JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

Já arrancaram as atividades do Desporto para Tod@s 2018/2019

Com a entrada do mês de setembro, a Amizade Cerveira-Tomiño deu início às atividades do Programa Desporto para Tod@s 2018/2019. A primeira ação da 'Piscina em Família' decorreu no sábado e as sessões para 'Maiores de 55 anos' arrancou esta terça-feira. Inscrições mantêm-se abertas até preenchimento das vagas disponíveis.

Criado em 2016, com o objetivo de implementar um plano de atividade desportiva saudável, controlada e adaptada em torno do convívio, bem-estar psicológico e físico, e intercâmbio cultural entre as duas comunidades vizinhas de Vila Nova de Cerveira e Tomiño, o Programa 'Desporto para Tod@s' tem alcançado uma excelente adesão por parte da população-alvo.

Neste sentido, para 2018/2019, as duas autarquias voltam a apresentar um programa gratuito de atividades desportivas. No passado sábado, 1 de setembro, deu-se a estreia da atividade 'Piscina em Família', que oferece sessões de natação e iniciação ao meio aquático para crianças dos 3 aos 10 anos acompanhadas de familiares. Esta atividade a decorrer na Piscina Municipal de Vila Nova de Cerveira está agendada para todos os primeiros sábados de cada mês às 18h00 (PT), com exceção dos meses de dezembro e agosto.

Quanto às Atividades Desportivas (aulas de pilates, ginástica, zumba, fitness, entre outras) para maiores de 55 anos, o primeiro treino aconteceu esta terça-feira às 09h00 (PT) no Pavilhão Municipal de Desporto de Vila Nova de Cerveira, sendo replicado na quintas-feiras às 10h00 (GAL) em Tomiño, mantendo-se assim semanalmente.

As pessoas interessadas podem efetuar inscrição online através do participacerveiratomino.eu, descarregando o formulário específico nas páginas web de ambos os municípios ou do projeto Amizade Cerveira-Tomiño (amizade-cerveira-tomino.eu) ou ainda através do preenchimento do documento disponível nas Juntas de Freguesia e Piscina Municipal.

O programa 'Desporto para Todos' integra o projeto COOP-ACT - Agenda Estratégica de Cooperação Transfronteiriça Amizade Cerveira-Tomiño, projeto cofinanciado em 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através INTERREG V-A POCTEP 2014-2020.

Vila Nova de Cerveira



'In Common Sports': Boa prática liderada por Cerveira já está a ser replicada em três países europeus

Cerca de 400 atletas com mais de 60 anos de três países europeus - Bulgária, Hungria e Itália, além de Portugal - estão prontos para, entre setembro e outubro, participarem na primeira ronda de atividades do projeto 'In Common Sports', liderado pelo Município de Vila Nova de Cerveira. Objetivo é aumentar a consciencialização para o exercício físico de grupos mais vulneráveis e contribuir para cimentar o espírito de uma Europa verdadeiramente sem fronteiras, em todas as suas vertentes.

Desde março do corrente ano que os atletas seniores portugueses, búlgaros, húngaros e italianos, parceiros no projeto 'In Common Sports', estão a dinamizar treinos semanais para demonstrar que a prática desportiva associada ao convívio constitui uma motivação extra para a adoção de estilos de vida mais saudáveis.

É chegada a hora da 'competição', e os primeiros a entrar em campo são os participantes búlgaros. Entre esta segunda e quarta-feira, o Município de Aksakovo está a organizar os jogos de futebol, basquetebol, danças folclóricas, vólei, natação, entre outras modalidades, no estádio de Aksakovo e no campo de basquetebol em Varna.

Nos dias 22 e 23 de setembro, é a vez dos participantes italianos, com a participação de 60 seniores do Município de Cesena e cuja edição será incluída no evento Cesena in Wellness - uma feira que promove a saúde e o bem-estar. De sublinhar que, neste caso concreto, as diferentes modalidades desportivas, adaptadas e em jogos tradicionais olimpíadas, estão a ser disseminados no calendário italiano da Semana Europeia do Desporto 2018.

A edição portuguesa do 'In Common Sports' decorrerá entre 26 e 28 de setembro, em Arcos de Valdevez, com cerca de 150 atletas com mais de 60 anos de idade, representando os seus municípios nesta edição das Olimpíadas Intergeracionais. Os 10 municípios alto-minhotos e o concelho galego de Tomiño apresentam-se novamente em forma para participar na iniciativa que já é uma referência europeia na promoção da prática desportiva entre a população sénior. Para além das modalidades desportivas universais (Atletismo, Natação, Voleibol e Basquetebol) e dos jogos tradicionais (petanca, petanca, boccia e corda), esta edição conta com a introdução de duas novas competições que proporcionam aos atletas a experiência do polo flutuante e do rugby adaptado.

O encerramento desta primeira ronda de competições no âmbito do projeto está agendado para a Hungria, no início de outubro, no qual mais de 100 atletas seniores provenientes de Budapeste e Százhalombatta vão praticar basquetebol, atletismo, petanca e arco e flecha.

O projeto 'In Common Sports - Intergenerational Competition as Motivation for Sport and Healthy Lifestyle of Senior Citizens' tem como objetivo aprofundar o conhecimento dos fatores motivacionais para a prática continuada de exercício físico na população idosa e o impacto da competição "Olimpíadas Intergeracionais" no estado de aptidão física e mental do idoso. O consórcio de parceiros vai promover a realização de um estudo que envolverá 350 participantes, e a implementação de 12 competições "Olimpíadas Intergeracionais' com a participação mínima de 500 pessoas, e o envolvimento de 80 organizações locais (IPSS's, associações de jovens, desportivas e voluntários). A candidatura, submetida pelo Município cerveirense ao programa Erasmus + Sport, conta com um financiamento superior a 300 mil euros.

Vila Nova de Cerveira



Sábado é dia da Desfolhada Tradicional Minhota no Terreiro

O centro histórico de Vila Nova de Cerveira recebe, este sábado, a recriação de uma desfolhada à moda antiga. Momento é de tradição e convívio, com os mais velhos a recordar e os mais novos a descobrir uma das atividades agrícolas mais emblemáticas da nossa região.

Organizado pelo Município cerveirense, com o apoio da Comissão de Festas de nossa Srª d'Ajuda, esta é uma viagem a um passado não muito remoto, com as gentes da terra a recriar uma eira comunitária, num esforço de preservação de usos e costumes do concelho.

Os típicos carros de bois carregados de milho, a eira, a desfolhada, a gastronomia típica com a broa e o chouriço da região, acompanhados do bom vinho verde, os sons das concertinas e as desgarradas prometem reviver o ambiente genuíno de uma Desfolhada Tradicional Minhota.

O milho é colocado em pleno centro histórico e os populares são desafiados a retirar as espigas para os cestos. É de esperar que quem encontre o milho-rei (nome dado à espiga vermelha) grite bem alto "milho rei". Contam os mais antigos que era um momento muito aguardado em especial pelos jovens, que alimentavam a esperança de encontrar o milho-rei para poder beijar o rapaz ou a rapariga por quem nutria um sentimento especial.

A Desfolhada Tradicional Minhota acontece este sábado, 08 de setembro, pelas 21h00. Todos os cerveirenses e visitantes estão convidados a assistir e participar nesta festa à moda antiga.

Vila Nova de Cerveira



Mantém-se a gratuitidade do transporte escolar para todos os níveis de ensino

No ano letivo 2018/2019, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai continuar a assumir, na totalidade, os encargos financeiros com os transportes escolares de todos os alunos do concelho, desde o pré-escolar até ao ensino secundário. A medida foi aprovada, por unanimidade, na passada sexta-feira na reunião do executivo camarário, com caráter descentralizado, decorrida em Gondarém.

Resultado de um significativo esforço financeiro por parte da autarquia, este apoio abrange os alunos que frequentam os estabelecimentos de ensino do concelho ou que, por opção, frequentam cursos inexistentes em Vila Nova de Cerveira, tendo que se deslocar para municípios vizinhos.

A rede de transportes escolares do Município de Vila Nova de Cerveira visa 510 alunos diariamente, distribuídos por seis circuitos especiais (pré-escolar e 1º ciclo) e cinco itinerários para o 2º ciclo ao 12.º ano.

Para o Presidente da Câmara Municipal, "a promoção de políticas sociais de igualdade de acesso à educação é uma prioridade", de forma a garantir que "nenhum aluno desista de estudar porque os pais ou encarregados de educação não têm possibilidades económicas para assegurar o transporte". Fernando Nogueira sublinha a aposta "na valorização contínua do sistema educativo, através da melhoria das condições de aprendizagem aos alunos e da atribuição de apoios aos agregados familiares, assim como pela criação de mecanismos que promovam o interesse e o envolvimento dos jovens no futuro do concelho, proporcionando a sua fixação.

Introduzido por este executivo em 2015, o alargamento dos transportes gratuitos aos estudantes do ensino secundário teve um impacto muito positivo junto dos agregados familiares, pelo que a medida se mantém nos mesmos moldes para o ano letivo 2018/2019.

Vila Nova de Cerveira




Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais