JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

Ponte da Barca, 26 e 27 de julho

ARTISTAS CONSAGRADOS NA XII EDIÇÃO DO FESTIVAL FOLK CELTA

A vila de Ponte da Barca recebe, entre os dias 26 e 27 de julho, a XII edição do Festival Folk Celta, um evento de entrada livre que, à semelhança do ano passado, terá como palco o Choupal, nas margens do Rio Lima.

Os portugueses Dead Combo, que editaram recentemente o seu sexto álbum de originais, "Odeon Hotel" são o destaque do primeiro dia do festival que conta ainda com as atuações da cantora e compositora espanhola Ana Alcaide, dos húngaros Meszecsinka, Os D'Abaixo, da Galiza e de Cremilda Medina, cabo-verdiana vencedora de vários prémios nacionais e internacionais.

O segundo dia inicia com a atuação dos vencedores do Stingray Rising Star Award 2017, os canadianos Jazzamboka. Seguem-se os Caxade, projecto pessoal de Alonso Caxade, inspirado no folk-pop e nos sons bucólico-pastoris da velha Europa e o incontornável nome da música portuguesa Sérgio Godinho, que apresenta o seu 18º álbum de originais "Nação Valente". Portugal também está representado no segundo dia do festival com Omiri, um dos mais originais projectos de reinvenção da música tradicional portuguesa. A música brasileira encerra o festival com chave-de-ouro, com a atuação dos Samba Sem Fronteiras, um projeto de brasileiros residentes em Portugal que valoriza a tradição e os grandes poetas da música popular brasileira.

Em simultâneo com os concertos decorre a habitual Feira Tradicional que este ano conta com cerca de quarenta expositores e uma área de restauração. Mais informações em http://folkcelta.pt/

Municipio de Ponte da Barca



PISCINAS MUNICIPAIS DR. ANTÓNIO CABRAL DE OLIVEIRA ABREM AO PÚBLICO NO SÁBADO, 13 DE JULHO

Obras de reabilitação das piscinas exteriores, infraestruturas acessórias, iluminação, substituição do relvado e sistema de rega automática no Complexo de Piscinas Municipais Dr. António Cabral de Oliveira ascendem aos 132 508,50 €.

É este sábado, dia 13 de Julho, que as piscinas exteriores de Ponte da Barca abrem ao público para mais uma época balnear, depois de a autarquia ter feito uma intervenção de fundo naquela infraestrutura pois apresentava graves problemas ao nível da sua estrutura, do revestimento, da iluminação, dos sistemas hidráulicos e da impermeabilização do tanque de compensação que, como refere o autarca de Ponte da Barca, Augusto Marinho, "é fruto de anos de ausência de manutenção o que resultou na necessidade de intervir a fundo e resolver estes problemas que colocavam em causa a segurança e estanquidade do equipamento, não permitindo mais a sua normal utilização pelos utentes".

"Com esta intervenção, os barquenses tem agora um Complexo de Piscinas Municipais onde o serviço público é prestado com mais segurança e melhor qualidade, suprindo-se, com muito esforço por parte da autarquia, todos os graves problemas que existiam, nomeadamente problemas de segurança para a saúde pública provocados pelo derrame de sangue resultantes dos cortes feitos pelas pastilhas partidas." afirmou o Presidente da Câmara Municipal.

Os trabalhos consistiram no reforço estrutural dos muros dos tanques exteriores através da injeção de resinas, na colocação de novo revestimento com argamassa estrutural impermeabilizante e pastilha de vidro, substituição da instalação elétrica e iluminação, e ainda no reforço estrutural dos muros do tanque de compensação, com correção das armaduras expostas que apresentavam elevada corrosão e impermeabilização com barramento hidrofugo.

Na área ajardinada, a intervenção incidiu na total substituição do coberto vegetal existente por erva natural em tapete e do sistema de rega que se encontrava obsoleto. O resultado dos trabalhos realizados dotaram o espaço com mais qualidade ambiental, conforto e permite uma maior eficiência no seu tratamento e manutenção.

O planeamento destes trabalhos, dada a sua especificidade técnica, que careciam de condições climatéricas adequadas à sua execução, designadamente não poderiam ser realizados com muito calor ou pluviosidade, obedeceu à atual programação e calendarização de forma a garantir a sua correta execução, pelo que a autarquia lamenta o incómodo que causou aos muitos utilizadores do espaço, desejando uma excelente época balnear a todos.

Municipio de Ponte da Barca



JORGE PALMA EM CONCERTO EM PONTE DA BARCA

Jorge Palma vai estar em Ponte da Barca, no dia 19 de julho, às 22h, para um concerto no Largo da Misericórdia. Compositor, poeta, intérprete e exímio pianista, Jorge Palma dispensa apresentações. Com mais de 40 anos de carreira é um nome incontornável do panorama musical português. A sua obra contém canções amplamente transversais com temas como "Frágil", "Deixa-me Rir", "Dá-me Lume" ou "Encosta-te a mim", que se tornaram hinos intemporais.

Desde os anos 70 que esgota salas um pouco por todo o país, desde as mais emblemáticas, até aos palcos mais intimistas, tendo também passado por festivais como o Meo Sudoeste, Super Bock Super Rock, Rock in Rio, Bons Sons, EDP Cool Jazz, entre outros.

O período mais recente da vida de Jorge Palma é marcado por um momento de grande actividade no qual se destacam projectos como "Juntos" em que partilha o palco com Sérgio Godinho e ainda a celebração de discos históricos como "Bairro do Amor" e "Só", tendo este último resultado na edição de "SÓ ao vivo" em 2017.

ENTRADA GRATUITA .

Municipio de Ponte da Barca




Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais