JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

Museu do Traje acolhe inauguração da galeria Dr. Francisco Sampaio e reedição de livro sobre Romaria d'Agonia

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai promover uma sessão de homenagem a Francisco Sampaio no dia 7 de junho. Pelas 19h00, no Museu do Traje, será inaugurada a galeria Dr. Francisco Sampaio e apresentada a reedição trilingue do livro "Romaria da Senhora d'Agonia".

Para o Município, esta é uma oportunidade de prestar homenagem e agradecer o trabalho promovido por esta figura incontornável do turismo, professor e etnógrafo.

Francisco Sampaio foi, entre variados cargos, Técnico Superior do Centro de Saúde Mental de Viana do Castelo, Professor do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), Presidente da Comissão Regional de Turismo do Alto-Minho, desde 1980 até se reformar, tendo sido ainda fundador da Confraria dos Gastrónomos do Minho.

Foi autor de dezenas de títulos, que versaram sobre temas de caráter histórico, arqueológico, turístico, etnográfico e gastronómico, tendo sido também colaborador de várias publicações do Alto Minho.

É reconhecido como um dos maiores conhecedores das tradições em torno da Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia, tendo até redigido a Declaração de Interesse para o Turismo da Romaria d'Agonia, entretanto aprovada, um documento que se assumia como um "selo de qualidade" da rainha das romarias.

Municipio de Viana do Castelo



A primeira classe de mer europeia arrancou na segunda-feira, dia 27 de maio, em Moulin Mer, na França, no âmbito do projeto ATLANTIC YOUTH

Começou na segunda-feira, dia 27 de maio, em Moulin Mer, na França, a primeira classe de mer europeia, que é também o 2º evento transnacional de escolas, no âmbito do projeto ATLANTIC YOUTH, que até ao dia 1 de junho vai juntar 112 jovens estudantes (com idades compreendidas entre os 11 e os 16 anos) e respetivos professores/acompanhantes, das cinco regiões e cidades parceiras do projeto: Alto Minho (Portugal), Ayamonte (Espanha), Ennis (Clare - Irlanda), Cornualha (Inglaterra) e Brest (Finistére - França).

Do Alto Minho partiu no sábado um grupo de 25 alunos e 4 professores e acompanhantes do Agrupamento de Escolas de Monte da Ola, Viana do Castelo.

A semana de atividades inclui uma visita ao Oceanopolis de Brest, ao navio Abeille Bourbon e aos estaleiros tradicionais do Guip. Também estão previstas atividades náuticas diversas (catamarã, canoagem, stand up paddle, passeio de barco), mas também atividades de sensibilização e descoberta do meio marino (observação de pássaros e animais marinhos, ornitologia, cemitério de barcos), e do litoral (geologia, botânica...).

A viagem irá terminar com a "Celebration Evening", festa durante a qual os alunos poderão dar a conhecer a sua cultura, receber um certificado de participação e vários prémios.

O objetivo do projeto Atlantic Youth é incentivar e desenvolver a educação marítima inclusiva dos jovens europeus pela prática do desporto náutico e da educação marítima na escola.

Com parceiros como Espanha, Portugal, França, Reino-Unido e Irlanda, o projeto Atlantic Youth visa contribuir para a implementação da Estratégia Marítima Atlântica, através do desenvolvimento da educação marítima para os jovens, incentivando-os a descobrir o desporto náutico, a cultura e tradições marítimas e as atividades marítimas como carreiras profissionais potenciais.

Municipio de Viana do Castelo



Viana do Castelo em destaque em revistas estrangeiras dedicadas ao turismo

Viana do Castelo voltou a ser destaque na imprensa internacional, desta vez ocupando lugar de relevo em revistas estrangeiras dedicadas ao turismo.

Na revista "Destination Portugal - À La Découverte D'un Art de Vivre", ao longo de 18 páginas Viana do Castelo é apresentada como "a pérola da Costa Verde". Num artigo repleto de fotografias e sugestões, é indicado que "situada no estuário do rio Lima, Viana do Castelo, cuja origem remonta à época romana, deve a sua prosperidade à pesca do bacalhau".

"Desde o século XVII, o seu porto também se tornou um centro do comércio português, a cidade cobriu-se de mansões manuelinas e palácios de estilo rococó", indica.

"Deste rico passado, Viana mantém um rosto muito refinado, mas hoje é sobretudo uma estância balnear, com praias belas, cada uma mais bonita que a outra, e que se prestam admiravelmente à prática do surf e do kitesurf", é ainda afirmado.

A publicação apresenta registos fotográficos variados, desde a paisagem de Santa Luzia, às mordomas trajadas, Igreja da Senhora da Agonia, centro histórico, destacando a Praça da República, a Sé de Viana, Santa Casa da Misericórdia, Castelo de Santiago da Barra. O Templo-Monumento de Santa Luzia é apresentado como o mais importante monumento do Norte de Portugal, numa publicação que realça também o Museu do Traje, Museu de Artes Decorativas e navio Gil Eannes.

Também as praias vianenses são elogiadas na revista, que fez um périplo pela Praia Norte, Praia do Canto Marinho, Praia da Arda, Praia de Afife e Praia do Cabedelo. Os trilhos pedestres e equestres existentes no concelho são também alvo de atenção, com a Serra d'Arga a ser descrita como "um paraíso onde a água tem pureza cristalina".

Os bordados tradicionais são apresentados na publicação, que destaca ainda a doçaria típica, bares, restaurantes e hotéis e residenciais de Viana do Castelo.

Já na publicação "Portugal - Entre Deux Mondes, Des Terres à L'Océan", também em língua francesa, Viana do Castelo é apresentada como uma "cidade portuária consagrada pela fabricação de navios e que oferece uma visão típica da vida quotidiana portuguesa".

A mesma revista considera que a capital do Alto Minho "representa a maravilha da simplicidade da vida portuguesa, entre o antigo porto e o centro histórico denso e animado, cercada por uma natureza selvagem e luxuriante". "É, portanto, uma imersão perfeita no coração da vida dos habitantes, cheia de história e encanto com seus altos edifícios brancos e também de segredos", revela ainda, destacando no artigo os edifícios religiosos da cidade, misturados com propostas de arquitetura moderna e extravagante.

A mesma publicação realça o santuário de Santa Luzia, "o interior incrível" da Santa Casa da Misericórdia, o Museu do Traje e o navio-hospital Gil Eannes, "conhecido como um dos melhores de Portugal".

Municipio de Viana do Castelo



Municipio de Viana do Castelo



Parque Empresarial da Praia Norte concessionado por mais 20 anos à Câmara Municipal

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo anunciou que foi assinada, com a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), a prorrogação, por mais 20 anos, da concessão do parque empresarial da Praia Norte ao município. José Maria Costa, que discursava na tertúlia "Dinamização industrial como fator de competitividade regional", promovida pelo Fórum Vianense nas instalações do Porto de Mar da cidade, referiu que esta prorrogação do prazo vai permitir um investimento de 20 milhões de euros no parque empresarial que é propriedade da APDL e que conta atualmente com cerca de três dezenas de empresas.

Para o edil, o concelho está a atravessar uma fase vibrante de atividade económica, indicando que sete novas unidades fabris estão a instalar-se no concelho. José Maria Costa assegurou mesmo que "semana sim, semana não", recebe uma nova intenção de investimento industrial.

O autarca revelou ainda que um grupo espanhol do setor automóvel vai investir 17 milhões de euros na instalação de uma nova unidade industrial no Parque Empresarial de Lanheses, criando 70 novos postos de trabalho. José Maria Costa assegurou que este contrato de investimento vai ser submetido à apreciação do executivo municipal já na próxima reunião camarária.

Durante a tertúlia, o edil indicou que entre 2013 e até final de 2018, foram criados 3.557 novos postos de trabalho que resultaram da assinatura de 41 contratos que representaram um investimento de 263 milhões de euros, nos quatro parques empresariais do concelho (Praia Norte, Alvarães/Neiva, Lanheses e Meadela).

Estes contratos integraram o Regime de Incentivos de 2019, que prevê reduções e isenções de taxas para investidores de empreendimentos turísticos e acolhimento empresarial, atividades económicas relacionadas com as fileiras da agricultura e floresta de base regional e do mar, regeneração urbana, entre outros, com especial enfoque no Setor Tecnológico, Serviços Partilhados e Indústrias/Atividades Criativas.

De lembrar que o Regime de Incentivos aplica-se para empreendimentos turísticos e acolhimento empresarial com a isenção total de taxas de licenciamento em todas as operações urbanísticas; atividades económicas relacionadas com as fileiras da agricultura, floresta e produtos de base regional; regeneração urbana com a redução em 50% das taxas de urbanização e edificação e a isenção total das taxas de ocupação de domínio público; modernização de Espaços Comerciais e Espaços de Restauração e Bebidas e pagamento em prestações das Taxas de Ocupação dos Lotes do Parque Empresarial da Praia Norte.

Assim, nos empreendimentos turísticos está prevista a isenção total de taxas de licenciamento em todas as operações urbanísticas e apoio e acompanhamento dos projetos de investimentos para criação de novos ou então requalificação. No acolhimento empresarial, os benefícios passam pela bonificação do preço de cedência de terrenos, realização de obras de infraestruturas e isenções parciais e totais das taxas dependendo do número de postos de trabalho a criar.

Já nas atividades económicas da fileira da agricultura e floresta está prevista a isenção total de taxas de licenciamento e apoio e acompanhamento dos projetos, sendo que na Regeneração Urbana poderá ser efetuada redução de cinquenta por cento do valor final das taxas de urbanização e edificação e isenção de cem por cento das taxas. Na modernização de espaços comerciais e espaços de restauração e bebidas a Câmara Municipal isenta na totalidade de taxas a requalificação dos espaços.

Municipio de Viana do Castelo



Ministro da Educação no espetáculo de encerramento de residência artística dirigida por Gabriela Canavilhas na Escola Zaida Garcez

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, marcou presença no espetáculo de encerramento de uma residência artística dirigida pela antiga ministra da Cultura Gabriela Canavilhas, que juntou cerca de 60 alunos da educação pré-escolar e do 1º ciclo da Escola Básica Zaida Garcez, na freguesia de Darque.

Na passada semana, os alunos da escola básica que integra o Agrupamento de Escolas do Monte da Ola trabalharam a importância da música e da expressão artística, aprendendo diversas músicas, entre estas o 1º andamento da Sinfonia dos Brinquedos, assinada por Leopold Mozart, que utiliza brinquedos e instrumentos tradicionais, como o cuco, rocas e passarinhos de água. Nesta apresentação final, que contou com a presença do governante, os alunos foram acompanhados por um 'ensemble' de cordas da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo (EPMVC).

O Ministro da Educação destacou a resistência e a resiliência do Agrupamento de Escolas do Monte de Ola e elogiou Viana do Castelo, que considerou ser "amor, inclusão, desporto, ciência, ensino público e ensino profissional de qualidade".

Já Gabriela Canavilhas destacou a importância da arte no sistema público de ensino, considerando que a expressão artística é um caminho para a formação, a educação e a cultura.

Também o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, elogiou este programa nacional, desenvolvido pelo Ministério da Educação, considerando que esta foi uma experiência marcante para as crianças da escola de Darque.

Esta residência artística está integrada no Programa de Educação Estética e Artística, uma das cinco componentes do Plano Nacional das Artes (PNA), já aprovado em Conselho de Ministros e que, em junho, será apresentado publicamente. Numa cooperação entre os ministérios da Educação e da Cultura, o PNA integra também os planos nacionais da Leitura e do Cinema e as redes de Bibliotecas Escolares e de Museus.

Municipio de Viana do Castelo



Documentário "Casa ENVC" assinala 75 anos do surgimento da empresa de construção naval

O Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana promove, no dia 3 de junho, às 21h30, a exibição do documentário "Casa ENVC - Instantes e Memórias", um filme de caráter informativo e didático que assinala os 75 anos do surgimento da empresa de construção naval vianense.

O documentário reúne 18 testemunhos emotivos, de quem viveu e sentiu a empresa como parte integrante da cidade.

Os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) foram fundados em junho de 1944, no âmbito do programa do Governo de então, para a modernização da frota de pesca do largo, na forma de uma sociedade por cotas de responsabilidade limitada com o capital social de 750 contos, por um grupo de técnicos e operários especializados oriundos dos Estaleiros Navais do Porto de Lisboa, encabeçados por Américo Rodrigues, seu mestre geral. À empresa juntaram-se, como sócios capitalistas, Vasco D'Orey e o vianense João Alves Cerqueira da Empresa de Pesca Proprietária de veleiros para a pesca do bacalhau.

Os três primeiros navios construídos pelos ENVC, entregues em 1948, foram arrastões para a pesca do bacalhau. Eram eles o "Senhor dos Mareantes" e o "Senhora das Candeias" para a Empresa de Pesca de Viana e o "São Gonçalinho" para a Empresa de Pesca de Aveiro.

Em 1975 a empresa foi nacionalizada, passando a Empresa Pública e o seu capital social aumentado para 330.000 contos.

Os ENVC encontravam-se em processo de extinção desde 10 de janeiro de 2014, data da assinatura, entre o anterior Governo e o grupo privado Martifer, do contrato de subconcessão dos estaleiros navais até 2031. A extinção dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) aconteceu a 31 de março de 2018.

Os ENVC eram a única empresa de construção naval do país, em atividade desde 1944, sendo o maior Estaleiro de construção naval de Portugal, tendo construído mais de 200 navios de vários tipos nos seus quase 70 anos de existência: batelões, rebocadores, ferry-boats, navios de pesca, carga a granel, porta-contentores, transportadores de cimento, navios tanques, LPG, transportadores de produtos químicos e vasos de guerra.

Municipio de Viana do Castelo




Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais