JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

Arcos de Valdevez prepara-se para celebrar o S. João

22,23 e 24 de Junho

Os festejos do S. João estão a chegar, e, Arcos de Valdevez, vila com grandes tradições Sanjoaninas, prepara-se para voltar a viver dias de muita animação e folia, sendo a parte histórica da Vila, nomeadamente o Largo da Valeta, o ponto de encontro de centenas de pessoas que para lá vão à procura de muito bailarico, marteladas, marchas populares, sardinha assada e manjericos.

Tal como nos anos transatos o programa será repleto de animação, começando as festividades no sábado, dia 22, pelas 14h00 com o Torneio Internacional "Arcos Touch Rugby" no Complexo desportivo de Arcos de Valdevez; às 22h00 decorrerão as marchas Sanjoaninas na Avenida Marginal (Junto à Rádio Valdevez) e às 00h30 a atuação do grupo Show Band, no Largo da Valeta.

No domingo a festa tem início pela pelas 22h00 no largo da Valeta com a atuação do Grupo Carlos Rodrigues e às 00h00 terá lugar a sessão de fogo-de-artifício na Praia Fluvial da Valeta.

Na segunda-feira, dia 24, o dia começa pelas 09h00 com alvorada por um grupo de bombos; às 10h00 saem à rua as marchas dos infantários e IPSS, com desfile no Largo da Valeta; às 19h00 decorre a Eucaristia na Igreja da Lapa e às 22h00 a atuação da Orquestra Microsom, no Largo da Valeta.

As festividades do S. João contam com organização da Folia - associação responsável pela organização das várias festividades do município - em parceria com a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez.

Municipio de Arcos de Valdevez



"Dia Internacional de Sensibilização Sobre a Prevenção da Violência Contra as Pessoas Idosas"

CAPI voltou a organizar ação de sensibilização à população sénior

No passado dia 14 de junho, a CAPI - Comissão de Apoio à Pessoa Idosa de Arcos de Valdevez, com o apoio do Comando Territorial de Viana do Castelo, através da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC) do Destacamento Territorial de Arcos de Valdevez e da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, organizou, no âmbito do Dia Internacional de Sensibilização Sobre a Prevenção da Violência Contra as Pessoas Idosas, uma ação de sensibilização à população sénior.

Esta ação reuniu no Quartel da GNR de Arcos de Valdevez cerca de 500 idosos vindos dos concelhos de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Paredes de Coura, os quais abrangem a área de intervenção da SPC daquele Destacamento, e voltou a ser muito bem acolhida pelos idosos, que puderam passar uma tarde animada e em convívio com as atuações dos músicos Augusto Canário e Carlos Rodrigues.

Com esta iniciativa, a CAPI pretende chamar à atenção da população idosa para os crimes de que podem ser vítimas, bem como alertá-la para as melhores formas de os evitarem e denunciarem, referindo quais as pessoas ou instituições que os podem ajudar.

A CAPI visa promover e proteger os idosos do concelho de Arcos de Valdevez, que se encontrem em situação de abandono, isolamento social, solidão, marginalização ou maus tratos e cuja situação represente uma ameaça ao seu bem-estar e segurança.

Municipio de Arcos de Valdevez



Eco Valdevez

Centenas de voluntários limparam vários espaços do concelho

No passado fim-de-semana, dias 15 e 16 de junho, centenas de voluntários juntaram-se à ação de sensibilização Eco Valdevez levada a cabo pela Câmara Municipal, em parceria com 21 Juntas de Freguesia do Concelho.

Pretendeu-se com esta ação sensibilizar a população para as questões ambientais, nomeadamente a manutenção e preservação dos espaços públicos e património natural, promovendo comportamentos ambientalmente sustentáveis.

Mais de 500 pessoas limparam áreas sinalizadas em diversas freguesias, como trilhos, caminhos ou largos para chamar à atenção da população para as questões ambientais e a proteção do ambiente.

Esta iniciativa foi um sucesso, pois contribuiu para a limpeza e melhoria de vários espaços públicos e surtiu efeitos em todos aqueles que participaram, já que apesar de muito já ter sido feito, ainda há um longo trabalho de sensibilização a realizar junto das populações.

O concelho de Arcos de Valdevez destaca-se por trilhar um caminho de valorização do património e de promoção do equilíbrio entre o Homem e a Natureza, sendo certo que o que "fizermos hoje é determinante para o que teremos amanhã", afirma o Presidente da Câmara Municipal, João Esteves.

A Câmara Municipal encontra-se a levar a cabo diversas ações em prol do ambiente, como sendo ao nível da Educação e Sensibilização Ambiental, o Programa Eco-Escolas, School4All, Mercado Municipal Circular, e tem projetos em curso no Parque Nacional da Peneda-Gerês como o Plano de prevenção e recuperação de habitats naturais e o Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas.

Tem em curso a construção na Porta do Mezio do Parque Biológico da Porta do Mezio; a criação do Museu da Água ao Ar Livre do Rio Vez, do Centro da Biodiversidade do Alto Vez em Sistelo, e ainda a realização, pela Câmara e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), de obras de Reabilitação e Requalificação dos Ecossistemas Ribeirinhos e a futura execução do Parque urbano com resiliência às cheias no baixo Vez.

Nesta ação o presidente da Câmara apelou ainda a todos os participantes para contribuírem "para a promoção do desenvolvimento sustentável da nossa Terra. "

Municipio de Arcos de Valdevez




Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais