JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

Valença Vai entregar imagem S. Teotónio ao Papa

Santo vai ser exposto e benzido na igreja onde Teotónio foi batizado

Valença vai entregar uma imagem de S. Teotónio ao Papa Francisco, no Vaticano, na próxima quarta-feira, 24 de outubro. A imagem de São Teotónio, primeiro santo português, vai passar a constar, pela primeira vez, na Galeria dos Santos, no Vaticano.

São Teotónio vai ser levada, para o Vaticano, por uma delegação de Valença constituída pelo Arcipreste, presidentes da Câmara e Assembleia Municipal, presidente da Junta de Ganfei e pelo deputado valenciano Luís Campos Ferreira. A delegação valenciana vai ser recebida pelo Papa Francisco, em audiência, na próxima quarta-feira, 24 de outubro, às 10h.

Imagem Exposta em Ganfei

A imagem de São Teotónio, que vai ser entregue ao Papa Francisco, será benzida e exposta na celebração eucarística de domingo, 21 de outubro, às 10h, na Igreja Paroquial de Ganfei, na igreja onde São Teotónio foi batizado.

Promover a Figura de São Teotónio

Este ato insere-se no trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Valença no sentido de promover a figura e o legado daquele que é considerado a figura maior do concelho e uma referência para a fundação de Portugal.

1º Santo Português - O Inspirador e Protetor da Nacionalidade.

Para Portugal São Teotónio é o primeiro santo, para a Cristandade o padroeiro dos cristãos escravizados, para Valença a figura maior, para os tempos da nacionalidade o homem que deu força espiritual à fundação do país.

Nasceu em 1082 na freguesia valenciana de Ganfei e faleceu em Coimbra a 18 de Fevereiro de 1162. São Teotónio é o primeiro santo português, celebrado como o reformador da vida religiosa. Conhecido como padroeiro dos cristãos escravizados, por ter amparado 1000 moçárabes, capturados numa incursão à Andaluzia por D. Afonso Henriques.

Municipio de Valença



Desfolhada, Vinhos e Petiscos em Valença

Uma desfolhada à moda antiga é o convite de Valença para o próximo fim de semana de 20 e 21 de Outubro, em Cerdal. A oportunidade para avivar memórias, relembrar tradições e provar os vinhos novos acompanhados de bons petiscos.

A Desfolhada, a Tradição do Outono em Valença

As festas das colheitas tem nas desfolhadas uma das tradições familiares e de vizinhos mais marcantes nas comunidades rurais de Valença.

O ambiente agrícola / festivo, com o ritual do ciclo da colheita e armazenamento do milho é o motivo para um encontro de gerações em Cerdal, no fim de semana.

Os carros de bois carregados de milho, a eira, a desfolhada, as concertinas e as desgarradas prometem festa rija. A procura da espiga rainha será grande. Manda a tradição que quem a encontrar tem de roubar um beijo a uma donzela e se aparecer uma espiga com "filhos" acender uma vela e colocar a espiga numas alminhas, que se encontrem num cruzamento de caminhos, para espantar os maus espíritos.

Na desfolhada não faltarão os bardeiros e até uma meda para compor o cenário e o espigueiro para guardar as espigas e fechar o ritual.

Bons Vinhos Novos e Petiscos

Esta é a oportunidade para provar e avaliar os vinhos novos. A gastronomia local marcará presença com o arroz de sarrabulho e rojões e os petiscos como o presunto, a broa, o chouriço e o bolo do tacho, entre tantos outros.

Programa

20 de Outubro, sábado
18h30 - Prova de Vinhos Novos
19h30 - Desfile da Desfolhada
20h00 - Desfolhada Tradicional com concertinas

21 de Outubro, domingo
12h30 Almoço da Tradição com Arroz de Sarrabulho e Rojões (inscrições tlm 961 926 367, 969 665 466, 969 350 974)
15h - Espetáculo com o grupo Irmãos e Amigos

A iniciativa é da Câmara de Valença e do Grupo Cultural e Recreativo "Os Camponeses Minhotos" de Cerdal e conta, ainda, com a colaboração da Junta de Freguesia de Cerdal e de várias associações e juntas de freguesia do concelho.

Municipio de Valença




Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais