JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

SESSÃO DE ESCLARECIMENTO EM COVAS

A COREMA vai realizar no próximo dia 16 de Novembro, pelas 14:30 horas, na sede da Junta de Freguesia de Covas (Vila Nova de Cerveira), mais uma sessão de esclarecimento subordinada ao tema "O Lítio na Nossa Terra e os seus Impactes".

Esta sessão terá a particularidade de ser bilingue, apresentando no seu decurso resumos em inglês para o público estrangeiro presente na sala.

Direcção da COREMA



Seminário Internacional "Património Mundial, Património Vernáculo & Património de Terra" reúne especialistas internacionais

Com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova Cerveira e a Fundação da Bienal de Cerveira, a Escola Superior Gallaecia está a organizar, ao longo desta sexta-feira, o Seminário Internacional "Património Mundial, Património Vernáculo e Património de Terra", contando com a presença de especialistas provenientes da Nova Zelândia, Irão, França, Itália, Espanha e Portugal. Autarca Fernando Nogueira presidiu à sessão solene de abertura, evocando exemplos de preservação do património e das boas práticas urbanísticas implementadas no concelho.

Dinamizado através do projeto europeu de investigação 3dPast "Leaving and virtual visiting European World Heritage" sob a coordenação da Escola Superior Gallaecia (Portugal), com a parceria da Università degli Studi di Firenze (Itália) e da Universitat Politècnica de València (Espanha), este debate de cariz internacional tem como finalidade proteger o património português, através da partilha de informação e de ações de sensibilização.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira aceitou o convite para presidir à sessão de abertura, com a Diretora-Geral da Direção Geral do Património Cultural, Paula Araújo da Silva e a presidenta da ESG, Mariana Correia. Fernando Nogueira sublinhou que "Vila Nova de Cerveira tem sido um município particularmente atento às alterações urbanísticas, prestando atenção às freguesias do interior do concelho, de forma a não descaracterizar o que é o património natural e edificado de cada uma das localidades mais rurais, tentando sensibilizar e incentivar que as intervenções efetuadas no âmbito público respeitem as características vernáculas correspondentes da tipologia própria de cada local". O edil cerveirense assegurou que "o conhecimento do impacto da arquitetura vernacular na atratividade turística aliada à existência de recursos e condições singulares, colocam a preservação e a valorização do nosso património como uma das apostas competitivas a nível turístico".

O presente seminário conta com um vasto leque de oradores convidados, nomeadamente a Arq. Paula Araújo da Silva, Diretora-Geral do Património Cultural; a Dr.ª Regina Durighello, Diretora da Unidade de Monitorização de Património Mundial do ICOMOS Internacional de Paris; a Prof.ª Soraya Genin, Presidente do ICOMOS-Portugal; o Arq. Manuel Lacerda, Focal Point Português para o Património Mundial; a Prof.ª Mariana Correia, Presidente do Comité Cientifico Internacional ICOMOS-ISCEAH (património em terra) e Presidente da esGallaecia; o Diretor da Escola de Arquitetura da Universidade de Florença; Prof.ª Camilla Mileto e Prof. Fernando Vegas, responsáveis do grupo de património vernáculo da Universidade Politécnica de Valencia; especialistas internacionais como Arq. Ian Bowman (Nova Zelândia), Dr. Rasool Vatandoust (Irão), e especialistas nacionais como o Prof. Gilberto Carlos, a Prof.ª Ana Lima e a Prof.ª Goreti Sousa, do Centro de Investigação Ci-ESG, da Escola Superior Gallaecia.

Município de Vila Nova de Cerveira



Parceiros analisam continuidade do projeto 'In Common Sports' após 2020

Durante a realização de mais um Meeting Internacional 'In Common Sports' em Cesena, Itália, os parceiros do projeto, entre os quais o Município coordenador de Vila Nova de Cerveira, fizeram um balanço extremamente positivo da implementação deste programa que levou à recente distinção com o Selo de Prática de Excelência da Wellness Foundation e ao interesse de mais entidades europeias para o replicar. Financiamento do projeto termina em 2020, mas já se estudam ideias para lhe conferir viabilidade futura.

O projeto que propõe e avalia o impacto do desporto na aptidão física e mental do idoso tem consolidado a sua expressão além-fronteiras. Desde março de 2018 que atletas seniores portugueses, búlgaros, húngaros, italianos e espanhóis estão a dinamizar treinos semanais para demonstrar que a prática desportiva associada ao convívio e à competição acrescenta motivação para a adoção de estilos de vida mais saudáveis.

O sucesso de implementação do 'In Common Sports' já resultou na atribuição do Wellness Valley Excellence Award, pela Wellness Foundation, que representa o reconhecimento do valor social acrescentado inerente ao projeto e o seu papel inovador na promoção e gestão de ações que incentivam a vida ativa neste grupo populacional - mais de 60 anos - particularmente estratégico para a prevenção de doenças crónicas. A missão da Wellness Foundation é apoiar a pesquisa científica, a educação para a saúde e a promoção do estilo de vida saudável.

A realização deste 9º Meeting Internacional no município italiano de Cesena, nos dias 4 e 5 de novembro, serviu para parabenizar o consórcio de parceiros relativamente a esta conquista e realizar uma visita às instalações da Wellness Foundation, assim como dar a conhecer a boa prática aos representantes da Universidade de Bolonha que se revelaram muito entusiasmados com o percurso consolidado deste projeto, retirando ideias para a dinamização de um projeto ERASMUS+ programa muito semelhante que estão a implementar na região de Emília-Romanha - Itália.

O ano de 2020 é fulcral para o 'In Common Sports', na medida em que é o último ano de execução da candidatura financiada em mais de 300 mil euros pelo programa Erasmus + Sport, sendo necessária a disseminação dos outputs intelectuais pelos cinco países, com calendarizações específicas para a apresentação do estudo, do guia de boas práticas e as vantagens enquanto boa prática para a integração dos grupos vulneráveis no desporto.

Com a realização da 6ª edição das Olimpíadas Intergeracionais - Olympics4All em Vila Nova de Cerveira, no próximo ano, foi lançado o convite para aos representantes da Wellness Foundation, da Universidade de Bolonha e do Município de Cesena para acompanharem mais esta jornada in loco.

Não obstante, os representantes dos municípios envolvidos manifestaram interesse em encontrar soluções que confiram sustentabilidade e viabilidade de continuidade do projeto para além de 2020.

Município de Vila Nova de Cerveira



Vila Nova de Cerveira reconhecida com a Bandeira "Vila de Excelência - Nível III"

A Rede de Cidades e Vilas de Excelência atribuiu a 7 de novembro, a Bandeira "Vila de Excelência - Nível III", como reconhecimento público do meritório trabalho que a Câmara Municipal tem vindo a desenvolver, no âmbito das ações de qualificação do seu território, pelas práticas inovadoras nos eixos da regeneração urbana e da mobilidade amigável. Cerimónia de entrega decorreu, esta tarde, na Biblioteca Municipal.

Vila Nova de Cerveira pretende assumir-se como um espaço de vitalidade urbana, promotor da mobilidade suave e da inclusão dos seus cidadãos nos diferentes espaços urbanos da vila. Foi com este pretexto que, em 2014, a Câmara Municipal aderiu à Rede de Cidades e Vilas de Excelência, assumindo um conjunto de compromissos e de desafios em torno da melhoria da acessibilidade do espaço público.

A distinção de Nível III (de cinco) hoje recebida pelo Presidente da Câmara Municipal, Fernando Nogueira, das mãos da Presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, Engª Paula Teles, é fundamentada com o grau de evolução da implementação do Plano de Ação Local proposto pelo Município de Vila Nova de Cerveira, incidindo nos eixos "Cidade ou Vila Ciclável e de Mobilidade Amigável" e "Cidade ou Vila de Regeneração e Vitalidade Urbana".

No contexto da regeneração urbana, destacam-se os projetos concluídos de requalificação do espaço público envolvente à Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira, da Praça D. Dinis e da sua envolvente, do espaço público envolvente ao Bairro da Calçada, à Urbanização de Cerveira e ao Centro Escolar de Cerveira. Além destas medidas de requalificação, é de salientar ainda as obras de adaptação do antigo edifício do Bombeiros para o Edifício de Cultura e Inovação, a requalificação da Praceta Queirós Ribeiro e a reabilitação do Auditório Municipal.

O projeto de requalificação do Parque Transfronteiriço Castelinho-Fortaleza também é evidenciado pela intervenção de qualificação deste património natural cerveirense, com dois níveis: um direcionado para a qualificação e valorização ambiental e, outro para a criação de um espaço acessível e inclusivo, que respeite as limitações e diferenças de cada utilizador e, onde a mobilidade suave será um dos fatores principais.

Não obstante, há ainda planos e estudos em desenvolvimento, como o incremento de mobilidade suave e acessível para todos ao centro urbano de Vila Nova de Cerveira; a requalificação do espaço público envolvente à Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira; a requalificação da Praça D. Dinis e envolvente; a requalificação da Praceta Queirós Ribeiro; a adaptação do Antigo Edifício dos Bombeiros para Edifício de Cultura e Inovação; a reabilitação do Auditório Municipal; a qualificação do Parque Transfronteiriço Castelinho-Fortaleza; e a requalificação do Espaço Público Envolvente ao Bairro da Calçada, à Urbanização de Cerveira e ao Centro Escolar de Cerveira.

Este conjunto de ações iniciadas em 2014, e que em 2015 e 2017 já foram distinguidas com o Nível I e Nível II de Vila de Excelência, respetivamente, convenceu o Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, em contexto da Rede de Cidades e Vilas de Excelência, a atribuir o galardão da Bandeira de Vila de Excelência - Nível III a Vila Nova de Cerveira, que será hasteada no parque de Lazer do Castelinho.

A anteder a entrega da bandeira, a autarquia cerveirense desafiou os comerciantes do centro histórico a assistir a uma sessão de esclarecimento dedicada à temática do "Espaço Público Pedonal e Acessível - Vantagens Económicas para o Comércio Local", proferida pela Presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, Eng. Paula Teles.

Município de Vila Nova de Cerveira



'O Crochet Veste com Arte' - Artes e Ofícios Tradicionais em exposição imperdível

Depois do sucesso do desfile 'O Crochet Veste com Arte' de 13 de julho, os 16 trajes em crochet, que evocam as artes e ofícios tradicionais de cada uma das freguesias do concelho de Vila Nova de Cerveira, encontram-se expostos na Galeria da Loja Interativa de Turismo, até ao final do ano. Mostra surpreendente pode ser visitada de 2ªfeira a sábado, no período normal de funcionamento.

Desde 2014, a arte secular do crochet volta a estar na moda graças ao 'O Crochet Sai à Rua', um projeto de decoração das ruas, edifícios públicos e espaços comerciais de Vila Nova de Cerveira, durante a época de Verão. Com uma adesão imediata dos residentes e uma afluência massiva de turistas, o evento ganhou caráter bienal, sendo complementado com 'O Crochet Veste com Arte', no qual a arte do crochet extravasa as ruas e sobe às passerelles desfilando autenticidade.

E é deste desfile em crochet, de realização também bienal, que têm surgido peças de vestuário temáticas únicas, ovacionadas pela criatividade e beleza, em Portugal e também em ações de promoção do Município de Vila Nova de Cerveira no estrangeiro, sendo o caso mais recente na reconhecida Feira Internacional de Macau.

Depois de em 2017, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira ter desafiado as juntas de freguesia a recriarem, integralmente em crochet, os trajes tradicionais minhotos, (traje dos noivos, de meia-senhora, de lavradeira (verde, vermelho e azul), de domingar, do campo e de dó), este ano, a aposta incidiu na valorização do saber-fazer, através da partilha das artes e ofícios tradicionais totalmente em crochet. O repto foi surpreendentemente interpretado e o resultado é um conjunto de histórias, de usos e costumes mui sui generis que devem ser preservados.

São 16 trajes minuciosamente elaborados à mão por dezenas de cerveirenses dedicados, sem descurar os adornos específicos de cada ofício, e que suscitaram muito interesse e enorme curiosidade desde o desfile, entre eles um burro e uma ovelha totalmente criados em crochet. Lista de Trajes:

" O Fogueteiro - Freguesia de Cornes
" O Ferreiro - Freguesia de Covas
" O Contrabando - Freguesia de Gondarém
" A Pastorícia - Freguesia de Loivo
" A Lavradeira - Freguesia de Mentrestido
" A Moleira - União de freguesia de Reboreda e Nogueira
" A Aguadeira - Freguesia Sapardos
" O Canteiro - Freguesia de Sopo
" As Lavadeiras - União de Freguesias de Campos e Vila Meã
" A Peixeira e o Pescador - União das Freguesias de Vila Nova de Cerveira e Lovelhe

Município de Vila Nova de Cerveira



Magusto proporciona tarde de convívio popular

O Terreiro de Vila Nova de Cerveira acolhe, este domingo, 10 de novembro, a comemoração do Dia de São Martinho, com o tradicional Magusto. A boa disposição das centenas de presentes, as castanhas assadas, o vinho verde tinto e a animação com concertinas são os ingredientes para uma tarde de domingo.

O magusto anual promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, através da Loja Interativa de Turismo, apresenta-se como um importante e acarinhado momento de confraternização entre conterrâneos de várias gerações, e destes com muitos vizinhos galegos que também se juntam à festa.

Ao som das tradicionais concertinas e de alguns cantares improvisados, o convite é para se desfrutar de umas saborosas e quentinhas castanhas assadas, acompanhadas de uma taça de vinho verde tinto e, acima de tudo, de uma agradável conversa entre amigos e conhecidos.

O início do Magusto de Vila Nova de Cerveira está marcado para as 15h00, deste domingo, 10 de novembro, no Terreiro.

Município de Vila Nova de Cerveira



Autarquia mantém apoios financeiros diretos para as freguesias em 2020

Após a realização de reuniões "francas e assertivas" com cada um dos 11 presidentes de junta de freguesia do concelho, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira afirmou, na reunião camarária de 31 de outubro, que a transferência de verbas para as freguesias em 2020 não sofre alterações, sendo distribuídos 310 mil euros.

Prosseguindo com a valorização do trabalho de proximidade dinamizado pelas Juntas de Freguesia junto das suas populações, através de uma resposta célere às suas necessidades e interesses, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira tem executado com os compromissos propostos, dentro das possibilidades orçamentais.

Para 2020, e do périplo de reuniões estabelecidas, o edil cerveirense garante ter obtido "um acordo consensualizado" e que, "apesar do próximo orçamento municipal ser um pouco maior, a receita própria é a mesma, pelo que não seria sustentável aumentar as transferências diretas para as freguesias". No entanto, Fernando Nogueira afirma que, aos 310 mil euros de apoios diretos para as iniciativas das freguesias, "a autarquia cerveirense presta, ao longo do ano, apoios extraordinários, financeiros e/ou logísticos, que se revelam igualmente importantes para as freguesias".

Aprovada por maioria em sede de reunião de câmara, a proposta segue para análise e aprovação pela Assembleia Municipal agendada para 13 de dezembro. A distribuição das verbas respeita os critérios da fórmula acordada em Assembleia Municipal.

Município de Vila Nova de Cerveira



Cerveirenses em festa assinalam 10º Aniversário da Casa Cerveirense em Lisboa

Mais um ano a exaltar-se o sentimento de pertença e a amizade por Vila Nova de Cerveira. Cerca de 400 cerveirenses e amigos juntaram-se, este domingo, 3 de novembro, para comemorar o 10º aniversário da Casa Cerveirense em Lisboa. Ambiente de confraternização contou com a presença do Presidente da Câmara e da Assembleia Municipal, Fernando Nogueira e António Machado, e do Adjunto do Presidente Pedro Soares.

Desde a sua fundação em 2009, a Casa Cerveirense em Lisboa dinamiza, anualmente, um convívio entre conterrâneos residentes em Lisboa e no concelho. Este ano, o 10º aniversário ficou marcado pela festa e partilha, mas sobretudo pela inauguração, em fevereiro, da nova sede, em Olivais Norte.

Atualmente liderada por Rosa Paula Brito, a Casa Cerveirense em Lisboa voltou a reunir centenas de pessoas com ligação ao concelho de Vila Nova de Cerveira, entre as quais os presidentes da Câmara e Assembleia Municipal, Fernando Nogueira e António Machado, respetivamente, e do Adjunto do Presidente, Pedro Soares.

Fazendo jus às origens alto-minhotas, a festa desenrolou-se a preceito, com muita boa-disposição entre os presentes, complementada com a animação a cargo do Rancho Folclórico da Casa do Minho.

A comemoração do 10º aniversário terminou como manda a tradição, com o cantar de parabéns e o corte do bolo, com a certeza de nova reunião familiar em 2020.

Município de Vila Nova de Cerveira




Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais