A carta de foral, outorgada pelo Rei D. Afonso, a 12 de março de 1261, além de originar ou consolidar a existência da vila de Monção, tornando-a responsável pela condução do seu destino, marca, desde o inicio, a união da sua história com a da pátria, de cuja fronteira se tornava uma sentinela vigilante.
Os séculos posteriores confirmaram o patriotismo dos seus habitantes, através do esforço com que se entregaram a defender a integridade e independência de Portugal e, em tempos mais recentes, a trabalhar incessantemente para aumentar o seu prestigio, trazendo-lhe progresso e prosperidade.
Nesta data, Monção comemora, com orgulho no passado e confiança no futuro, a celebração desta importante data para todos os monçanenses através da realização de momentos simbólicos e iniciativas focalizadas no desenvolvimento económico, cultural e turístico do nosso concelho.
Este ano, o programa começa no dia anterior, 11 de março, pelas 20h00, com a realização de Ceia Medieval, no cais da antiga estação da CP. Com organização da Associação "Buraca da Moura", o repasto engloba princípios de copa, duas cobertas, sobremesas e vinhos do reino. Durante o jantar, com os presentes ataviados à época, está prevista animação e um brinde surpresa.
No dia 12, pelas 11h00, realiza-se a saudação da Banda Musical de Monção, seguida de cerimónia de entrega de títulos honoríficos e condecorações, no Cine Teatro João Verde. Pelas 15h00, no mesmo local, decorre a inauguração da Plataforma Arte e Cultura - PAC.
A celebração da Carta do Foral representa a afirmação da identidade monçanense e dos nossos valores históricos, bem como a valorização das suas tradições e do património cultural das suas gentes. Constitui também uma excelente oportunidade para a promoção do concelho nas mais variadas áreas de intervenção.
No âmbito do projeto "No poupar está o ganho", decorrem as 3ªs Olimpíadas de Educação Financeira. Trata-se de uma ação de formação da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, destinada a alunos do 1º e 2º CEB dos municípios da região norte.
Na etapa online ficou apurada a turma do 4ºA, da EB de Pias, da professora Cristina Ribeiro, passando à etapa final que terá lugar no dia 26 de março, na Fundação António Cupertino de Miranda, sucedendo à turma do 4º ano da EBI de Tangil, a qual esteve na final da última edição.
Congratulando-se com a presença na final, a Vereadora da Educação, Juventude e Recursos Humanos, Natália Rocha, felicita a professora e os alunos da turma selecionada e enaltece os objetivos do projeto "No poupar está o ganho" e o trabalho desenvolvido pelas escolas monçanenses.
Esta iniciativa visa incentivar o interesse dos alunos do 1º e 2º CEB pelos temas da educação financeira para, de forma pedagógica e lúdica, tomarem consciência da importância do dinheiro e adquiram competências com vista à aquisição de um comportamento responsável do ponto de vista financeiro.