JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

Revista espanhola "Hola" apresenta Viana do Castelo como sugestão para "escapadinha" de Reis

A revista espanhola "Hola" apontou Viana do Castelo como sugestão para uma "escapadinha" para assinalar o Dia de Reis. Num artigo publicado na edição deste mês da Hola, a revista faz um roteiro das dez cidades portuguesas ideias para uma pequena fuga e Viana do Castelo é apresentada como "uma cidade elegante e tranquila".

O artigo, ilustrado com uma imagem da vista a partir do templo de Santa Luzia, inicia referindo que "há poucas coisas tão idílicas como a paisagem de Viana do Castelo vista do monte de Santa Luzia", referindo que "é tão magnífica que só para a admirar já se justifica a viagem à cidade senhorial que repousa na sua ensolarada saia".

Para a revista espanhola, "a vista panorâmica fala por si", já que é possível contemplar "o estuário do rio Lima, o porto, a velha ponte metálica Eiffel, as praias extensas de areia fina, as colinas verdes povoadas de aldeias brancas, a cidade velha e a cidade nova". O artigo refere ainda que "uma vez contemplada a paisagem, impõe-se um passeio, sem rumo, pelas ruas desta cidade elegante e tranquila, com um património histórico e religioso dos mais completos".

Também este mês, Viana do Castelo integrou a lista das "10 mais bonitas cidades costeiras de Portugal", elaborada pelo jornal "The Telegraph". Na sua edição digital, o jornal de referência britânico afirma que, sendo "rica em mansões opulentas em estilo manuelino, renascentista e barroco, Viana do Castelo encontra-se num belo cenário no estuário de Lima".

O "The Telegraph" acrescenta que Viana do Castelo "foi proeminente no século XVI, fornecendo navios e marítimos para as grandes descobertas marítimas de Portugal" e destaca "as ruas sinuosas do centro da cidade" que "levam à atraente praça principal, a Praça da República, dominada pelos Paços do Concelho, em arco gótico". O jornal destaca ainda as "excelentes praias que ficam ao norte e ao sul da cidade".

Recorde-se que, antes, em abril deste ano, Viana do Castelo foi eleita, pelo jornal "The Guardian", como a terceira melhor cidade de praia do sul da Europa.

Municipio de Viana do Castelo



Vianagrés investe 4 milhões de euros para modernizar e ampliar instalações em Viana do Castelo

A Câmara Municipal de Viana do Castelo assinou hoje um contrato de investimento para ampliação e modernização da fábrica da Vianagrés. A ampliação da empresa de cerâmica de grés vai representar um investimento de 4 milhões de euros, num investimento financiado em cerca de 50% pelo Portugal 2020.

Esta empreitada vai permitir à Vianagrés, que tem como atividade principal o fabrico de louça utilitária e decorativa, criar 20 novos postos de trabalho, que se vão juntar aos 60 atuais funcionários, estando prevista a conclusão da ampliação das novas instalações no final do primeiro semestre de 2019.

Atualmente, 60% da atividade da empresa de cerâmica de grés já é produzida para exportação e este novo investimento vai permitir aumentar ainda mais a capacidade exportadora. A Vianagrés tem como principais mercados os Estados Unidos da América, França, Alemanha, Brasil, Itália e Espanha.

O município de Viana do Castelo assinou o contrato de investimento com base no regime de incentivos à criação de novos empregos e capacidade produtiva, isentando de todas as taxas municipais todas as obras de requalificação e ampliação de empresas.

Desde 2010 que a Câmara Municipal de Viana do Castelo implementou um conjunto de medidas, incentivos e programas, como isenções e reduções nas taxas de licenciamento, de IMT, e disponibilização de crédito - em condições mais favoráveis que as disponibilizadas pelo mercado financeiro - através do Finicia e Microcrédito, as quais proporcionam a afirmação e consolidação dos quais clusters empresariais, promovem e incrementam condições para a criação de emprego, alargamento do tecido industrial a áreas e setores complementares aos atuais clusters e reforço da atratividade, competitividade e inovação do território como espaço de localização empresarial qualificada.

Municipio de Viana do Castelo



Chefe do Estado-Maior da Armada em Viana do Castelo para conhecer Centro de Mar e centros náuticos

O Chefe do Estado-Maior da Armada, almirante António Mendes Calado, visitou o navio-hospital Gil Eannes, tendo ficado a conhecer o projeto Centro de Mar e visitado ainda os quatro centros náuticos de Viana do Castelo. O almirante foi recebido pelo Presidente da Fundação Gil Eannes, que é também Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, que apresentou ao Chefe do Estado-Maior da Armada o projeto Centro de Mar e o projeto educativo Náutica nas Escolas.

O autarca explicou que a Náutica nas Escolas destina-se aos jovens do 2º e 3º ciclo, chegando atualmente a 2.226 estudantes. O projeto agrega as vontades dos agrupamentos escolares, dos clubes náuticos do concelho e da Câmara Municipal, implementando aulas de surf, canoagem, remo e vela enquanto atividades letivas curriculares nas disciplinas de Educação Física, desenvolvidos nos centros náuticos de remo, canoagem e vela e no Centro de Alto Rendimento de Surf.

De sublinhar que este projeto tem colhido diversos prémios e menções, designadamente o "Melhor Município para Viver", Categoria Economia em 2013; o Prémio Desportivo 2014 "Personalidade do Ano" da Gala de Desporto e, em 2015, o Prémio Athletice Mare 2015 dos Prémios Excellens Mare da PwC e o Prémio de Boas Práticas "Maia Cidade Europeia do Desporto".

Na visita, que contou com a presença de Lomba da Costa, do Conselho de Administração da Fundação Gil Eannes, e da Revista da Marinha, o Chefe do Estado-Maior da Armada deixou elogios ao trabalho desenvolvido pelo município de Viana do Castelo. O almirante Mendes Calado considerou que o investimento da autarquia no mar, através do projeto Centro de Mar, do investimento nos centros náuticos e no projeto educativo Náutica nas Escolas, deve ser apresentado em todo o país, especialmente nas localidades ribeirinhas, para que possa ser tido como exemplo.

Localizado na ré do Navio Hospital Gil Eannes, o Centro de Mar abriu portas a 16 de novembro de 2014, Dia Nacional do Mar. Tem-se afirmado como um espaço privilegiado para apresentação de diversos projetos associados à atividade marítima do concelho de Viana do Castelo, sendo constituído por um auditório, uma sala de exposições (Ernâni Lopes) e por um Centro de Documentação Marítima. O espaço assume-se, assim, como uma plataforma de divulgação do conhecimento e cultura marítima de Viana do Castelo.

Municipio de Viana do Castelo



Escola Frei Bartolomeu dos Mártires recebe painel de artista vianense Paula Branco Pereira

A nova entrada principal da Escola EB 2/3 Frei Bartolomeu dos Mártires recebeu um painel da artista vianense Paula Branco Pereira. O projeto "Trajetórias de um Frei: simbolismos e micronarrativas" implicou a execução de um painel de 5,22 metros quadrados em azulejo português, pintado à mão, em ladrilho cerâmico. No total, o painel que foi colocado na entrada principal do novo edifício do equipamento escolar conta com 232 azulejos.

O painel foi criado a partir do conceito de vida e das trajetórias do Frei, sendo possível estabelecer relações dessas representações simbólicas com a contemporaneidade. A composição visual a cores tem um formato panorâmico, marcada pela existência de uma divisão horizontal através de uma corda, que simboliza a comunicação entre o céu, o mar e a terra. A ligação aos sinais culturais de Portugal também está presente na peça da artista plástica, partindo de ícones típicos de Viana do Castelo, como o coração de filigrana, até mitologias relacionadas com a natureza e o mar.

A figura do Frei, devidamente identificada pela indumentária, domina a parte central da composição, destacando-se os braços abertos e as grandes mãos que seguram e abrem um livro, considerado fonte de saber de conhecimento.

Recorde-se que as obras de requalificação da Escola EB 2/3 Frei Bartolomeu dos Mártires decorrem a bom ritmo. A empreitada, no valor global de 5.3 milhões de euros financiados pelo Norte 2020, foi alvo de um acordo de colaboração entre a autarquia e a tutela para a modernização das instalações da escola, garantindo o financiamento nacional para avançar com a qualificação do equipamento de ensino.

O projeto da Escola EB 2/3 Frei Bartolomeu dos Mártires implicou a criação de um edifício principal e também a requalificação do piso nos campos de jogos, a requalificação dos espaços existentes, dois edifícios que serão mantidos e qualificados e um pavilhão desportivo e edifício técnico. Estão previstas 28 salas de aula, sendo 19 salas normais, um gabinete de educação especial, uma sala de música, uma sala de informática, um laboratório de ciências, um laboratório de física e química, uma sala de EV e duas de EV/ET.

De salientar é também a criação de um novo arruamento para permitir a segurança dos alunos e a criação de salas de aula e salas especiais para alunos com necessidades especiais. Uma biblioteca, um bar, um refeitório e cozinha, arrecadações, instalações sanitárias, secretaria, gabinete médico, entre outras, são também acauteladas no projeto. No exterior está também prevista, para além da nova via que permite a segurança aos alunos, a execução de estacionamento.

Municipio de Viana do Castelo




Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais