JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

Regulamento do Conselho Municipal da Juventude de Viana do Castelo foi aprovado

O executivo camarário de Viana do Castelo aprovou, esta quinta-feira, por unanimidade, o regulamento do Conselho Municipal da Juventude, novo órgão que pretende agregar as associações e coletividades juvenis do concelho. O regulamento esteve em consulta pública até ao mês de abril e foi agora aprovado na sua versão final.

O Conselho Municipal da Juventude é um órgão consultivo que conta com 15 elementos, sendo presidido pelo autarca da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, que delegará na vereadora responsável pela área de juventude, Carlota Borges, incluindo também um membro de cada partido com assento na Assembleia Municipal, representantes de associações juvenis, associações de estudantes do ensino básico, secundário e superior, entre outros.

O Conselho Municipal de Juventude é, assim, o órgão consultivo do município sobre matérias relacionadas com a participação de jovens na construção de políticas de juventude e tem como fins a articulação e coordenação com outras políticas sectoriais, nomeadamente nas áreas do emprego e formação profissional, habitação, educação e ensino superior, cultura, desporto, saúde e ação social; promover a divulgação de trabalhos de investigação relativos à juventude; incentivar e apoiar a atividade associativa juvenil, assegurando a sua representação junto dos órgãos autárquicos, bem como junto de outras entidades públicas e privadas, nacionais ou estrangeiras; e promover a colaboração entre as associações juvenis no seu âmbito de atuação.

Municipio de Viana do Castelo



Presidente da Casa do Minho no Rio de Janeiro na Comissão de Honra da Romaria d'Agonia

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, entregou a Comissão de Honra da Festa em Honra de Nossa Senhora da Agonia ao Presidente da Casa do Minho no Rio de Janeiro, Agostinho da Rocha Ferreira dos Santos.

De acordo com a proposta, que foi aprovada ontem por unanimidade em reunião de executivo, Agostinho Ferreira dos Santos foi escolhido pela relação próxima e direta entre a Casa do Minho e o Município de Viana do Castelo. O autarca José Maria Costa, a quem cabe a decisão de delegar a presidência da Comissão de Honra da Romaria D'Agonia, elegeu o responsável pela Casa do Minho tendo em conta a tradição de delegar a função numa personalidade local, nacional ou internacional como forma de homenagear a sua ligação a Viana do Castelo, contribuindo para a preservação do património cultural, etnográfico e artístico.

Para o edil vianense, a Casa do Minho tem sido um garante da preservação das tradições minhotas no Brasil, recordando que foi recentemente firmada com a Prefeitura do Rio de Janeiro um acordo de geminação com Viana do Castelo. A escolha sobre Agostinho Ferreira dos Santos surge, assim, como a mais natural para estreitar os laços que unem as duas culturas.

Agostinho Ferreira dos Santos emigrou para o Rio de Janeiro a 20 de abril de 1959, ano em que viu pela primeira vez uma atuação do Rancho Casa do Minho, onde entrou como dançarino no mesmo ano. Até ao ano de 1975, altura em que assumiu a vice-presidência da Casa do Minho, foi dançarino, acordeonista e ainda diretor do grupo. Em 1980, foi eleito Presidente da Casa do Minho, cargo que ocupa até aos dias de hoje, sendo considerado um verdadeiro embaixador das tradições minhotas no Brasil.

É também Presidente da Obra Portuguesa de Assistência, tem o título de Comendador do Governo Português por serviços prestados à pátria, é diretor do Real Gabinete de Leitura e Sócio Conselheiro de diversas instituições luso-brasileiras.

Municipio de Viana do Castelo



Prémio Literário Luís Miguel Rocha apresentado na abertura da 88.ª edição da Feira do Livro de Lisboa

O Prémio Literário Luís Miguel Rocha, criado recentemente pela Câmara Municipal de Viana do Castelo como forma de homenagem ao falecido escritor, vai ser apresentado a 25 de maio, no dia de abertura da 88.ª edição da Feira do Livro de Lisboa.

No próximo dia 24 de maio, a Porto Editora publica "A Resignação", o último romance de Luís Miguel Rocha. No dia seguinte, no primeiro dia da Feira do Livro de Lisboa, a Porto Editora organiza uma sessão de tributo ao escritor, no Espaço "Autores que nos unem", a partir das 18:30. Este será o palco para o lançamento de "A Resignação" e também para a apresentação do Prémio Literário Luís Miguel Rocha, instituído recentemente pela Câmara Municipal. Depois, a 1 de junho, às 21h30, a Biblioteca Municipal de Viana do Castelo recebe uma sessão de homenagem ao escritor que viveu com a família na freguesia de Mazarefes, onde faleceu há três anos.

"A Resignação" explora as razões que levaram Bento XVI a abdicar do trono de São Pedro. A 11 de fevereiro de 2013, Bento XVI anuncia a sua renúncia à liderança da Igreja Católica, que justifica com a avançada idade e com a falta de capacidade física para exercer o cargo. Em várias entrevistas e declarações públicas realizadas na altura, Luís Miguel Rocha afirmou que aquele momento e as verdadeiras motivações para a decisão de Joseph Ratzinger tinham todos os ingredientes para um bom romance - mistério, segredo e intriga - e que esse seria o tema do seu próximo livro, publicado agora a título póstumo.

Ainda que considerasse um desafio escrever sobre um evento cujas implicações ainda não estavam completamente terminadas, o autor inicia imediatamente a escrita deste livro. A doença e a sua morte prematura, a 26 de março de 2015, não permitiram que terminasse aquele que seria o seu quinto romance sobre os segredos do Vaticano. Cumprindo a vontade manifestada pelo autor, a família decidiu concluir o original inacabado.

Para dar sequência ao enredo idealizado, foram convidados dois escritores seus amigos, Porfírio Silva e Rui Sequeira, que, com base nas várias notas deixadas, escreveram o desfecho de "A Resignação".

Luís Miguel Rocha nasceu na cidade do Porto, em 1976. Foi técnico de imagem, tradutor, editor e guionista, até se dedicar em exclusivo à escrita. Publicou seis títulos: Um País Encantado, O Último Papa, Bala Santa, A Virgem, A Mentira Sagrada e A Filha do Papa. A título póstumo foi publicada a sua obra de não ficção Curiosidades do Vaticano. Os seus livros estão traduzidos em mais de 30 países. O Último Papa marcou presença no top do The New York Times e vendeu meio milhão de exemplares em todo o mundo. Luís Miguel Rocha morreu a 26 de março de 2015, em Viana do Castelo, concelho onde viveu e escolheu partir.

Municipio de Viana do Castelo



Viana do Castelo acolhe reunião do Grupo Dinamizador do Portugal Náutico

O município de Viana do Castelo acolheu, esta quinta-feira, uma reunião do Grupo Dinamizador do Portugal Náutico. O encontro aconteceu a bordo do navio Gil Eannes e a sessão de abertura contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa.

O edil apresentou Viana do Castelo como uma Cidade Náutica, referindo a ligação da cidade ao mar, a relação histórica e a cultura marinheira, bem como a economia gerada em torno do mar. O Centro de Mar foi também motivo de destaque, com a aposta da autarquia nas atividades náuticas de recreio, lazer e desportivas, que também se apresentam no turismo de vocação náutica.

Durante a visita, o Grupo teve ainda a oportunidade de visitar os diferentes polos náuticos do Centro de Mar de Viana do Castelo, passando pelos diferentes equipamentos municipais ligados aos desportos náuticos.

O Grupo Dinamizador do Portugal Náutico, recorde-se, foi criado pela Fórum Oceano. Atualmente, o Grupo conta com a participação de organizações da Administração Pública, entidades de âmbito regional do Turismo em Portugal, o Turismo de Portugal, IP, autarquias locais e outras organizações e entidades que exercem atividades ou detêm competências na área da náutica.

A Fórum Oceano está, neste momento, a trabalhar no processo de certificação das Estações Náuticas de Portugal (ENP). As Estações Náuticas são constituídas por uma rede de oferta turística náutica de qualidade, organizada a partir da valorização integrada dos recursos náuticos presentes num território, e inclui a oferta de alojamento, restauração, atividades náuticas e outras atividades e serviços relevantes para a atração de turistas e outros utilizadores, acrescentando valor e criando experiências diversificadas e integradas.

Assim, a ENP apresenta-se como uma plataforma de interação que quer promover a cooperação, agregando em rede um conjunto de atores identificados com um território, nomeadamente administrações locais, entidades regionais e locais de turismo, clubes náuticos, marinas e portos de recreio, operadores marítimo-turísticos, estabelecimentos hoteleiros e de restauração, entre outros. A primeira fase de candidatura ao processo de certificação decorre entre 1 de março e 30 de junho.

Municipio de Viana do Castelo



Autarca assina com cinco instituições protocolos de apoio global de 225 mil euros

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, assinou, esta quinta-feira, protocolos com cinco Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) que atingem um valor global de quase 225 mil euros. Este investimento integra a política de valorização da coesão social da autarquia.

Na sessão, que aconteceu na autarquia vianense, foi definido um apoio de 60 mil euros para obras de conclusão da construção do Centro de Dia do Centro Social Paroquial de Areosa e um apoio de mais de 13 mil euros para criação de saídas de emergência do edifício do Centro Social e Paroquial de Vila de Punhe, exigidas no projeto de segurança contra incêndios.

José Maria Costa assinou ainda protocolo de apoio de 60 mil euros para obras de remodelação do edifício para obtenção da licença de utilização do Centro Social e Paroquial de Santa Maria Maior, um protocolo para obras de remodelação do edifício da Creche e Jardim de Infância do Centro Social da Paróquia de Santa Marta de Portuzelo, com investimento municipal também de 60 mil euros, bem como um apoio superior a 31 mil euros para aquisição de carrinha para a Equipa de Rua do Gabinete de Atendimento à Família (GAF).

Estes protocolos são, de acordo com o autarca vianense, fundamentais para que as instituições funcionem normalmente e possam cumprir o seu papel social e de apoio às populações de proximidade, integrando um dos pilares da política municipal: valorizar a coesão social do concelho.

Municipio de Viana do Castelo



Viana do Castelo recebeu sessão de informação para qualificar PME para economia digital

A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo recebeu, esta quinta-feira, a 5ª sessão de informação Norte Digital, que visa qualificar as Pequenas e Médias Empresas (PME) do Norte de Portugal para a economia digital. Promovida pela ACEPI - Associação da Economia Digital, com o apoio da Câmara Municipal de Viana, a sessão contou com a presença de especialistas do marketing e comunicação digital.

O autarca vianense, José Maria Costa, abriu o evento realçando que, cada vez mais, o digital toma conta da vida dos cidadãos, afirmando que as cidades inteligentes estão ligadas à tecnologia e a diferentes plataformas de comunicação. Para o edil, é importante que as empresas vianenses sejam o mais capacitadas possível, indicando que o mundo digital favorece as ligações e os contatos entre os empresários.

O coordenador Norte Digital, António Teixeira, defendeu que este projeto da ACEPI corresponde a uma aposta na internacionalização das empresas através do poder da internet. Referiu que, embora em Portugal algumas empresas já estejam preparadas para o desafio, existem ainda muitas mais que desconhecem o potencial do mundo digital, revelando que 60% das empresas nacionais não têm qualquer presença on-line. O mercado digital em Portugal representou, no ano passado, compras on-line de 4,6 mil milhões de euros. Neste sentido, o Norte Digital tem abertas inscrições para um projeto piloto que vai preparar até 50 empresas do Norte para o mundo digital.

A sessão de informação contou com o testemunho de Marta Jorge, gestora, que apresentou o programa Exportar Online da AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, e Pedro Caramez, formador e consultor em marketing digital. Também a gestora de marketing e comunicação do Hotel FeelViana apresentou o plano da unidade hoteleira vianense e Rita Carneiro, 'instagrammer' e influenciadora no comércio digital, explicou como conseguiu assumir o lugar de 'influencer' e destacar-se como a única mulher portuguesa que coleciona sapatilhas.

Municipio de Viana do Castelo



Viana do Castelo acolhe jogos amigáveis entre Portugal e Espanha em femininos de voleibol

O município de Viana do Castelo acolhe este fim-de-semana, dias 12 e 13 de maio, dois jogos amigáveis entre Portugal e Espanha em voleibol feminino. No sábado, às 18 horas, acontece o primeiro jogo entre as duas seleções, no Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior, e no domingo, à mesma hora, as equipas voltam a enfrentar-se, desta vez no Pavilhão Municipal de Monserrate.

Recorde-se que Viana do Castelo foi o município escolhido para o estágio da Seleção Nacional Feminina de Voleibol, que se está a preparar para três campeonatos europeus. A equipa técnica da Seleção Nacional de Seniores Femininos, liderada por Manuel Almeida, está a estagiar em Viana até 16 de maio para se preparar para a Golden European League, os Jogos do Mediterrâneo e para o apuramento para o Campeonato da Europa 2019. A equipa regressa à capital do Alto Minho para novo estágio de 16 de julho a 15 de agosto.

A Seleção Nacional justifica a escolha de Viana do Castelo para o estágio com o facto de a cidade respirar voleibol, oferecendo boas instalações desportivas e boas unidades hoteleiras. Destaca ainda a situação geográfica favorável e o município dinâmico e cooperante como motivos para a escolha.

A Golden League disputa-se entre 19 de maio e 6 de junho e Portugal vai defrontar (em casa e fora) as seleções da Bulgária, Azerbaijão e Ucrânia. Os XVIII Jogos do Mediterrâneo "Tarragona 2018" disputam-se na localidade espanhola de Tarragona de 20 de junho a 2 de julho e a fase de qualificação para o Campeonato da Europa 2019 disputa-se entre 15 e 26 de agosto e Portugal defronta (em casa e fora) as seleções de França, Dinamarca e Geórgia.

Municipio de Viana do Castelo



Atleta do Surf Clube de Viana alcançou 3º lugar no Campeonato do Mundo do Desporto Escolar em Marrocos

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, felicitou Mariana Gonçalves, atleta do Surf Clube de Viana, que acaba de alcançar o 3º lugar no Campeonato do Mundo do Desporto Escolar, que está a decorrer em Casablanca, Marrocos. Na próxima sexta-feira, às 15 horas, o autarca recebe a atleta na Câmara Municipal.

O campeonato está a decorrer até 9 de maio, sendo o primeiro grande evento internacional a decorrer no continente africano com representação de 18 desportos para 2500 jovens de 50 países em idade escolar. Portugal está representado nas modalidades de Atletismo, Natação e, pela primeira vez, com o Surf.

A jovem atleta de Viana do Castelo faz parte da equipa nacional de Surf e foi apurada através dos resultados obtidos no último Campeonato Nacional de Surfing do Desporto Escolar. A competição de Surf é disputada na praia de Lalla Meryem, em Casablanca, local onde se realizou a etapa de qualificação da World Surf League.

Municipio de Viana do Castelo



Viana do Castelo assinala amanhã Dia da Europa com hastear da bandeira da União Europeia

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai assinalar amanhã o Dia da Europa, celebrado a 9 de maio, com o hastear da bandeira da União Europeia. A cerimónia do hastear das bandeiras acontece às 10h30 desta quarta-feira, nos Antigos Paços do Concelho.

No Ano Europeu do Património Europeu o momento pretende também chamar a atenção para o papel da cultura e do património no desenvolvimento social e económico na Europa e motivar os cidadãos para os valores comuns europeus.

Neste âmbito da semana da Europa, o Museu de Artes Decorativas tem patente, até 11 de maio, a exposição "Anne Frank: Uma história para hoje".

Todos os anos, no Dia da Europa, no mês de maio, festeja-se a paz e a unidade do continente europeu. Esta data assinala o aniversário da Declaração Schuman, que este ano também será comemorado pelas delegações da União Europeia em todo o mundo com a realização de atividades e eventos durante todo o mês de maio.

Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus. Defendia, assim a criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a União Europeia atual teve início com a proposta de Schuman.

Municipio de Viana do Castelo



Viana do Castelo conta com 250 idosos para 1º Encontro Coração Saudável

O município de Viana do Castelo vai promover, esta quarta-feira, 9 de maio, o 1º Encontro Coração Saudável, uma iniciativa que conta com a inscrição de cerca de 250 idosos. Maio é o mês do coração e o município vai celebrar no Parque de Valinhas, na freguesia de Carvoeiro, com uma atividade inclusiva, que envolve uma caminhada e exercícios de psicomotricidade onde podem participar todos os idosos.

Neste primeiro encontro, até o lanche promete ser 100% saudável, em modo piquenique. Para mostrarem apoio à causa, as instituições participantes ou os idosos a título individual que estejam presentes devem colocar na camisola um símbolo que assinale o mês do coração.

As atividades começam pelas 14h30, com uma caminhada e exercícios de psicomotricidade. Ao longo da tarde desta quarta-feira, os idosos irão praticar yoga, pilates, terminando com um lanche amigo do coração. Em caso de mau tempo, as atividades serão transferidas para o Centro Social e Paroquial de Barroselas.

Municipio de Viana do Castelo



WRC Vodafone Rally de Portugal vai invadir centro histórico e subir avenida principal de Viana do Castelo

O centro histórico de Viana do Castelo vai receber, no dia 18 de maio, o WRC Vodafone Rally de Portugal. Pela primeira vez, os carros vão entrar no centro e subir a principal avenida da cidade. De acordo com o percurso previsto, os carros que vêm da A28, autoestrada que liga Porto a Viana do Castelo, entram na rotunda de acesso à cidade pela Papanata até à Escola do Carmo, descem a rampa da Ponte Eiffel, entram na Alameda 5 de Outubro, sobem a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, viram em direção à Avenida General Humberto Delgado, subindo até à rotunda do Hospital de Santa Luzia em direção ao topo do monte de Santa Luzia, num percurso que se vai repetir duas vezes, de manhã e de tarde.

O Vodafone Rally de Portugal, que se disputa há 4 anos na região Norte, conta este ano com 89 inscritos. Viana do Castelo recebe uma classificativa do Rally de Portugal - classificativa de Ponte de Lima, no concelho de Viana do Castelo - Montaria.
09:15
SS 2 Viana do Castelo 1
(26,73 km)
10:12
SS 3 Caminha 1
(18,11 km)
10:52
SS 4 Ponte de Lima 1
(27,54 km)
15:25
SS 5 Viana do Castelo 2
(26,73 km)
16:22
SS 6 Caminha 2
(18,11 km)
17:02
SS 7 Ponte de Lima 2
(27,54 km)
(1,85 km)

Para garantir toda a segurança e qualidade da prova, a Câmara Municipal dá nota das seguintes informações ao público:

A organização do Rally Vodafone criou Zonas de Espetáculo para que se possa ver e sentir as emoções dos ralis em áreas amplas, devidamente preparadas para o efeito e sempre em segurança. Estas zonas de espetáculo são previamente divulgadas e os respetivos acessos disponibilizados sob a forma de road books, através de mapas e de sinalética própria claramente colocada no terreno. A cor verde assinala os limites das áreas destinadas ao público nas várias zonas de espetáculo. Todas as restantes áreas são interditas ao público.

Na generalidade, o acesso às zonas de espetáculo só será possível a partir de uma hora definida em cada caso, normalmente cerca de cinco horas antes da passagem do primeiro concorrente.

Classificativa da Montaria

A classificativa tem uma extensão de 4,640Km. O público dispõe de 5 zonas de espetáculo, sendo a ZE14 na freguesia de Montaria.

a) Acessos

A ZE14 (Montaria) tem uma extensão de 250,00m. O acesso deverá ser feito, necessariamente através da freguesia de Nogueira.

b) Condicionantes
- Estacionamento interdito a todos os veículos na EN 305 nos 500,00 m para cada lado do início do troço.
- Interdição de acesso a partir da igreja de Montaria
- Será interdito o acesso de espectadores pelo início do troço.

Classificativas de Viana do Castelo

A classificativa de Viana do Castelo tem uma extensão de 26,700 Km e o público dispõe de 3 zonas de espetáculo e 1 zona de público, designadas por ZE05, ZE06, ZE07 e ZP04.

a) Acessos
- A ZE05 tem uma extensão de 1.700,00 m. Acesso a partir da EN 13 na freguesia de Carreço (rotunda da farmácia).
- A ZE06 tem uma extensão de 430,00 m. Acesso será realizado a pé pelo percurso balizado a partir do final da ZE05 ou de viatura todo terreno pela freguesia de Outeiro (Lugar de Mezieiro, no local de Piotinha).
- A ZE07 tem uma extensão de 550,00 m. Acesso pela EN 302 no lugar da Costa na freguesia de Outeiro.
- A ZP04 tem uma extensão de 60,00 m. Acesso será realizado exclusivamente a pé pelo percurso balizado a partir do início da ZE05.

b) Condicionantes
- Será interdito o acesso de espectadores pelo início e pelo final do troço.
- O acesso ao início do troço estará cortado a veículos não credenciados a partir do cruzamento da EN 13-6 com estrada florestal (Santa Luzia), EN302-2 com estrada florestal (Cova - Meadela) e no lugar de S. Mamede (Areosa).
- O acesso ao meio do troço é interdito trânsito de veículos entre a Senhora da Cabeça na freguesia de Freixieiro de Soutelo, campo de futebol no lugar da Costa na freguesia de Outeiro e Cruzeiro do Vale em Afife e o troço.
- O trânsito estará fortemente condicionado no percurso entre o final da classificativa de Viana do Castelo e a Estrada Pedro Homem de Melo em Afife. Interdito o estacionamento, trânsito proibido em sentido contrário à prova a todos os veículos no Caminho de Gateira até ao Largo da Armada.

Mais informações: http://www.rallydeportugal.pt

Municipio de Viana do Castelo



Viana do Castelo acolhe 11ª Festa do Cinema Italiano a 22 e 23 de maio

O município de Viana do Castelo vai receber, nos dias 22 e 23 de maio, a 11ª edição da Festa do Cinema Italiano. O Teatro Municipal Sá de Miranda vai exibir três obras recentes do que de melhor se faz no cinema em Itália, ao longo dos dois dias.

No dia 22 de maio, às 14h30, será exibido The Place, de Paolo Genovese, que explora o drama do lado oculto da alma humana, os seus segredos mas também os seus inesperados recursos. À noite, às 21h30, exibe-se Gatta Cenerentola, filme vencedor do Festival Monstra 2018. A 23 de maio, às 14h30, In Guerra per Amore, de Pierfrancesco Diliberto, apresenta-se como uma irónica e inteligente reflexão sobre o amor, a Sicília e a máfia.

A capital do Alto Minho é uma das 16 cidades que acolhem o evento, que passa por Beja, Abrantes, Moita, Tomar, Loulé, Caldas da Rainha, Viana do Castelo, indo ainda ao Funchal, Setúbal, Évora, Coimbra, Almada, Aveiro, Viseu, Cascais e Lisboa.

Organizado pela Associação Il Sorpasso desde 2008, a Festa do Cinema Italiano ampliou também a sua presença internacionalmente com extensões e programação a decorrer em países como Brasil, Angola e Moçambique. De acordo com a organização, a Festa do Cinema Italiano é o acontecimento mais importante em Portugal dedicado à cultura italiana e um dos festivais cinematográficos mais apreciados no país.

Esta edição apresenta uma seleção de cerca de 50 filmes, entre longas-metragens, documentários e curtas-metragens italianas, produzidas durante o último ano.

Em ante-estreia, e diretamente dos mais prestigiados festivais internacionais, como Cannes, Veneza e Berlim, a Festa do Cinema Italiano traz ao público português as mais recentes obras dos maiores autores de cinema italiano. Na Festa do Cinema Italiano sete dos mais interessantes novos autores italianos concorrem para o prémio de melhor filme do festival. No evento há também espaço para os grandes clássicos do cinema italiano, com destaque para retrospetivas, homenagens e exibições de novas cópias restauradas digitalmente.

Municipio de Viana do Castelo



Câmara Municipal promove Férias de Verão para crianças e jovens dos 6 aos 14 anos

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai proporcionar, de 25 de junho a 3 de agosto, diversas atividades de ocupação de tempos livres que se destinam a crianças e jovens do concelho que tenham entre 6 e 14 anos de idade. À semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores, o programa preparado pelo município pretende proporcionar aos participantes uma experiência educativa e enriquecedora, contando com um conjunto de professores e monitores com formação adequada para garantir a qualidade do serviço prestado.

O projeto "Férias de Verão 2018" inclui variadas atividades desportivas que incluem natação, basquetebol, voleibol, mini golf, atletismo, esgrima, cama elástica, tiro com arco, danças urbanas, artes marciais, patinagem, jogos de praia, jogos musicais, jogos tradicionais, jogos de matemática, desportos náuticos, entre muito mais. As férias preparadas pelo município incluem também atividades na Biblioteca Municipal, no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA), Museus Municipais, e ainda atividades de experimentação que são ser desenvolvidas em colaboração com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). As inscrições decorrerão online a partir das 10:00 do dia 14 e até ao dia 16 de maio.

O número de vagas existentes são 250 lugares para Viana do Castelo e 50 para Castelo do Neiva, num total de 300 vagas em cada período. As inscrições serão por períodos, podendo as crianças inscrever-se em cada um dos períodos ou em todos: 1º período, de 25 de junho a 6 de julho; 2º período, de 9 a 20 de julho; 3º período, de 23 de julho a 3 de agosto.

A Escola EB 2,3 Dr. Pedro Barbosa, na cidade de Viana do Castelo, será o centro de desenvolvimento das atividades, sendo também o ponto de partida para a deslocação às atividades. Os participantes de Castelo do Neiva e freguesias limítrofes serão transportados diariamente para esta localização.

O valor da inscrição é de 75 euros por criança/jovem, com almoço incluído, por cada quinzena. Haverá um desconto de 15% a partir do segundo descendente e de 25% no caso de alunos no escalão A (desconto não cumulativo).

Municipio de Viana do Castelo

Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais