JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

Câmara arcuense junto dos emigrantes

O Presidente da Câmara Municipal, João Esteves, voltou a marcar presença numa das maiores feiras de produtos regionais, realizada pela Associação Recreativa e Cultural dos Originários de Portugal em Nanterre, França, a "Feira de Produtos Regionais Portugueses e da Ruralidade", ocorrida nos dias 23, 24 e 25 de Março.

Esta trata-se de uma feira essencialmente destinada a levar para junto da comunidade emigrante em Paris produtos de Portugal, e, em termos de atividades, é sempre uma ligação da exposição, degustação e comercialização de produtos, com animação popular e tradicional.

No decurso da visita teve encontros com várias Associações, nomeadamente com a Casa dos Arcos de St. Maur e com a Associação da Casa dos Arcos de Paris.

Também no fim de semana de 17 e 18 de Março o Vereador da Câmara Municipal, Olegário Gonçalves, marcou presença na comemoração do 10º aniversário da Casa dos Arcos em Bordéus, em representação do Município.

Tal como tem vindo a acontecer ano após ano, a Câmara Municipal marcou presença nestes eventos comemorativos para demonstrar o forte apreço que o Município sente pela comunidade arcuense no estrangeiro, para reforçar a identidade arcuense e promover o concelho, os seus produtos e as suas empresas.

Municipio de Arcos de Valdevez



Presidente da Câmara visita freguesias do concelho

Dando seguimento à política de proximidade com as freguesias e a população, o presidente da Câmara Municipal, João Esteves, tem estado a realizar visitas às várias localidades do concelho juntamente com as Juntas de Freguesia.

O Município mantém a parceria com as Juntas de Freguesia na realização de obras de reabilitação, construção e beneficiação de vias municipais, arranjos urbanísticos, recuperação de património e outras obras em várias freguesias através da celebração de protocolos.

De referir que para o corrente ano está prevista uma verba de cerca de 1,2 milhões de euros destinada à celebração de protocolos de colaboração e delegação de competências com as Juntas de Freguesia.

No âmbito municipal estão em curso obras de reabilitação de pavimentos de vias municipais em várias localidades do concelho, na ordem dos 800 mil euros.

Ao nível das infraestruturas básicas está a ser reforçada a rede de abastecimento de água e de saneamento no valor global de mais de 4,5 milhões de euros, estando em curso obras nas freguesias Miranda e Cabana Maior, Guilhadeses, Prozelo, Aguiã, Souto Tabaçô, Vila Fonche e Paçô.

No âmbito dos resíduos sólidos, está a ser reforçada a rede de resíduos sólidos urbanos indiferenciados e o alargamento da recolha seletiva.

A Câmara Municipal continua a melhorar e tornar mais eficiente a rede de iluminação pública e de postos de transformação em várias freguesias do concelho.

Estes investimentos refletem a preocupação da autarquia em querer proporcionar aos arcuenses e aos visitantes as melhores condições de bem-estar e conforto.

Municipio de Arcos de Valdevez



Misericórdia de Arcos de Valdevez com Unidade de Convalescença

Câmara Municipal congratula-se com nova Unidade

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo deu ontem o arranque para o funcionamento da Unidade de Convalescença integrada na Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez, a qual se vem juntar às já existentes unidade de Longa Duração e Manutenção (28 camas) e outra de Média Duração e Reabilitação (com 31 camas).

Esta unidade, que segundo o Provedor, Francisco Araújo é "uma mais-valia para todo o Alto Minho", dispõe de 28 camas destinadas a internamentos.

Francisco Araújo agradeceu o apoio dado a esta nova unidade e solicitou apoios para o alargamento da convenção no âmbito da Imagiologia, para que seja possível servir melhor a população.

João Manuel Esteves, presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, também esteve presente neste ato e relevou o trabalho meritório desempenhado pela Santa Casa em prol dos seus utentes.

O autarca realçou que "a existência de serviços de saúde próximos são essenciais para prestar um serviço de saúde de qualidade", e aproveitou ainda o momento para solicitar ao Governo apoio para a criação de uma unidade de apoio à demência, fazendo referência que já há projeto e local para o efeito, nomeadamente o antigo Seminário. "Este serviço é uma necessidade e de fulcral importância para as pessoas e as instituições de solidariedade social do concelho", atestou.

Por último, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, afirmou estar disponível para colaborar com a Autarquia e a Santa Casa da Misericórdia, referindo ser necessário continuar a investir na expansão da rede dos cuidados continuados, integrando-a com outros serviços de apoio.

Municipio de Arcos de Valdevez



Dia Internacional do Monumentos e Sítios 2018

O Município de Arcos de Valdevez associa-se, mais uma vez, às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, criado pelo ICOMOS a 18 de abril de 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte.

Esta comemoração tem como objetivo sensibilizar o público para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua proteção e conservação. Este ano subordinado ao tema "Património Cultural: de geração em geração", o Paço de Giela e a Porta do Mezio oferecem um conjunto de atividades, nos dias 21 e 22 de abril, promovendo assim a divulgação deste tema com a finalidade de impulsionar o diálogo intergeracional enquanto ferramenta de conhecimento, de desenvolvimento e de diversidade. O Paço de Giela implementará um conjunto de Oficinas temáticas, com fortes conteúdos e personagens históricos, para além de visitas encenadas e guiadas a este Monumento Nacional, um dos mais importantes do nosso país. Na Porta do Mezio serão organizadas visitas guiadas ao Núcleo Megalítico do Mezio.

Consulte programas em:
http://pacodegiela.cmav.pt/pt/homepage/eventos.html?it=546
http://www.portadomezio.pt/agenda/

Municipio de Arcos de Valdevez



Câmara Municipal celebrou protocolos com diversas Juntas de Freguesia

A Câmara Municipal celebrou recentemente protocolos de colaboração com as freguesias de Oliveira, Eiras e Mei, Prozelo, Padreiro Salvador e Santa Cristina, Távora Santa Maria e S. Vicente, Sabadim e Miranda, no montante global de 210 000,00€, para apoiar intervenções a realizar em cada uma destas localidades, num investimento total de cerca de 300 mil euros.

O protocolo com a Junta de Freguesia de Oliveira apoiará a realização de diversas obras, nomeadamente a "Beneficiação do Caminho da Veiga", a "Beneficiação do Caminho de Água Levada", a "Beneficiação do Caminho do Outeiro" e a "Beneficiação do Caminho de Figueiredo";

Em Eiras e Mei, a Junta de freguesia levará a cabo, com o apoio da autarquia, as empreitadas de "Alargamento e Pavimentação do Caminho do Meijoeiro (Carvalhal)"; "Alargamento e Pavimentação do Caminho de Ligação às Poças (Barreirós)"; "Alargamento e Pavimentação do Caminho do Eirado" e "Alargamento e Pavimentação do Caminho da Dianteira";

A junta de Freguesia de Prozelo, com o protocolo agora celebrado, procederá à realização das obras de "Arranjo Urbanístico da área envolvente à Igreja Paroquial e ao Cemitério - 2ª Fase";

Em Padreiro Salvador e Santa Cristina serão realizadas pela Junta de Freguesia as obras de "Beneficiação do Caminho do Novo"; "Beneficiação da Rua da Porta"; "Beneficiação da Rua da Ramalheira"; "Beneficiação da Rua do Ribeiro"; "Beneficiação do Caminho do Tojal"; "Beneficiação da Travessa do Outeiro" e "Beneficiação da estrada ao cemitério para deficientes";

Em Távora Santa Maria e S. Vicente a Junta de Freguesia intervirá ao nível do Alargamento e Pavimentação no início da estrada de S. Sebastião, S. Vicente"; da "Requalificação do Caminho de Tavarela, Sta. Maria; da "Conservação do troço inicial da Rua da Veiga, lado do Torrão, Sta. Maria"; e da "Criação de acesso à Ecovia do Vez, Sta. Maria";

Em Sabadim a Junta de Freguesia irá realizar a "Beneficiação do Caminho do Quintão"; a "Beneficiação do Caminho junto ao escadório da Sra. Da Luz"; a "Beneficiação do Caminho do Salgueiro"; a "Beneficiação do Caminho do Coto" e a "Beneficiação do Caminho do Pôlo".

Por último, na Miranda, a Junta de Freguesia irá utilizar o apoio dado pelo Municipio na "Beneficiação do Caminho de Represas", a "Beneficiação do Caminho de Padrão", a "Beneficiação do Caminho de Raposeira", a "Beneficiação do Caminho da Vaqueira" e a "Beneficiação do Caminho da Regueira".

Estes apoios dados pelo Município são concretizados no sentido de manter as parcerias com as Juntas de Freguesia do concelho para que a qualidade de vida e o bem-estar da população seja assegurado.

Municipio de Arcos de Valdevez



CDU de Arcos de Valdevez realizou um ação de divulgação

No passado dia 26 de Março de 2017 o PCP de Arcos de Valdevez realizou um ação de divulgação e contacto com os trabalhadores, enquadrada numa campanha nacional, designada " Valorizar: os Trabalhadores". Esta ação decorreu na zona industrial de Padreiro, mais concretamente junto dos trabalhadores da COINDU.

O documento distribuído aos trabalhadores indica os contributos decisivos do PCP, e da luta dos trabalhadores, na reposição dos 4 feriados que haviam sido roubados, na reposição do subsídio de Natal por inteiro, na eliminação da sobretaxa de IRS, no fim do corte de 10% no subsídio de desemprego ou na reposição do horário de 35 horas na Administração Pública.

Não esquecendo a rejeição de PS, PSD e CDS, na Assembleia da República, das propostas do PCP que fixavam o Salário Mínimo Nacional em 600 € mensais, e da reforma por inteiro sem penalizações dos trabalhadores com 40 ou mais anos de descontos. A rejeição destas propostas lesa, de forma injusta, os direitos e legítimas aspirações dos trabalhadores.

Exigência de mais Salário, melhores condições de trabalho, emprego com direitos, Horários de trabalho dignos e a revogação das normas gravosas da legislação laboral ( com a eliminação da caducidade automática, garantindo que um Contrato Colectivo de Trabalho só pode ser substituído por outro Contrato Colectivo de Trabalho e a restauração do princípio do tratamento mais favorável ao trabalhador) foram algumas das reivindicações patentes no documento distribuído aos trabalhadores.

CDU de Arcos de Valdevez


Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais