|
'Noites de Fado' 2019: A cumplicidade de duas duplas e da guitarra portuguesa com o piano
Vila Nova de Cerveira volta a ser palco de dois concertos de homenagem ao fado, marcados pelo caráter intimista e, este ano, pela cumplicidade das vozes com o piano. As 'Noites de Fado' 2019 recebem no dia 20 de julho, Camané e Mário Laginha, e a 27 de julho, Maria Ana Bobone que convida Marco Rodrigues. Espetáculos decorrem às 22h00, no Auditório Municipal. Bilhetes à venda na Loja interativa de Turismo.
Silêncio que se vai cantar o fado em Vila Nova de Cerveira. O conceito das 'Noites de Fado' é dar a oportunidade de assistir a espetáculos com grandes nomes, assim como promover as novas vozes do fado.
Na primeira noite, 20 de julho, sobem ao palco do Auditório Municipal Camané e Mário Laginha. Do excelente entendimento sentido em colaborações esporádicas resultou agora o inevitável aprofundamento dessa simbiose: "Aqui está-se sossegado" é um novo projeto pensado de raiz para dar mais brilho a uma voz e a um piano que se descobriram cúmplices desde a primeira vez que encheram um palco. O desenho dos concertos que configuram o projeto "Aqui está-se sossegado" contará com cerca de duas dezenas de temas, saídos do cânone fadista tradicional, do repertório de Camané e incluirá também inéditos compostos por Mário Laginha que, recorde-se, musicou já um poema de Álvaro de Campos "Ai Margarida", que integra um dos últimos discos de Camané.
Já a 27 de julho, Maria Ana Bobone convida Marco Rodrigues para a acompanhar na interpretação dos seus temas. A fadista e multi-instrumentalista traz primeira vez a Vila Nova de Cerveira o "Fado e Piano", um dos espetáculos mais bem-sucedidos da sua carreira. Um trabalho inovador que serve cuidadosamente a canção portuguesa abrindo portas a um caminho novo e original. Maria Ana Bobone assina uma grande parte das músicas, letras e arranjos ao piano, conferindo novas roupagens aos fados que interpreta.
Os concertos têm início às 22h00, no Auditório Municipal. Os bilhetes já estão disponíveis na Loja Interativa de Turismo de Vila Nova de Cerveira, com um custo de 8 e 5 euros, respetivamente.
Município de Vila Nova de Cerveira
Aquamuseu volta a assinalar aniversário com programa para toda a família
No próximo fim-de-semana, 13 e 14 de julho, o Aquamuseu do Rio Minho comemora 14 anos de serviço ao público, oferecendo um conjunto de atividades dinâmicas e interativas de cariz familiar. Às visitas guiadas gratuitas, ateliês e animação infantil, a festa de aniversário culmina com um concerto IKFEM 2019, onde se destaca a música tradicional galega.
Para os dois dias de festa, o Aquamuseu do Rio Minho dinamiza três visitas guiadas gratuitas a todo o espaço, nomeadamente o Museu das Pescas, o Aquário e o Lontrário; um ateliê de pintura e a possibilidade de 30 crianças participarem na iniciativa de sucesso intitulada "Dormir com os Peixes", agendada para a noite de sábado para domingo (mediante inscrição prévia).
O programa de comemoração do 14ª aniversário só fica completo com a realização de um espetáculo de animação infantil sob a temática 'Festa dos Peixes Migradores'; e a promoção do concerto "Voar a seis mãos" a decorrer em pleno Jardim do Aquamuseu, às 22h00 de domingo.
Sob proposta do AECT Rio Minho, através do projeto Smart Minho, a VII edição do IKFEM 2019 - festival de música transfronteiriço - é alargado à Eurocidade Cerveira- Tomiño, integrando a festa de aniversário. Neste sentido, os músicos Susana Seivane, Abe Rábade e Víctor Prieto apresentam as suas composições originais de música tradicional galega, assim como adaptações de três grandes autores sul americanos: Tom Jobim, Astor Piazzolla e Egberto Gismonti.
Para mais informações e inscrições, os interessados devem contactar o Aquamuseu do Rio Minho.
Município de Vila Nova de Cerveira
Abertura de candidaturas para Programa "Preparar o Futuro" 2019
Com o intuito de contribuir para a formação humana e profissional dos jovens, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira volta a implementar o "Preparar o Futuro", um programa de ocupação municipal temporária de jovem. Os interessados que cumpram os requisitos descritos nas Normas de Participação devem formalizar candidatura entre os dias 10 e 11 de julho.
O presente programa é resultado da preocupação da Câmara Municipal em adotar estratégias para a ocupação dos tempos livres dos jovens, possibilitando a promoção e aquisição de comportamentos cívicos, assim como procurar o desenvolvimento de competências pessoais através de ações concretas e mobilizadoras para uma vida mais responsável e ativa.
Com o "Preparar o Futuro" procura-se proporcionar aos jovens a oportunidade de beneficiar de um primeiro contacto com algumas atividades profissionais para que, numa perspetiva ocupacional mas integrados em ambiente real de trabalho, possam ocupar os seus tempos livres de forma a contribuir para a sua formação e desenvolvimento pessoal/social.
Pretende-se desta forma, acolher e integrar jovens durante um período correspondente às férias de Verão, colocando à disposição dos destinatários um conjunto de medidas de forma a beneficiar a sua integração profissional futura, permitindo uma melhor preparação para o mercado de trabalho, através da aquisição de novos conhecimentos que visem fundamentalmente o desenvolvimento de competências, promovendo também aptidões pessoais ao nível do saber-estar, saber-ser e saber-fazer.
A candidatura ao programa obedece a alguns requisitos, entre eles ter 17 anos à data de inscrição e não ultrapassar os 30 anos de idade; ser natural/residente no concelho de Vila nova de Cerveira; ter a habilitação mínima do 12º ano de escolaridade ou a equivalência de um curso profissional; nunca ter efetuado um contrato de trabalho, prestação de serviços ou estágio profissional; bem como a aceitação do candidato para horário de 35 horas semanais conforme o projeto.
No final, aos jovens participantes será atribuído um Certificado de Participação emitido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira.
Município de Vila Nova de Cerveira
Interrupção das obras de Requalificação do Espaço Público Envolvente ao Bairro da Calçada, à Urbanização de Cerveira e ao Centro Escolar de Cerveira
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira informa que a empreitada de requalificação entre a Avenida José Luciano de Castro (junto ao Pavilhão Municipal de Desportos) e a Urbanização de Cerveira foi interrompida, entre os meses de julho e agosto, conforme inicialmente previsto, com o objetivo de minimizar transtornos aos comerciantes, aos residentes e à população em geral. Trabalhos são retomados a 9 de setembro.
Neste momento, e após a intervenção efetuada, já é possível assegurar em totais condições de segurança e sem condicionantes, quer a mobilidade dos peões através do acesso à passagem inferior, assim como a circulação automóvel. Alerta-se, contudo, que a sinalização rodoviária horizontal tem um caráter provisório.
Desde a sua origem, o espaço público envolvente ao Bairro da Calçada, à Urbanização de Cerveira e ao Centro Escolar de Cerveira não sofreu qualquer intervenção, encontrando-se atualmente em avançado estado de degradação ao nível da qualidade ambiental e das acessibilidades. Com um investimento de cerca de 400 mil euros, comparticipado em 265 mil euros pelo FEDER, os trabalhos de requalificação foram programados por fases, de forma a não causar demasiados transtornos.
Após esta interrupção, prevê.se que a 9 de setembro, os trabalhos sejam retomados, implicando a interdição ao trânsito entre o cruzamento da Rua 15 de Maio e Rua da Calçada até ao cruzamento da mesma com a Rua das Penas.
A operação integra a candidatura "Requalificação do Espaço Público Envolvente ao Bairro da Calçada, à Urbanização de Cerveira e ao Centro Escolar de Cerveira", submetida ao Aviso NORTE-16-2018-10 da Reabilitação Urbana.
Município de Vila Nova de Cerveira
Provedoras de Cerveira e Tomiño finalistas do Prémio de "Boa Prática em Participação Cidadã 2019"
É um novo reconhecimento das políticas de impulso à participação pública dinamizadas, em conjunto, por Vila Nova de Cerveira e Tomiño. A figura das Provedoras Transfronteiriças da Eurocidade Cerveira-Tomiño acaba de ser selecionada como finalista do Prémio "Boa Prática em Participação Cidadã 2019", concedido pelo Observatório Internacional da Democracia Participativa. Vencedores serão conhecidos em dezembro, no México.
O objetivo desta distinção é reconhecer as experiências inovadoras que os governos locais promovem no âmbito da democracia participativa e, simultaneamente, dar visibilidade a estas práticas, dando a conhecê-las a outros governos de forma a puderem ser replicadas, assim como favorecer o trabalho em rede. As propostas devem ter como objetivo principal o fortalecimento comunitário, a ampliação dos direitos da cidadania relacionados com a participação política e a melhoria da qualidade das decisões públicas, através de mecanismos de democracia participativa.
O projeto da Provedoria Transfronteiriça Cerveira-Tomiño foi eleito como uma das 14 melhores práticas de participação cidadã, a par de cidades da Europa e da América, como Grenoble e Bordeaux (França), Vitoria-Gasteiz (Espanha), Medellín (Colômbia), Kazan (Rússia) ou Córdoba (Argentina).
A candidatura apresentada pela Eurocidade Cerveira-Tomiño destacou que, "dentro da União Europeia, as fronteiras físicas deixaram de existir, mas ainda persistem muitas fronteiras burocráticas que impedem uma cooperação eficaz entre os cidadãos locais... A existência destas novas e pioneiras instituições transfronteiriças facilita o envolvimento cidadão, com o objetivo de construir a eurocidadania e zonas francas sociais e administrativas, com maior igualdade e melhor qualidade de vida, mediante as prioridades definidas no marco europeu".
As provedoras da cidadania transfronteiriça de Cerveira e Tomiño (Maria de Lurdes Guerreiro e Zara Pousa, respetivamente) têm a função de garantir a defesa e o cumprimento dos direitos e interesses particulares dos residentes de Vila Nova de Cerveira (Portugal) e de Tomiño (Galicia, Espanha) enquanto cidadãos transfronteiriços europeus. Em 2018, as provedoras apresentaram um documento de recomendações para a eliminação das barreiras à mobilidade transfronteiriça infantojuvenil que propiciou um estudo da Comissão Europeia sobre este problema, integrado na iniciativa "B-Solutions".
Após a nomeação das 14 boas práticas, a partir de agosto, o júri vai avaliar as candidaturas finalistas para decidir o prémio final que será entregue no México, em dezembro de 2019, durante a XIX Conferência do Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP).
O Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP) https://oidp.net/es, criado em 2001, é uma rede de mais de 600 cidades do mundo, entidades, organizações e centros de investigação que querem conhecer, intercambiar e aplicar experiências sobre democracia participativa no âmbito local.
Todas as propostas finalistas podem ser consultadas em: https://participate.oidp.net/processes/award2019/f/104/proposals?locale=es&utf8=%E2%9C%93&filter%5Bsearch_text%5D=&filter%5Borigin%5D=&filter%5Borigin%5D=all&filter%5Bstate%5D=&filter%5Bstate%5D=accepted&order=random
Município de Vila Nova de Cerveira
|
|
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento Apoiado pela Fundação EDP
|
Da Monarquia à República no Concelho de Caminha Crónica Política (1906 - 1913)
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
O Estado Novo
e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense
Júlio Baptista (1882 - 1961)
 |
Organização e estudo biográfico do autor
por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora
 |
Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000
|
Memórias da Serra d'Arga
 |
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000
|
Outras Edições Regionais
|