| 
  
	| MONÇÃO EM FLOR DE CAMÉLIA  
 "Monção, Vila Florida" dedica um fim de semana às camélias com diversas atividades destinadas àquela flor. A iniciativa, que decorre no Hotel Convento dos Capuchos, realiza-se nos dias 6 e 7 de abril com a participação de associações locais e galegas e animação popular.
 Nos dois dias, serão "mostrados" diversos trabalhos feitos com camélias e realçada a importância do cultivo desta planta tanto a nível ornamental como terapêutico. O Programa prevê ainda momentos musicais protagonizados pelos grupos "Almas de Fado" e "Os Teimosos".
 A sessão de abertura, pelas 15h00, conta com a presença do autarca monçanense, António Barbosa. Segue-se a abertura de exposição de fotografia "Monção em Flor de Camélia", da autoria de fotógrafos monçanenses, e entrega de diplomas de participação aos expositores presentes. 
 Posteriormente, decorre a degustação de Camellia Sinensis acompanhada por doces típicos de Monção (roscas e papudos), culminando o dia com atuação do grupo "Almas de Fado". No domingo, o programa compreende, pelas 11h00, uma visita pelos jardins de camélias do Convento dos Capuchos e, pelas 15h00, animação musical com "Os Teimosos". 
 "Monção em Flor de Camélia" insere-se na iniciativa "Monção, Vila Florida", a qual decorre durante a primavera com o embelezamento das ruas e largos da vila, bem como das fachadas dos estabelecimentos comerciais. No segundo fim de semana de maio, as ruas do centro histórico serão decoradas com tapetes floridos. 
 "As camélias são as palavras de um belo poema de primavera…"Municipio de Monção 
 
 MÊS DA PREVENÇÃO DOS MAUS-TRATOS NA INFÂNCIA A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Monção associa-se, pelo oitavo ano consecutivo, ao Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, iniciativa promovida pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens. 
 Denominada "Serei o que me deres…que seja Amor", a iniciativa decorre durante todo o mês de abril, através da realização de várias atividades de sensibilização e envolvimento da comunidade para esta temática. O arranque está previsto para esta segunda-feira, 1 de abril, com a colocação de laços azuis nas fachadas dos serviços públicos, comércio, associações e escolas.
 No dia 4, quinta-feira, terá lugar a iniciativa "Brigada dos Direitos", onde as crianças, com idades entre 6 e 10 anos, farão uma ação de sensibilização no campo da feira. No dia 30, terça-feira, realiza-se a sessão de encerramento com criação de laço azul humano pela Comunidade Educativa da Escola Básica do Vale do Mouro.
 Ao longo do mês, as crianças vão contar a "história do laço azul" nas emissões diárias da Rádio Vale do Minho, sendo a mesma história publicada nas duas edições do quinzenário "A Terra Minhota". No intervalo das sessões de cinema, no cine teatro João verde, será projetado um vídeo sobre a temática.
 Os maus-tratos nas crianças e jovens é, infelizmente, uma realidade que ainda persiste na nossa sociedade. Esta iniciativa, como outras, visa sensibilizar a população e incentivar um esforço coletivo, envolvendo toda a comunidade portuguesa, com o objetivo de minimizar ou erradicar esta problemática social.
Municipio de Monção 
 
 PORTELA: PRIORIDADE À BENEFICIAÇÃO DA REDE VIÁRIA E VALORIZAÇÃO DA ZONA DE LAZER Neste "Roteiro de Proximidade" decorreram visitas a caminhos, onde a junta pretende intervir. Na zona de lazer da freguesia, António Barbosa comprovou os melhoramentos efetuados e tomou conhecimento das intenções da junta para valorização do local. 
 A Junta de Freguesia de Portela, presidida por Emílio Rodrigues Afonso, aponta como principais prioridades de intervenção a beneficiação da rede viária em diversos lugares da freguesia e a valorização da aprazível zona de lazer banhada pelo tranquilo e refrescante rio Gadanha. 
 No "Roteiro de Proximidade", realizado no dia 26 de março, o presidente monçanense, António Barbosa, deslocou-se aos locais referenciados, tendo ainda visitado alguns espaços melhorados pelo executivo local. Na sua companhia, esteve o vereador das obras públicas, Duarte Amoedo, e a Chefe do Gabinete de Apoio à Presidência, Célia Rodrigues.
 Numa jornada calorosa, no tempo e nos afetos, a comitiva começou por deslocar-se à Avenida de S. João Batista, estrada com cerca de um quilómetro de extensão que a junta pretende requalificar com novo pavimento, valetas para condução de águas e construção de muros em algumas zonas do trajeto.
 No âmbito da melhoria das acessibilidades, realizaram-se ainda visitas a caminhos recuperados, como o Caminho do Trigal, ou em fase de beneficiação, como o Caminho de Regoufe ou o Caminho de Escaleira, no lugar de Mangoeiro, onde a junta pretende manter o pavimento em calçada.
 Neste capítulo, deslocação ainda ao acesso à Ponte Pedrinha, alvo de limpeza, facilitando a circulação pedonal até aquele espaço com relevância patrimonial. Uma situação que, de resto, é visível em vários locais da freguesia, cujos caminhos estão limpos e transitáveis.   
 Com o olhar na beneficiação da rede viária, que engloba também o reforço de sinalética rodoviária e da iluminação publica, o presidente, Emílio Rodrigues Afonso, e demais elementos do executivo local, Diane Lima (secretária) e Florbela Cunha (tesoureira), centram a sua ação na requalificação da zona de lazer da freguesia.
 Nos últimos tempos, foram feitos alguns melhoramentos através da colocação de uma área de merendas, com bancos e mesas de granito, várias papeleiras dispersas pelo local, ponto de água de apoio aos utilizadores e delimitação daquele espaço ribeirinho.
 No futuro, o executivo local pretende, entre outras intervenções, criar um passadiço de madeira e uma pequena represa, de forma a suster as águas para disponibilizar uma piscina natural aos habitantes e visitantes. De momento, com a colaboração da Câmara Municipal, será feito o respetivo projeto.
 Em permanente contacto com a população local, a comitiva teve ainda a possibilidade de fazer o ponto da situação da limpeza florestal e realização de queimas com uma equipa de sapadores presente no local. Encontro ainda com alguns funcionários da autarquia que se deslocaram à freguesia para reparação de uma conduta de água. 
 Antes da reunião do Executivo Municipal, com inicio às 21h00, na sede da junta de freguesia, já com a presença do vereador João Oliveira, apalpou-se o pulso ao movimento associativo da freguesia, realizando-se um encontro de trabalho com a Associação "Portela Ativa" e Gaitas e Cantares da Portela.
Municipio de Monção 
 
 |  | 
  Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)" 
	|  | Autor: Paulo Torres Bento Edição: C@2000/Afrontamento
 Apoiado pela Fundação EDP
 |  Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
 Crónica Política (1906 - 1913)
 
	|  | Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
 |  O Estado Novo
e outros sonetos políticos satíricos 
do poeta caminhense
Júlio Baptista (1882 - 1961)
 
	|  | Organização e estudo biográfico do autor
por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
 |  Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora
 
	|  | Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000
 |  Memórias da Serra d'Arga
 
	|  | Autor: Domingos Cerejeira Edição: C@2000
 |  Outras Edições Regionais
 |