|
Câmara Municipal aprova apoio superior a 67 mil euros para Juntas e Uniões de Freguesias
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou um valor de 67.300 euros para apoio às Juntas e Uniões das Freguesias do concelho. A proposta de apoio surgiu no seguimento do espírito de colaboração técnico-financeira que o Município vem desenvolvendo com as Juntas e Uniões das freguesias, pelo que o apoio surge para execução de obras.
Para Amonde, foi aprovado um apoio de 10.000 euros para a 2ª fase da Construção da Casa Mortuária e Instalações Sanitárias; para Areosa foi aprovada uma verba de 2.800 euros para a Requalificação da Rua Bom Pastor; para Castelo de Neiva foi atribuído um apoio de 5.000 para Arranjo de Trator e máquinas roçadoras, tendo sido também atribuído apoio de 15.000 euros a Chafé para Aquisição de trator.
Da proposta faz ainda parte um apoio de 9.000 euros para conclusão da Pavimentação da Rua N. Srª da Expectação, em Mujães; 4.500 euros para conclusão do Reperfilamento da Avenida de Stª. Ana (CM 1208) em Neiva; 15.000 euros para a 4ª fase da Requalificação do Centro Cultural de S. Martinho, em Outeiro; bem como 3.000 euros para Obras de manutenção e recuperação do Adro da Igreja de Santa Cristina, na Meadela, pela União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior, Monserrate) e Meadela; e 3.000 euros para Reparação de trator e pintura da Capela do Repouso, em Vila Nova de Anha.
Na concretização do Plano e Orçamento para 2018, o executivo municipal está, e tal como nos últimos anos, a aprofundar a excelente colaboração que tem tido com todas as juntas e uniões de freguesia para que o "concelho cresça à mesma velocidade e, acima de tudo, os cidadãos que, por opção, querem continuar a viver nas áreas periurbanas ou nas áreas rurais tenham a mesma qualidade de vida que têm as pessoas que habitam na cidade", como sublinha o autarca, José Maria Costa.
Municipio de Viana do Castelo
Primeiro-Ministro inaugura investimento de 27 milhões de euros da Eurostyle em Viana do Castelo
O Primeiro-Ministro, António Costa, inaugura esta sexta-feira (20 de julho), pelas 11h30, a segunda fase da Eurostyle Systems, que representou um investimento de 27 milhões de euros e a criação de 350 postos de trabalho no Parque Empresarial de Lanheses, fazendo parte do Cluster Automóvel.
A primeira fase do empreendimento industrial da multinacional francesa do setor automóvel, que produz essencialmente peças injetadas de plástico para componentes da indústria automóvel, foi assim ampliada em 12,7 mil metros quadrados, pelo que a unidade passa a totalizar uma área produtiva e de armazenagem de 18,8 mil metros quadrados. Com esta ampliação, a empresa garante a duplicação da capacidade de produção, passando a faturar cerca de 50 milhões de euros. A Eurostyle é a Divisão de Sistemas Plásticos do Grupo GMD, com produção destinada aos mercados nacional e internacional.
O Cluster Automóvel que se tem vindo a instalar em Viana do Castelo vai garantir a criação de 1.640 postos de trabalho. Na Zona Industrial de Lanheses existem a Borgwarner e a Serilusa, com 800 funcionários, e os novos investimentos, de quatro empresas, representam mais 1.270 postos de trabalho. A Eurostyle garante 350 postos de trabalho, a Bontaz Centre assume 600 postos de trabalho com um investimento de 25 milhões de euros, a Steep Plastique investe 25 milhões e garante 250 postos de trabalho, sendo que a Aludec, S. A. representa um investimento de 10 milhões de euros e 70 postos de trabalho.
Já na Zona Industrial de Neiva / Alvarães a Viana Plásticos, a Uchiyama UMC e a Lacoviana totalizam 325 postos de trabalho, mas os novos investimentos vão trazer mais 370 trabalhadores ao parque empresarial. Um investimento de 15 milhões da Uchiyama vai criar mais 150 postos de trabalho, a Lacoviana vai investir 2 milhões de euros e aumentar em 30 os funcionários existentes, a Vianaplásticos investe 5 milhões de euros e cria 20 postos de trabalho, com a Howa Teamico a investir 20 milhões de euros e a criar 100 postos de trabalho e a Serratec a garantir 70 trabalhadores com um investimento de 25 milhões de euros.
O investimento em curso em novas indústrias no concelho é de 230 milhões de euros, sendo que o setor automóvel representa 132 milhões de euros, prevendo-se até ao final de 2019 a criação de 1800 empregos.
Municipio de Viana do Castelo
Câmara Municipal promove Encontros sobre a Conservação da Natureza
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai promover, nos dias 21, 27 e 28 de julho, os Encontros sobre a Conservação da Natureza, que vão fazer um ponto de situação e discutir os desafios futuros para o concelho.
Recorde-se que Viana do Castelo preserva no seu território 3 Sítios de Importância Comunitária (SIC) da Rede Natura 2000 e 13 Monumentos Naturais, áreas de relevante valor científico da Biodiversidade e da Geodiversidade, respetivamente, posicionando-se como um dos concelhos portugueses que melhor tem acautelada a classificação do seu património natural.
Os desafios que se perspetivam, no âmbito da gestão destes espaços naturais, mas também da sua valorização turística e educativa, justificam um momento de balanço e reflexão, uma discussão em torno dos desafios que se avizinham na proteção e conservação da Natureza.
Assim, a 21 de julho, a partir das 10h00, a Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo acolhe palestras sobre "Vulnerabilidade e Degradação do Património Geológico", "Alterações Históricas do Habitat do Estuário do Rio Lima" e "Planos de gestão de Áreas Classificadas", com a sessão de encerramento agendada para as 11h30.
Já no dia 27 de julho será promovida a visita guiada "A Orla Costeira de Afife", entre as 10h30 e as 12h30. A 28 de julho serão desenvolvidas visitas guiadas sobre "Os Monumentos Naturais nas três unidades de paisagem", das 10h30 às 12h30, sobre "O Mar entra no rio e o rio entra no mar", também das 10h30 às 12h30, e a ainda uma visita dedicada à "Observação do comportamento dos Garranos na Serra d'Arga", entre as 10h00 e as 16h00. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.
As inscrições para a sessão do dia 21/07 devem ser formalizadas, até 20 de julho, e para as visitas guiadas até dia 26/07, enviando um e-mail para: reservas@geoparquelitoralviana.pt com os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, NIF, morada, telemóvel e e-mail (todos os dados solicitados são necessários para efeito de seguro).
Municipio de Viana do Castelo
Primeiro Banco de Provas da PSP criado em Viana do Castelo
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, assinou hoje com o Diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública, Luís Farinha, a escritura de constituição de direito de superfície sobre uma parcela de terreno situada na Zona Industrial do Neiva para a construção do Banco de Provas para Armas de Fogo e suas Munições. A cedência do terreno com uma área de 8.900 metros quadrados é por tempo indeterminado, enquanto for cumprida a função.
De acordo com o documento assinado, a PSP fica obrigada a promover no terreno o Banco de Provas, desde que de uso civil, de acordo com o projeto entregue na Câmara Municipal; o direito de superfície é constituído por tempo indeterminado, cessando apenas na eventualidade de encerramento deste equipamento, garantindo ainda que o Banco de Provas tem de estar instalado no prazo de 3 anos.
Este equipamento, o 17º existente a nível mundial, será o primeiro a ser construído em Portugal, devendo entrar em funcionamento em 2019, representando um investimento superior a dois milhões de euros, comparticipado em 75 por cento com verbas comunitárias pelo Fundo para a Segurança Interna (FSI) e com 25 por cento de comparticipação nacional.
O Banco de Provas da CIP, entidade certificadora de armamento e munições, ficará instalado na Zona Industrial do Neiva, perto das instalações da Browning Viana, uma das empresas armeiras portuguesas com maior dimensão, possibilitando que a certificação da produção seja feita em Portugal e a exportação feita pelo produtor.
O Banco de Provas assume-se como uma infraestrutura necessária ao eficaz e eficiente teste para controlo de qualidade das armas de fogo e munições, sendo a sua instalação, fiscalização e controle da competência da PSP.
Municipio de Viana do Castelo
Viana do Castelo recebe 200 mil euros do Fundo Ambiental para projetos de prevenção e gestão de risco de incêndio
O município de Viana do Castelo vai receber 200 mil euros no âmbito de uma candidatura ao Fundo Ambiental, que contempla dois projetos de prevenção e gestão de risco de incêndio associado ao clima. Os projetos vianenses selecionados vão apostar na gestão de combustíveis nas faixas de proteção à rede viária municipal e nas zonas industriais de Neiva e Lanheses.
O Fundo Ambiental vai apoiar 11 projetos de adaptação às alterações climáticas, em vários concelhos do país, apostando em espaços verdes urbanos para sombreamento contra calor ou na gestão de combustíveis nas estradas municipais.
Recorde-se que os contratos de financiamento do Fundo Ambiental representam um total de investimento de 2,1 milhões de euros, para apoios de 1,6 milhões, e foram assinados ontem numa cerimónia que aconteceu no Barreiro, contando com a presença do Ministro do Ambiente, João Matos Fernandes.
O Fundo Ambiental destina-se a municípios ou associações de municípios com candidaturas de redução de risco de incêndio, de criação de espaços verdes e de soluções de regulação da temperatura ambiente em espaços urbanos.
Municipio de Viana do Castelo
Presidente da Câmara congratula-se com redução de portagens no interior para veículos de mercadorias
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, congratula-se com o anúncio feito hoje pelo Governo sobre a redução das portagens no interior para os veículos de mercadorias, que vai abranger a autoestrada A28, entre o Porto e Viana do Castelo. No entanto, o edil volta a solicitar que o pórtico de Neiva da autoestrada A28 seja relocalizado, por se situar à entrada de uma zona industrial do concelho.
O autarca recorda que a diminuição do valor das portagens era uma reivindicação do executivo municipal, que agora é parcialmente satisfeita. O Governo aprovou a redução das portagens para os veículos de mercadorias nas autoestradas do interior, sendo que a A13 e a A28 passam a ser incluídas no conjunto de autoestradas com valores mais baixos. Os veículos de mercadorias das classes 2, 3 e 4 terão um desconto de 15% nas portagens no período diurno e de 20% no período noturno, entre as 20h00 às 08h00, e aos fins de semana.
A medida foi aprovada pelo Conselho de Ministros e insere-se no conjunto de medidas de promoção da coesão territorial e da competitividade do interior. As empresas com sede no interior têm ainda um acréscimo de desconto, mais 25% em qualquer período horário.
Recorde-se que, em maio de 2016, a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, um pedido a enviar ao Governo para que incluísse a A28 na lista de ex-SCUT (via Sem Custos para o Utilizador) que estão a beneficiar da redução das portagens. Na altura, José Maria Costa defendera que era um caso de justiça a isenção ou redução do valor das portagens na A28 visto esta autoestrada estar situada numa zona de interior e servir uma zona transfronteiriça. A autarquia solicitou ainda a relocalização do pórtico de Neiva da A28 por penalizar a mobilidade dentro do concelho, já que aquele pórtico encontra-se à entrada de uma zona industrial.
Municipio de Viana do Castelo
108 novos bombeiros reforçam corporações do Alto Minho
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), José Maria Costa, marcou presença na cerimónia de encerramento da Escola Distrital de Bombeiros, que permitiu a entrada de 108 novos bombeiros nas corporações do Alto Minho. Esta foi a primeira ação conjunta de formação destes operacionais envolvendo os dez concelhos que compõem a CIM Alto Minho.
O presidente da CIM do Alto Minho destacou, mais uma vez, este ciclo de formação de bombeiros singular a nível nacional, que iniciou em janeiro deste ano. Esta foi a primeira escola do género no país e resultou de uma colaboração entre a Federação dos Bombeiros do Distrito de Viana do Castelo e o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS). A iniciativa incluiu 100 recrutas do universo de 650 elementos das 12 corporações de bombeiros que compõem a Federação.
Os recrutas receberam 240 horas de formação base de bombeiro, da responsabilidade dos comandantes das 12 corporações da região, e mais dois cursos ministrados pela Escola Nacional de Bombeiros (ENB), para tripulante de ambulância e desencarceramento.
A Escola Distrital de Bombeiros Voluntários pretendeu agilizar a partilha das experiências técnicas e humanas dos bombeiros do distrito, assim como a aquisição de novos conhecimentos na área da proteção civil e de incêndios florestais.
Municipio de Viana do Castelo
|