JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

Seixas

Antigos hoquistas homenagearam Nora Terleira

Ex-atletas do agora desactivado Seixas Hóquei Clube decidiram prestar homenagem a um antigo seccionista deste clube, Nora Terleira, cuja acção à frente desta modalidade praticada com êxito em Seixas foi preponderante durante algumas décadas, desde o final do século passado até aos princípios do actual.

A homenagem decorreu no passado Sábado no pavilhão seixense que tantas alegrias deu aos praticantes de hóquei em patins, aos seus dirigentes e adeptos. Constou de um jogo (pequeno treino, porque o físico já não dá para muito mais) entre antigos jogadores que envergaram as cores azul e branca do clube seixense. No final - e antes de se sentarem às mesa para uma confraternização -, foram entregues diversas lembranças a um Nora Terleira emocionado com o gesto dos seus hoquistas.

"Nora Terleira foi a alma do clube"

Escánia jogou seis anos no Seixas Hóquei Clube, tendo sempre Nora Terleira como principal seccionista, embora prefira definir a sua actividade como "sendo tudo, dirigente, massagista, delegado e amigo e tudo o mais que fizesse falta" no clube que era uma das secções do Centro de Bem-Estar de Seixas.

Este antigo praticante de hóquei jogou por três vezes no Seixas, entre os 20 e os 30 anos, naquela que foi uma "fase boa da minha vida, da qual guardo boas memórias e bons amigos, tendo-me feito crescer como homem", enfocando duas subidas de divisão (à 2ª Nacional) na qual se mantiveram durante algumas épocas.

"Estive aqui 23 anos"

Rudy, que só há bem pouco tempo deixou de praticar hóquei quando já defendia as cores do Vila Praia, foi um dos exemplos de dedicação a este clube, no qual jogou 23 anos, revelou-nos antes da foto de "família" tirada juntamente com o antigo seccionista.

Este antigo praticante não deixou passar em claro que "foi graças a este senhor que estamos hoje a homenagear" que se manteve tantos anos ligados à modalidade sobre rodas, considerando-o uma "peça fulcral no Alto Minho e, claramente, aqui em Seixas", razão desta homenagem ("brincadeira") ao fundador do clube.

Questionado sobre se esta seria uma tentativa para o fazer regressar ao hóquei, Rudy admitiu que até "lhe fazia falta" voltar à actividade, porque "isto dava-lhe vida, mas não sei, isso depende dele e, além do mais temos o hóquei aqui perto (Vila Praia de Âncora), o que talvez torne difícil reiniciar", precisou.

Contudo, "tudo depende dele", asseverou.

Sobre o seu regresso à competição, Rudy descartou-a, não sendo "um projecto a curto e médio prazo", completou.

"Mais de 30 muitos bons anos"

No interior da sala que preserva os inúmeros troféus que Nora Terleira contribuiu para a sua conquista, espaço onde tantas vezes o C@2000 o entrevistou no final dos jogos, voltamos a pedir-lhe mais umas palavras, não propriamente sobre a competição de outros tempos, mas relativamente a esta homenagem de que tinha sido alvo.

"Eu não tenho palavras para agradecer esta surpresa, estou satisfeito mas um bocado emocionado", disse-nos. Completou o seu agradecimento, estendendo-o a "todos estes jovens que há muitos anos não tinha o prazer de os ver".

"Momentos inesquecíveis"

Foram mais de "30 muitos bons anos à frente desta secção", com "tantas e tantas emoções, alegrias e tristezas" que lhe dificultam escolher uma delas, embora relembre a primeira subida à II Divisão e que "era um os nossos sonhos que conseguimos atingir".

"É uma promessa. Vamos tentar"

Confrontado com o ambiente que o rodeava, troféus, fotografias, tarjas de campeão, perguntamos-lhe se pensava em retomar a actividade como seccionista, respondendo que "tudo é possível na vida", frisando que este momento que lhe iam proporcionar, "deu-me para ir para casa, reflectir um pouco", concluindo que "poderia recomeçar com as velhas guardas e por detrás delas a iniciação", desde que fosse possível criar um grupo de apoio e "pôr a máquina a trabalhar", atendendo a que o pavilhão "está à nossa disposição".

"É uma promessa apenas. Vamos tentar", baseados nas "velhas guardas e nos seus filhos que possam arrastar uns aos outros", auspiciou.

"Bons e grandes momentos que aqui passei"

No final do jogo amigável de confraternização em que os antigos pupilos de Nora Terleira mostraram que ainda estão ali para as curvas (patinar) e após a entrega das recordações, o homenageado disse em público que "aqui me fizeram passar dos momentos mais felizes da minha vida e isso é o mais importante", após o que foi muito aplaudido.



Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais