|
Valença e Tui Disparam Pela União
Recriação Histórica da 2ª Invasão Francesa
Presidente da Câmara de Valença e o Alcalde de Tui vão disparar o primeiro tiro de canhão, com pólvora seca, da recriação histórico-militar da 2ª invasão francesa, às 14h30, de sábado, 13 de julho. O ato pretende simbolizar as boas relações entre as duas cidades fronteiriças, durante séculos imponentes bastiões militares opostos.
Valença na Época da 2ª invasão Francesa
A demonstração de peças de artilharia e mosquetes, com pólvora seca, é uma das muitas atividades proporcionadas, ao longo do dia, que inclui, ainda, paradas, acampamento, exercícios e o baile oitocentista, no âmbito da recriação da época da 2ª invasão francesa.
Programa da Recriação Histórica
11H30 - Içar da Bandeira Nacional e Hino, na Praça da República
14H30/17H
- Animação cultural e histórico-militar do acampamento histórico e zonas envolventes;
- Exercícios histórico-militares de infantaria e artilharia;
- Demonstrações de disparos de mosquetes e de peças de artilharia;
- Colocação de rondas e sentinelas e marchas pela muralha;
- Interação com o público, em contexto didático e pedagógico.
17H30/18H30 - Baile Popular Oitocentista, na Praça da República
19H - Arrear da Bandeira e Hino Nacional, na Praça da República
Esta é uma oportunidade para reviver o espírito, os principais momentos da invasão e os oito dias da ocupação de Valença, a pressão militar, a vida da Praça ocupada e a defesa inteligente do governador, Custódio César de Faria.
A iniciativa é do Município de Valença e Grupo de Recriação Histórica do Município de Almeida e integra-se na candidatura da Fortaleza de Valença a património mundial junto da UNESCO.
Municipio de Valença
14 a 21 de Julho IKFEM na Eurocidade Tui Valença
Ágatha Ruiz de la Prada e Katty Xiomara na Ponte Internacional
Concertos, masterclass's, conferências e desfile de moda na Eurocidade Tui Valença dão corpo à VII edição do IKFEM - International Keyboard Festival & Masterclasses que decorre entre 14 e 21 de Julho, sob o tema "Music & Fashion".
Ágatha Ruiz de la Prada e Katty Xiomara na Ponte Internacional
Um desfile de moda, com Ágatha Ruiz de la Prada e Katty Xiomara, com música ao vivo, mostrará coleções num cenário único com acesso livre, mas limitado à lotação, na na Ponte Internacional que une Valença a Tui, dia 19, às 19h15.
Programa em Valença
16 de julho, às 20h
Concerto Mineus Dúo
Largo Visconde de Guaratiba
Fortaleza
19 de julho, às 16h
Concerto Paula Rios
Praça da República
Fortaleza
19 de julho, às 17h
Mesa Redonda "Uma ponte entre a moda espanhola e portuguesa"
Arquivo Municipal
19 de julho, às 18h
Concerto Talentos IKFEM
Praça da República
Fortaleza
19 de julho, às 19h15
Desfile Fashion Bridge
Katty Xiomara e Agatha Ruiz de la Prada
Ponte Internacional
20 de julho, às 15h
Conferência de Juan Durán
Arquivo Municipal
Fortaleza
20 de julho, às 16h
Concerto Teclistas da Eurocidade
Praça da República
Fortaleza
20 de julho, às 17h
Mesa Redonda "Cultura e Internacionalização"
Arquivo Municipal
Fortaleza
20 de julho, às 18h
Concerto Talentos do IKFEM
Praça da República
Fortaleza
20 de julho, às 22h
Concerto de Pedro Moutinho
Praça da República
Fortaleza
21 de julho, às 15h
Workshop de Germán Díaz
Arquivo Municipal
Fortaleza
21 de julho, às 17h30
Concerto de Gabriel Alonso e Margarita Viso
Igreja da Colegiada de St. Estévão
Fortaleza
IKFEM Referência Ibérica
Ao longo de oito dias o IKFEM apresenta 16 concertos, oficinas, masterclasses, sessões de cinema, mesas redondas e um desfile de moda. Ocupando 14 espaços nas duas cidades, como a Catedral e o Passeio Fluvial de Tui, a Praça da República da Fortaleza de Valença de Tui ou a Ponte Internacional, o festival tem uma programação representativa do que de melhor se faz na Península Ibérica.
Municipio de Valença
Valença Bate Recorde de Peregrinos de Janeiro a Junho
32 mil passam na Eurocidade Tui Valença
Nos primeiros seis meses do ano foram 32 021 peregrinos a percorrer o traçado do Caminho Português para Santiago de Compostela, por Valença e Tui, mais 4 054 (12,5%) do que no período homologo de 2018, segundo dados da Oficina do Peregrino.
Mais 4 Mil Peregrinos
Foram mais 4 mil os peregrinos que escolheram a Eurocidade Tui Valença para passar e ou começar a sua peregrinação para Santiago de Compostela, relativamente a 2018, no primeiro semestre. Estes números denotam um aumento crescente do número de peregrinos que escolhem estas duas cidades, tanto percorrendo o Caminho Português para Santiago, como a variante do Caminho da Costa.
Valença e Tui, com um Pé em Portugal e outro em Espanha
Aqui pode experimentar a sensação de estar verdadeiramente dividido, ficar confuso e ter dificuldade em definir em qual dos países se encontra. Aqui vai perceber o tão frágil que é um limite geográfico quando os povos dos dois lados se sentem irmãos. Na verdade, quando estiver no meio da ponte metálica, com um pé em Portugal e outro em Espanha, vai sentir a magia do lugar, um lugar de encontros e sagrado para Valença e Tui, com a Catedral de Tui em frente a a Fortaleza de Valença atrás.
Valença e Tui são das cidades mais típicas e tradicionais das rotas jacobeias para Santiago de Compostela. Ponto de confluência de caminhos são dos pontos do mundo por onde passam e ou começam mais peregrinos para Santiago de Compostela.
Dois centros históricos únicos, marcados pela Fortaleza de Valença, candidata a Património Mundial da UNESCO e pela Catedral de Tui, que se completam, com um grande valor patrimonial, dinâmica comercial e social que cativam os peregrinos.
Mais Oferta de Alojamento
68 unidades hoteleiras do concelho proporcionam uma oferta acolhedora, com casas típicas, de pequenas unidades familiares e com um atendimento mais personalizado. Um número em franco crescimento de unidades que acompanha a dinâmica do Caminho de Santiago.
Riqueza Gastronómica
Valença apresenta à mesa uma gastronomia rica, diversificada e a preços atrativos que faz as delicias dos paladares dos peregrinos. Hoje, são 102 as unidades de restauração do concelho, com um número crescente de unidades instaladas nos eixos dos dois percursos do Caminho de Santiago, no concelho.
Municipio de Valença
|