JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

CONVERSAS DE ESQUINA | FÉRTIL CULTURAL

17 de Novembro - 21h30 - Teatro Diogo Bernardes - Ponte de Lima

Sábado, 17 de Novembro, às 21h30, no Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, A Fértil Cultural apresenta a sua mais recente produção, estreada a 2 de Novembro passado - Conversas de Esquina, com texto e encenação de Rui Alves Leitão e interpretação de Neusa Fangueiro e Tanya Ruivo, com a particularidade de permitir apenas a lotação limitada a 80 espectadores.

Atente-se que este espectáculo é da responsabilidade da estrutura profissional de teatro que materializa, há três anos, na qualidade de parceira, o Serviço Educativo do Teatro Diogo Bernardes, quer com alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, quer com Amadores de Teatro provenientes de Grupos de Teatro do Concelho, tendo sido apresentados quatro exercícios finais resultantes dos trabalhos de formação ministrados nos anos lectivos de 2016-2017 e de 2017-2018.

As acções do presente ano, que coincidem com o ano lectivo, tiveram início no corrente mês de Novembro e prevê-se a apresentação dos exercícios finais em Abril de 2019, antes da Páscoa, como não podia deixar de ser, no Teatro Diogo Bernardes.

Voltando a Conversas de Esquina, trata-se de uma co-produção da Fértil Cultural, do Teatro Diogo Bernardes e da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, com apoios de, entre outros, do Município de Ponte de Lima e do Município de Vila Nova de Famalicão e financiamentos da Direção Geral das Artes / Ministério da Cultura / República Portuguesa.

Num espaço e num tempo comum duas mulheres encontram-se e conversam. Que conversas são essas? Quantas vezes se encontram? E têm sempre conversa?

No ponto onde duas vias se intersectam, estas duas mulheres intersectam as suas vidas tendo sempre uma conversa pronta na ponta da língua. Diálogos em catadupa sem propósito premeditado, mas com o propósito de se esclarecerem sobre o que as rodeia.

A esquina serve de metáfora ao espaço onde tantas conversas acontecem.
Texto e encenação Rui Alves Leitão
Interpretação Neusa Fangueiro e Tanya Ruivo
Cenografia e figurinos Carlos Neves
Desenho de luz Paulo Neto
Técnico de luz César Cardoso
Produção executiva Cristiana Morais
Fotografia Margarida Ribeiro
Vídeo Rúben Marques
Co-produção Fértil Cultural, Casa das Artes de V. N. de Famalicão e Teatro Diogo Bernardes
Apoio Município de Vila Nova de Famalicão, Município de Ponte de Lima, Enif
Estrutura financiada pela Direção Geral das Artes / Ministério da Cultura / República Portuguesa
Espectáculo para maiores de 12 anos

Bilhetes à venda (4,00€) e mais informações no Teatro Diogo Bernardes, pelo telefone 258 900 414 ou pelo email teatrodb@cm-pontedelima.pt.

Municipio de Ponte da Lima



O Jardim de Microclimas o mais votado da 14ª edição do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima

O Jardim de Microclimas da Holanda foi o jardim mais votado pelos visitantes durante o 14º Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, edição que teve como tema "O Clima nos Jardins."

Proveniente de uma organização artística holandesa Laboratory for Microclimates (LfM) que se descolou à nossa Vila e explorou as qualidades existentes da região (questões relacionadas com a água, o vento e o calor) este jardim mereceu a preferência do público, registando 22, 3% dos votos.

"…O Jardim de Microclimas ofereceu uma experiência contínua de diferentes microclimas artificiais concebidos para aumentar a nossa consciência da natureza e do clima na paisagem rural de Portugal. Ao percorrer o caminho do jardim, os visitantes podiam conhecer e desfrutar dos seguintes microclimas: lago, rio, pântano, montanha e deserto, o monte de lenha, um sistema de filtro helófito, uma floresta autóctone, um campo de flores silvestres, uma charneca e um banho de pés na sombra. Nos dias mais quentes do verão podemos desfrutar deste banho natural de pés na sombra. É inspirado por uma tradição japonesa em locais públicos - praças, estações de comboio e parques. No Japão, os banhos de pés são centros sociais onde jovens e idosos se encontram e relaxam.

O projecto artístico Jardim de Microclimas apresentou a beleza das plantas e a biodiversidade à escala do jardim. Quando os visitantes percorriam o caminho, sentiam e desfrutavam dos microclimas apresentados (….) O Laboratório para Microclimas (LfM) teve como objectivo sensibilizar para a agricultura urbana, a partir duma perspectiva climática, com projectos de arte, agricultura urbana e cinema."

Como sendo o mais votado, vai manter-se em exposição na 15ª edição do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, em 2019.

A segunda preferência do público recaiu sobre o jardim proveniente da Argentina "Estações que Prendem" com 18,5% dos votos, enquanto o jardim Atitudes (In)Concientes da autoria do Corpo Nacional de Escutas - Agrupamento n,º 367 Anais de Ponte de Lima, recolheu 12,6% dos votos.

A seleção das novas propostas para a edição 2019, que tem como tema Jardins do Fim do Mundo, decorrerá no corrente mês. Para mais informações consulte: www.festivaldejardins.cm-pontedelima.pt ou através do email: festivaldejardins@cm-pontedelima.pt.

Municipio de Ponte da Lima





Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais