Ao longo do ano letivo 2018-2019, a Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora desenvolverá um projeto integrador dedicado ao "Nosso Mar". Perscrutando as ondas da identidade local, este projeto aglutinador consubstancia-se na promoção articulada de diferentes ações que na escola se identificam com o Mar, de forma transversal às diferentes áreas curriculares e anos de escolaridade.
Neste enquadramento se desenvolve a ação, em modelo de projeto, "Um Mar de Trabalhos", sob a orientação dos docentes António Garrido e Marília Rodrigues.
Esta equipa de professores, juntamente com os alunos das turmas VA3A e VA3B, realizaram, a 19 de Outubro, uma degustação de conservas do mar, mobilizando diferentes recursos, envolvendo os encarregados de educação e comunidade educativa, terminando, já em sala de aula, com uma apresentação escrita de "Um Mar de Trabalhos", e da atividade realizada, redigida pelos alunos, sob a orientação e apoio dos professores, e publicada no blog "muitos sonhos" (http://muitossonhos.blogspot.com). Dessa apresentação se percebe a incidência literária que esta ação encerra, decorrendo da obra de José Jorge Letria, "Lendas do Mar", que "levará os alunos ao aprofundamento de conhecimentos sobre a obra do autor e o mar português, sobre as diferentes profissões cujo trabalho decorre no mar ou se relaciona diretamente com ele, sobre a importância económica do mar e da sua preservação, e ainda sobre os valores humanistas que as sete lendas, que compõem a obra, permitem explorar" (retirado do texto dos alunos).
A atividade de degustação promovida gozou ainda da oportunidade temporal gerada pela dedicação temática à "Semana da Alimentação", que, anualmente, merece a atenção do agrupamento de escolas do concelho de Caminha, e, particularmente, da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora.
Com esta iniciativa, associada a tantas outras que integram a ação das mais diferentes valências, disponibilidades e comunidade do vale do Âncora, se constrói o projeto Nosso Mar, numa condução pedagógica reveladora da ação da escola em largo espetro, atenta e enraizada na realidade local, das suas gentes, dos seus valores culturais e da sua estrutura social.