Câmara de Barcelos, Grupo de Bombos da Ronda Típica de Carreço, Grupo de Cavaquinhos de Amonde, Grupo Etnográfico da Areosa, Márcia Passos e Cristina Passos, Silvia Lima, The Hurt Fingers, Toadas do Lima, Zézé Fernandes, Zé Pedro Associação Musical…

E claro a Tuna de Veteranos de Viana do Castelo, com muitas mais surpresas...

Tuna de Veteranos de Viana do Castelo



FESTIVAL DE TEATRO TRAZ GRANDES NOMES A VIANA

O Festival de Teatro de Viana do Castelo, que começa no próximo domingo, 10 de novembro, traz ao Teatro Municipal Sá de Miranda (TMSM) a atriz Rita Ribeiro e os atores João Mota, Albano Jerónimo e Bruno Nogueira, integrados numa programação para todos os públicos com espetáculos de Portugal e Espanha.

As honras de abertura, no dia 10 de novembro, às 21h30, na Sala Principal do TMSM, vão para a estreia nacional de O Circo Rataplan Apresenta: A Farsa do Mestre Pathelin, de Richard Démarcy, com dramaturgia e encenação de João Mota, primeira co-produção entre A Comuna - Teatro de Pesquisa e o Teatro do Noroeste - CDV, que conta com atores dos elencos residentes de ambas as companhias, incluindo o próprio João Mota, que também participa no espetáculo como ator.

No dia 11, segunda-feira, é apresentado na Sala Principal do TMSM, às 21h30, o espetáculo musicado BOCAge, inspirado na vida e obra do poeta Manuel Maria Barbosa do Bocage, com texto de Sandra José, encenação de João Ascenso e interpretação de Rita Ribeiro, Sandra José e Mafalda Rodrigues.

Na terça-feira, dia 12, às 14h30 e às 18h30, no Café Concerto do TMSM, é apresentada a criação Rottweiler, com texto de Guillermo Heras, tradução de Alexandra Moreira da Silva, encenação de Ricardo Simões e interpretação de Alexandre Calçada e Tiago Fernandes, que se encontra em digressão em Portugal e Espanha.

No mesmo dia 12, às 21h30, na Sala Principal do TMSM, sobe à cena o espetáculo Cartão de Embarque, da companhia de artes performativas Em Movimento, com encenação de Francisco Brás e Teresa Faria e Silva, numa criação que resulta do trabalho criativo desenvolvido no âmbito da atividade da APPACDM de Ponte de Lima.

O Teatro Art'Imagem apresenta Os Anos Que Abalaram o Nosso Mundo, com texto e encenação de José Leitão, no dia 13, quarta-feira, às 21h30, na Sala Principal do TMSM, num espetáculo sobre o Portugal do antes e depois do 25 de abril, que conta com interpretação de Daniela Pêgo, Luís Duarte Moreira, Patrícia Garcez e Susana Paiva.

Dia 14, às 21h30, o espetáculo Os 4 Clowns do Apocalipse, de Peter Cann, com encenação de Andrew Harries e interpretação de Abel Duarte, Eduardo Correia e Paulo Duarte é a co-produção entre o Teatro Regional da Serra do Montemuro e o Absolute Theatre, de Inglaterra, que sobe à cena na Sala Principal do TMSM.

Na quinta-feira, dia 15 de novembro, das 10h00 às 13h00, na Sala de Ensaios do TMSM, o ator Albano Jerónimo dirige uma Aula Magistral de Interpretação direcionada a jovens. No mesmo dia, a mais recente criação da companhia anfitriã do festival é apresentada em sessão dupla, às 14h30 e às 18h30, no Café Concerto do TMSM: trata-se de Bojador, espetáculo para toda a família, com texto e encenação de Ana Perfeito, cenografia de Ricardo Sá e interpretação de Mané Carvalho e Pedro Roquette, que integra o Programa Nacional de Comemoração do Centenário de Sophia de Mello Breyner. Ainda no dia 15, às 21h30, na Sala Principal do TMSM, é apresentado Duelo a Muerte Del Marqués de Pickman e lo que aconteció después con su cadáver, uma comédia operática dirigida por Pedro Álvarez-Ossorio, com direção musical de Santiago Martínez e interpretação de Cristina Almazán, Javier Centeno, Paz de Alarcón e Iñigo Núñez, pelo Teatro de la Fundición, de Sevilha.

Para as famílias, e especialmente para bebés e crianças até 3 anos, o espetáculo De Cá Para Lá, de Paulo Lage, é apresentado nos dias 16 e 17, às 11h00, no Café Concerto do TMSM. Também no dia 16, às 16h00, o espetáculo de novo circo Sin Remite da companhia Jean-Phillipe Kikolas, é apresentado no Café Concerto do TMSM, num espetáculo de humor gestual para toda a família. Neste mesmo dia, às 21h30, na Sala Principal do TMSM, o ator Albano Jerónimo apresenta Veneno, texto de Cláudia Lucas Chéu que coloca em questão o conceito ancestral de família na sociedade contemporânea.

No domingo, dia 17 de novembro, às 16h00, na Sala Principal do TMSM, um espetáculo de dança para toda a família, pela companhia espanhola Karlik Danza Teatro: chama-se La Vida de Los Salmones e tem coreografia de Susana de Uña e interpretação de Cristina Pérez Bermejo, Chloé Bird e Elena Rocha.

A 18 de novembro, às 14h30, na Sala Principal do TMSM, para público escolar, a Companhia de Teatro de Almada apresenta Romance da Raposa, adaptação do romance homónimo de Aquilino Ribeiro com encenação de Teresa Gafeira e interpretação de João Farraia, Anabela Ribeiro, João Maionde e Carolina Dominguez, numa criação com cenografia e figurinos de António Lagarto.

Às 21h30, Bruno Nogueira, com o seu novo espetáculo Depois do Medo, que estreou no Teatro Nacional D. Maria II, encerra a terceira edição do Festival de Teatro de Viana do Castelo.

Todas as sessões do festival contam com tradução em Língua Gestual Portuguesa, reconhecimento prévio do palco para cegos e conversas pós-espetáculo. O passe do festival e os bilhetes já se encontram à venda e as condições podem ser consultadas através dos contactos 258 823 259 / 967 552 988 / geral@centrodramaticodeviana.com.

CDV



Navio Hospital Gil Eannes comemora o Dia Nacional do Mar com lançamento de um novo livro

No dia 16 de novembro pelas 16h00, na Sala José Hermano Saraiva do Navio Museu Gil Eannes, no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Mar, será a apresentação do livro "Gil Eannes - San Jones", da autoria de António Trabulo, médico no Navio Gil Eannes em 1970 e 1971.

Entre alegrias e tristezas, sucessos e desencantos, amor, amizade, ódios e mortes, o livro narra a história, que decorre em 1970, dos pescadores através dos acontecimentos vividos no dia-a-dia no interior do Navio Hospital Gil Eannes e em "San Jones", nome que os pescadores portugueses davam a St. John's, capital da província canadiana da Terra Nova e Labrador e cais onde o navio mais acostava.

Ainda, no âmbito das comemorações será também realizada a inauguração de uma exposição de Artes Plásticas, que contará com obras de artistas médicos de norte a sul do país. Iniciativa da Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos, com o apoio ativo do Auto Clube Médico Português.

O Navio Hospital Gil Eannes foi construído nos Estaleiros de Viana do Castelo em 1955, tendo como missão apoiar a frota bacalhoeira nos mares da Terra Nova e Gronelândia.

A sua principal função era prestar assistência hospitalar aos pescadores e tripulantes da frota bacalhoeira da pesca à linha, mas também foi navio capitania, navio correio, navio rebocador e quebra-gelos, e navio abastecedor garantindo o fornecimento de mantimentos, redes, isco e combustível aos navios da pesca do bacalhau.

Após ser resgatado da sucata, o Gil Eannes encontra-se aberto ao público como Navio Museu desde agosto de 1998, e ao longo dos últimos anos diversas obras de reabilitação têm sido realizadas, bem como diferentes iniciativas com o objetivo de atrair diversos públicos e transformar o Navio Museu num polo de atração da cidade de Viana do Castelo.

O Navio encontra-se aberto para visitas todos os dias das 09h30 às 18h00.

A marcação de visitas guiadas a grupos pode ser feita para o telefone 258 809 710 ou para o email navio@fundacaogileannes.pt.

Navio Hospital Gil Eannes


Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais