|
Assinatura de protocolo e apresentação de projeto cultural em Barroselas
No próximo dia 9 de novembro, no Salão nobre da Junta de Freguesia, em Barroselas, pelas 14.30 horas, tem lugar a apresentação pública do projeto de uma Escola de Música e a cerimónia de assinatura de um protocolo de colaboração entre o Centro de Estudos Regionais (CER), a Associação de Reformados e Pensionistas de Barroselas (ARPB) e a União das Freguesia de Barroselas e Carvoeiro.
O Centro de Estudos Regionais e as restantes instituições signatárias do protocolo proporcionarão as condições necessárias à realização de atividades formativas regulares, à concretização de eventos culturais de cariz diverso e à produção de trabalhos de investigação na área daquelas freguesias.
A primeira iniciativa será a constituição de uma Escola de Música que funcionar nas instalações da Associação de Reformados e Pensionistas de Barroselas. Nesta escola, aberta à comunidade local e destinada a acolher grupos de diferentes escalões etários, será possível ter aulas de iniciação musical, aprender a tocar um instrumento e participar em aulas de canto coral.
A direção do Centro de Estudos Regionais
Consulta pública à revisão do Plano Diretor Municipal recebeu 1.203 participações
O período de consulta pública à revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Viana do Castelo registou um total de 1.203 participações, das quais resultaram a apresentação de 1.355 propostas.
Foram, assim, registadas 1.105 sugestões individuais, 14 coletivas e 202 sugestões da iniciativa de Juntas e Uniões de Freguesia do concelho vianense. Terminado o período de consulta pública para a revisão do PDM datado de 1991, as propostas e sugestões vão agora ser alvo de análise técnica.
Na revisão do PDM a autarquia vianense pretende efetuar ajustamentos e alargamentos de áreas de acolhimento empresarial e de zonas habitacionais ou de equipamentos. As áreas de acolhimento empresarial estão praticamente lotadas e, tendo em conta que Viana do Castelo continua a ter uma boa capacidade de atração de investimento, é intenção do Município otimizar e rentabilizar essas áreas.
Recorde-se que a Câmara Municipal de Viana do Castelo deliberou no dia 11 de julho de 2019 iniciar o processo da 2ª revisão do Plano Diretor Municipal, tendo decorrido entre o dia 10 e 30 setembro o período de participação pública.
Foi constituída por despacho do Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) a Comissão Consultiva, na sequência de reunião preparatória e publicada através do Aviso 15910/2019 na 2ª série do Diário da República n.º 193 de 8 outubro.
As participações recebidas durante este período de participação pública vão ser analisadas durante o período de elaboração da Proposta de Revisão do Plano Diretor Municipal, que será alvo de acompanhamento por parte da Comissão Consultiva. Após este período e eventual período adicional de concertação, a Câmara Municipal irá proceder à abertura de um período de discussão pública da proposta de Revisão, através de aviso a publicar no Diário da Republica e a divulgar na comunicação social, da plataforma colaborativa de gestão territorial e nesta página eletrónica.
Municipio de Viana do Castelo
Câmara Municipal assinalou centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen com "Poesia a Copo"
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo acolheu a iniciativa "Poesia a Copo" para assinalar, ontem, o dia de aniversário e o centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen. No momento que marcou a efeméride, escutaram-se e leram-se poemas, em homenagem a uma das maiores poetisas portuguesas.
Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu a 6 de novembro 1919 no Porto, onde passou a infância. Em 1939-1940 estudou Filologia Clássica na Universidade de Lisboa. Publicou os primeiros versos em 1940, nos Cadernos de Poesia. Na sequência do seu casamento com o jornalista, político e advogado Francisco Sousa Tavares, em 1946, passou a viver em Lisboa.
Foi mãe de cinco filhos, para quem começou a escrever contos infantis. Além da literatura infantil, Sophia escreveu também contos, artigos, ensaios e teatro. Traduziu Eurípedes, Shakespeare, Claudel, Dante e, para o francês, alguns poetas portugueses.
A sua obra está traduzida em várias línguas e foi várias vezes premiada, tendo recebido, entre outros, o Prémio Camões 1999, o Prémio Poesia Max Jacob 2001 e o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana - a primeira vez que um português venceu este prestigiado galardão.
Com uma linguagem poética quase transparente e íntima, ao mesmo tempo ancorada nos antigos mitos clássicos, Sophia evoca nos seus versos os objetos, as coisas, os seres, os tempos, os mares, os dias.
Faleceu a 2 de julho de 2004, em Lisboa. Dez anos depois, em 2014, foram-lhe concedidas honras de Estado e os seus restos mortais foram trasladados para o Panteão Nacional.
Municipio de Viana do Castelo
Regiões de fronteira reclamam política integrada de turismo para a Europa
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo marcou hoje presença num encontro sobre "Turismo nas regiões fronteiriças: uma estratégia económica para regiões periféricas", que aconteceu em Bruxelas, promovido pelo Comité das Regiões, pelo Eixo Atlântico e pelo Epicah Project - Interreg Europe. O autarca vianense moderou a mesa que apresentou o resultado de um estudo europeu, numa sessão que contou com a presença do diretor do Interreg Europa, com representação da Comissão Europeia, parlamentares europeus e representantes das regiões transfronteiriças.
Este encontro teve a participação de autarcas, instituições e especialistas de Portugal, Espanha, Estónia, Itália, Hungria, Roménia, República Checa e Grécia. O Presidente da Câmara, na sua intervenção, referiu a grande importância do Programa Interreg para a cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha e defendeu o aumento de fundos para o próximo período de programação comunitária, bem como uma repartição mais justa dos financiamentos entre Portugal e Espanha.
O turismo assume-se como um pilar central da estratégia de crescimento e de empregabilidade da União Europeia, já que a Europa continua a ser o primeiro destino turístico a nível mundial. Na Europa, o turismo costeiro e marítimo emprega atualmente 3,2 milhões de pessoas e 51% das capacidades de camas em hotelaria concentram-se em regiões com fronteiras marítimas.
O edil vianense coordena a delegação portuguesa no Comité das Regiões, organização que tem por função apresentar os pontos de vista regionais e locais sobre a legislação europeia, através de relatórios ("pareceres") sobre as propostas da Comissão, tem atualmente 353 membros (e igual número de suplentes) dos 28 países da União Europeia. A Comissão, o Conselho e o Parlamento consultam o Comité das Regiões antes da tomada de decisões sobre questões relativas à administração local e regional (por exemplo, sobre política de emprego, ambiente, educação ou saúde pública).
Os membros do Comité são representantes políticos eleitos, ou figuras de relevo, das entidades locais ou regionais da sua região de origem e têm cinco sessões plenárias por ano, nas quais definem a sua política geral e adotam pareceres. O Comité adota também resoluções sobre questões políticas da atualidade.
Já o Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular foi fundado em 1992 com 12 cidades portuguesas e galegas. Atualmente, esta organização transfronteiriça junta 38 concelhos do Norte de Portugal e da Galiza.
Municipio de Viana do Castelo
Viana do Castelo comemora a Semana do Mar de 16 a 22 de novembro
Enquadrado na promoção das linhas estratégicas inscritas na Agenda de Ciência e Conhecimento e na Agenda de Ambiente e Biodiversidade para o Quadriénio 2017-2021, a Câmara Municipal de Viana do Castelo irá destacar, na semana de 16 a 22 de novembro, o Mar Vianês, numa iniciativa marcada pela efeméride do Dia Nacional do Mar no arranque do evento.
A programação da Semana do Mar inclui visitas, experiências náuticas, saídas de campo, ateliês e aulas a bordo, com o objetivo de promover a literacia das diversas camadas da população para a importância que o Mar de Viana do Castelo teve na nossa história comum e a perspetiva de que é absolutamente determinante para o sentido de desenvolvimento que se pretende para o nosso território.
Assim, a 16 e 17 de novembro, o público é convidado a participar numa visita livre ao Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e ao Farol do Montedor (entre as 10h00 e as 12h00, e entre as 14h00 as 16h30) que é o farol mais setentrional do país, tendo entrado em funcionamento a 20 de março de 1910. No sábado, dia 16 de novembro, das 14h30 às 16h30, o Darque Kayak Clube, também parceiro da Semana do Mar, irá promover uma experiência náutica.
Na terça-feira, 19 de novembro, das 10h00 às 12h00, os alunos do 1º Ciclo participam numa saída de campo intitulada "Castelo de Neiva de fio a pavio". Quarta-feira, dia 20 de novembro, das 14h00 às 15h00, será promovido o atelier "Remar contra o plástico" no Centro de Mar, instalado a bordo do navio Gil Eannes.
No dia 21 de novembro, quinta-feira, das 10h30 às 11h30, estudantes do 2º e 3º ciclo marcam presença na saída de campo "À descoberta das Dunas". O programa encerra na sexta-feira, 22 de novembro, das 10h30 às 11h30, para alunos do 1º ciclo, com a aula a bordo "O Mar e a Pesca", no Centro de Mar.
Recorde-se que Viana do Castelo detém três unidades de paisagem principais com especificidades próprias e que requerem abordagens científicas dedicadas. A promoção da literacia científica da população, pela sua aproximação à Ciência, aos cientistas e ao seu método, a divulgação dos trabalhos de investigação em desenvolvimento na região e dos seus resultados, e a promoção de atividades de Ciência Cidadã são objetivos que o Município pretende cumprir.
O Observatório do Litoral Norte - Laboratório para o Conhecimento do Mar de Viana do Castelo pretende constituir-se como um espaço de valorização turístico e educativo dos valores naturais e culturais patrimoniais do Mar de Viana do Castelo (ambiente marinho - infralitoral ao intertidal; e de transição - praia e duna), mas também de promoção e aprofundamento do conhecimento no domínio científico e/ou temático do Mar. Para além da promoção da literacia do Mar, pretende reforçar o esforço de investigação sobre o Mar de Viana do Castelo e contribuir para a aproximação dos cientistas às comunidades escolares e à população, aspetos essenciais para a promoção da proteção e conservação dos elementos naturais, e culturais classificados.
O Município de Viana do Castelo lembra que está em discussão pública, até 6 de dezembro, a proposta de Regulamento do Observatório do Litoral Norte - Laboratório Colaborativo para o Conhecimento do Mar de Viana do Castelo e que está disponível para consulta no Serviço de Atendimento ao Munícipe e na página eletrónica do município, em www.cm-viana-castelo.pt. Aproveite a Semana do Mar e exerça a sua cidadania. Participe na discussão pública e nos eventos que estamos a promover.
Municipio de Viana do Castelo
|