|
Presidente da Câmara pede priorização do Corredor Atlântico em fórum europeu sobre autoestradas do mar
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo marcou presença, a convite da União Europeia, no "MoS today and tomorrow", fórum "Motorways of the Sea Forum: future maritime policy, MoS pillars and financing opportunities", para discutir as autoestradas do mar, a futura política marítima e as oportunidades de financiamento, num encontro que aconteceu em Bruxelas.
Durante a sua intervenção e na sequência da intervenção de vários oradores sobre as autoestradas do mar e as ligações portuárias, o autarca vianense defendeu junto da Comissão Europeia a priorização do Corredor Atlântico, dando especial ênfase à conetividade entre portos marítimos, autoestradas e ligações ferroviárias e a necessidade do reforço da ligação dos portos portugueses, do Norte de Espanha e da fachada atlântica francesa ao Corredor Atlântico ferroviário.
No fórum, foi evidenciado pelas diferentes associações europeias de operadores portuários, armadores e portos a insuficiência ainda existente na conetividade e na intermodalidade dos portos europeus com plataformas logísticas e com infraestruturas rodoviárias e ferroviárias.
A missão do Corredor Atlântico assenta, num primeiro plano, na rentabilização da infraestrutura ferroviária existente, sem investimento adicional, através de uma gestão centralizada da atribuição de capacidade, da gestão de tráfego e do relacionamento com os clientes.
Complementarmente, o Corredor Atlântico assume-se também como plataforma privilegiada para a coordenação dos investimentos na infraestrutura ferroviária em Portugal, Espanha, França e Alemanha, no sentido de serem ultrapassadas barreiras técnicas e operacionais, promovendo a interoperabilidade e, consequentemente, fomentando uma maior competitividade do transporte ferroviário de mercadorias.
Municipio de Viana do Castelo
Alunos da Escola Básica Zaida Garcez ajudaram a criar mural que promove união da comunidade escolar
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, marcou presença na inauguração do mural de azulejos "A Escola somos nós", criado com a ajuda dos 65 alunos da Escola Básica Zaida Garcez, na freguesia de Darque. O mural resultou de um projeto que visa aumentar a identificação dos alunos e das famílias com a escola, fomentando a sua participação e envolvimento na vida escolar, e contou com a participação da artista Rita GT.
Esta atividade inseriu-se na ação "Apoio à auto-organização dos habitantes" do projeto Contrato Local de Desenvolvimento Social, 3.ª Geração, Viana Sul (CLDS 3G Viana Sul), no âmbito do Eixo 3 - Capacitação da Comunidade e das Instituições. O projeto envolveu a participação de toda a comunidade escolar durante grande parte do ano letivo e envolveu a dinamização de várias sessões com cada turma, culminando com a apresentação deste mural de azulejos.
O autarca agradeceu o empenho dos alunos, dos pais, professores e auxiliares educativos, bem como de toda a equipa que contribuiu para o sucesso deste projeto, referindo que as artes são "um caminho para o sucesso escolar" e que certamente "vai deixar sementes para o futuro".
Também a diretora do Agrupamento de Escolas de Monte da Ola, Conceição Fernandes, indicou que cada um dos azulejos representou um auto-retrato desenhado por cada um dos estudantes da escola básica, referindo que a mensagem pretendida é demonstrar que "todos fazem parte da escola", contribuindo para o desenvolvimento e para a preservação do equipamento educativo.
Ao longo deste ano letivo, a equipa do projeto CLDS 3G Viana Sul lançou variados desafios à comunidade escolar da Escola Básica Zaida Garcez, tendo permitido às seis dezenas de alunos a prática de expressão dramática e hip-hop, culminando na criação coletiva do mural que visou aumentar a identificação de todos com a escola.
Municipio de Viana do Castelo
Concerto MEMÓRIAS DE VIANA - anos depois
O espetáculo "MEMÓRIAS DE VIANA - anos depois… Encontro com o compositor Cândido Lima " acontece no próximo dia 24 de junho (segunda-feira), às 18h30, no Teatro Municipal Sá de Miranda.
Entrada livre. Evento para maiores de 6 anos.
Municipio de Viana do Castelo
Centro de mar acolheu encontro final do projeto educativo "Cientistas do Mar"
O Centro de Mar, instalado a bordo do navio Gil Eannes, acolheu o encontro final do projeto educativo "Cientistas do Mar", direcionado para alunos do ensino secundário e que teve como principal objetivo proporcionar aos estudantes um primeiro contacto com a investigação científica.
Para além do apoio do Centro de Mar, as turmas contaram com o auxílio de investigadores de vários centros de investigação para o desenvolvimento de variados projetos, tendo este encontro final permitido a avaliação dos trabalhos e dos posters desenvolvidos por cada turma.
Nesta sessão de balanço da segunda edição dos "Cientistas do Mar" marcaram presença quatro turmas, num total de 58 alunos envolvidos. Assim, foram apresentados os trabalhos "À descoberta do zooplâncton da Praia Norte", 12ºA, Escola Secundária de Barroselas - 2º classificado; "Análise do conteúdo estomacal de robalos de aquicultura e de alto mar", 12ºB, Colégio do Minho - 3º classificado; "Fatores ambientais que influenciam a fixação de Mytilus edulis ao substrato rochoso", 11ºB, Escola Secundária Santa Maria Maior - 3ºclassificado; e "Qual é a influência da salinidade na Ulva lactuca da Praia Norte?", 12ºA, Colégio do Minho - 1º classificado.
O júri responsável pelas avaliações foi composto por Marisa Almeida, investigadora do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto, Teresa Vieira, professora da Escola Secundária de Santa Maria Maior e Joana Oliveira, professora da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo.
O projeto vai agora terminar com a visita de estudo das turmas ao Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto.
Municipio de Viana do Castelo
Presidente da Câmara Municipal defendeu reforço da aposta na energia eólica em Portugal
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo defendeu, durante a participação num ciclo de mesas redondas dedicadas ao debate "A Energia Eólica: Presente e Futuro", o reforço da aposta na energia eólica em Portugal.
O autarca, que participava nas comemorações do Dia Mundial do Vento, promovidas pela APREN - Associação Portuguesa de Energias Renováveis, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, defendeu ainda o 're-powering' dos atuais parques eólicos com sobre-equipamentos, permitindo desta forma aumentar em poucos anos a atual potência instalada e assim diminuir a dependência dos combustíveis fósseis.
Na mesa redonda "A empregabilidade e o desenvolvimento regional", o autarca de Viana do Castelo deu como exemplo o projeto da ENEOP - Cluster Eólico que se instalou em Viana do Castelo e que contribuiu para a criação de novos 1.200 postos de trabalho, tendo ainda gerado o aumento das exportações através do fornecimento de aerogeradores para várias partes do mundo, bem como o desenvolvimento do cluster de empresas associadas a esta indústria.
José Maria Costa congratulou-se ainda com as novas metas que o Governo assumiu no âmbito da descarbonização e da transição energética, valorizando projetos já existentes através da instalação de parques eólicos e apostando nas energias renováveis.
O edil vianense referiu ainda que Portugal está na liderança de muitos projetos inovadores na área das energias renováveis e que isso se deve à excelência da engenharia portuguesa e também aos centros de competências que foram sendo consolidados após a instalação dos primeiros parques e empresas ligados às eólicas.
Como um bom exemplo, o autarca referiu o trabalho que tem sido desenvolvido pela ENERCON em Viana do Castelo, que para além da construção de fábricas de aerogeradores, atrai também outras empresas de capital estrangeiros para o Alto Minho, criando uma maior atratividade do território e contribuindo para a coesão e competitividade regional.
Municipio de Viana do Castelo
Praia Norte acolhe Domingos Desportivos nos meses de junho, julho e agosto
Ao longo de três meses, entre junho, julho e agosto, a Praia Norte será palco dos Domingos Desportivos. A iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo pretende estimular a prática desportiva, de forma gratuita, junto dos vianenses de todas as idades. Ao longo das diversas semanas, as iniciativas acontecem sempre aos domingos, entre as 10h00 e as 13h30.
No dia 23 de junho, acontece o Domingo do Atletismo, com jogos de atletismo e zumba. A 30 de junho, será promovido o Domingo do Ténis, que vai contar também com jogos pré desportivos, zumba e crossfit.
Em julho, no dia 7, o Domingo das Artes Marciais vai incluir ainda ginástica com trampolins e zumba. A 14 de julho, o Domingo das Náuticas inclui jogos pré desportivos e body attack. A 22 de julho, o Domingo de esgrima inclui também jogos pré desportivos e ainda crossfit. Por último, a 28 de julho, o Domingo Gincana de Bicicleta inclui jogos, zumba e pilates.
No mês de agosto, no dia 4, o Domingo do Voleibol inclui a prática também de body combat e crossfit.
Este projeto de promoção de atividade física inclui ainda as quintas-feiras, com um treino outdoor que acontece às 20h00, promovido por Alexandra Carvalho Terapias.
Municipio de Viana do Castelo
Autarca de Viana do Castelo anuncia intenção de avançar com classificação da Serra D'Arga como Área de Paisagem Protegida
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, anunciou hoje, durante a sessão de apresentação do Estudo de Valorização da Serra d'Arga, que é intenção dos municípios de Viana do Castelo, Ponte de Lima e Caminha avançar com a classificação da Serra D'Arga como Área de Paisagem Protegida.
O anúncio foi feito pelo edil durante a sessão de apresentação aos agrupamentos de escolas do Alto Minho do projeto de valorização da Serra d'Arga. Esta intenção dos três municípios está assente nos resultados dos estudos efetuados nos projetos de caraterização da paisagem, da flora, da fauna e geológica.
"Verifica-se que a Serra d'Arga é uma pequena joia do ponto de vista da biodiversidade, a conservar e valorizar para as gerações futuras", sublinhou José Maria Costa.
Na sessão, que decorreu na freguesia da Montaria, no concelho vianense, foram apresentados aos agrupamentos todos os recursos, estudos, atlas e guiões do projeto para que "os jovens das escolas do Alto Minho conheçam, preservem e valorizem as valias da Serra e para que sejam os primeiros a defender este espaço único e irrepetível de biodiversidade e de paisagem".
O projeto "Da Serra d'Arga à Foz do Âncora" incide sobre o território classificado como Sítio de Importância Comunitária da Rede Natura 2000 Serra d'Arga, correspondendo a uma área com 4.493 hectares, totalmente inserida na sub-região do Alto Minho, e cuja conservação florística e faunística é imperativa. A classificação daquele território como Área Protegida de âmbito regional pretende reforçar o seu caráter único enquanto ativo territorial e produto turístico emergente.
O projeto intermunicipal implicou um estudo entre o Vale do Âncora e o maciço serrano, que incluiu o levantamento das espécies existentes e permitiu ainda fazer o levantamento do património construído, mais de 600 exemplares, entre igrejas, cruzeiros, alminhas, moinhos, fontanários.
Foram efetuados atlas da flora, fauna e geologia, o inventário do património material, trilhos suportados por novas tecnologias através de uma aplicação móvel (app), um vídeo promocional e um documentário, reunidos numa página na Internet criada para o projeto.
A investigação foi realizada pelas empresas Território XXI, Floradata, Wenature, Miew Creative Studio, no âmbito de uma candidatura dos três municípios a fundos do Norte 2020, no valor de 350 mil euros.
Municipio de Viana do Castelo
Vereador da Coesão Territorial visitou União de Freguesias de Nogueira, Meixedo e Vilar de Murteda
O Vereador com o pelouro da Coesão Territorial, Luís Nobre, reuniu com o executivo da União das Freguesias de Nogueira, Meixedo e Vilar de Murteda e visitou as três freguesias, realizando uma análise e avaliação das obras que finalizaram recentemente e das que se encontram a decorrer.
Neste encontro, foi ainda discutido o projeto que se encontra em curso da receção da empreitada de rede de abastecimento de água e saneamento básico, uma das obras que este território aguarda e que permitirá suprir uma das maiores necessidades da população.
Recorde-se que a Câmara Municipal tem previstos no Plano de Orçamento para 2019 o apoio e colaboração com as freguesias periurbanas e rurais na criação de infraestruturas físicas e tecnológicas, que são fundamentais para uma maior proximidade e qualidade da população residente nesta União de Freguesias.
Durante a visita, o vereador Luís Nobre inteirou-se dos projetos já sinalizados e projetados pelo executivo da União das Freguesias. Para a freguesia de Vilar de Murteda, estão previstos os acabamentos da Capela Mortuária, a requalificação da Cascata do Pereira e melhoramentos no Salão Cívico de Festas. Na freguesia de Nogueira, está sinalizada a requalificação da Calçada do Arieiro e instalações de sanitários e ainda a requalificação urbanística do Calvário. Está ainda projetada a execução de várias pavimentações e alargamentos na rede viária, transversal às freguesias de Nogueira, Meixedo e Vilar de Murteda.
Municipio de Viana do Castelo
Câmara Municipal investe mais de 1,3 milhões de euros em Plano de Transportes Escolares e auxílios económicos
O Município de Viana do Castelo vai investir, no ano letivo 2019/2020, mais de 1,3 milhões de euros no Plano de Transportes Escolares e em auxílios económicos a alunos carenciados.
A proposta de plano de transportes, aprovada em reunião ordinária de executivo, prevê um investimento superior a 1,085 milhões de euros, sendo da responsabilidade direta da Câmara Municipal mais de 895 mil euros.
O restante valor será suportado pelas Juntas de Freguesia com alunos a frequentar estabelecimentos de ensino no concelho de Viana do Castelo, num valor de 25.786,35 euros (2,4%), e pela comparticipação, em 50%, pelos alunos a frequentar o ensino secundário (10º, 11º e 12º), numa verba de 164.537,55 euros (15,2%).
O número de alunos estimado para transportar no próximo ano letivo, com base nos elementos fornecidos pelos respetivos estabelecimentos, é de 2.472 estudantes, distribuídos pelo ensino pré-escolar, 1º e 2º ciclos (570 alunos), 3º ciclo (897), secundário (731) e 274 alunos dos circuitos especiais que são destinados a alunos que residam a mais de três a quatro quilómetros dos estabelecimentos ensino.
Foram também aprovados, por unanimidade, os apoios sociais escolares para o próximo ano letivo. A implementação do serviço gratuito das Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) nos jardins-de-infância, abrangendo um universo de 773 crianças, representa para o Município um encargo estimado de 237.435 euros.
A atribuição de apoios no âmbito da ação social escolar, aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e do Ensino Pré-Escolar (EPE) traduz-se num conjunto de medidas adotadas pela autarquia destinadas a garantir a igualdade de oportunidades de acesso e sucesso escolares aos alunos de agregados familiares cuja situação económica não lhes permite suportar integralmente os encargos decorrentes da frequência da escola.
A atribuição destes apoios rege-se pelos princípios da equidade, da discriminação positiva e da solidariedade social e constitui uma das iniciativas de maior destaque, desenvolvidas pela Câmara Municipal no combate às desigualdades sociais e de promoção do máximo rendimento escolar de todos os alunos.
Assim, com este apoio, a Câmara Municipal vai garantir auxílios económicos a alunos carenciados do 1º ciclo de ensino básico e da educação pré-escolar, que incluem a aquisição de material escolar, refeições e atividades de animação e apoio às famílias. As famílias numerosas com alunos que frequentem as escolas de primeiro ciclo de ensino básico e pré-escolar beneficiam de uma redução de 25% no custo das refeições, a agregados com dois, três ou mais educandos é atribuída a redução de 50% no custo das refeições.
Este apoio vai abranger 257 alunos e representa um acréscimo de encargo aproximado com as refeições de 13.647 euros. No total, os encargos previstos para material didático rondam os 18.370 euros e a comparticipação das refeições a 1.274 alunos atinge um investimento total de 230.826 euros.
Municipio de Viana do Castelo
Dia 6 de julho, os MOONSPELL atuarão às 22h00 no Centro Cultural de Viana do Castelo
Classificação: Maiores 6
"1755" é o novo disco dos Moonspell, cantado em português, acerca do grande terramoto de Lisboa. Uma reflexão poética, musical e filosófica da banda sobre o evento de 1 de Novembro de 1755 em Lisboa e as suas repercussões no mundo civilizado. O novo disco será tocado na íntegra nesta tour, sendo que o alinhamento para estes concertos inclui também temas obscuros da carreira dos Moonspell.
Musicalmente, 1755 é um disco de raiz Metal, com riffs vibrantes, orquestrações épicas e vozes e letras que testemunham a agonia daquele dia. A banda preocupou-se também em recriar a época, existindo uma fusão com elementos percussivos e melódicos que remete para os fins do século e para a atmosfera que se vivia na capital Portuguesa na altura.
Serão dez temas que na carreira da banda encontram ecos longínquos em discos como "Under the Moonspell" ou "Alpha Noir" mas que apresentam, sobretudo, uns Moonspell como nunca os ouviram a cantar um Portugal e uma Lisboa que não é solarenga, nem turística, nem luminosa.
Apresentação ao vivo a não perder, nesta fase nova da banda, cantando na sua língua num disco a todos os títulos histórico, único e emocionante.A terra treme…"
Bilhetes disponíveis no Teatro Municipal Sá de Miranda e na Ticketline.
Municipio de Viana do Castelo
Obras da Escola Básica e Secundária de Monte da Ola representam "nova vaga de expansão" na requalificação das escolas
O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, marcou presença na assinatura do acordo de colaboração que vai permitir obras de 1,5 milhões de euros na Escola Básica e Secundária de Monte da Ola, na freguesia de Vila Nova de Anha, tendo assumido "orgulho" em iniciar no Alto Minho uma "nova vaga de expansão da requalificação das escolas".
Na cerimónia foi assinado o acordo entre o Ministério da Educação e a Câmara Municipal de Viana do Castelo que vai permitir a requalificação da escola sede do mega-agrupamento do Monte da Ola. O governante assumiu que era um dia "muito feliz" e garantiu ter "muito orgulho, como ministro da República, natural do Alto Minho, de estar a iniciar aqui uma nova vaga de expansão das escolas portuguesas" que representa "um Portugal em progresso".
A escola de Monte da Ola conta com 557 alunos distribuídos por turmas do 2.º e 3.º ciclos de ensino básico, e ensino secundário. Do investimento previsto, 1 milhão de euros será comparticipado por fundos comunitários através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
Já o autarca vianense, José Maria Costa, retribuiu a "prenda" oferecida por Tiago Brandão Rodrigues com outra "prenda", que considerou ser a aprovação, pelo executivo municipal, da transferência de competências na área da Educação. O edil assegurou ainda que esta empreitada de requalificação vem reforçar a "excelência do trabalho promovido pelo Agrupamento", assegurando que a assinatura deste acordo de colaboração fez sentir "um perfume diferente, um perfume a futuro".
Também a diretora do Agrupamento de Escolas de Monte da Ola, Conceição Rabaçal Fernandes, destacou a importância desta empreitada, afirmando que, em 32 anos de história da escola, esta será a primeira intervenção. "É uma obra que premeia o dinamismo da escola e é necessário para o conforto dos alunos. O modelo antigo da escola cria muitas dificuldades em termos de conforto térmico. É uma escola muito fria no inverno e muito quente no verão e que ainda tem placas de fibrocimento. Esta é uma obra muito importante para toda a gente", frisou.
Municipio de Viana do Castelo
Presidente da Câmara entregou prémios na 9ª edição do concurso escolar António Manuel Couto Viana
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, marcou presença na entrega de prémios da 9ª edição do Prémio Escolar António Manuel Couto Viana e anunciou que durante a 10ª edição será publicado um segundo tomo que vai reunir os últimos cinco anos de trabalhos dos alunos. A comemoração dos dez anos vai incluir ainda uma sessão comemorativa, a acontecer no Teatro Municipal Sá de Miranda.
Recorde-se que o concurso foi criado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e é dinamizado pela Biblioteca Municipal, em homenagem à vida e à obra do escritor vianense António Manuel Couto Viana, que foi autor de literatura infantil, poeta, ensaísta, tradutor e dramaturgo.
O concurso tem por finalidade dar a conhecer a obra literária do autor e premiar produções literárias e artísticas da população estudantil infanto?juvenil da comunidade escolar vianense, sob as modalidades de Conto, de Ensaio, de Ilustração e de Poesia.
Na presente edição, foram apresentados à fase final do concurso 37 trabalhos dos alunos das escolas do concelho, públicas e privadas. Nesta fase final, o júri deliberou premiar 13 trabalhos nas modalidades Poesia, Conto, Ensaio e Ilustração, um por cada nível de escolaridade: 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário.
Na modalidade Conto, tema livre, o prémio foi atribuído a Bárbara Fernandes Ribeiro, com o conto "O mundo das cores"; Mercedes Figueira Botão de Noronha Rego, com o conto "O florescer do novo quadro"; Maria Dias Barreiro, com a obra "Não é preciso fingir ser quem não és!"; Sara Moreira Reis, com o trabalho "O conto que voa com o vento".
Na modalidade Poesia, tema livre, o prémio foi atribuído a Lara Inês Maciel Gomes, com a poesia "António Manuel Couto Viana"; Luana Inês Afonso Costa, com a obra "Amizade todo o ano"; Diana Sofia Martins Dias, com o trabalho "Sobrevivência"; e Luís Filipe Borges Dias, com a poesia "Fim, demasiado".
Na modalidade Ensaio, a partir da obra de António Manuel Couto Viana, o prémio foi atribuído ao Valentina Flores Morelli, com o ensaio "Natal cada vez menos".
Na modalidade Ilustração, também a partir da obra do patrono do prémio, os premiados foram Eva Brito Cunha, com a ilustração a partir do poema "Primavera" do livro "Versos de Cacaracá"; Íris Ribeiro Barros, com um trabalho a a partir da "Lenda do Rio Neiva" do livro "Lendas do Vale do Lima"; Joana Duarte Abreu Cruz, com a ilustração a partir do conto "A saia bormelha" do livro "Tens visto o Antão? : contos pícaros e outros não"; e Catarina Ferreira Barros, com ilustração a partir do poema "Amar-te: a morte" do livro "Raiz da lágrima".
Municipio de Viana do Castelo
Executivo municipal inaugurou 1ª fase das obras de requalificação do Campo de Jogos Dr. José de Alpuim Sobrinho
O Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, marcou presença na inauguração da 1ª fase das obras de requalificação do Campo de Jogos Dr. José de Alpuim Sobrinho e referiu que o objetivo é "colocar este equipamento ao dispor dos jovens, para auxiliar na formação dos jovens", apoiando a educação e a prática desportiva, já que Viana do Castelo é um município "amigo do desporto".
O edil reforçou que o concelho tem sido elogiado pelo Ministro da Educação, que acumula a tutela do Desporto, por ter "das melhores instalações desportivas, em algumas áreas" e por ter "uma atitude pró-ativa e de incentivo ao desporto", o que tem permitido a Viana do Castelo acolher diversos eventos desportivos, com destaque para provas nacionais, europeias e mundiais.
Já o Presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova de Anha, Filipe Silva, frisou esperar que esta requalificação seja "a semente da atratividade de novas gerações para este polo desportivo" e o "renascimento deste espaço emblemático para a vila e para a população".
Recorde-se que as Grandes Opções do Plano para o exercício de 2019 reafirmam as linhas de atuação de acordo com a estratégia clara e consistente que aposta na reabilitação urbana, na coesão social e territorial das freguesias, na educação, no acolhimento empresarial, na cultura e na economia do mar, mas também numa administração e numa gestão muito rigorosa dos dinheiros públicos e de grande esforço na poupança corrente.
A política de coesão territorial e o desenvolvimento das freguesias está a ser continuada e aprofundada em 2019 com um aumento de 3% na transferência de verbas com a colaboração com as Juntas e Uniões de Freguesia em projetos de formação e inovação digital, possibilitando a todos os que querem viver nas áreas periurbanas ou nas áreas rurais tenham a mesma qualidade de vida das pessoas que habitam na área urbana.
Municipio de Viana do Castelo
|