|
Este investimento vai abranger 271 famílias
REDE DE FIBRA ÓTICA
ESTÁ A CHEGAR A VILAR DE MOUROS
A rede de fibra ótica está a chegar a Vilar de Mouros. A execução da rede de comunicações eletrónicas em fibra ótica já avançou e já é visível nas principais artérias da freguesia. Vilar de Mouros junta-se assim às freguesias de Caminha e Vilarelho; Vila Praia de Âncora, Moledo e Cristelo; Azevedo e Venade; Seixas; Lanhelas; Riba de Âncora; Vile e Âncora. Em Vilar de Mouros, estão a ser instaladas 576 UAS e vão ser abrangidas 271 famílias. O investimento no concelho ronda os 1,5 milhões de euros, abrangendo 10 mil alojamentos e 5 mil famílias.
Esta obra resulta de um protocolo de colaboração para a execução de estudo base "Survey" no território das freguesias de Vilar de Mouros e Argela para implementação de uma rede de comunicações eletrónicas em fibra ótica, entre o Município de Caminha, Juntas de Freguesia de Vilar de Mouros e Argela. Assim, a implementação da rede de fibra ótica em Vilar de Mouros é assegurada pela respetiva Junta de Freguesia, Município de Caminha e DSTelecom.
Recorda-se que a 1ª fase da execução instalação da rede de fibra ótica no concelho de Caminha terminou no primeiro trimestre de 2018 e, agora, avançou uma segunda fase, que vai abranger as freguesias de Vilar de Mouros e Argela. É de referir que a primeira fase abrange 12 freguesias: Caminha e Vilarelho; Vila Praia de Âncora, Moledo e Cristelo; Azevedo e Venade; Seixas; Lanhelas; Riba de Âncora; Vile e Âncora, o que significa que alcança 8175 casas e 5 mil famílias. A segunda fase, como foi referido, vai abranger as freguesias de Vilar de Mouros e Argela. Vão ser instaladas 825 UAS (576 em Vilar de Mouros e 249 em Argela) e vai abranger 400 famílias, 130 em Argela e 271 em Vilar de Mouros.
Para Miguel Alves este investimento é importante para o concelho em termos de atração de investidores e de conforto para as pessoas que cá vivem e para as que vem de fora. Também permitiu identificar 28 pontos de interesse dos seus próprios edifícios que vão ser contemplados também com fibra ótica e com ligação à Internet, dando como exemplo: o Gabinete de Apoio Municipal de Vila Praia de Âncora: os Postos de Turismo, o Forte da Lagarteira; os jardins de infância, as escolas básicas e as escolas secundárias do concelho de Caminha.
Gabinete de Informação ao Munícipe
OBRA NO TROÇO DA EN301 ENTRE CAMINHA E VILAR DE MOUROS JÁ ARRANCOU
A EN301, o troço entre Caminha e Vilar de Mouros, está a ser alvo de uma intervenção. Esta empreitada de conservação corretiva é da responsabilidade das Infraestruturas de Portugal (IP) e visa a melhoria das condições de circulação e segurança rodoviária, ao longo de 5,3 quilómetros, entre Caminha e o nó de ligação com a A28. A obra vai custar 386.518,00€ e deverá ser executada no prazo de 90 dias.
Gabinete de Informação ao Munícipe
Caminha aprofunda relação com vizinhos galegos
Presidente da Câmara Municipal de Caminha debate Estratégia de Cooperação Transfronteiriça
com dirigentes da AECT Rio Minho e homólogos galegos de A Guarda e Rosal
Miguel Alves, Presidente da Câmara Municipal de Caminha, foi o anfitrião de uma reunião sobre temas transfronteiriços que juntou o Alcalde de A Guarda, António Lomba, a Alcaldesa do Rosal, Maria del Carmen Alonso e os responsáveis do recém-criado Agrupamento Europeu de Cooperação Transfronteiriça Rio Minho (AECT Rio Minho) que juntou também especialistas da Universidade de Vigo, da Fundação Centro de Estudos Euroregionais Galiza-Norte de Portugal e da CIM Alto Minho. Este encontro internacional serviu para ultimar a elaboração da Estratégia de Cooperação do Rio Minho Transfronteiriço, no que ao território do estuário do rio Minho diz respeito e para definir as propostas conjuntas a incluir no Plano de Ação que vai ser elaborado.
Este encontro junta-se a outros que já tiveram lugar e que têm como objetivo aprofundar a relação entre as duas margens, concretizando-a em ações concretas que beneficiem o território e as pessoas, procurando encontrar um espaço de financiamento próprio no contexto do próximo quadro comunitário que terá início do ano de 2020. Na reunião de Caminha consolidou-se um Plano de Ação Conjunto que passa por agir em cinco eixos estratégicos: os setores produtivos, as redes de governança, a mobilidade e serviços partilhados, o turismo sustentável e a cultura e comércio tradicional. Para Miguel Alves, "a pouco mais de um ano de 2020, data de início do próximo quadro comunitário, este é o momento certo para concretizar uma estratégia comum que dê sentido à relação cultural, paisagística, patrimonial e humana que une as gentes dos dois lados do rio Minho. Eu valorizo muito a singularidade da nossa relação transfronteiriça mas julgo chegada a hora de transformar esse valor imaterial em riqueza para as nossas empresas e populações".
As reuniões entre os peritos e os distintos municípios da ribeira Minho continuam nas próximas semanas de modo a poder ser encontrado um documento estratégico final.
Gabinete de Informação ao Munícipe
Corrida decorre no dia 8 de dezembro, pelas 19H00 e as inscrições já estão a decorrer
CAMINHA VAI SER PALCO DA I SÃO SILVESTRE
As corridas de São Silvestre chegam ao nosso concelho. Caminha vai ser palco da I São Silvestre, no dia 8 de dezembro, pelas 19H00. Trata-se de uma organização da Associação Triatlo de Caminha em parceria com o Município de Caminha. As inscrições já estão a decorrer.
As corridas de São Silvestre dominam o calendário atlético do mês de dezembro. Um pouco por todo o país, de norte a sul, estas corridas são disputadas à noite. Em Caminha não é exeção. Com concentração marcada junto à Torre do Relógio, pelas 19H00, a corrida São Silvestre terá uma duração máxima de 1H45. As inscrições já estão a decorrer e deverão ser efetuadas em http://chrono.pt.
A I São Silvestre de Caminha é composta por uma corrida e uma caminhada. A corrida, com um percurso de 10 km, dirige-se para atletas federados e não federados. A caminhada, com um percurso de 5 km, destina-se a todas as faixas etárias e não tem fins competitivos.
Esta iniciativa de âmbito desportivo está integrada na programação de Natal que o Município tem para oferecer aos caminhenses e visitantes.
Gabinete de Informação ao Munícipe
|
|
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento Apoiado pela Fundação EDP
|
Da Monarquia à República no Concelho de Caminha Crónica Política (1906 - 1913)
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
O Estado Novo
e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense
Júlio Baptista (1882 - 1961)
 |
Organização e estudo biográfico do autor
por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora
 |
Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000
|
Memórias da Serra d'Arga
 |
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000
|
Outras Edições Regionais
|