|
Viana do Castelo presente em encontro de cidades europeias que querem utilizar jogos para promover inclusão social
O Município de Viana do Castelo marcou presença no 1º Meeting URBACT Playful Paradigm Transfer Network, um encontro das oito cidades europeias que compõem um grupo de trabalho que tem por objetivo utilizar os jogos para promover a inclusão social. A Vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Carlota Borges, esteve em Esplugues de Llobregat, em Espanha, para participar neste encontro que promove a partilha de experiências e adaptação de boas práticas entre países.
Recorde-se que Viana do Castelo aderiu ao projeto URBACT em 2018. O programa destina-se a promover o desenvolvimento urbano integrado sustentável nas cidades da Europa, permitindo que as cidades trabalhem juntas e desenvolvam soluções integradas para desafios urbanos comuns, através de redes, aprendendo com as experiências dos outros e identificando boas práticas para melhorar as políticas urbanas.
Viana do Castelo tem, neste momento, um grupo local - ULG -, composto por várias associações e técnicos municipais, que está a trabalhar para implementação destas boas práticas. Em fevereiro de 2020, irá realizar-se um encontro deste grupo de cidades em Viana do Castelo.
Para além da capital do Alto Minho, estão envolvidas neste projeto as cidades de Udine (Itália), Cork (Irlanda), Klaipéda (Lituânia), Esplugues de Llobregat (Espanha), Larissa (Grécia), Katowice (Polónia) e Novigrad (Croátia).
O convite surgiu da cidade italiana de Udine, que está a desenvolver um projeto denominado "The playful paradigm" com o objetivo de utilizar os jogos como uma forma flexível e inovadora de criar espaços saudáveis e sustentáveis, sendo um conceito inovador para a promoção da inclusão social, estilos de vida saudáveis, de integração de grupos de idosos e de jovens e criar maior desenvolvimento intergeracional, social e económico. Udine é a cidade líder italiana do movimento de cidades lúdicas e promove o uso de "jogos" como ferramentas inovadoras para o envolvimento dos cidadãos em diferentes idades e para promoção da saúde e sustentabilidade.
Municipio de Viana do Castelo
Viana do Castelo promove estratégia para plantação de 115 mil árvores autóctones nas áreas ardidas e a precisar de reabilitação
A Câmara Municipal de Viana do Castelo está a promover uma estratégia para a plantação de 115 mil árvores autóctones nas áreas ardidas e em áreas a precisar de reabilitação. O Município vai realizar, ao longo do ano, a plantação de árvores numa extensão de 100 hectares, plantando espécies como o freixo, carvalho, pinheiro e eucalipto, que vão substituir infestantes e recuperar áreas ardidas. Assim, serão promovidas um total de cinco plantações, que vão contar com a colaboração de associações, estudantes e comunidade em geral.
Esta plantação faz parte da programação do Ano Municipal para a Recuperação da Floresta Nativa Portuguesa, que o Município está a assinalar com mais de duas dezenas de atividades.
Entre os dias 18 e 22 de março, o Município vai oferecer árvores aos munícipes, numa atividade que pretende promover a importância da preservação da floresta nativa.
A 21 de março, será promovida uma plantação nos baldios de Vilar de Murteda pelos alunos da Escola Pintor José de Brito e Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo. No mesmo dia, acontecerá a segunda reunião com os Baldios, para debater alterações à Legislação Florestal 2019, num encontro que se repete em junho e setembro, com outros temas.
A 27 de abril, o programa inclui um workshop com entidades gestoras dos baldios do concelho. A 27 de maio, será promovida a apresentação pública do Plano de Gestão e Controlo das espécies invasoras lenhosas em áreas classificadas.
Em outubro, o programa inclui a formação e sensibilização de fitómarcos e, no último trimestre do ano, será promovida a segunda edição da conferência anual "A Floresta do Futuro".
De 22 de outubro a 23 de novembro, é promovido o Concurso do Dia da Floresta Autóctone e, em novembro, será também apresentada uma exposição nos Antigos Paços do Concelho sobre o mesmo tema. De 16 a 23 de novembro, a Semana Temática da Floresta vai incluir atividades, ateliês, palestras e workshops.
A 23 e a 24 de novembro, respetivamente Dia Nacional da Floresta Autóctone e Dia da Cultura Científica, serão promovidas mais duas plantações de espécies autóctones.
Em dezembro, no dia 2, inicia-se a já habitual oferta de pinheirinhos de Natal e será também promovida uma campanha de sensibilização da proteção do azevinho, terminando o programa, a 11 de dezembro, Dia da Montanha, com a última plantação de espécies.
Municipio de Viana do Castelo
Viana do Castelo inaugura em abril Wake Park para atrair 10 mil praticantes por anos
Em abril, será inaugurado o primeiro Wake Park do Alto Minho, num investimento privado de 400 mil euros e que pretende atrair, por ano, 10 mil praticantes de wakeboard e wakesurf. O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, esteve, ontem, presente na apresentação oficial do projeto do FeelViana Sport Hotel, que pretende criar o equipamento no Cabedelo, numa bacia situada junto ao porto comercial de Viana do Castelo, na margem esquerda do rio Lima.
A estrutura, concessionada pela Administração do Porto do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), vai permitir a prática de Wakeboard e WakeSurf, através de um sistema de cabos ou através de uma embarcação. O novo equipamento vai gerar ainda a criação de seis novos postos de trabalho.
Para o edil vianense, a criação do Wake Park vem aumentar a atratividade de Viana do Castelo nas vertentes do turismo de natureza e do desporto. O autarca sublinhou que os indicadores turísticos de que o município dispõe referem que Viana do Castelo tem crescido ao dobro da velocidade da região Norte e do país, tendo duplicado o número de dormidas, entre 2014 e 2017, para 267 mil.
José Maria Costa indicou ter recebido a informação que algumas unidades hoteleiras estão com taxas de crescimento na ordem dos 37% e que os primeiros dois meses desde ano foram os melhores dois meses da última década.
O administrador do hotel FeelViana e promotor do Wake Park garantiu que existem três milhões de praticantes de wakeboard e wakesurf na Europa e que, através deste projeto, esperam reforçar a atratividade turística de Viana do Castelo e atrair milhares de pessoas por ano.
O presidente da Associação Portuguesa de Wake (APW), Luís Segadães, realçou que Viana do Castelo é a segunda região do país a dispor de um equipamento que permite a prática daquelas modalidades quer através de cabo, quer de uma embarcação.
O responsável assegurou que o plano de atividades da Associação Portuguesa de Wake para 2019 vai arrancar, em Viana do Castelo, com a atividade Feel de Wake em Viana, entre 08 e 10 de junho, que contará com o apoio do hotel e da Câmara Municipal. Além da primeira prova do campeonato nacional de Wakeboard, de cabo e de barco, a ação integrará ainda 'open days' para dar a conhecer o desporto.
Municipio de Viana do Castelo
Câmara Municipal assinou acordos coletivos que permitem aos trabalhadores recuperar três dias úteis de férias
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo assinou hoje os acordos coletivos que permitem aos trabalhadores do Município recuperar os três dias úteis de férias extra cortados há cinco anos. Através destes acordos coletivos de empregador público (ACEP), os funcionários da autarquia vão poder gozar, já este ano, de 25 dias úteis de férias.
De acordo com o autarca, José Maria Costa, a assinatura destes acordos representou um momento importante para o Município e para todos os funcionários.
Recorde-se que, em 2012, a alteração ao Código do Trabalho de então eliminou os três dias úteis de férias que se somavam aos 22 dias em função da assiduidade do trabalhador. Em 2014, numa alteração ao contrato de trabalho em funções públicas foi decidido reduzir de 25 para 22 os dias úteis de férias na administração pública e eliminar a majoração em função da idade. Os funcionários públicos passaram a ter apenas mais um dia extra por cada dez anos de serviço efetivo.
Municipio de Viana do Castelo
Municipio de Viana do Castelo
Grupo de assistência técnica instalou-se na Zona Industrial do Neiva e já conta com 140 colaboradores
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, marcou presença na inauguração da multinacional francesa Solutions 30 Portugal SA, empresa de prestação de serviços para novas tecnologias que começou a laborar há meio ano e que já conta com 140 colaboradores. A empresa funciona como um centro de competências para o grupo Solutions 30, centralizando em Portugal os serviços partilhados nas áreas de recursos humanos, contabilidade, financeira e logística e, até ao mês de junho, deverá contratar mais 80 funcionários com a ampliação do espaço, num investimento global superior a 750 mil euros.
O administrador da Solutions 30 Portugal, João Martinho, anunciou que a empresa vai ampliar ainda no primeiro semestre 2019 as instalações de Viana do Castelo, com mais 350 metros quadrados, para poder recrutar mais oito dezenas de trabalhadores, em áreas como os recursos humanos, financeira, contabilidade, informática, entre outras.
Na cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, indicou que até final do primeiro semestre deste ano ficará concluído o projeto de requalificação da segunda fase da Zona Industrial do Neiva e que, até final do ano, ao abrigo da descentralização de competências para os municípios, a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho irá lançar a concurso uma nova concessão dos transportes coletivos na região, para facilitar o acesso dos funcionários às diferentes empresas.
O grupo nasceu em outubro de 2003, sob a marca PC30, em França. Atualmente, tem sede no Luxemburgo, sendo líder europeu no campo da assistência técnica, com 7 milhões de intervenções por ano, nos diversos setores de atividades onde opera, organizadas em torno de uma rede de técnicos locais. A Solutions30 cobre França, Itália, Benelux, Alemanha, Portugal e Espanha.
O grupo francês terminou o ano de 2018 com um volume de negócio de 440 milhões de euros, mais de 7.000 colaboradores, em sete países, com um crescimento sustentado a dois dígitos, nos últimos 10 anos.
A empresa está atualmente a estudar oportunidades de investimento no mercado nacional em áreas e setores de atividade onde já opera nos restantes países, devendo concretizar a primeira aquisição ainda no ano de 2019.
Municipio de Viana do Castelo
Câmara Municipal aprovou apoios de 650 mil euros para as freguesias nos primeiros dois meses do ano
A Câmara Municipal de Viana do Castelo já aprovou transferir 650 mil euros para as Juntas e Uniões de Freguesia do concelho, só nos primeiros dois meses do presente ano. Os dados foram avançados pelo Vereador da Coesão Territorial, Luís Nobre, na passada reunião ordinária de executivo, durante a qual foram aprovadas transferências para as freguesias no valor global de mais de 155 mil euros.
Assim, para a Junta de Freguesia de Alvarães serão transferidos 13.900 euros para a pavimentação da Rua do Pepim e para a Junta de Freguesia de Areosa o apoio será de 65 mil euros para a conclusão de Edifício de apoio a S. Mamede e área envolvente. Para a Junta de Freguesia de Vila Nova de Anha serão transferidos 40 mil euros para a 1ª fase da Pavimentação da Rua do Noval.
Foi também aprovada a transferência de 10 mil euros para a Junta de Freguesia de Castelo de Neiva, para o Alargamento e pavimentação da Rua Senhor dos Milagres e pavimentação da Rua do Conticho, Rua Senhora da Boa Sorte e Quelha do Conticho.
Foi aprovado apoio de 10 mil euros à Junta de Freguesia de Chafé para a segunda prestação da aquisição de um trator e à União de Freguesias de Geraz do Lima e Deão serão transferidos 7.500 euros para a construção de muro na curva de Merufe e 9.300 euros para reparação e beneficiação do polidesportivo de Santa Maria.
Recorde-se que as Grandes Opções do Plano para o exercício de 2019 reafirmam as linhas de atuação de acordo com a estratégia clara e consistente que aposta na reabilitação urbana, na coesão social e territorial das freguesias, na educação, no acolhimento empresarial, na cultura e na economia do mar, mas também numa administração e numa gestão muito rigorosa dos dinheiros públicos e de grande esforço na poupança corrente.
A política de coesão territorial e o desenvolvimento das freguesias está a ser continuada e aprofundada com um aumento de 3% na transferência de verbas com a colaboração com as Juntas e Uniões de Freguesia em projetos de formação e inovação digital, possibilitando a todos os que querem viver nas áreas periurbanas ou nas áreas rurais tenham a mesma qualidade de vida das pessoas que habitam na área urbana.
Municipio de Viana do Castelo
Núcleo Expositivo e de Acolhimento da Sé de Viana do Castelo inaugurado como espaço de culto e cultura
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, marcou presença na inauguração do Núcleo Expositivo e de Acolhimento da Sé de Viana do Castelo, numa cerimónia que contou com a presença da Secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira. A valência, inaugurada pela diocese de Viana do Castelo, quer afirmar a ligação entre o culto e a cultura da Sé, de acordo com o Bispo da Diocese de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira.
A intervenção da Sé de Viana do Castelo implicou a instalação de um núcleo de receção, espaço expositivo e sala de projeção de conteúdos multimédia, para além das respetivas zonas de apoio, visando garantir o acolhimento qualificado dos visitantes, bem como permitir uma melhor interpretação de contextos histórico-culturais.
Na cerimónia, a Secretária de Estado da Cultura salientou a relação entre a Conferência Episcopal e o Ministério da Cultura, numa aposta num caminho de preservação da memória. Já o Diretor Regional de Cultura do Norte, António Ponte, realçou a importância destes projetos que procuram fazer das Catedrais espaços de culto, mas também de interpretação e vivência cultural.
Integrada no programa geral de valorização da Sé de Viana do Castelo, nomeadamente no que concerne ao projeto de reabilitação da ala sul do conjunto edificado, esta intervenção desenvolvida pela Direção Regional de Cultura do Norte e pelas estruturas diocesanas de Viana do Castelo decorreu no âmbito da Operação Rota das Catedrais no Norte de Portugal, cofinanciada pelo Programa Operacional Norte 2020.
Municipio de Viana do Castelo
|