|
Arquivo Municipal assinala Dia Internacional dos Arquivos
No âmbito do Dia Internacional dos Arquivos, celebrado a 9 de Junho, o Arquivo Municipal de Arcos de Valdevez realizará no dia 08, sábado, a atividade infantil Os Guardiões do Saber, onde os participantes irão dar asas à imaginação e, com tintas e pincéis, criar uma iluminura medieval.
Desde há milhares de anos que o Homem representa e comunica o seu imaginário, a natureza, os animais, as atividades quotidianas e a religião das mais variadas formas.
Nesta oficina desafiamos-te a desvendar os segredos da Arte Medieval, através da recriação de tintas e técnicas de pintura utilizadas há muitos anos atrás nos mosteiros. Vestidos a rigor, vamos entrar na Idade Média e experimentar criar uma iluminura como as dos livros copiados pelos monges no tempo dos reis e cavaleiros.
Para isso vamos conhecer e usar como inspiração alguns dos documentos históricos mais emblemáticos de Portugal e de Arcos de Valdevez! A imaginação será o nosso limite!
Municipio de Arcos de Valdevez
Arcos de Valdevez fomenta Cooperação com 85 empresas da área do Turismo
O site de viagens Trivago revelou recentemente que todos os dias, quatro milhões de pessoas procuram inspiração para as férias, sendo que dessas, são já muitas aquelas que no motor de busca escrevem "Arcos de Valdevez", na ânsia de conhecer este espaço de turismo de natureza, que ocupa já o quarto lugar do ranking de destinos desta plataforma.
Estes são números que desafiam a Autarquia a fazer mais e melhor com os seus parceiros.
A estratégia da comunicação passa por mostrar os aspetos diferenciadores de Arcos de Valdevez quando comparado com outros destinos.
Nesse sentido, o Município de Arcos de Valdevez, procedeu à entrega gratuita de um expositor, através do qual se disponibilizará todo o tipo de informação turística existente no concelho, e outros assuntos de interesse como notícias, agenda cultural, restaurantes, a possível aquisição de produtos de Arcos de Valdevez como a doçaria, os vinhos, o artesanato ou ainda obter informação sobre o turismo de Natureza aqui existente.
Foi também celebrado com 85 empresários do setor do turismo, com grande enfoque nas empresas de animação turística e Alojamento, um Acordo de Cooperação que visa a cooperação entre os parceiros com o objetivo de promover e divulgar as potencialidades turísticas de Arcos de Valdevez.
Esta parceria entre a Câmara Municipal e os agentes de Turismo arcuense é o ponto de partida para vencer os novos desafios de extrema importância para o território como a qualificação e desenvolvimento sustentável do turismo, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento do turismo como ferramenta de dinamização da economia local.
Municipio de Arcos de Valdevez
Município arcuense promove consolidação e melhoria do Serviço de Transportes Públicos
A Câmara Municipal irá assegurar, pagando, o serviço de carreira de Transporte Público entre várias freguesias e a sede do concelho.
Na sequência da informação recebida por parte da empresa transportadora que assegurava as carreiras públicas de Cendufe/Miranda para a Vila; Eiras por Aguiã para a Vila; Sistelo para a Vila; Soajo para a Vila e Travassos - Senharei para a Vila, anunciando a cessação daquele serviço de transporte, dado o mesmo ser deficitário em termos económicos, atendendo ao número reduzido de passageiros diários, a Câmara Municipal aprovou a celebração de um contrato de prestação de Serviço Público de Transporte, no valor de cerca de 30 mil euros, de forma a garantir a manutenção do serviço até ao final do ano.
Mediante este contrato a empresa compromete-se a manter em exploração as carreiras identificadas, tendo em conta os horários, itinerário e preços aprovados, durante o período de vigência do presente acordo e a manter os níveis de qualidade do serviço.
Este é um esforço acrescido que a Câmara Municipal irá ter para garantir que os transportes públicos continuem a existir nestes locais, contribuindo para a melhoria da mobilidade da população arcuense.
Municipio de Arcos de Valdevez
Conferências "Alto Minho 2030": CIM Alto Minho promove debate sobre "transformação económica inovadora e inteligente"
"Alto Minho 2030: Por uma transformação económica inovadora e inteligente" é o tema da sexta conferência que a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) promove no próximo dia 4 de junho, no âmbito do Ciclo de Conferências "Alto Minho 2030: Balanço 2014-2020, Perspetivas & Propostas de Ação", que decorre durante este ano em cada um dos dez concelhos do Alto Minho.
O programa desta sexta conferência - que terá lugar no Centro Municipal de Informação e Turismo de Arcos de Valdevez, no dia 4 de junho, a partir das 17h15 - contará com as intervenções de Luís Reis, da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP); de José Vale, da Agência para a Competitividade e Inovação, I. P. (IAPMEI); de Rui Teixeira, presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e de Carlos Bernardo, professor emérito de Engenharia de Polímeros da Universidade do Minho. João Esteves, presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, fará a sessão de abertura e José Maria Costa, presidente da CIM Alto Minho, o encerramento.
O objetivo deste ciclo de conferências é promover o debate e a reflexão coletiva sobre as prioridades de desenvolvimento e as principais iniciativas/ projetos a concretizar neste espaço regional no horizonte 2030.
O programa completo desta conferência - que conta com o apoio do PO Norte 2020, bem como o formulário de inscrição encontram-se disponíveis no site da CIM em www.cim-altominho.pt,
CIM Alto Minho
Mais de 200 mil euros para ampliar rede de abastecimento de água em Arcos de Valdevez
A Câmara Municipal adjudicou à empresa Habimonção a obra de ampliação da rede de abastecimento de água a ERMELO, no lugar de Igreja, que ainda não se encontra servido de rede pública de abastecimento de água, pelo valor de 188 271,74 €, mais IVA.
O projeto preconiza a instalação de condutas de distribuição numa extensão de cerca de 2.82 km, a partir da rede em Alta que se encontra em fase de execução pelas Águas do Norte.
A intervenção prevê ainda a instalação de 86 ramais domiciliários, 3 redutoras de pressão e hidrantes e conta com um prazo de execução 300 dias.
Por outro lado também aprovou a aquisição de serviços para elaboração do projeto de execução de ampliação da rede de abastecimento de água a Carralcova através de adução a partir do reservatório de Vila Boa, pelo preço base de 14.000,00 euros.
Este investimento engloba a adução a partir de Vila Boa: Construção de Estação Elevatória no R4 (Vila Boa) e conduta de adução numa extensão de cerca de 7.00 km.
Estas obras juntam-se a um conjunto de outras que estão em fase de concurso no valor de 2 933 126,07 €, bem como das que estão a ser executadas pela Águas do Norte, no valor de 2,5 ME.
Estes investimentos são realizados para alargar a rede de abastecimento de água, contribuindo para o bem-estar da população arcuense.
Municipio de Arcos de Valdevez
Município lança obra Loja de promoção dos vinhos de Arcos de Valdevez
A Câmara Municipal vai proceder à reabilitação de uma loja, situada no Campo do Trasladário, para criar um espaço de promoção do vinho verde, sobretudo da casta Vinhão, que deverá estar concluída no verão.
Este espaço, cuja remodelação está orçada em cerca de 50 mil euros, servirá também para promover outros produtos locais, ou seja, para além dos vinhos, de produtores e engarrafadores arcuenses, também disponibilizará os doces, e os produtos da terra. Os visitantes poderão provar e comprar vinho, sentar-se para comer um petisco ou comprar algum produto produzido no concelho.
Arcos de Valdevez possui atualmente 15 produtores de vinhão com marca própria.
O lançamento desta obra vai fazer-se no próximo dia 1 de Junho, no âmbito do evento Festivinhão, o qual acontece de 31 de Maio a 2 de Junho, no Jardim dos Centenários.
Municipio de Arcos de Valdevez
"12 Trilhos 12 Experiências" Pelos trilhos do lobo ibérico
O lobo ibérico, considerado uma espécie protegida, resiste no Parque Nacional da Peneda-Gerês. E, embora seja um animal cuja observação direta seja difícil, convidamo-lo a vir connosco, no próximo dia 2 de Junho, conhecer os vestígios que o Homem deixou no tempo de uma relação amor-ódio com o lobo.
Partindo da aldeia de Lombadinha, com uma subida até ao fojo do lobo, disfrutaremos das vistas magníficas sobre o Vale do Vez e da paisagem do Parque Nacional, que combina as suas encostas agrestes com as pequenas chãs e prados verdejantes, onde se alimentam as cachenas e os garranos.
Pelo caminho, esperam-nos muitas histórias que povoam o imaginário destas comunidades serranas.
Programa:
Data: 2 de Junho de 2019
Local de encontro: Nature4, Arcos de Valdevez
(Coordenadas GPS: - 41°50`43.94``N; 8°25`02.76``O)
8h30 - Receção dos Participantes
9h00 - Partida dos participantes até Lombadinha
9h30 - Início da caminhada
11h00 - Visita ao fojo do lobo
13h00 - Fim da atividade
A hora de fim da atividade pode alterar-se conforme as condições e os participantes.
Inscrições: 258 510 100 / portadomezio@ardal.pt
Percurso
Distância: 8 km
Duração: 3h00
Dificuldade: Moderado
Nota: Os participantes devem trazer roupa e calçado impermeável, água, reforço alimentar assim como copo para o chá e café (não fornecemos copos de plástico por motivos ambientais).
Municipio de Arcos de Valdevez
|