|
Assinado auto de consignação que marca o arranque da Requalificação do edifício do Santo António do Buraquinho
Foi assinado a 5 de novembro, pelo Presidente da Câmara, Augusto Marinho e pelo representante da Firma adjudicatária, Sebastião da Rocha Barbosa, o auto de consignação que marca o arranque da obra de Requalificação e Refuncionalização do edifício do Santo António do Buraquinho.
Localizado no Centro Histórico de Ponte da Barca e tendo em consideração as características do edifício e a sua localização, a obra prevê a ocupação do piso térreo com o arquivo municipal e nos níveis superiores a requalificação do auditório como sala de espetáculos e dotação de espaços anexos, tais como cafetaria, camarins, alas expositivas que garantam uma melhor fruição do conjunto como centro de atividades culturais.
"Estão assim criadas as condições para dar inicio a esta empreitada há muito necessária e que trará novas condições para o usufruto deste importante equipamento", salientou o autarca, Augusto Marinho.
A empreitada envolve um investimento total de 663.856,22€ estando definido como prazo máximo para a execução dos trabalhos 330 dias.
Município de Ponte da Barca
PORTA DE LINDOSO ACOLHE EXPOSIÇÃO "O LOBO IBÉRICO EM PORTUGAL"
No âmbito da candidatura "Plano de Valorização da Biosfera 2017 - Desenvolvimento de Conteúdos para a Porta do Lindoso - Operação POSEUR-03-2215-FC-000072" está disponível durante o mês de novembro, na Porta de Lindoso, a exposição "O Lobo Ibérico em Portugal". Esta exposição foi cedida pela Associação de Conservação do Habitat do Lobo Ibérico (ACHLI), e tem por base o trabalho profícuo de vários anos do fotografo da natureza João Cosme.
Esta exposição procura divulgar informações sobre o habitat do Lobo Ibérico, relação entre o homem e o lobo, estudos sobre o lobo, bem como outros assuntos relacionados com o mesmo.
A exposição pode ser visitada de Segunda a Sexta-feira, das 10h às 12h30 e das 14h às 17h.
Município de Ponte da Barca
CONCERTO EM PONTE DA BARCA DA BANDA AMERICANA SWAY WILD ENCERRA TOUR PELA PENÍNSULA IBÉRICA
Ponte da Barca recebe os Sway Wild para o concerto de encerramento da tour pela península ibérica desta banda Americana, no sábado 16 de Novembro, na Casa da Cultura de Ponte da Barca. O concerto está agendado para as 21h45.
Sway Wild é uma banda de origem na pequena ilha do mar de Salish. Após uma viagem de barco de dois meses pelas ancoragens remotas da Colômbia Britânica, a aclamada dupla de indie folk formada por Dave McGraw e Mandy Fer, e acompanhada pelo amigo de longa data Thom Lord, retornou à sua casa em San Juan Island, Washington, como novas ideias para explorar. O resultado foi nada menos que uma epifania artística, resultado de uma evolução do som que clamava em voz alta por um novo nome. Sway Wild lançou o álbum de estreia auto-intitulado a 13 de Setembro.
As músicas de Sway Wild navegam pelos cantos do rock, folk, pop, jazz, progressivo e funk. No seu núcleo, é uma música saturada de gratidão por vidas gozadas de partilha e de humildade compartilhada. McGraw diz: "Queremos fazer música que permita às pessoas sentirem o que precisam sentir." As maravilhosas harmonias de Fer e McGraw, combinadas com letras em movimento, servem tanto para processar, quanto para compartilhar sua alegria, tristeza e frustração com uma sociedade complexa e profundamente imperfeita.
O disco lançado neste Outono foi gravado em Portland, Oregon, Fer e McGraw abandonaram sua abordagem acústica bem estabelecida num crountry muito próprio, cada um regressando aos instrumentos em que iniciaram as respectivas trajetórias musicais na adolescência. Com Fer concentrando-se na guitarra, McGraw atrás de uma bateria pela primeira vez em mais de uma década de ausensia, e Lord no baixo elétrico, o trio se permitiu redescobrir tudo o que amava em fazer música. Esta nova formação em trio emergiu como uma banda totalmente formada, orgânica e inesperadamente, com um som transformado. Com um novo senso de propósito, o novo material foi aperfeiçoado em tournées nos Estados Unidos e na Europa.
Município de Ponte da Barca
II FESTIVAL DE TEATRO DE PONTE DA BARCA
Depois do sucesso da I edição, o Festival de Teatro está de regressoa a Ponte da Barca com início a 14 de novembro e término no dia 1 de dezembro. A iniciativa, promovida pela Câmara municipal em parceria com 6 grupos (Companhia Movimento Incriativo; Associação Cultural Unhas do Diabo; Grupo de Teatro Minc Juvenil; Krisálida - Associação Cultural do Alto Minho; e projeto de teatro comunitário da Associação Magalhães em Movimento) pretende promover a cultura e potenciar espetáculos para todas as faixas etárias, o que reitera a vontade da autarquia em apostar num programa cultural diversificado ao longo do ano.
No total estão previstos oito espetáculos, todos a decorrer no auditório da Epralima. As primeiras peças de teatro acontecem nos dias 14, 21 e 28 de novembro, com a peça "A Girafa que Comia Estrelas", direccionada ao público Escolar. Segue-se a peça "Sexta-feira 13, no dia 29, e as peças a "Alma do Lobo, e "Plásticos", no dia 30. "O Auto da Barca do Inferno" e "Baile de Outono" encerram, a 1 de dezembro, a edição deste ano. A entrada é gratuita.
Município de Ponte da Barca
|
|
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento Apoiado pela Fundação EDP
|
Da Monarquia à República no Concelho de Caminha Crónica Política (1906 - 1913)
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
O Estado Novo
e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense
Júlio Baptista (1882 - 1961)
 |
Organização e estudo biográfico do autor
por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora
 |
Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000
|
Memórias da Serra d'Arga
 |
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000
|
Outras Edições Regionais
|