Aproveitando a época pascal, o presidente da direcção da Banda de Lanhelas conseguiu levar a cabo um projecto ("ou um sonho, enquanto músico", confidenciou-nos) que deveria ter sido já concretizado há cinco ano atrás, e que se prendia com colocar a Banda Infantil (mini-banda), com 18 elementos, a actuar em todos os lares do concelho de Caminha.
Escola de Música resulta
Esta banda é o resultado da escola de música com cerca de 20 alunos, já apresentada no ano passado no decorrer da Festa das Solhas, "a dar os primeiros passos na música", prosseguiu.
Adiantou que esta Banda Infantil representa um preâmbulo da integração dos jovens músicos na Banda de Lanhelas, que percorreram os lares e centros de dia no dia 29, culminando com um concerto para os cerca de 60 utentes da Casa de Repouso do Senhor Bom-Jesus dos Mareantes, em Caminha.
José Ramalhosa conta prosseguir este projecto em anos futuros e preparam ainda um concerto, para breve, no Infantário de Lanhelas.
"Óptima" ideia
Maria Delfina Ribeiro, natural de Vila Praia de Âncora, encontra-se no Lar de Caminha há três anos. Considerou "óptima" esta ideia de pôr os jovens músicos a tocar para os mais velhos, para que "animem e deixem mais satisfeitos os idosos, porque não havendo nada, nada se faz". Vincou ainda que "tudo o que se faz aqui para divertir os idosos, são sempre coisas muito úteis".
Maestrina galega
A Mini-banda foi dirigida pela maestrina galega Adriana Carreira, de 35 anos, natural de Goyán. Professora da escola de música de Lanhelas há alguns anos, é especialista em clarinete e formação musical. A sua família está ligada à música, e já tem uma irmã a dar aulas em Estrasburgo, depois de ter estudado nessa cidade francesa.