JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

Câmara Municipal aprova mais de 175 mil euros de transferências para obras de Juntas e Uniões de Freguesias

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a transferência de uma verba global de 175.500 euros para oito Juntas e Uniões de Freguesias do concelho, para a execução de obras variadas. Estas transferências vão de encontro ao espírito da colaboração técnico-financeira que o município de Viana do Castelo vem desenvolvendo com as freguesias.

Assim, para a Junta de Freguesia de Alvarães será transferida uma verba de 30 mil euros, para mais uma fase da Requalificação do Cemitério. Para a Junta de Freguesia de Areosa será transferida também uma verba de 30 mil euros, para a 3ª fase do Edifício de apoio de S. Mamede e área envolvente.

Para que seja desenvolvida a 3ª fase da Pavimentação da Estrada Velha e da Rua da Bilheteira, a autarquia vai transferir 20 mil euros para a Junta de Carreço. Serão também transferidos 30 mil euros para que a Junta de Castelo do Neiva leve a cabo encargos com instalação / remoção, energia e aluguer dos contentores de apoio à obra "Requalificação e Construção de Aprestos - 1ª fase".

Serão ainda transferidos 20.500 euros para a União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro para a 4ª fase da Capela Mortuária de Carvoeiro e 25 mil euros para a que a União de Freguesias de Subportela, Deocriste e Portela Susã execute o passeio e desvio de paragem de transportes coletivos na Estrada de Santiago - 1ª fase.

A Junta de Freguesia de Vila de Punhe vai receber uma transferência de 15 mil euros para Aquisição de Terrenos - Moinho do Inácio e Azenha do Bonfim e a Junta de Freguesia de Vila Franca vai Requalificar o Caminho do Manco com uma verba de 5 mil euros.

Recorde-se que as Grandes Opções do Plano para o exercício de 2019 reafirmam as linhas de atuação de acordo com a estratégia clara e consistente que aposta na reabilitação urbana, na coesão social e territorial das freguesias, na educação, no acolhimento empresarial, na cultura e na economia do mar, mas também numa administração e numa gestão muito rigorosa dos dinheiros públicos e de grande esforço na poupança corrente.

A política de coesão territorial e o desenvolvimento das freguesias está a ser continuada e aprofundada em 2019 com um aumento de 3% na transferência de verbas com a colaboração com as Juntas e Uniões de Freguesia em projetos de formação e inovação digital, possibilitando a todos os que querem viver nas áreas periurbanas ou nas áreas rurais tenham a mesma qualidade de vida das pessoas que habitam na área urbana.

Municipio de Viana do Castelo



Autarca de Viana do Castelo participa em Jornadas Culturais para debater encruzilhada na Europa

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, participa este sábado nas Jornadas Culturais "N Cooltura", que vão debater a "Europa: (sempre) na encruzilhada". A 12 de janeiro, a partir das 10h30, o Salão Nobre da Junta da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, recebe o encontro que pretende debater o presente e o futuro da Europa.

Para além do autarca José Maria Costa, que também é responsável da delegação portuguesa no Comité das Regiões, vão marcar presença nas jornadas culturais Francisco Assis e José Manuel Fernandes, eurodeputados no Parlamento Europeu. O debate vai contar com moderação de José Alberto Rio Fernandes, Presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos e investigador do CEGOT - Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território.

O Presidente da Câmara de Viana do Castelo, recorde-se, preside à delegação portuguesa do Comité das Regiões, um órgão consultivo que representa as entidades locais e regionais da União Europeia e que o autarca integra desde janeiro de 2014.

O Comité das Regiões, que tem por função apresentar os pontos de vista regionais e locais sobre a legislação europeia, através de relatórios ("pareceres") sobre as propostas da Comissão, tem atualmente 353 membros (e igual número de suplentes) dos 28 países da UE. A Comissão, o Conselho e o Parlamento consultam o Comité das Regiões antes da tomada de decisões sobre questões relativas à administração local e regional (por exemplo, sobre política de emprego, ambiente, educação ou saúde pública), pelo que esta nomeação assume relevante importância.

Os membros do Comité são representantes políticos eleitos, ou figuras de relevo, das entidades locais ou regionais da sua região de origem e têm cinco sessões plenárias por ano, nas quais define a sua política geral e adota pareceres. O Comité adota também resoluções sobre questões políticas da atualidade.

Municipio de Viana do Castelo



Museu de Artes Decorativas acolhe exposição itinerante da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas "Cerâmica Portuguesa"

O Museu de Artes Decorativas de Viana do Castelo acolhe, de 11 de janeiro a 31 de março, a exposição itinerante da AptCC - Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas "Cerâmica Portuguesa". A exposição, que inaugura esta sexta-feira, às 18h00, conta com duas peças de cada um dos 14 municípios fundadores da associação e está em itinerância pelos diferentes municípios que constituem a associação de cidades e vilas cerâmicas. Esta exposição reúne um conjunto de peças que visa ilustrar a riqueza e diversidade do que se faz em Portugal no que diz respeito à cerâmica.

Recorde-se que o município de Viana do Castelo integra o grupo fundador da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas, constituída em abril de 2018. As autarquias fundadoras organizaram-se com o objetivo de promover e preservar a cerâmica portuguesa, permitindo assim a Portugal ter assento no Agrupamento Europeu de Cidades Cerâmicas (AeuCC), uma estrutura criada em 2014 com peso institucional junto da Comissão e do Parlamento Europeu e que está a preparar e a desenvolver outros projetos culturais e económicos, patrocinados por várias organizações internacionais, incluindo a UNESCO.

O grupo de arranque da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas conta com Viana do Castelo e com Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Batalha, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra, Montemor-o-Novo, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Tondela, Viana do Alentejo e Vila Nova de Poiares, tendo a sede sido instalada nas Caldas da Rainha e estando consensualmente definido que, neste primeiro mandato, a presidência da associação é assumida por Mafra.

A associação pretende a defesa, valorização e divulgação do património cultural e histórico cerâmico, o intercâmbio de experiências entre os associados, nomeadamente ao nível da conservação do património, a promoção da criação artística e a difusão da cerâmica tradicional e contemporânea, o incentivo de relações de cooperação, para além de intercâmbios com outras cidades cerâmicas a nível nacional e internacional e o incremento de programas de formação, tanto de carácter produtivo como cultural, garantindo a continuidade do sector nas áreas municipais aderentes. É objetivo também da associação promover a consciencialização de empresários e das comunidades locais para a importância histórica e patrimonial da cerâmica, seja na vertente artesanal como industrial, bem como evidenciar o potencial da sustentabilidade económica e social das cidades e vilas associadas a partir da cerâmica, que passa pela manutenção da tradição aliada à inovação.

Municipio de Viana do Castelo



Indústria metalomecânica inaugura instalações na Zona Industrial do Neiva depois de investimento superior a 1,5 milhões de euros

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo marca esta sexta-feira presença na inauguração das novas instalações da Costa & Rego, indústria metalomecânica, na Zona Industrial do Neiva - 2ª fase, depois de um investimento de mais de 1,517 milhões de euros que permitiu a criação de 5 novos postos de trabalho.

O investimento incluiu a alteração e ampliação de um pavilhão existente na segunda fase da Zona Industrial de S. Romão do Neiva, requalificando um edifício que se encontrava desativado há anos, contribuindo, desta forma, e de modo significativo, não só para a revitalização da unidade industrial em causa, como da Zona Industrial do Neiva / Alvarães.

Desde 2010 que a Câmara Municipal de Viana do Castelo implementou um conjunto de medidas, incentivos e programas, como isenções e reduções nas taxas de licenciamento, de IMT, e disponibilização de crédito - em condições mais favoráveis que as disponibilizadas pelo mercado financeiro - através do Finicia e Microcrédito, as quais proporcionam a afirmação e consolidação dos quais clusters empresariais, promovem e incrementam condições para a criação de emprego, alargamento do tecido industrial a áreas e setores complementares aos atuais clusters e reforço da atratividade, competitividade e inovação do território como espaço de localização empresarial qualificada.

O Regime de Incentivos aprovado para 2019 prevê reduções e isenções de taxas para investidores de empreendimentos turísticos e acolhimento empresarial, atividades económicas relacionadas com as fileiras da agricultura e floresta de base regional e do mar, regeneração urbana, entre outros, com especial enfoque no Setor Tecnológico, Serviços Partilhados e Indústrias/Atividades Criativas, onde estão a ser criados 280 postos de trabalho altamente qualificados.

De lembrar que o Regime de Incentivos aplica-se para empreendimentos turísticos e acolhimento empresarial com a isenção total de taxas de licenciamento em todas as operações urbanísticas; atividades económicas relacionadas com as fileiras da agricultura, floresta e produtos de base regional; regeneração urbana com a redução em 50% das taxas de urbanização e edificação e a isenção total das taxas de ocupação de domínio público; modernização de Espaços Comerciais e Espaços de Restauração e Bebidas e pagamento em prestações das Taxas de Ocupação dos Lotes do Parque Empresarial da Praia Norte.

Municipio de Viana do Castelo



Câmara Municipal avança com "Música na Terceira Idade" para garantir "Seniores + Ativos"

No âmbito do programa "Sénior + Ativo", a Câmara Municipal de Viana do Castelo acaba de lançar a iniciativa "Música na Terceira idade", que pretende estimular um estilo de vida saudável junto da população mais idosa. Esta inovação pretende explorar os sons do corpo e as histórias que cada um dos participantes tem para partilhar através ou sobre a música.

Neste sentido, todas as semanas, de forma alternada entre dois projetos, o objetivo passa por ter dois grupos em atividades, compostos por cidadãos que individualmente se pretendam inscrever ou grupos pertencentes a IPSS do concelho.

Um dos projetos consiste em sessões de expressão musical/voz e movimento em que o objetivo é através da música redescobrir o corpo, percebendo de que forma o som influencia o movimentar do corpo e as vivências diárias. Tendo a voz como meio privilegiado de expressão, o corpo, os instrumentos e as histórias farão parte deste projeto, sob uma vertente totalmente prática.

O segundo projeto, denominado histórias da música, tem como objetivo criar um momento de conto de histórias da música do tempo de cada um dos participantes, através de um enquadramento social para haver uma contextualização histórica e dando primazia à expressão artística dos participantes através de exemplos auditivos cantados pelos mesmos ou através de gravações de música da época. Neste projeto há também o objetivo de criar um grupo intercultural, de forma a que a partilha de vivências seja mais rica

A outra novidade inserida no "Sénior + Ativo" e direcionada para o público em geral consiste na dinamização, todos os meses, de uma sessão prática sobre um tema variado num grupo de freguesias do concelho de Viana do Castelo. Neste mês de janeiro, o primeiro tema é "Alimentação saudável e leitura dos rótulos", contando com especialistas da área da nutrição e da DECO.

Municipio de Viana do Castelo



>Empresas de Viana do Castelo parceiras na reflorestação das áreas de reabilitação ecológica

Este fim-de-semana, empresas de Viana do Castelo foram parceiras na reflorestação das áreas de reabilitação ecológica. No âmbito da Estratégia Municipal para a Conservação da Natureza, a Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu uma nova ação de plantação de 1000 espécimes de Pinus sp no Monumento Natural da Ribeira de Anha com a ajuda de empresas vianenses. A plantação realizou-se com a participação de sete empresas vianenses: Casa Peixoto, Murtagh, NQDA, Rádio Alto Minho, Sanitop, Tobor e Triauto, numa iniciativa que corresponde à 2ª fase da estratégia de recuperação ecológica das áreas classificadas para a biodiversidade e geodiversidade do concelho de Viana do Castelo, iniciada naquele monumento natural.

No mês de novembro, recorde-se, a mesma área foi intervencionada para o corte e arranque de invasoras lenhosas. Depois, em dezembro, realizou-se uma plantação com o Agrupamento de Escolas de Santa Maria Maior e o Agrupamento de Escolas do Monte de Ola, num momento que envolveu mais de 250 alunos,

O Monumento Natural Local da Ribeira de Anha é uma das 13 áreas de regeneração ecológica (ARE) que serão intervencionadas para a recuperação da qualidade ecológica e, por conseguinte, para garantia da manutenção do património genético instalado e que é garantia de bens e serviços de ecossistema também vitais à qualidade de vida dos munícipes. Sendo também vegetação mais resistente e resiliente ao fogo, a plantação de espécies nativas garante também melhor proteção aos elementos da geodiversidade conservados naqueles espaços naturais.

O município de Viana do Castelo, lançadas que estão as bases da 2ª fase de intervenção (plantação promovida pelo tecido escolar e empresarial), está a desenvolver os primeiros contactos para estabelecer a rede de entidades parceiras (do tecido social e empresarial) que apadrinharão cada uma das 13 ARE's no sentido de garantirem, juntamente com o município, a implementação de um programa de monitorização-ação que garanta o sucesso da eliminação das invasoras e a prosperidade da vegetação nativa daquelas áreas, garantindo a manutenção da sua qualidade ecológica.

A Estratégia Municipal para a Conservação da Natureza constitui um eixo de desenvolvimento do município que se posiciona Viana do Castelo como um campus de Ciência e do Conhecimento.

Municipio de Viana do Castelo



Mário Laginha garantiu estreia de sucesso do ciclo de conversas "Ouvir e Falar"

O músico Mário Laginha estreou, com sucesso, o ciclo de conversas "Ouvir e Falar" no Teatro Municipal Sá de Miranda. O pianista e compositor da área do jazz esteve à conversa com António Victorino d'Almeida e Miguel Leite, numa conversa informal com improvisos musicais à mistura.

Ao longo do primeiro trimestre deste ano, o ciclo de conversas "Ouvir e Falar" vai trazer grandes nomes nacionais e internacionais ao palco do ex-libris de Viana do Castelo. Sempre aos sábados, às 21h30, o Teatro Municipal vai receber nomes de referência como Alice Vieira, Lima Duarte, Edgar Morin e Eduardo Isaac, numa iniciativa promovida em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo.

A 26 de janeiro, será a vez de Alice Vieira, escritora e jornalista, se apresentar ao público vianense. No mês de fevereiro, a 9, apresenta-se João Soares, político que já presidiu à Câmara Municipal de Lisboa e que foi Ministro da Cultura, e a 23 de fevereiro a iniciativa trará a Viana do Castelo o conceituado ator brasileiro Lima Duarte.

A 16 de março, "Ouvir e Falar" continua com Eduardo Isaac, guitarrista clássico argentino, recebendo a 30 de março o antropólogo e sociólogo francês Edgar Morin, bem como a docente franco-portuguesa Isabelle Oliveira.

A iniciativa conta com participações artísticas e musicais variadas, que vão trazer ao Teatro Municipal Sá de Miranda nomes como a atriz Melânia Gomes, a cantora Nádia Sousa, a pianista Madalena Garcia Reis, Gil Godinho na guitarra clássica, Carlos Azevedo Trio com piano, contrabaixo e bateria, bem como o fadista Camané.

No palco do teatro vianense vão ainda atuar Quarteto Contratempus, a soprano Teresa Nunes, Crispim Luz no clarinete, Susana Lima no violoncelo, Brenda Vidal Hermida no piano, contando ainda com a voz de Paulo de Carvalho, o piano de Victor Zamora e o Grupo de Bailarinas de Salsa.

Municipio de Viana do Castelo



Viana do Castelo vai acolher primeiro Campeonato Europeu de Surf Adaptado no mês de maio

No mês de maio, Viana do Castelo vai receber o Campeonato Europeu de Surf Adaptado (Eurosurf Adaptive 2019), sendo esta a primeira vez que a prova se vai realizar em Portugal e na Europa. Foi assinado, ontem, o protocolo entre a Federação Europeia de Surf, Federação Portuguesa de Surf (FPS), Surf Clube de Viana e a Câmara Municipal de Viana do Castelo para que a Praia do Cabedelo acolha o campeonato entre 20 e 26 de maio.

Na cerimónia da assinatura do contrato estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Federação Europeia de Surf, Federação Portuguesa de Surf, Surf Clube de Viana, o comandante da Capitania de Viana do Castelo, o diretor regional do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDV) e ainda o vereador do desporto da autarquia vianense.

A assinatura aconteceu no mesmo fim-de-semana em que Viana do Castelo foi palco do Campeonato Nacional de Surf Esperanças sub-16 e sub-18.

Quem deverá marcar presença neste campeonato será a atleta vianense Marta Jordão Paço. A jovem, de 13 anos de idade, cega de nascença, conquistou, no passado mês de dezembro, a medalha de bronze no ISA World Adaptive Surfing Championship, que decorreu na Califórnia, nos Estados Unidos da América. A atleta formada no Surf Clube de Viana fez do leque restrito de três portugueses que participaram neste campeonato do mundo.

Atualmente, são 12 os jovens com necessidades especiais que frequentam as aulas de surf do clube vianense. No que toca à inclusão pelo desporto, no primeiro trimestre do ano letivo 2018/2019 o projeto "Náutica para Todos", promovido pela Câmara Municipal, chega a 6 agrupamentos escolares, abrangendo um total 39 alunos. A iniciativa inclusiva nasceu em 2016/2017, como parte integrante do inovador projeto camarário "Náutica nas Escolas", onde os alunos praticam, curricularmente, atividades náuticas de surf, canoagem, remo e vela.

O "Náutica para Todos" perspetiva a inclusão nas atividades curriculares de expressão físico motora de atividades adaptadas em todas os estabelecimentos de educação e ensino dos agrupamentos, proporcionando aos alunos portadores de incapacidade e deficiência a prática incluída na respetiva aula. Esta perspetiva de igualdade de oportunidades a todos os cidadãos assenta na interação entre o município, a APPACDM e os agrupamentos de escolas.

Municipio de Viana do Castelo




Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais