JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CONCELHO DE CAMINHA

A FESTA DO DESPORTO EM CAMINHA

Corta Mato Escolar

Os alunos da Escola Básica e Secundária de Caminha participaram, em grande número, no Corta Mato Escolar, no passado dia 2 de novembro, fazendo desta prova uma verdadeira festa desportiva!

Foram quase 200 alunos que disseram "sim" ao desafio lançado pelos professores de Educação Física. As provas, organizadas de acordo com os diferentes escalões e géneros, foram de grande intensidade, prevendo-se uma boa representação na fase distrital, que terá lugar na Mata do Camarido, no próximo dia 11 de fevereiro.

CDE



Projeto "Nosso Mar" | Dia Nacional do Mar

A celebração do Dia Nacional do Mar não passou despercebida na Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora.

Acompanhados pelos respetivos docentes, os alunos do 1º ano do Ensino Básico realizaram uma visita exploratória à zona costeira de Vila Praia de Âncora, e em particular à área de rochas da costa ancorense.

Com o entusiasmo dado pela evocação do Mar neste dia 16 de novembro, aos alunos foi dada a possibilidade de identificarem as caraterísticas gerais da nossa costa, não esquecendo a vulnerabilidade da mesma, tanto pela pressão urbana, como pelos efeitos climáticos que ditam alterações no nível do mar.

A biodiversidade marinha da zona costeira foi outro elemento preponderante na visita feita pelos pequenos exploradores, não deixando de perceber a forma como os organismos vivos interagem uns com os outros e o efeito que as marés exercem na sua existência.

O Projeto "Nosso Mar" concorre para melhorar o conhecimento que enraíza a identidade territorial da zona de influência pedagógica da EBS do Vale do Âncora. Lembrar as datas que trazem o Mar para o nosso quotidiano é assim determinante para este se afirmar no espaço escolar.

O dia Nacional do Mar é lembrado a 16 de novembro, data que recorda a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, assinada em 1994 e ratificada por Portugal em 1997, sendo de importância fundamental na determinação dos limites marítimos inerentes à Zona Económica Exclusiva e à Plataforma Continental.

Pedagogicamente enquadrada, esta é mais uma atividade que faz eco da valorização dos contextos locais de aprendizagem sobre os quais a EBS do Vale do Âncora e o Agrupamento de Escolas do concelho de Caminha fazem recair atenção especial.



Projeto "Nosso Mar" | Nautismo

Integrado no projeto aglutinador "Nosso Mar", a Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora deu início à ação "Nautismo", dirigida a todos os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico.

O "Nautismo" visa iniciar práticas de desportos de água particularmente relacionados com o entorno local, do que são referência a natação, o remo, o stand up paddle, o surf e a canoagem.

Foi neste princípio que no passado dia 14 de novembro os alunos estiveram na piscina municipal, em Vila Praia de Âncora, envolvidos em esquemas de aprendizagem, orientados por docentes e especialistas na matéria.

Resultante da iniciativa da escola, o "Nautismo" conta com a parceria protocolada entre o Agrupamento de Escolas do concelho de Caminha, ao qual pertence a EBS do Vale do Âncora, o Município de Caminha e o Sport Club Caminhense.

De todo o conjunto de atividades e de todas as sessões de exploração das práticas desportivas, do que é exemplo o "Nautismo", se concorre para a identidade local promovida pelo projeto "Nosso Mar", enquanto elemento integrador do Mar nas aprendizagens dos alunos, expressando a valorização dos saberes e práticas locais, construindo experiências que se poderão traduzir em unidades curriculares futuras, ou na apropriação de focos de interesse local no desenvolvimento do currículo dos alunos.



Projeto "Nosso Mar" | "O mar viu-me crescer"

Perscrutando as ondas da construção identitária dos pescadores, o projeto "Nosso Mar" promoveu a partilha de experiências, vividas na primeira pessoa, com os alunos da Escola Básico e Secundária do Vale do Âncora.

Foi a 14 de novembro último que Vasco Presa, pescador e presidente da Associação de Pescadores de Vila Praia de Âncora, esteve disponível para com a turma VA4A partilhar parte da sua vida de Mar, elemento com o qual se identifica e confunde.

Natural de Vila Praia de Âncora, e desde sempre ligado ao Mar, Vasco Presa entusiasmou os alunos, despertou neles a curiosidade e alargou os horizontes de quem muitas vezes olha o Mar apenas pelo recreio e o desfrute de Verão.

Os perigos, as façanhas, as alegrias, a camaradagem, o sustento, o frio e todas as sensações de assolam os pescadores na faina não se restringiram ao momento da partilha, sendo muito mais importantes pela exploração feita em contexto de aprendizagem dos alunos, apenas possível pela abertura da escola à comunidade, reconhecendo o seu contributo, sob a orientação dos docentes, no crescimento cultural e pessoal dos alunos.

O projeto "Nosso Mar" gerará ao longo do ano mais oportunidades de envolvimento com a comunidade, quer de forma individual, quer coletiva, contribuindo para a criação de bases sólidas na identidade da escola e dos seus alunos.



Eco-Escolas | As nossas árvores

No âmbito do programa Eco-Escolas, a Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora encetou um projeto de reconhecimento das espécies arbóreas existentes em espaço escolar.

A convivência diária com diferentes espécies de árvores nem sempre significa que estas sejam identificadas por todos os que as observam, delas usufruindo de proteção do Sol ou da chuva. Com a necessidade de se promover o acréscimo de conhecimento dos alunos, a turma 4BVPA foi iniciada na classificação, seguindo uma metodologia própria que os leva, não só à identificação científica das espécies, mas também aos nomes populares, à importância no passado e presente, às origens e aos cuidados a ter na sua proteção.

Esta atividade está inserida no plano de ação previsto para o presente ano letivo no âmbito do programa Eco-Escolas e no estudo levado a cabo por estes alunos sobre a floresta autóctone.

A inserção pedagógica de realidades com as quais os alunos se confrontam no dia-a-dia é assim estimulada, dando-se o devido enquadramento às ações e projetos da escola, contribuindo-se para um maior e melhor percurso formativo das crianças e jovens que na Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora evoluem na sua escolaridade.



Eco-Escolas | Hastear da bandeira

O reconhecimento do trabalho empenhado e abnegado da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora desenvolvido no âmbito do programa Eco-Escolas foi uma vez mais assinalado no passado dia 15 de novembro.

Na presença dos coordenadores, da direção do Agrupamento de Escolas, da presidência e vereação da Câmara Municipal de Caminha, foi hasteada a bandeira Eco-Escolas atribuída à EBS do Vale do Âncora, galardão emblemático que é hoje não só um marco no exercício da ação educativa, mas uma marca de identifica o compromisso da escola.

A cerimónia decorreu no espaço exterior do edifício tendo os alunos merecido palavras de encorajamento e de valorização pelo trabalho desenvolvido no passado, uma vez que o ato se reportou ao desenvolvimento do projeto no ano letivo 2017/2018, apontando igualmente para o ânimo que deve sentir-se na ação de cada aluno e no seu envolvimento em cada atividade na qual toma parte.

A EBS do Vale do Âncora manterá, no quadro do envolvimento de todo o Agrupamento de Escolas, o seu compromisso com o Eco-Escolas, programa internacional da "Foundation for Environmental Education", desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), numa estreita ligação com as escolas.



Projetos Escolares | Feira de S. Martinho e Magusto

Atenta às tradições, a Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, numa ação ampla do Agrupamento de Escolas do concelho de Caminha, promoveu, a 15 de novembro, a realização de uma feira de S. Martinho, seguida de Magusto, enquadrando a atividade da escola com o calendário nacional e as festividades que integra.

Com o envolvimento de todos os alunos, numa participação de turma, foram criadas bancas de venda dos mais variados produtos disponibilizados pelas famílias, medindo-se aqui e ali os pregões de venda e a sedução do negócio, procurando que no final cada banca ficasse vazia de produtos e cheia de razões para partir para a festa musicada pelo crepitar das castanhas na fogueira.

A alegria do Magusto pintou-se a marcas de carvão, alimentadas pelo excelente sabor das castanhas, enchendo de felicidade todo o espaço escolar, valorizando ainda mais esta iniciativa.

A Feira de S. Martinho mobiliza, anualmente, os alunos para a venda de produtos trazidos de casa e tem, para além do intuito de dotar a turma de recursos financeiros para atividades, fins solidários, concorrendo para o fundo que a escola consigna para esse fim.

Fica o registo festivo que revela a entrega de toda a comunidade e esta iniciativa.



Projeto "Nosso Mar"| Margens com vida

Os saberes partilhados pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo (CMIA) foram trazidos à Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora.

Numa semana voltada para o Mar, o projeto "Nosso Mar" acolheu no átrio da escola a exposição "Margens com vida", organizada pelo CMIA e voltada para o conhecimento particular das áreas de transição entre o mar e os sistemas terrestres contíguos, em tudo identitário do território existente em Vila Praia de Âncora.

Disponível para toda a comunidade escolar, esta exposição tem sido visitada desde o dia 12 de novembro por todos os alunos da EBS do Vale do Âncora, quer de forma autónoma, quer sob a orientação dos docentes.

O estímulo gerado pela exposição patente no espaço escolar motiva uma abordagem pedagógica diferenciada na concomitância das unidades curriculares das diferentes disciplinas nos diversos ciclos de ensino.

O envolvimento de toda a comunidade no projeto "Nosso Mar" saiu assim reforçado com mais uma iniciativa que mostra a disponibilidade da escola para abordagens pedagógicas diversificadas, capazes de valorizar o conhecimento, numa atitude atenta e informada dos alunos.

JCR | GabCom AESP


Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais