No próximo sábado, dia 20 de outubro, o concelho de Melgaço abre a Porta do Tempo dos Mosteiros, no âmbito do projeto da CIM Alto Minho "Alto Minho 4D: Viagem no Tempo". Uma conferência, às 11 horas, e uma visita performativa ao Mosteiro de Fiães, às 15 horas, são duas das atividades abertas à população.
A conferência "Dos Mosteiros" terá lugar na Casa da Cultura de Melgaço, com a presença de José Marques, professor emérito da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e Paulo Oliveira, técnico superior no Mosteiro de Tibães, em Braga. A conferência, organizada pelo Centro Cultural do Alto Minho e que terá lugar na Casa da Cultura de Melgaço, contará ainda com a participação do diretor da Direção Regional da Cultura do Norte, António Ponte. No centro do debate estará a história das ordens religiosas e a sua implementação no Alto Minho, assim como a importância que ainda hoje têm na sociedade contemporânea e na vida cultural e económica da região. A atividade é gratuita e aberta ao público, mediante inscrição prévia no website da CIM Alto Minho: www.cim-altominho.pt.
Já à tarde, será possível efetuar uma visita guiada ao Mosteiro de Santa Maria de Fiães, que foi pertence da Ordem de Cister. Com início marcado para as 15 horas, e acompanhado de uma performance que envolverá a comunidade local, a visita servirá para dar a conhecer os modos de vida dos monges e monjas, a sua implantação sempre pensada numa lógica de organização e gestão do território e a importância da afirmação do cristianismo em tempos de grande incerteza. A iniciativa é organizada pelo Teatro do Noroeste - CDV e pelas Comédias do Minho, em co-programação com a Talkie-Walkie e a Ondamarela.
Para os amantes do skecthing, a CIM Alto Minho e a Associação Urban Sketchers Portugal (UskP) propõem ainda para o próximo sábado uma viagem pela vila para registo no papel do património edificado e natural de Melgaço.
Cada concelho uma Porta do Tempo
A Porta do Tempo dos Mosteiros é a oitava a abrir-se no decorrer do projeto "Alto Minho 4D: Viagem no Tempo". Todos os meses, um município da CIM abre uma porta da passagem do tempo pelo Alto Minho. Trata-se de uma iniciativa intermunicipal, na qual cada um dos 10 concelhos do Alto Minho encabeçará uma rota, que funcionará como o "portal" de acesso a uma "estação do tempo" (um núcleo museológico que funcionará num determinado espaço físico), que irá dispor de uma série de valências e no qual se apresentará uma sequência de recursos patrimoniais alusivos a essa rota e a serem visitados. O objetivo é promover um circuito (touring) cultural de 10 rotas/itinerários pelo Alto Minho, baseados na história e nos bens patrimoniais da região.
De referir que o projeto "Alto Minho 4D - Viagem no Tempo" foi aprovado pelo Programa Operacional Regional do Norte - Norte 2020, no domínio do "Património Cultural" e encontra-se integrada no Ano Europeu do Património Cultural em Portugal.
O executivo melgacense convida toda a população para a sessão comemorativa do 1º ano de mandato. A ação terá lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal, no dia 27 de outubro, pelas 10h00.
Há um ano, Manoel Batista assumiu, pelo segundo mandato consecutivo, a liderança da Câmara Municipal de Melgaço. Aquando da tomada de posse, o executivo prometeu trabalhar arduamente em prol da qualidade de vida do concelho e da sua população, mostrando a todos que Melgaço Tem! 'O novo mandato prosseguirá o mesmo esforço e rigor nas contas, com uma gestão cuidadosa, para que a governação e as opções estruturantes possam ser concretizadas. E vamos ter um mandato de muitas concretizações.', garantiu na altura Manoel Batista, perante toda a comunidade melgacense, assegurando querer trabalhar para um município mais moderno, ecológico, tecnológico e sustentável.
'Tenho uma noção rigorosa e exigente sobre o que esperam de mim. Fazer de Melgaço um concelho onde é bom viver. Fazer de Melgaço um concelho com presente e futuro. Assim o farei. Garanto-vos! E assumo perante todos vocês este compromisso porque acredito em Melgaço. Porque gosto de Melgaço e é pelo amor e dedicação ao nosso território que aqui estou perante todos vós.', pronunciou o autarca durante a sua intervenção. Hoje, é visível uma clara aposta em todas as áreas suscetíveis de garantirem o desenvolvimento e o crescimento do território, mas "continua a haver muito para fazer e nós vamos fazê-lo. Porque Melgaço Tem!", salienta o autarca.
Recorde-se que o PS conquistou 59,9% dos votos, governando em maioria e mantendo os mesmos cinco lugares para o seu novo executivo municipal.