JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

Exposição de pintura "Ao Sabor das Metáforas", dos artistas Alua & Pólen na Casa Museu de Monção/Universidade do Minho

Vai estar patente ao público a exposição de pintura dos artistas Alua & Pólen intitulada "Ao Sabor das Metáforas",de 1 de junho a 3 de julho, na Sala de Exposições Temporárias da Casa Museu de Monção/Universidade do Minho.

Segundo o artista Pólen: "Como um poema agora a cores // Uma pétala espremida numa toalha em branco // Um azul depois roubado de algum céu// Algum mar // Se calhar de algum rio// Uma gota de sangue // Ou de vinho tinto, é a mesma coisa… // Depois uma linha preta, a Contornar manchas simuladas De dança Um bocadinho laranja das ervas de S. Roberto // Uma boca a sorrir, Dois olhos marinados em forma de Mensagem Um nariz com sardas ecológicas // Um ombro tatuado num pescoço com Três orelhas, 100 brincos…Uma reunião de borboletas em volta do sol, Kilo e meio de pintinhas em Roxos magenta. Três papoilas vadias em Meditação; meia dúzia de aves; Aves tratas? Aves Truzes? A pintura poema rodo pia AO SABOR DAS METÁFORAS. Depois é só assinar e dar verniz E oferecer a alguém Como uma flor…".

Casa Museu de Monção



FÓRUM DE EDUCAÇÃO E MORAL JUNTA 5 MIL JOVENS NO PARQUE DAS CALDAS

O Parque das Caldas recebeu, durante a manhã e tarde, o XXIV Fórum/Festa de Educação e Moral do distrito de Viana do Castelo, juntando, naquele espaço aprazível da vila de Monção, perto de 5 mil jovens e professores vindos dos dez concelhos do Alto Minho.

O Bispo da Diocese, D. Anacleto Oliveira, presidiu ao encontro distrital que, todos os anos, reúne milhares de jovens da disciplina de educação e moral. O autarca monçanense, António Barbosa, e os vereadores Natália Rocha e Duarte Amoedo, marcaram presença.

Os jovens alto minhotos tiveram um dia em cheio. Uns preferiam os insufláveis enquanto outros se dedicavam ao futebol, voleibol e badminton. Do palco, saía música que fazia bater o pé e abanar a cabeça. Do carro dos bombeiros, constantes jatos de água para contrariar o tempo quente. Valentes banhos saudados por todos.

Numa mensagem breve, D. Anacleto Oliveira, deu as boas vindas aos jovens e convidou-os a fazer desta festa um convívio promotor da amizade e partilha de valores. Adiantou: "Estão a escrever os vossos nomes nas t-shirts dos colegas. Um sinal de estima pelo próximo que vos acompanhará na vida adulta".

Com semblante satisfeito, António Barbosa, saudou a presença de tanto jovem na bonita terra de Deu-la-Deu Martins e afirmou que estes encontros servem para cimentar a amizade e o convívio, fortalecendo o sentido cívico e participativo das gerações futuras.

Em declarações à Rádio Vale do Minho, Natália Rocha, afirmou: "Isto é mais do que uma festa. É um fórum de Educação Moral e Religiosa Católica, onde se gera um convívio saudável entre alunos e professores de todo o distrito. Um encontro onde se transmitem muitos valores".

Com idades entre 14 e 17 anos, muitos dos jovens presentes vieram pela primeira vez a Monção. Pelo que se constatou, viveram um dia fantástico, fazendo novos amigos e desfrutando de um local paradisíaco. Levam uma mensagem positiva para casa e, mais tarde, regressarão para recordar esta jornada inesquecível fora da sala de aulas.

Municipio de Monção



MONÇÃO DÁ PRIMEIRA PEDALADA DO GRANDE PRÉMIO DE CICLISMO JN

Durante sete dias, entre 4 e 10 de junho, as estradas do norte de Portugal voltam a receber a emoção e adrenalina do ciclismo com cerca de uma centena de ciclistas divididos por 14 equipas, 12 portuguesas, uma espanhola e outra angolana.

Monção dá início à competição com realização de prólogo, no dia 4 de junho, e partida da primeira etapa, em direção a Viana do Castelo, no dia seguinte. Ao todo, serão percorridos 755 quilómetros repartidos pelo prólogo e seis etapas, unindo as localidades de Monção, Viana do Castelo, Ovar, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Santo Tirso, Valongo, Porto e Gondomar. Será a

Na apresentação do evento, realizado no dia 24 de maio, em Gondomar, o diretor da prova, Carlos Pereira, revelou que "a edição deste ano será uma das mais duras da história da prova", onde "as decisões finais estão reservadas para os últimos metros".

O diretor do JN, Domingos de Andrade, considerou que "o Grande Prémio de Ciclismo JN volta a aproximar o desporto do público" numa competição que "procura decentralizar os grandes eventos" e "dar voz aos que são esquecidos por um país demasiado fechado na sua centralidade pouco solidária".

Para António Barbosa, vamos viver "uma festa em honra do ciclismo" que assume "um compromisso muito sério com a divulgação do território", resultando em "maior visibilidade do nosso concelho e na rentabilização económica dos setores da restauração e hotelaria"

Na edição do ano passado, António Carvalho, da W52-FC Porto, repetiu o triunfo conseguido em 2015, igualando o feito do seu tio, Fernando Carvalho, o único ciclista que, até então, tinha vencido duas edições do Grande Prémio JN, na década de 80.

Municipio de Monção



Emparcelamento Agrícola de Moreira e Barroças e Taias

CONTRATO DE EMPREITADA ASSINADO. SEGUE-SE VISTO DO TRIBUNAL DE CONTAS PARA INÍCIO DOS TRABALHOS

A Câmara Municipal de Monção e a Empresa "Restradas - Revitalização de Estradas do Norte, Lda", assinaram, na passada terça-feira, no edifício do Loreto, o contrato de empreitada do Emparcelamento Agrícola de Moreira e Barroças e Taias, no valor de 4.196.954,84 €, IVA incluído.

O lançamento do concurso público, ao qual concorreram 10 empresas, foi aprovado no dia 21 de fevereiro, na reunião do Executivo Municipal, realizada em Moreira. A adjudicação da empreitada à empresa vencedora teve lugar no dia 8 de abril, na reunião do Executivo Municipal, realizada em Badim.

O próximo passo é o visto do Tribunal de Contas, seguindo-se o ato de consignação e o início dos trabalhos, cujo prazo de execução são 730 dias. Com o propósito de prestar todas as informações referentes ao projeto e dissipar eventuais dúvidas das populações locais, realizaram-se, no dia 23 de março, sessões de esclarecimento nas duas freguesias.

Entendido como estruturante para o futuro do setor agrícola/vinícola no concelho de Monção, este projeto de ordenamento fundiário, que envolve terrenos nas freguesias de Moreira e Barroças e Taias, abrange 529 hectares, dos quais 127 de reconversão de vinha, 616 proprietários e 892 lotes.

Considerando a sua dimensão, o emparcelamento agrícola nas duas freguesias do Vale do Gadanha, com lotes destinados maioritariamente à produção de vinho Alvarinho, resultará num acréscimo produtivo daquela casta nobre e singular, potenciando novos investimentos no setor e chamando novas gerações para a viticultura.

Municipio de Monção



XIII CERIMÓNIA DE ENTRONIZAÇÃO DE NOVOS CONFRADES

Monção recebe no próximo sábado, 1 de junho, a XIII Cerimónia de Entronização da Real Confraria do Vinho Alvarinho, apresentando um programa diversificado que tem inicio no dia anterior, 31 de maio, pelas 18h30, com visita guiada à Quinta da Teimosa, em Cambeses.

Este ano, serão entronizados 17 novos confrades enófilos, mestres e oficiais, destacando-se, como confrades honorários, o presidente do Instituto da Vinha e do Vinho, Bernardo Gouvêa, o presidente da Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro de Carvalho Martins, o chef Vítor Matos, Estrela Michelin, e o jornalista da RTP, Carlos Daniel.

Os futuros elementos da RCVA, fundada em 2007, terão como missão assumir o papel de embaixadores do vinho Alvarinho, vestindo a camisola, neste caso o traje, pela defesa, promoção e divulgação daquele produto vínico originário dos concelhos de Monção e Melgaço, preservando a sua autenticidade e qualidade superior.

No sábado, o programa inicia-se com a concentração dos confrades no Museu do Alvarinho, seguindo-se, naquele espaço, a sessão de boas vindas pelo presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, e pelo Grão Mestre da RCVA, António Rodrigues.

Após um desfile pelas ruas do centro histórico de Monção com a participação de cerca de 20 confrarias convidadas, a comitiva dirige-se para a Quinta da Pedra, em Longos Vales, onde decorrerá a XIII Cerimónia de Entronização dos novos confrades.

O programa termina com almoço convívio no Restaurante "A Galiza Mail`o Minho", integrado no Hotel Termas de Monção, cujo prato principal será o Cordeiro à Moda de Monção, popularmente conhecido como "Foda à Monção", uma das 7 maravilhas à mesa da gastronomia nacional.

Municipio de Monção



MEIA MARATONA ENTRE MONÇÃO E VALENÇA

Nesta primeira edição, marcada para 20 de outubro de 2019, a partida faz-se de Valença. No próximo ano, será Monção a dar o tiro de partida.

Os vereadores do desporto dos municípios de Monção e Valença, João Oliveira e José Monte, respetivamente, estiveram reunidos esta manhã, em Valença, acertando o lançamento de uma nova prova desportiva que vai unir as duas localidades vizinhas: Meia Maratona entre Monção e Valença.

Nesta primeira edição, marcada para 20 de outubro de 2019, a partida faz-se de Valença. No próximo ano, será Monção a dar o tiro de partida. Tanto João Oliveira como José Monte acreditam que esta competição tem todas as condições para se tornar num acontecimento desportivo de excelência.

Além de potenciar a atividade física da população de ambos os concelhos e criar mais um motivo para atrair visitantes à nossa região, esta prova tem como objetivo reforçar os laços desportivos entre os dois municípios ribeirinhos.

Registe-se que, desde 2004, Monção e Valença estão unidos pela Ecopista do Rio Minho, a primeira via ecológica do país com aproveitamento da antiga linha férrea. Com década e meia de existência, este corredor paralelo ao rio Minho tem somado distinções nacionais e europeias, tendo sido considerado, em 2017, a 3ª melhor via verde da Europa.

Municipio de Monção



"ROTEIRO DE PROXIMIDADE" EM SAGO

Junta de Freguesia, liderada por José João Machado, aponta como prioridade a requalificação da rede viária e a construção de um Circuito de Karting, no chamado "Alto de Sago".

A primeira reunião descentralizada da Câmara Municipal de Monção no presente ano, teve lugar, no dia 17 de janeiro, segunda-feira, na freguesia de Sago. Por incompatibilidade de agenda, nessa data não foi possível realizar-se o "Roteiro de Proximidade", o qual viria a acontecer no passado dia 13 de maio.

Na deslocação aquela freguesia do Vale do Gadanha, o autarca monçanense, António Barbosa, esteve acompanhado pela chefe do Gabinete de Apoio à Presidência, Célia Rodrigues, e pelo presidente da União de Freguesias de Sago, Lordelo e Parada, José João Machado.

E quais os locais visitados? Como é habitual neste roteiro pelas freguesias monçanenses, a comitiva deslocou-se a locais intervencionados e a espaços entendidos como prioritários pela junta de freguesia para investimento futuro, inteirando-se ainda das necessidades e preocupações da população local.

Um périplo pelos lugares da freguesia feito a ritmo lento. Devido às ondas de calor "atiradas" de um céu azulado e às constantes paragens para uma palavra, um abraço, um aperto de mão ou um beijinho. Sinceras e verdadeiras manifestações de carinho que, registe-se, acontecem em todas as freguesias visitadas.

A par da requalificação da rede viária, onde houve a oportunidade de verificar o trabalho final na Quelha do Souto e a obra em curso no Caminho de Chão dos Pinheiros e Sobrado, a grande prioridade do executivo liderado por José João Machado com a colaboração de Silvia Pedreira (secretária) e Nuno Conde (tesoureiro), centra-se na construção de um circuito de karting na freguesia.

A estrutura, ainda no papel, ficará localizada no chamado "Alto de Sago", junto à EM 505, representando duas vantagens para a freguesia. Por um lado, permite a criação de um motivo forte para os amantes desta modalidade visitarem a localidade e, por outro, valoriza toda aquela zona ampla que, como se comprovou, é utilizada como depósito de entulho.

Nesta deslocação, António Barbosa, José João Machado e Célia Rodrigues visitaram também a empresa "Ambulâncias São Miguel", criada em 2011, fazendo com o proprietário o ponto da situação deste setor, tendo sido analisadas as vantagens e adversidades do momento atual e as expetativas para os próximos anos.

Municipio de Monção



Tribunal Judicial e Monção sem condições dignas para pessoas com mobilidade reduzida

Deputada do PSD pede à Ministra da Justiça Francisca van Dunem, elevador ou plataforma de escadas para o Tribunal Judicial de Monção

Deputada do PSD, Liliana Silva, eleita pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo, questiona a Ministra da Justiça relativamente à falta de condições de acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida ao Tribunal Judicial de Monção.

O Tribunal Judicial de Monção tem a sua sede localizada na União das Freguesias de Monção e Troviscoso , concelho de Monção, distrito de Viana do Castelo.

Em termos de acessibilidades , este equipamento público, de vital importância cívica e legal, tem falhas gravíssimas.

No seu exterior, a Câmara Municipal de Monção procedeu à execução de rampas de acesso a pessoas com mobilidade reduzida para que pudessem aceder aos serviços existentes no rés-do-chão, apesar deste ser um equipamento da responsabilidade do Estado.

No entanto, a população do concelho de Monção com mobilidade reduzida não consegue aceder em igualdade de circunstâncias ao 1º piso do Tribunal.

Sempre que existe uma situação de mobilidade reduzida têm sido os Bombeiros a tentar mitigar o problema.

Releva-se o facto de no 1º piso se encontrarem a sala de audiências e o Ministério Público.

Qualquer cidadão português deve ter direito a aceder a estes espaços e serviços sem necessidade de alocar os recursos dos Bombeiros Voluntários, por muita boa vontade manifestada por parte da Associação Humanitária.

Dar dignidade neste País é, também, garantir o acesso aos serviços públicos, garantindo a autonomia de cada cidadão, independentemente da sua condição física.

É obrigação do Estado garantir a igualdade de oportunidade e acesso aos equipamentos públicos e garantir que as pessoas com mobilidade reduzida usufruam dos seus plenos direitos.

Resumindo, o equipamento onde funciona o Tribunal Judicial de Monção não cumpre a legislação e não respeita as pessoas com mobilidade reduzida.

Sendo este equipamento da responsabilidade do Ministério da Justiça, a deputada Liliana Silva, perguntou à Sr. Ministra Francisca Van Dunem se tinha conhecimento desta situação e quando é que o Ministério irá cumprir a lei e apetrechar este equipamento público com um elevador ou plataformas de escadas para cadeiras de rodas, para acesso ao 1º piso.

A aguardar resposta por escrito, a deputada refere que " é da mais elementar justiça permitir a igualdade de oportunidades no acesso a equipamentos e serviços públicos. O Estado não pode multar os privados por não cumprirem a lei das acessibilidades e ele próprio incumprir na "casa" onde a Justiça se faz".

Deputada do PSD, Liliana Silva



EXPOSIÇÃO DE COQUINHAS NA COVILHÃ

No seguimento da Exposição de Cocas Rabixas em 2018, criadas pelas associações, instituições e clubes de Monção e patente ao público no centro histórico de Monção, o Município de Monção foi contactado pelo Diretor do Museu de Arte Sacra da Covilhã, Carlos Madaleno, para que a exposição fosse apresentada nos espaços exteriores daquele museu.

Desta forma, em março do presente ano, as coquinhas seguiram para a cidade da Covilhã, onde estarão expostas até finais do mês de junho. O resultado tem sido muito positivo com os populares a manifestarem surpresa e deslumbramento com os trabalhos apresentados pelo movimento associativo monçanense.

No passado dia 15 de maio, a convite da Câmara Municipal da Covilhã, uma comitiva constituída pelo Vereador da Ação Social, Cultura e Turismo, João Oliveira, e representantes de algumas das associações locais, deslocaram-se aquela cidade pertencente ao distrito de Castelo Branco.

Após uma longa viagem, o diretor do Museu de Arte Sacra da Covilhã, Carlos Madaleno, conduziu a comitiva numa visita guiada pela cidade, revelando algumas curiosidades e pormenores da sua história. O Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, e a Vereadora da Cultura, Regina Gouveia, receberam a comitiva no Auditório Municipal, local onde decorreram os discursos de agradecimento e troca de presentes.

Nesta visita à Covilhã, os participantes monçanenses tiveram a oportunidade de assistir a dois momentos musicais: Grupo "Lã e Neve", na Câmara Municipal, e Cavaquinhos da Covilhã, no Museu de Arte Sacra. Além da habitual simpatia, os monçanenses deixaram na Covilhã a criatividade das nossas associações com a apresentação das coquinhas.

Municipio de Monção



GRANDE PRÉMIO DE CICLISMO JN PROMETE EMOÇÃO E PROMOÇÃO DO TERRITÓRIO

A 29ª edição do Grande Prémio de Ciclismo JN foi apresentada na tarde de sexta-feira, na Casa Branca do Gramido, em Gondomar. Monção dá início à competição com realização de prólogo, no dia 4 de junho, e partida da primeira etapa, em direção a Viana do Castelo, no dia seguinte.

Além do diretor do Jornal de Noticias, Domingos de Andrade, do diretor da prova, Carlos Pereira, e do presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmiro Pereira, marcaram presença na cerimónia de apresentação representantes dos municípios envolvidos na competição: Monção, Viana do Castelo, Ovar, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Santo Tirso, Valongo, Porto e Gondomar.

Durante sete dias, entre 4 e 10 de junho, as estradas do norte de Portugal voltam a receber a emoção do ciclismo com cerca de uma centena de ciclistas divididos por 14 equipas, 12 portuguesas, uma espanhola e outra angolana. Ao todo, serão 755 quilómetros repartidos pelo prólogo e seis etapas.

Na ótica de Carlos Pereira, "a edição deste ano será uma das mais duras da história da prova", onde "as decisões finais estão reservadas para os últimos metros". Já Delmino Pereira, falou "numa prova âncora do calendário nacional, com grande impacto, que irá constituir um grande espetáculo desportivo".

Por sua vez, Domingos de Andrade considerou que "o Grande Prémio de Ciclismo JN volta a aproximar o desporto do público" numa competição que "procura decentralizar os grandes eventos" e "dar voz aos que são esquecidos por um país demasiado fechado na sua centralidade pouco solidária".

Para António Barbosa, vamos viver "uma festa em honra do ciclismo" que assume "um compromisso muito sério com a divulgação do território", resultando em "maior visibilidade do nosso concelho e na rentabilização económica dos setores da restauração e hotelaria"

Na edição do ano passado, António Carvalho, da W52-FC Porto, repetiu o triunfo conseguido em 2015, igualando o feito do seu tio, Fernando Carvalho, o único ciclista que, até então, tinha vencido duas edições do Grande Prémio JN, na década de 80.

Municipio de Monção



9ª FEIRA MOSTRA DE PRODUTOS LOCAIS E REGIONAIS

Organizada pela Associação Social, Cultural e Cívica da Senhora da Ajuda, a 9ª edição da Feira Mostra de Produtos Locais e Regionais realiza-se no próximo fim de semana, 1 e 2 de junho, apresentando diversas iniciativas de exaltação do mundo rural. Decorre no Largo da Senhora da Ajuda, em Troviscoso.

Além de expositores com produtos locais, vinho Alvarinho, artesanato e fumeiro, o certame compreende atuação de grupos de folclore, bombos, cavaquinhos e concertinas, bem como atividades de cariz tradicional e verbenas com agrupamentos musicais.

Em linhas gerais, a Feira Mostra de Produtos Locais e Regionais tem como finalidade a divulgação da freguesia de Troviscoso e dos produtos endógenos do concelho, proporcionando momentos de confraternização saudável aos residentes e forasteiros.

Ao longo do fim de semana, a gastronomia tradicional complementa-se com atividades próprias da atividade agrícola na região alto minhota, revelando-se uma oportunidade impar para juntar famílias e amigos num acontecimento festivo direcionado para a valorização da ruralidade.

Municipio de Monção




Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais