JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

XXIV Feira do Livro de Ponte de Lima: milhares de títulos, novidades literárias e verdadeiros achados

De regresso a Ponte de Lima, a Feira do Livro volta a abrir as portas do Pavilhão de Feiras e Exposições de Ponte de Lima, desta vez entre os dias 18 e 21 de julho de 2019, para a sua 24ª Edição.

Promoções especiais, novidades, livros em segunda mão, e verdadeiros achados. Há muito por onde escolher no maior evento dedicado ao livro e ao negócio livreiro do Concelho.

A iniciativa com entrada gratuita, arranca com apresentações de livros, com conversas com autores e encontros de escritores. Sem esquecer as sessões de histórias, os concertos literários, os ateliês e oficinas, assim como os insufláveis. Em suma, equilibram-se as forças entre o livro de papel e as ferramentas digitais.

Com algumas novidades e um novo recorde no número de expositores e editoras, a Feira regista milhares de títulos.

O primeiro dia da Feira abre às 10h00, sendo que a inauguração oficial, se prevê para as 18h30 com a presença do Edil Limiano, seguida por um verde literário.

AMFF in Concert 2019, o concerto pela Academia de Música Fernandes Fão, inicia às 22h30 e encerra o primeiro dia de feira, cujo horário se estende das 10h às 12h, e das 14h às 24h.

Os dias de sexta e de sábado dividem-se segundo o mesmo horário, das 10h00 às 13h00, das 14h00 às 19h30 e das 21h00 à 01h00, contemplando um programa semelhante, com destaque para a sessão no âmbito do projeto BiblioSénior, para II Encontro de Autores da Associação de Escritores, Jornalistas e Produtores Culturais de Ponte de Lima (AEJPCPL), e para a Tertúlia: Parentalidade, Literatura e Emoções.

Destaquem-se ainda as várias apresentações de livros, sem esquecer, às 22h30 de sexta-feira, a noite de Fado, com Deolinda Leones, e sábado, o espetáculo musical com ConecSom, pela mesma hora.

O dia de encerramento da 24ª Edição da Feira do Livro de Ponte de Lima decorre das 10h às 13h, e das 14h às 20h, e é marcado pelo Espetáculo de Ballet e Danças Urbanas "Quatro Estações", por Pezinhos de Lã, às 14h.

O evento de longa tradição, deve a sua organização ao Município de Ponte de Lima, estando a cargo da Biblioteca Municipal, em parceria com a livraria local "União", que representa mais de 100 editoras nacionais. Em colaboração estão também outras instituições locais e regionais como a Universidade Aberta, a Universidade Fernando Pessoa, o Centro de Estudos Regionais (CER), o Centro de Informação Europe Direct do Minho (CIED Minho), a Associação Limiana dos Amigos dos Animais de Rua (ALAAR) e a Associação de Escritores, Jornalistas e Produtores Culturais de Ponte de Lima (AEJPCPL).

Município de Ponte de Lima



Oficinas de Verão na Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro D´Arcos

Na Quinta Pedagógica de Pentieiros, em Ponte de Lima, combate-se o "déficit de natureza".

Lembrando miúdos e graúdos da conexão intrínseca que possuem com o meio-ambiente, através de Oficinas de Verão, atenuam-se os efeitos prejudiciais da desconexão com a Terra.

Ao ritmo do flow-learning desenvolvem-se diversas atividades, iniciando com recolhas de plantas aromáticas e medicinais, no Campo de Aromáticas da Quinta de Pentieiros e colheitas de frutos no espaço.

Os animais são alimentados, e depois de caças ao tesouro, experimentam-se as piscinas deste espaço.

São 16 as Oficinas de Verão, subordinadas aos temas "Mundo Rural", "Desporto e Cultura", "Natureza e Ciência" e "Desporto Aventura e Natureza". Lotadas com antecedência, estas mostram, sob a orientação dos técnicos da quinta pedagógica, como a empatia pela biodiversidade é fundamental para o futuro da vida na Terra.

Estas são oportunidades únicas para que as crianças partam à descoberta da natureza, e de si próprias, durante as férias.

Faça chuva ou faça sol, nestas oficinas promovidas pelo Serviço Área Protegida do Município de Ponte de Lima, estimula-se de forma lúdica, mas também pedagógica, a aquisição de competências que vão desde o espírito de equipa, ao respeito pela biodiversidade, e pelo outro.

Destinadas a crianças dos 5 aos 12 anos, as oficinas de Verão registam anualmente elevados números de adesão, e a edição de 2019 não foi exceção, superando as melhores das expectativas.

As primeiras três oficinas já decorreram e os participantes mostraram-se rendidos à dinâmica do espaço rural, que se vai prolongar durante os meses de julho e agosto.

Município de Ponte de Lima





Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais