JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

BIBLIOTECA MUNICIPAL ACOLHEU SEMINÁRIO "CIDADANIA E AÇÃO POLÍTICA DAS CRIANÇAS"

"Cidadania e Ação Política das Crianças" foi o tema do Seminário que decorreu no final do dia da passada segunda-feira, na Biblioteca Municipal de Ponte da Barca.

Depois da sessão de abertura a cargo do Vice-presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, José Alfredo Oliveira, a sessão contou com Manuel Jacinto Sarmento, Prof. Associado com Agregação do Instituto de Educação da Universidade do Minho, orador convidado que falou aos presentes sobre os estudos sociais da infância que procuram recuperar a condição da criança como cidadã.

Este seminário está inserido nas atividades promovidas pelo município barquense em parceria com a Associação Soy Niño, Sou Criança", projeto promovido por Grécia de Albuquerque e Leonardo de Albuquerque Batista que tem como objetivo intervir junto do público mais jovem através de uma prática centrada na relação direta com as crianças de forma a estimular e desenvolver a sua criatividade, proporcionando oportunidades de treino do seu sentido crítico e da consciencialização do direito à opinião e visão próprias.

Municipio de Ponte da Barca



CONSELHO DIRECTIVO DA ANAFRE REUNIU EM PONTE DA BARCA

A Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) reuniu, em Conselho Directivo, na manhã do passado sábado, em Ponte da Barca.

A comitiva presidida por Pedro Cenhogo, Presidente da ANAFRE, e pelo coordenador regional de Viana do Castelo, Luís Matias, foi recebida pelo Presidente Câmara Municipal, Augusto Marinho, e pelo Vereador José Alfredo Oliveira, que agradeceram a escolha de Ponte da Barca para a realização deste encontro que foi o primeiro no distrito de Viana do Castelo. A reunião teve como discussão, entre outros assuntos, a Lei de transferência de competências dos municípios para os órgãos das freguesias, a proposta de lei do Governo sobre a criação de freguesias e ainda o problema das comunicações em Portugal.

Ainda durante o encontro de trabalho, onde participaram alguns Presidentes de Juntas de Freguesia do concelho de Ponte da Barca, foi possível reunir com o Presidente da Autoridade Nacional para as Comunicações (ANACOM), João Cadete de Matos, com o qual foram discutidas preocupações em matéria de comunicações como redes de fibra ótica e televisão digital e a importância de prosseguir o esforço de cobertura em todo o país, incluindo as zonas mais remotas, uma vez que o acesso à tecnologia é um elemento fundamental para evitar a desertificação do País e promover a coesão do território.

Municipio de Ponte da Barca



BlueWays, um novo projecto de turismo de natureza na descoberta do Alto Minho apresentado em Ponte da Barca

Ponte da Barca acolheu, na manhã de ontem, no Jardim dos Poetas, a apresentação do projeto Blueways, projeto da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho que tem como objectivo dar a conhecer a rede de percursos do rio, mar e natureza inseridos em espaços de conservação e com grande importância para o turismo e economia da região.

O projeto, que arrancou este mês, vai contar, até outubro, nos concelhos que integram a CIM Alto Minho, com várias atividades em meio aquático como o Bodyboard, Canoagem, Canyoning ,Kitesurf, Passeios de barco, Rafting, Stand Up Paddle (SUP),Surf Windsurf, Pedestrianismo, Hidrospeed e Visitas a lagoas e cascatas que serão complementadas com outras ofertas.

Depois de uma mesa redonda onde foi apresentada a importância do projecto Blueways para a região e que contou com a participação do Augusto Marinho, Presidente da Câmara de Ponte da Barca, Cecília Marques, representante da CIM, Luís Barros da empresa Aktiva Natura e Manuel Costa da empresa Tobogã, com mediação de António Jorge, coordenador de Informação Rádio no Centro de Produção do Norte da RTP, seguiu-se uma conferência de imprensa presidida por José Maria Costa, Presidente da CIM Alto Minho, Augusto Marinho, Presidente da Câmara de Ponte da Barca e Júlio Pereira, secretário da CIM onde explicaram que o mar, o rio e a natureza são os ingredientes que este ambicioso projecto no Alto Minho quer oferecer, transformar e atrair turistas nacionais e internacionais à região.

"A região do Alto Minho concentra uma rica e diversa oferta turística que vai desde recursos naturais e de lazer, uma gastronomia ímpar, monumentos, tradições e costumes singulares pelo que, seguramente, este projeto servirá como alavanca na promoção das potencialidades deste território único", disse na ocasião o autarca barquense, Augusto Marinho, que estava visivelmente satisfeito pela escolha de Ponte da Barca para a apresentação deste projeto, concretamente no "magnifico cenário do jardim dos poetas, local cujo nome homenageia duas importantes figuras barquenses, os irmãos poetas Frei Agostinho da Cruz e Diogo Bernardes".

De Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo até Vila Nova de Cerveira, o BlueWays pretende divulgar a rede de percursos azuis inseridos em espaços de conservação da natureza o projeto Blueways, que é Co-financiado pelo PO Norte 2020, visa criar uma melhor oferta, orientada para diferentes públicos-alvo da estratégia de valorização eco-turística da região do Alto Minho.

Municipio de Ponte da Barca



PSD VENCE ELEIÇÕES EUROPEIAS EM PONTE DA BARCA

O Partido Social Democrata venceu as Eleições Europeias em Ponte da Barca, contrariando a tendência nacional e invertendo o resultado das últimas eleições para o Parlamento Europeu de 2014 em Ponte da Barca.

O PSD Ponte da Barca conquista 36,59% contra os 34,40% do PS, sendo que o Partido Socialista perde em Ponte da Barca praticamente quatro centenas de votos quando comparado com as últimas eleições europeias no concelho que então era liderado pelos socialistas.

Azias, Boivães, Cuide de Vila Verde, Lavradas, Nogueira, Oleiros, Sampriz, Vade São Pedro, Vade São Tomé, nas Uniões de Freguesia de Touvedo (São Lourenço e Salvador), Crasto, Ruivos e Grovelas, Vila Chã (São João e Santiago) registam um aumento de votos para o PSD, sendo que o mesmo se regista na sede do concelho, onde o PSD tem o melhor resultado em eleições europeias, conquistando um aumento do número de votos ao contrario do PS que perde mais de uma centena de votos.

O PSD Ponte da Barca regista com preocupação a elevada abstenção nestas eleições, tendo 3706 eleitores barquenses exercido o seu direito de voto em todo o concelho.

Para o Presidente da Comissão Política do PSD Ponte da Barca, José Alfredo Oliveira, "o PSD consolida-se desta como partido mais votado no concelho de Ponte da Barca, tendo obtido excelentes resultados na maioria das freguesias, vitórias em secções de voto historicamente socialistas, vitória no concelho e um dos melhores resultados no Distrito de Viana do Castelo para a eleição dos novos Eurodeputados, razões que nos motivam e mobilizam para continuar a Marcar a Diferença em Ponte da Barca."

PSD de Ponte da Barca

Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais