Viana do Castelo apresenta dezenas de exposições, atividades em grupo e projetos educativos para promover flexibilidade curricular
A Câmara Municipal de Viana do Castelo apresentou ao Conselho Municipal de Educação todos os recursos educativos existentes no município, tendo como objetivo a promoção da diferenciação e flexibilidade curricular. A Câmara Municipal, tendo em conta que o conhecimento do património local (biológico, geológico e histórico-cultural) e a sua valorização enquanto recurso educativo permite o desenvolvimento de práticas pedagógicas contextualizadas e imersivas na realidade do aluno, quer contribuir para a diferenciação curricular e para o sucesso educativo dos estudantes através da implementação de recursos variados, que incluem exposições, atividades para grupos, projetos educativos, equipamentos e dias temáticos.
Ao longo do ano letivo, serão apresentadas aos estudantes diversas Exposições, promovidas no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA), Centro de Mar de Viana do Castelo, Museu de Artes Decorativas, Museu do Traje e Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, que vão abordar temas vários, como os moinhos de maré, o lixo marinho, a cerâmica portuguesa, a poética do amor e o ouro.
No que toca a Atividades para Grupos, serão promovidas atividades pelo CMIA, sobre o mar, água, floresta, resíduos e sustentabilidade, com atividades também direcionadas ao Centro de Mar, Geoparque, Nutrição, Voluntariado, Casa dos Nichos, Museu de Artes Decorativas, Biblioteca Municipal e Museu do Traje. As atividades são variadas, como "Meteste o pé na poça!", dedicada aos alunos do 1º e 2º Ciclo, que permite ao aluno conhecer a diversidade biológica de uma praia rochosa, reconhecendo a sua importância e as suas maiores ameaças. Na atividade "Compostagem, uma parte de solução?", direcionada para todos os públicos, pretende-se que os intervenientes tomem consciência da quantidade de resíduos sólidos urbanos (RSU) produzidos, quantidade de material orgânico potencialmente valorizável pela compostagem e processos biológicos associados a este processo. Já na atividade "Rota da História", para o 2º ciclo e ensino superior, a atividade corresponde a um percurso iniciado na Praia Norte e com término na Praia de Fornelos, ao longo do qual são descritos diversos aspetos da Geodiversidade referentes aos Monumentos Naturais Locais das Pedras Ruivas, Canto Marinho e Alcantilado de Montedor, e a atividade "Ouro - do tradicional ao contemporâneo: A Filigrana e as voltas do fio de ouro", focada nos alunos do pré-escolar e 1º ciclo, vai promover a criação de peças em "ouro" através da ornamentação dos fios.
No que toca a projetos educativos, os alunos de Viana do Castelo vão contar com 15, promovidos pelo CMIA, Centro de Mar, Geoparque, incluindo também com o Desporto e a Nutrição, abordando assuntos como o sono saudável, a prevenção de comportamentos aditivos, atletismo nas escolas, patinagem no pré-escolar, os cientistas do mar e conceitos de geologia.
Ao longo deste ano letivo, os estudantes do concelho vão ainda assinalar diversos dias temáticos, como o Dia Nacional da Floresta Autóctone, Dia da Cidade, Dia de Darwin, Dia Internacional de Monumentos e Sítios, Dia Internacional dos Museu, Dia do Pescador, entre outros.
Municipio de Viana do Castelo
Viana do Castelo avança com 58 medidas e 13 áreas de intervenção no Plano Municipal para Integração dos Migrantes 2018-2020
A Câmara Municipal de Viana do Castelo criou um Plano Municipal para a Integração dos Migrantes (PMIM) 2018-2020 como forma de valorizar e consciencializar a comunidade para este tema, com o objetivo de acolher e integrar, promovendo a interação de culturas. Tendo em conta os resultados do diagnóstico local, o PMIM ficou estruturado em 13 áreas de intervenção e 58 medidas, a concretizar no período 2018-2020. As atividades previstas no Plano Municipal têm como base temas que visam contribuir para o desenvolvimento dos cidadãos, desde o emprego, juventude, voluntariado, à saúde, segurança, entre muito mais.
O PMIM está orientado para dar resposta a objetivos estratégicos gerais para treze áreas de intervenção, mas a dimensão estratégica do plano centra-se nas áreas "Acolhimento e Integração", "Mercado de Trabalho e Empreendedorismo", "Cultura", "Cidadania e Participação Cívica", por se considerar que são as áreas que mais contribuem para o fomento da coesão social, do diálogo intercultural e do sentimento de pertença, essenciais para garantir a dignidade humana e fundamentais para a concretização efetiva das políticas de acolhimento e integração dos cidadãos Nascidos em Países Terceiros (NPT).
Assim, a metodologia de conceção do Plano Municipal para a Integração dos Migrantes 2018-2010 implicou procedimentos de auscultação às entidades e profissionais que trabalham diretamente com o público-alvo deste plano, à comunidade de acolhimento e à população migrante que reside atualmente no Município de Viana do Castelo. Esta auscultação teve como intuito identificar as necessidades no acolhimento e integração de migrantes e também envolver os cidadãos, desde a fase de planeamento, no sentido de se implementarem medidas que respondam às necessidades desta população.
Conduzir ao aumento da taxa de empregabilidade dos cidadãos NPT; incrementar os níveis de conhecimento e o domínio da língua portuguesa; criar condições para o aumento da formação e capacitação, promover a aquisição de novas competências, assim como potenciar e reforçar relações dos cidadãos NPT com a comunidade de acolhimento, são também propósitos deste Plano.
Neste contexto, as estratégias definidas no sentido de se atingirem os objetivos propostos passam, em grande medida, pela aposta na criação de mecanismos de informação, comunicação e divulgação, com vista à mobilização e ao incentivo à participação, quer da comunidade imigrante em geral e cidadãos NPT, em particular, quer da comunidade de acolhimento, dado o necessário envolvimento destes cidadãos no Plano Municipal.
No que toca ao Mercado de Trabalho e Empregabilidade, por exemplo, os objetivos passam por aumentar a taxa de empregabilidade dos cidadãos Nascidos em Países Terceiros e as estratégias são a aposta na formação em áreas de competências facilitadoras da empregabilidade e a aposta no apoio à criação do próprio negócio.
Na Cultura, tendo como objetivos aumentar o número de cidadãos NPT que participa em atividades socioculturais, a estratégia passa por criar oportunidades de participação em atividades culturais, artísticas e associativas desenvolvidas a nível local e pela promoção de eventos e ações dedicados ao tema da migração e da interculturalidade.
Na Saúde, tendo por objetivo a capacitação dos profissionais dos cuidados primários de saúde para um atendimento especializado a cidadãos NPT e facilitar o acesso aos cuidados primários de saúde, a aposta é em iniciativas de formação de capacitação dos profissionais de saúde e em canais de divulgação e comunicação que cheguem aos cidadãos.
Para a Educação e Língua, para colmatar as dificuldades dos cidadãos, prevê-se a organização de sessões de português básico, em complemento do programa Português para Todos, de forma gratuita e ao longo de todo o ano.
No concelho de Viana do Castelo, a comunidade migrante representa cerca de 1,3% da população residente, 1 114 cidadãos entre 85 445 habitantes (INE, 2016), o que significa que em Viana do Castelo se regista uma subida do número de migrantes em relação a 2015 (onde se registava 1 037 migrantes). As cinco comunidades mais representativas no concelho são a brasileira (24,2%), a espanhola (13,7%), a ucraniana (8,7%), a francesa (8,4%) e a chinesa (7,1%). Também a comunidade búlgara e romena estão em crescimento no concelho.
O Dia Internacional da Tolerância assinala-se a 16 de novembro e, para dedicar o mês à tolerância, a Câmara Municipal colocou um outdoor gigante dedicado à mensagem "Viana acolhe com amor", que apresenta três mulheres imigrantes.
No outdoor, aparece Ghalia Barazi, que tem 22 anos, e é da Síria. A jovem vive em Viana há quatro anos e meio e estuda Arquitetura na UBI - Universidade da Beira Interior. Outra das protagonistas do cartaz é Sadkshya Sharma, de 24 anos, que é do Nepal e vive em Viana do Castelo há 14 meses, trabalhando na área da restauração. De S. Tomé e Príncipe, veio Gizielda D'Alva, que vive na capital do Alto Minho há um ano, estando a frequentar um curso profissional.
Municipio de Viana do Castelo
Autarca de Viana do Castelo defende participação das autarquias nas Administrações Portuárias
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, defendeu que é útil e necessário, para bem do relacionamento entre as Administrações Portuárias e os Governos Municipais Locais, que haja participação das autarquias nos conselhos de administração das Administrações Portuárias, pelo facto de os portos serem territórios integrados nas áreas municipais, fazendo assim todo o sentido que os autarcas tenham uma palavra a dizer nas administrações dos mesmos. O autarca discursava, ontem, no Business2Sea - Fórum do Mar '18, que está a acontecer no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, no painel dedicado às Cidades Portuárias e Desenvolvimento Inteligente.
José Maria Costa apelou ao Governo para que, no próximo quadro comunitário, no âmbito das políticas urbanas, exista a figura das Cidades Portuárias, que permita alocar verbas e projetos de intervenção territorial integrado neste tipo de cidades. O autarca considerou que esta organização, a nível de enquadramento de financiamento comunitário, permitirá mobilizar recursos financeiros para as áreas logísticas, requalificando zonas portuárias abandonadas ou degradadas para projetos de intervenção cultural ou social junto das comunidades piscatórias ou portuárias.
O edil defendeu ainda a necessidade de se aumentar o conhecimento e aproveitar melhor as tecnologias atualmente disponíveis para monitorizar áreas portuárias nos domínios da qualidade do ar, ruído, tráfego e qualidade da água.
Dedicada ao tema "Desafios do Mar 2030", a edição de 2018 do Business2Sea - Fórum do Mar é organizada pela Fórum Oceano com a colaboração da Fundação CETMAR, Centro Tecnológico do Mar, com sede na Galiza. O evento conta com um programa diversificado dedicado ao tratamento e debate de um conjunto de desafios de natureza tecnológica, ambiental, social e económica com que os diferentes stakeholders da economia do Mar se vão confrontar na próxima década.
Municipio de Viana do Castelo
V Semana do Mar em Viana do Castelo com atividade Plogging e Ateliês variados
O município de Viana do Castelo vai celebrar a V Semana do Mar entre 16 e 23 de novembro, com um programa que inclui uma atividade Plogging e Ateliês variados. A Câmara Municipal Viana do Castelo tem vindo a desenvolver uma forte aposta nos temas do Mar, nomeadamente na tradição marítima, na valorização desportiva e na investigação científica. Nesse contexto e a par do que vem sendo realizado em anos anteriores, a autarquia celebra a 16 de novembro o 4º aniversário do Centro de Mar e inicia a V Semana do Mar com uma vasta oferta de ações de sensibilização direcionada ao público em geral e à comunidade escolar.
A semana vai incluir várias ações de sensibilização que incidirão na problemática da poluição nos oceanos e na biodiversidade marinha, envolvendo os alunos do município. A 16 de novembro, data em que se assinala o Dia Nacional do Mar, será dinamizada uma mesa redonda sob o tema "Vidas de Mar: Do Passado ao Presente", na qual serão partilhadas histórias marítimas com alunos do ensino secundário. A mesa redonda vai contar com a presença de oradores que já tiveram ou que ainda mantêm uma forte ligação com a vida no mar.
A 17 de novembro, destaca-se uma ação de plogging, atividade que irá combinar a atividade física com a recolha de resíduos ao longo da Ecovia do Litoral Norte, aberta a estudantes e comunidade em geral. A iniciativa acontece entre as 9h30 e as 12h30, tendo como ponto de encontro o Fortim da Areosa.
Também ao longo de todo o fim-de-semana, a 17 e 18 de novembro, as instalações do Instituto de Socorros a Náufragos e do Farol de Montedor irão abrir as suas portas a quem queira conhecer a dinâmica destes espaços, entre as 10h00 e as 13h00 e entre as 14h00 e as 17h00. Na noite de 17 de novembro, o Centro Cultural de Viana do Castelo é palco da "Festa Viana Sabe A(Mar)".
Para o público escolar, nos dias 20, 21, 22 e 23 de novembro, vão realizar-se diversos ateliês, que vão abordar as tradições, a monitorização do lixo marinho, o consumo de peixe e o alerta para as consequências da utilização do plástico.
Municipio de Viana do Castelo
Festival de Teatro de Viana do Castelo acontece até 18 de novembro e apresenta 11 espetáculos diferentes
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo marcou presença na abertura do Festival de Teatro de Viana do Castelo, iniciativa que está a decorrer até 18 de novembro e que vai apresentar 11 espetáculos diferentes em nove dias de programação, reunindo companhias portuguesas e galegas. O Festival de Teatro, que vai na segunda edição, acontece na sala principal do Teatro Municipal Sá de Miranda e no café teatro do mesmo espaço, numa organização do Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana e da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
O festival assume-se como uma celebração do teatro, acessível a todos os públicos, apresentando obras de companhias como O Teatrão, Companhia de Teatro de Almada, Companhia de Teatro de Braga, Teatro das Beiras, Tranvía Teatro, de Saragoça, Ensemble - Sociedade de Actores, Peripécia Teatro e Teatro e Marionetas de Mandrágora.
A programação do festival inclui o Digestivo - Conversas pós-espetáculo entre artistas, intérpretes e públicos, que vão acontecer imediatamente depois de cada um dos espetáculos. No último dia, 18 de novembro, pelas 17h00, será apresentada a peça "O Autómato", dedicada ao público infanto-juvenil, na mais recente criação do Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana.
A iniciativa "Ver Com as Mãos" acontece antes do início de cada peça de teatro e, através deste projeto, os espetadores com baixa visão ou cegueira farão o reconhecimento sensorial da cenografia. Todos os espetáculos têm também tradução em língua gestual portuguesa.
Municipio de Viana do Castelo
Voluntariado empresarial conta com 43 empresas a apoiarem 8 instituições de Viana do Castelo
A Câmara Municipal de Viana do Castelo assinou ontem 66 protocolos para o projeto de Voluntariado Empresarial na edição 2018/2019. Através dos protocolos, aderiram à nova edição 43 empresas do concelho vianense, que vão apoiar 8 instituições de crianças e jovens em risco e de apoio a pessoas com deficiência.
Concebido pelo município de Viana do Castelo sob o lema "Quem ama cuida", o projeto de Voluntariado Empresarial pretende ser um instrumento facilitador do exercício da responsabilidade social das empresas do concelho de Viana do Castelo. O projeto, lançado em 2012, visa suprir as necessidades de instituições do concelho com os serviços prestados voluntariamente por empresas e tem vindo a crescer em número desde o seu lançamento.
As instituições apoiadas vão ser o Berço - Centro de Acolhimento Temporário de Bebés e Crianças em Risco, a Casa dos Rapazes, Lar de Santa Teresa, ACAPO - Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, Íris Inclusiva, AMA - Associação de Amigos do Autismo, APCVC - Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo e APPACDM - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental.
O Voluntariado Empresarial pretende ser um espaço de aproximação entre competências das empresas e as necessidades das instituições particulares de solidariedade social e associações do concelho onde foram detetadas diversas necessidades que vão do simples bolo de aniversário para as crianças institucionalizadas, passando pelo corte de cabelo, até à manutenção de viaturas ou de equipamento informático.
Assim, assinaram protocolos empresas ligadas ao design e à informática, pastelarias, empresas para manutenção de frota automóvel, ginásios, centros de estudo, cabeleireiros, clínicas de medicina dentária, ginásios e centros de dança, oftalmologistas, espaços de animação infantil, órgãos de comunicação social, entre outros.
Ao favorecer a convergência entre o setor público, privado e solidário, o Município de Viana do Castelo visa obter um território coeso, inclusivo e saudável. Esta iniciativa permite também melhorar o conhecimento das instituições sociais e facilita outras formas de colaboração solidária.
Municipio de Viana do Castelo
Secretário de Estado do Desporto destaca "trabalho extraordinário" de Viana do Castelo que permitiu acolher Euro'Meet 2019
O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, deixou rasgados elogios ao trabalho feito pelo município de Viana do Castelo em termos de desporto, durante a apresentação do Outdoor Sports Euro´Meet 2019, que aconteceu ontem no Museu Nacional do Desporto, em Lisboa.
"Viana do Castelo valoriza o desporto e os desportos náuticos. A Câmara Municipal de Viana do Castelo serve de pivô para juntar agrupamentos, escolas, clubes desportivos, várias entidades, em termos do desporto", assegurou o Secretário de Estado do Desporto, que destacou as "magníficas instalações dos centros náuticos" do concelho vianense, numa apresentação que reuniu federações nacionais e entidades ligadas ao desporto, instituições de ensino superior, entre outros convidados.
João Paulo Rebelo realçou que a quinta-edição do Euro'Meet, que acontece entre 24 e 26 de setembro de 2019, em Viana do Castelo, é a primeira vez que este encontro europeu acontece fora da montanha, frisando o facto de o evento estar agendado para a Semana Europeia do Desporto.
A realização deste evento europeu em Viana do Castelo resulta do sucesso da candidatura apresentada pelo município, devido às condições naturais do concelho, já que a prova inclui remo, vela, surf e canoagem, mas também trail, BTT e percursos pedestres. No Museu Nacional do Desporto, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, explicou que a candidatura foi feita de forma consciente, depois de o município ter bastante trabalho realizado, infraestruturas de qualidade e projetos desenvolvidos ao longo do tempo.
O autarca destacou as variadas provas de referência que o concelho acolhe, como a Meia Maratona Manuela Machado, a Semana do Atlântico, Volta a Portugal em bicicleta, campeonatos do mundo de windsurf e kitesurf, entre outros. "Trabalhamos para a formação, não para campeões, mas ficamos contentes por ver que Viana do Castelo é um alfobre de campeões", assegurou.
Já o presidente da European Network of Outdoor Sports (ENOS), François Beauchard, informou que o desporto de exterior é, cada vez mais, um desporto que gera economia, que promove o emprego, a educação, o respeito pelo ambiente e o desenvolvimento das comunidades.
O Euro'Meet é um evento que se destina à comunidade académica, científica, empresarial e 'stakeholders' do desporto outdoor. O evento tem por base o desporto, mas abrange outras áreas, tais como ambiente, turismo, juventude, saúde e bem-estar.
A conferência compreenderá o Euro'Meet e a European Week of Sport e o programa do evento integra, também, nos dias 22 e 23 de setembro, o University Watersport Camp, que permitirá a estudantes universitários europeus uma experiência náutica única e inclusiva.
O programa, constituído por workshops, case studies, visitas técnicas e prática de atividades náuticas, culminará com um concurso de ideias em diferentes áreas, cujos vencedores poderão apresentar os seus projetos no Euro'Meet 2019. Esta iniciativa é aberta a estudantes de diferentes áreas, sendo algumas vagas destinadas a estudantes portadores de deficiência.
As conferências serão realizadas no centro de congressos do Castelo de Santiago da Barra e a seleção final dos temas a debater resultará de uma decisão conjunta entre o Comité de Gestão do European Network of Outdoor Sports (ENOS) e o Comité Organizador do Euro'Meet 2019.
O Outdoor Sports Euro´Meet 2019 é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Surf Clube de Viana (SCV), Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal (ERTPNP), Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC) e Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).
Municipio de Viana do Castelo
Viana do Castelo investe 300 mil euros para desenvolver programa de promoção do sucesso escolar
O município de Viana do Castelo está a desenvolver, junto dos alunos do concelho, um programa de promoção do sucesso escolar, num investimento de 300 mil euros no presente ano letivo. O projeto, que se encontra alinhado com os objetivos fundamentais do Portugal 2020, promove a dinamização de ações específicas de base local de promoção de combate ao abandono e insucesso escolar orientadas para as caraterísticas, recursos e /ou problemáticas específicas e distintivas de escola municipal.
Neste contexto, o projeto aposta na música, nas ciências e no apoio social, visando apoiar os alunos e famílias em situação de risco, a implementação da expressão musical e a criação da Ciência em Rede. Para avançar com este projeto, foi necessário o envolvimento dos Agrupamentos de Escolas e Escolas, uma vez que este implica a dinamização de ações específicas de promoção de combate ao abandono e insucesso escolar orientadas para as características, recursos e/ou problemáticas específicos e distintivos do município, reunindo os Agrupamentos de Escolas de Monserrate, Agrupamento de Escolas de Arga e Lima, Agrupamento de Escolas de Santa Maria Maior, Agrupamento de Escolas de Barroselas, Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito e Agrupamento de Escolas da Abelheira enquanto entidades parceiras.
Foram contratados, para apoio a alunos e famílias em situação de risco, dois psicólogos, um assistente social e um terapeuta da fala. Esta equipa multidisciplinar tem como objetivos a identificação das situações problemáticas com origem na comunidade envolvente; a definição de estratégias passíveis de prevenir estas situações; a promoção de medidas que visem a inclusão e integração do aluno na escola, tendo em conta a sua envolvência familiar e social; o acompanhamento dos alunos na aquisição e desenvolvimento de métodos de estudo, de trabalho escolar e medidas de recuperação da aprendizagem; o aconselhamento e a criação de percursos educativos alternativos e/ou ajustados para os alunos em risco; o estabelecimento de parcerias com órgãos e instituições, públicas ou privadas, da comunidade local; a ligação com as comissões de proteção de crianças e jovens em risco; e a mediação social.
Relativamente à expressão musical no primeiro ciclo do ensino básico, que conta com a parceria da Academia de Música de Viana do Castelo, visa garantir condições de igualdade de acesso a uma educação de qualidade e de promoção da equidade a todas as crianças através de práticas performativas centradas na expressão e na educação musical; promove a inclusão social através do reconhecimento e da valorização da diversidade cultural como oportunidade e como fonte de aprendizagem para todos; combate o insucesso escolar, promovendo a autoestima e a autoidentidade dos alunos; promove o sucesso escolar dos alunos através da valorização e utilização da Educação para a Cidadania mobilizando e aplicando, de forma criativa, conhecimentos transversais. Este projeto é desenvolvido por professores especialistas de Expressão e Educação Musical nos estabelecimentos do 1º Ciclo do Ensino Básico, com coordenação e supervisão pedagógica da Academia de Música de Viana do Castelo/Conservatório Regional do Alto-Minho, abrangendo 1926 alunos do primeiro ciclo do ensino básico.
Já a "Ciência em Rede", em parceria com os técnicos do CIBIO - InBIO da Universidade do Porto, potencia o desenvolvimento de "aulas de campo" e o espírito de trabalho científico, metodológico e continuado de forma a interpretar os ecossistemas; pretende potenciar iniciativas de experimentação e a interpretação de diferentes ecossistemas que incentivem o espírito científico e o gosto pelo conhecimento; incrementa o acesso à plataforma BIOREGISTO criada especificamente para a integração dos registos efetuados nas saídas de campo; promove e incentiva a descoberta da ciência de forma inter-geracional e em contexto familiar.
No passado ano letivo, o projeto abrangeu 8.125 alunos, atendeu individualmente 732 estudantes, tendo sido promovidas 315 ações de sensibilização e formação.
Municipio de Viana do Castelo
Viana do Castelo acolhe Encontros Interculturais com uma dezena de iniciativas até final de novembro
A Câmara Municipal de Viana do Castelo está a promover os Encontros Culturais, que vão desenvolver uma dezena de iniciativas até final do mês de novembro. Os Encontros têm como objetivo facilitar o conhecimento e a comunicação entre as diferentes culturas, contribuindo para mais e melhor integração no concelho.
A 14 de novembro, pelas 19h00, a Escola Secundária de Monserrate acolhe a Tertúlia "Tolerância", com Elizabeth Challinor e Pedro Pereira. Na quinta-feira, 15 de novembro, às 14h00, a Escola Básica do Cabedelo recebe a palestra "Refugiados e Tolerância" e, na sexta-feira, pelas 12h20, a Escola Secundária de Monte da Ola promove a visualização e debate de um vídeo sobre Migrantes.
A 17 de novembro, pelas 11h00, o Mercado Municipal é palco da Oficina Cozinhas do Mundo, dedicada aos sabores da Colômbia. Na quinta-feira, 22 de novembro, às 15h00, a Escola Secundária de Santa Maria Maior promove Conversas em Português, sobre a Dieta Mediterrânea, com momento musical com o guitarrista João Francisco Vieira.
No dia 25 de novembro, domingo, pelas 14h30, o Café Concerto do Teatro Municipal Sá de Miranda acolhe um Convívio Intercultural, com Mostra Gastronómica e Danças do Mundo. O programa dos Encontros Interculturais encerra a 29 de novembro, com a Biblioteca Humana: A educação no meu país, a acontecer na Escola Superior de Educação (ESSE), a partir das 14h00.
Municipio de Viana do Castelo
Centenário do Armistício marcado por descerramento de placa evocativa em Viana do Castelo
A Câmara Municipal de Viana do Castelo assinalou ontem o 100º aniversário do Armistício, tendo descerrado uma placa evocativa do centenário. Nas celebrações, que contaram com o comandante da Póvoa de Varzim e com o Núcleo de Viana do Castelo da Liga dos Combatentes da Grande Guerra, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo evocou o centenário, agradecendo em nome do município a todos aqueles que lutaram nas guerras, elogiando o trabalho que está a ser desenvolvido pelo Núcleo para que a memória permaneça para as gerações mais novas.
Já o representante da Liga dos Combatentes da Grande Guerra fez uma explanação sobre a importância das cerimónias e agradeceu o apoio do município nas atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Viana do Castelo.
Durante a tarde, as comemorações incluíram ainda a conferência "O contributo dos portugueses nas trincheiras da I Guerra Mundial (1917-19)", proferida pela professora Isabel Pestana Marques, seguida de abertura da exposição "Colecionar em tempo de Guerra", no Museu de Artes Decorativas.
Às comemorações, em Viana do Castelo, associaram-se representantes do distrito e da região da Liga dos Combatentes, autoridades civis e militares. A 11 de novembro de 1918 foi assinado o Armistício de Compiègne, entre os Aliados e o Império Alemão, pelo fim das hostilidades na Frente Ocidental, marcando o fim simbólico da I Guerra Mundial.
O armistício de 11 de novembro de 1918 marcou para sempre a rendição da Alemanha e o fim da I Guerra Mundial. O local da reunião, que durou três dias, manteve-se secreto: só algumas fotografias e desenhos atestam o encontro. Com a assinatura do armistício entre as delegações beligerantes, chegaram ao fim quatro anos e três meses de hostilidades. O armistício entrou oficialmente em vigor às 11 horas - a décima primeira hora do décimo primeiro dia do décimo primeiro mês de 1918.
Municipio de Viana do Castelo
|