JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

Primeiras jornadas portuguesas sobre Exercício Clínico realizam-se em Viana do Castelo

O exercício clínico como alicerce de um novo paradigma no sector da saúde. Trata-se de um projecto pioneiro em Portugal que alia a prática médica ao exercício físico. Não é uma sessão de fisioterapia, mas também não é uma aula rotineira de ginásio. Foi pensado para pessoas que sofrem de diferentes patologias, algumas delas bastante agressivas, como o cancro.

Diversos especialistas da área do exercício e saúde dão a conhecer o impacto positivo que o exercício físico tem na saúde e de que forma deve ser adaptado a pessoas que sofrem de patologias que, habitualmente, as impediam da prática de exercício: doenças oncológicas; diabetes; osteoporose; patologia cardiovascular; patologia inflamatória e traumática e patologias da coluna vertebral.

Com o exercício clínico diminuem ou atenuam alguns sinais e sintomas, acelerando a recuperação e favorecendo uma melhor qualidade de vida dos pacientes. O exercício é recomendado pelo médico assistente e prescrito conjuntamente com profissionais do exercício. Adequado a cada caso, a cada patologia. Os resultados e os seus benefícios estão comprovados: o doente melhora a sua capacidade funcional e performance física.

O Axis Wellness de Viana do Castelo acolheu há três anos aquela que foi a primeira unidade de exercício clínico fora de ambiente hospitalar e agora prepara-se para receber as primeiras jornadas dedicadas ao tema em Portugal.

No dia 19 de Maio, por aquele centro de desporto e bem-estar vão passar os maiores especialistas portugueses em Exercício Clínico dando a oportunidade à comunidade clínica, académica e público em geral de desmistificar alguns preconceitos sobre a prática de exercício físico na "doença".

AW



Acção de protesto conta a extinção dos ENVC

A Comissão representativa dos ex-trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), vai promover uma concentração no próximo sábado dia 31, a partir das 9:30 horas, junto a porta da Avenida do Atlântico.

Esta iniciativa tem por objectivo o protesto contra a extinção da empresa Estaleiros Navais de Viana do Castelo SA, que está agendada para este mesmo dia.



Francisco Andrade representa o Clube de Vela de Viana do Castelo no Mundial de Moth (26 Março - 1 de Abril)

Velejador Olímpico é o único português na prova da Ilha da Bermuda

Começou o Campeonato do Mundo da classe Moth, na Ilha da Bermuda, cujo período de espera vai até ao dia 1 de Abril. Francisco Andrade é o único representante português em prova. Depois de ter terminado o mundial de 2017 em 53º, integrando a Gold Fleet dos 70 velejadores mais rápidos em prova, o velejador do Clube de Vela de Viana do Castelo procura agora um lugar no top 20 mundial.

Velejador olímpico (11º em Pequim 2008 e 8º em Londres 2012, sempre em 49er), Francisco Andrade compete desde 2017 na classe Moth, uma das classes mais rápidas e de maior exigência técnica da vela moderna. Vários velejadores de topo mundial (America's Cup, olímpicos e ex- olimpicos) competem no Moth. Trata-se de um mono-casco que pesa um total de 27kg, e que chega a atingir velocidades de 60km/h. A velocidade, aliada ao facto de navegar sobre um foil, torna o Moth numa das classes mais espetaculares de sempre.

Nesta edição do campeonato do mundo participam velejadores como Paul Goodison, campeão do mundo em título e medalhista de ouro olímpico na classe Laser, e Ian Jensen, que conta com duas medalhas de Ouro olímpicas na classe 49er.



Polícia Marítima deteta quatro embarcações em atividade ilegal no rio Lima

O Comando-local da Polícia Marítima de Viana do Castelo desencadeou na madrugada de hoje uma operação de fiscalização à atividade da pesca comercial na orla costeira e no rio Lima.

Durante a operação foram fiscalizadas cinco embarcações, tendo sido levantados quatro autos de contraordenação.

Uma das embarcações encontrava-se em atividade de pesca no rio Lima, em zona proibida. As restantes três embarcações utilizavam artes de pesca de emalhar, fundeadas em zona proibida e sem identificação.

Polícia Marítima



Caminhada pela floresta

O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, assinalou no dia 24 de março, o "Dia Mundial da Árvore e da Floresta" promovendo uma caminhada pela floresta.

A iniciativa, para além de celebrar o Dia Mundial da Árvore e da Floresta, visou sensibilizar e consciencializar as pessoas para a riqueza do vasto património florestal nacional e para a problemática da defesa da floresta, designadamente dos incêndios florestais, incentivando a boas práticas e ao respeito pela natureza e pelo ambiente, o que contribui para a sustentabilidade e o futuro da nossa floresta.

A caminhada realizou-se no Trilho da Ribeira Lima, de Lanheses a Viana do Castelo, percurso que revela uma riqueza paisagística, ecológica e cultural de diversas freguesias da margem norte do Rio Lima, pertencentes ao concelho de Viana do Castelo.

GNR de Viana do Castelo



FUNDAÇÃO GIL EANNES aprova o Relatório de Atividades, Balanço e Contas de 2017

O Relatório de Atividades, Balanço e Contas de 2017 foi aprovado, ontem, em reunião de Conselho de Administração, Conselho de Fundadores e Conselho Fiscal, documento que demonstra que o ano de 2017 se traduziu no melhor ano de sempre em termos de receitas e nº de visitantes na história da Fundação Gil Eannes.

Neste relatório são descritas as várias atividades desenvolvidas ao longo do ano destacando-se as comemorações do 19º aniversário do regresso do navio hospital Gil Eannes a Viana do Castelo onde foi lançada a nova linha editorial da Fundação Gil Eannes, com a apresentação do livro "João Alvares fagundes - Um Homem dos Descobrimento" do historiador Senos da Fonseca, do livro "Heróis que o tempo não apaga - Um conto real de vida" do capitão Valdemar Aveiro. De salientar, ainda, várias exposições temporárias que foram realizadas no navio museu, bem como, a participação nas feiras de turismo de Xantar, em Orense, BTL e Feira do Livro de Viana do Castelo que muito contribuíram para a divulgação do Navio Gil Eannes.

A avaliação feita pela Tripadvisor considerou o Gil Eannes como o 7º melhor museu português e único no norte, no top 10 nacional.

A Fundação Gil Eannes congratula-se por o ano de 2017 ter sido um ano de referência, como o melhor de sempre quer no número de visitas alcançadas quer na situação económica financeira, para a qual contribuíram os cerca de 85 mil visitantes, mais precisamente 84 435, que no ano de 2017 "navegaram" a bordo do navio museu Gil Eannes.

De realçar que, no primeiro trimestre de 2018, apresenta um crescimento de cerca de 40% no numero de visitantes, prevendo-se que no final do ano ultrapasse a barreira dos 100 000.

Relembramos que o Navio Hospital Gil Eannes encontra-se aberto a visitas todos os dias entre 9H30 e as 19H00.

A marcação de visitas guiadas a grupos deve ser feita atempadamente para o telefone 258 809 710 ou por email visitas@fundacaogileannes.pt

FUNDAÇÃO GIL EANNES


Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais