|
Autarquia pronuncia-se desfavoravelmente à prospeção de lítio na Serra d'Arga
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira foi hoje notificada pela Direção-Geral de Energia e Geologia para se pronunciar relativamente à prospeção de lítio na Serra d'Arga. O pouco conhecimento do processo, o fato de ser um assunto ainda pouco amadurecido e, acima de tudo, o perímetro bastante significativo para a freguesia de Covas, são os motivos evocados pela autarquia para sustentar um parecer desfavorável.
Apesar deste ser um assunto da ordem do dia da agenda nacional, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira apenas foi notificada, de forma formal e oficial, esta segunda-feira, 17 de junho, no âmbito da audição em curso aos municípios em cujo território se insere a área objeto do pedido de prospeção de lítio.
De acordo com o documento enviado pela Direção Geral de Energia e Geologia, em breve será aberto o concurso público para atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de depósitos minerais e lítio e minerais associados numa área situada no concelho de Vila Nova de Cerveira.
Atenta à informação até aqui veiculada e em concertação com os restantes municípios alto-minhotos envolvidos, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira dá um parecer desfavorável a todo este processo, apresentando respetiva fundamentação para essa tomada de posição.
De acordo com o autarca local, "o concelho de Vila Nova de Cerveira sabe e ainda sente nos dias de hoje os impactos que uma exploração de minério tem na população e no seu meio ambiente". Fernando Nogueira relembra que "ainda não estão ultrapassadas as sequelas da anterior exploração de volfrâmio que esventraram as encostas da Freguesia de Covas, com repercussões e ocorrências de poluição no principal curso de água da freguesia (rio Coura)".
O edil cerveirense realça ainda que, estando perante um processo ainda pouco conhecido e do assunto ainda carecer de análise mais profunda, não é de todo aceitável colocar um perímetro muito significativo da freguesia de Covas à destruição. "Da nossa parte, todos os esforços serão feitos e todas as diligências encetadas em torno da preservação do vasto e valioso património natural desta freguesia, assim como da salvaguarda dos interesses da sua população", disse.
O executivo municipal manifesta ainda muitas dúvidas quanto ao acautelar das questões técnicas, económicas e sociais, além dos impactos ambientais e territoriais.
Município de Vila Nova de Cerveira
Ministro da Educação e Presidente da Câmara Municipal formalizaram investimento de 1,4 ME para requalificar a Escola Básica e Secundária
O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, assinaram, na passada sexta-feira, 14 de junho, o Acordo de Colaboração para Requalificação e Modernização da Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira - 2ª fase, num investimento de 1,4 ME. Projeto visa a construção de raiz de um Centro de Recursos e de um edifício de apoio ao ensino articulado, a ampliação do espaço de refeitório e a cobertura dos corredores de circulação e dos espaços de recreio, entre outras melhorias.
Para o autarca cerveirense, em causa está "um dia muito importante para Vila Nova de Cerveira e para a comunidade educativa. A assinatura deste acordo é o culminar de um processo considerado reivindicativo e que, felizmente, com a intervenção do Sr. Ministro foi corrigida uma injustiça que se arrastava desde 2013". Fernando Nogueira assegurou que as obras previstas permitem uma "requalificação real e efetiva desta escola, melhorando significativamente a qualidade e as condições necessárias para a formação das crianças e jovens".
Enaltecendo um país em progresso, mais coeso e mais qualificado, o Ministro da Educação manifestou-se satisfeito por "tirar as obras do papel, as verbas do excel e dar condições para que este serviço público de educação se possa cumprir (…) corrigindo uma situação com a qual havia compromisso para se concretizar". Tiago Brandão Rodrigues elogiou todo o trabalho realizado em prol da educação, quer ao nível das infraestruturas quer ao nível do projeto pedagógico.
Recebido por um grupo de alunos que integram a Patrulha Ambiental do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira, o governante interagiu com estas crianças e jovens que, além de exporem as suas preocupações e enunciarem algumas das ações e iniciativas realizadas, tiveram a oportunidade de oferecer uma garrafa reutilizável ao Ministro da Educação, ao Presidente da Câmara Municipal e ao Diretor do Agrupamento de Escolas do concelho, sensibilizando para a importância de minimizar a distribuição de plásticos. Tiago Brandão Rodrigues não só elogiou esta "boa prática no interior da escola", como desafiou o grupo a "difundir essa informação junto dos colegas e cativar mais 'patrulheiros'", assim como "replicar este exemplo no exterior".
A deslocação do Ministro da Educação à Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira consistiu numa visita guiada à 1ª fase das obras de requalificação e modernização da Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira já concluídas, fruto de um investimento municipal de cerca de 400 mil euros (dos quais 108 mil euros do PDCT original). Esta intervenção incidiu sobre a remoção do revestimento da cobertura em fibrocimento do pavilhão gimnodesportivo, a reformulação dos balneários do campo de jogos, a construção da nova portaria na entrada sul, e a melhoria das condições de conforto térmico do edifício existente, através da implementação de um sistema de isolamento térmico pelo exterior.
A 2ª fase do projeto agora formalizada entre o Ministério da Educação e a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira resulta da reprogramação do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT) Norte 2020 que permitiu consignar mais de 1,4ME (financiamento Feder 1,2ME) e visa a construção de raiz no edifício designado como centro de recursos - composto por biblioteca/auditório para capacidade para 119 lugares sentados; a construção de um edifício de apoio ao ensino articulado; a ampliação do espaço de refeitório; a cobertura dos corredores de circulação e dos espaços de recreio; o reforço das condições de segurança e de acessibilidades, bem como a adaptação à eficiência energética.
Com cerca de 600 alunos, o edifício da Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira não sofre obras de requalificação desde a sua construção há 25 anos.
Município de Vila Nova de Cerveira
Lançado OP Geral 2019 com novas áreas de intervenção
Arrancou, esta segunda-feira, na freguesia de Gondarém, o Orçamento Participativo Geral de Vila Nova de Cerveira 2019, com a realização da primeira Assembleia Participativa. Reajuste na calendarização e novas áreas de intervenção são as principais alterações relativamente à edição anterior. Potenciais interessados podem submeter propostas até 14 de julho.
Após lançamento na plataforma eletrónica (op.cm-vncerveira.pt), o OP Geral 2019 encontra-se em fase de submissão de propostas até 14 de julho, período durante o qual também decorrem as sessões de esclarecimento e apresentação de sugestões em cada uma das freguesias do concelho de Vila Nova de Cerveira (Assembleias Participativas).
Como elementos diferenciadores, as propostas apresentadas a esta edição 2019 devem ser enquadradas nas cinco novas áreas de intervenção identificadas: Acessibilidade e Mobilidade Suave; Património Cultural e Histórico; Mobiliário Urbano; Ação Social; e Proteção Ambiental e Energia.
Mantém-se a dotação de 90 mil euros, assim como o método de distribuição, ou seja, as propostas só poderão ter um valor máximo de 60 mil euros e, caso a verba total será esgotada mediante as propostas votadas e, caso a proposta seguinte supere o montante ainda disponível do OP, será negociado com o proponente a possibilidade de reformulação ou faseamento. Quanto à votação, continua a limitação de um voto por pessoa.
Até 14 de julho, está a decorrer o período de submissão de propostas, assim como a realização de Assembleias Participativas em todas as freguesias, de forma a esclarecer dúvidas, incentivando à participação e auscultando possíveis ideias para apresentação de propostas. Segue-se o período de análise de propostas e de reclamação para, entre 1 e 30 de setembro, avançar o processo de votação.
O processo do Orçamento Participativo Geral de Vila Nova de Cerveira é aberto à participação de pessoas com idade igual ou superior a 15 anos, naturais, residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho, através da plataforma http://op.cm-vncerveira.pt/
Município de Vila Nova de Cerveira
"Como se deslocam os animais" é a temática das Férias de Verão no Aquamuseu
De 2 a 5 de julho, o Aquamuseu do Rio Minho dinamiza uma série de atividades pedagógicas com o tema "Como se deslocam os animais", para crianças entre os 7 e os 13 anos. Inscrições devem ser efetuadas junto daquele serviço.
Ao longo de quatro dias, as crianças participantes são desafiadas a aprender caraterísticas e particularidades dos diferentes modos de locomoção usados pelos animais, nomeadamente o caso da locomoção por reptação, salto, corrida, marcha, na água e no ar.
As atividades propostas são limitadas a 20 crianças, e decorrem entre as 14h00 e as 17h00, com um custo de 15 euros.
Para mais informações e inscrições, os interessados devem contatar o Aquamuseu do Rio Minho através do telefone 251 708 026 ou pelo email aquamuseu@cm-vncerveira.pt
Município de Vila Nova de Cerveira
Eurocidade dinamiza projeto vencedor do OPT 2019: "Mexe-te nas Férias| Móvete nas Vacacións"
Sendo um dos vencedores do Orçamento Participativo Transfronteiriço Cerveira-Tomiño 2019, o projeto "Mexe-te nas Férias | Móvete nas Vacacións" vai ser promovido, entre 8 e 31 de julho, pelas Associações de Pais dos Centros Escolares do Norte e da Vila (Vila Nova de Cerveira) e pela Mesa de ANPAS dos Centros Educativos de Tomiño. Atividades são dirigidas a crianças entre os 6 aos 12 anos.
Proporcionar momentos de convívio e intercâmbio entre a comunidade infantil de Cerveira e de Tomiño e oferecer alternativas de conciliação laboral para as famílias no final de mais um ano letivo. Estes são os dois objetivos principais de um vasto pograma que engloba atividades desportivas, jogos livres e visitas a espaços culturais de Portugal no âmbito da Eurocidade Cerveira- Tomiño.
Para o mês de outubro, está previsto executar o segundo projeto vencedor do OPT 2019 que dinamizará atividades artísticas e meioambientais, igualmente dirigidas ao público infantojuvenil. Os objetivos intrínsecos a este projeto é a educação de valores para o quotidiano e o respeito pelo meio ambiente mediante visitas guiadas a uma escola, sensibilizar os mais pequenos para a ecologia através da vivência e contacto com o meio natural e rural, assim como fomentar o interesse pela arte e a criatividade com recurso a atividades de exprimentação para as crianças de Vila Nova de Cerveia e Tomiño.
De salientar que estes pogramas de atividades realizam-se no âmbito da Eurocidade Cerveira-Tomiño através do Orçamento Participativo Transfronteiriço, uma iniciativa pioneira da Euroregião Galicia-Norte de Portugal e uma das prioridades da Agenda Estratégica para a Cooperação Transfronteiriça Amizade Cerveira-Tomiño, com cofinanciamento de 75% pelo programa INTERREG VA POCTEP, através de fundos FEDER da União Europeia.
Eurocidade Cerveira-Tomiño
Familiaridade e animação marcam Passeio Sénior a Chaves
Mais um ano, e cerca de 800 Cerveirenses de todas as freguesias do concelho aderiram ao Convívio Sénior dinamizado pela Câmara Municipal. A cidade de Chaves foi o destino para um dia recheado de boa disposição e alegria entre os participantes que contou com a presença do executivo municipal e do Presidente da Assembleia Municipal.
Destinado exclusivamente a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e/ou reformados recenseados no Concelho, o habitual Passeio/Convívio proporcionou uma visita completa a vários pontos de interesse da cidade de Chaves, nomeadamente o Centro Histórico, a bonita Praça Camões, e o forte cariz religioso com diversos templos. A importância do artesanato tem-se mantido ao longo dos séculos, com destaque para trabalhos em barro preto, a cestaria de Vilar de Nantes e as Mantas de Soutelo.
Chegada a hora do almoço, os cerca de 800 Cerveirenses recuperarem energias desfrutando da gastronomia local numa quinta flaviense, seguindo-se uma tarde animada com música e muita conversa. O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, e os Vereadores Vítor Costa e Aurora Viães, assim como o Presidente da Assembleia Municipal, António Machado, comprovaram in loco todo este convívio salutar entre os conterrâneos.
A organização do Passeio/Convívio Sénior de Vila Nova de Cerveira contou, uma vez mais, com o empenho das juntas de freguesia e, na divulgação, com o apoio das paróquias do Arciprestado do Concelho.
Município de Vila Nova de Cerveira
"Sente a História": Coro Contraponto atua domingo no Cineteatro de Cerveira
Doze temas, todos interpretados à capella, sendo um deles uma estreia absoluta. O Coro Contraponto protagoniza, este domingo à noite, no Cineteatro de Cerveira, mais um concerto integrado no projeto alto-minhoto "Sente a História". Momento servirá para o grupo de jovens cantores que esteve em destaque no programa Got Talent Portugal, da RTP1, apresentar, pela primeira vez, a Canção da Lenda do Cervo Rei, neste registo musical tão peculiar. Entrada é livre, limitada à lotação do espaço.
Com o objetivo de permitir uma experiência de história ao vivo, onde a música vai ao encontro da arquitetura dos monumentos, a iniciativa "Sente a História" contempla três linhas de programação (bandas filarmónicas, coros e jovens solistas do Alto Minho em contexto de música de câmara).
Vila Nova de Cerveira já recebeu, em fevereiro, a Banda de Música de Ponte de Lima que, na Igreja Matriz, presenteou os presentes com um concerto jovial e moderno. Este programa cultural regressa à 'Vila das Artes' com os Contraponto a interpretar 12 temas de Bee Gees, Queen, Elton John, The Beatles, Coldplay, Simone de Oliveira e José Afonso - todos à capella como é a sua imagem de marca -, sendo um deles uma estreia absoluta, já que será apresentada, pela primeira vez, a Canção da Lenda do Cervo Rei, com música de Fernando C. Lapa e letra do cantor repentista Augusto Canário.
O concerto decorre no âmbito do projeto "Sente a História" que está a realizar 30 concertos em 30 locais históricos do Alto Minho, envolvendo mais de 1500 músicos e 10 municípios. Este é já o 27º concerto da iniciativa, cujo objetivo é surpreender o público com novas abordagens e novos talentos.
Antes do concerto do Coro Contraponto, está agendada para as 21h30 uma visita guiada e animada à Igreja Matriz de Vila Nova de Cerveira, um momento que conta com a "presença" de El-Rei D. Manuel…
Município de Vila Nova de Cerveira
ENQUANTO ESSA CHUVA NÃO PARAR DE CHOVER II sábado, 29 de Junho na Porta Treze
|
|
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento Apoiado pela Fundação EDP
|
Da Monarquia à República no Concelho de Caminha Crónica Política (1906 - 1913)
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
O Estado Novo
e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense
Júlio Baptista (1882 - 1961)
 |
Organização e estudo biográfico do autor
por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora
 |
Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000
|
Memórias da Serra d'Arga
 |
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000
|
Outras Edições Regionais
|