Cumprem-se em 2018 os 140 anos da chegada do primeiro comboio ao concelho de Caminha (1878-2018), com a abertura do troço da linha do Minho entre Darque e a vila de Caminha. Foi inaugurado no dia 30 de junho de 1878 pelo presidente do conselho de ministros Fontes Pereira de Melo.
Em simultâneo, após as cidades do Porto, Madrid e Lisboa, que a receberam em 2015, 2016 e 2017, a vila de Caminha tem a oportunidade de receber em 2018 a exposição "Da Fotografia ao Azulejo. Povo, monumentos e paisagens de Portugal na primeira metade do século XX", comissariada por José Luís Mingote Calderón (investigador do Museu de Antropologia de Madrid) e musealizada pelo Museu Nacional Soares dos Reis. Nesta exposição, exibe-se a importância do azulejo nas estações ferroviárias portuguesas, entre as quais a Estação CF de Caminha e destaca-se a importância do artista seixense Gilberto Renda (1884-1971) no contexto da azulejaria nacional.
 |
Visando assinalar aquele importante acontecimento da história local e regional e, em simultâneo, homenagear e dar a conhecer a obra de Gilberto Renda, o Agrupamento de Escolas Sidónio Pais, em parceria com a Câmara Municipal de Caminha e outras entidades locais, nacionais e internacionais — entre as quais se contam o Museu Nacional Soares dos Reis, o Museu de Antropologia de Madrid, a empresa Infraestruturas de Portugal, o Centro de Formação Vale do Minho, as Juntas de Freguesia de Caminha-Vilarelho e Seixas e a Academia de Música Fernandes Fão — organizam o projeto 140 ANOS DO COMBOIO NO CONCELHO DE CAMINHA E OS AZULEJOS DE ESTAÇÃO DE GILBERTO RENDA.
Entre as diversas atividades programadas no âmbito deste projeto, destacam-se um concurso escolar destinado aos alunos do 8º ano (em desenvolvimento nas duas escolas básicas secundárias do concelho de Caminha), palestras aos alunos do 11º ano de História e Geografia e trabalhos de desenho e cerâmica pelos alunos do 12º ano de Artes Visuais. Estão ainda a ser desenvolvidos esforços para realizar uma visita de estudo ao Museu Ferroviário de Valença, com ida e volta de comboio, para os alunos do 8º ano, 11º ano de Línguas e Humanidades e 12º ano de Artes Visuais, os estudantes envolvidos diretamente no projeto.

Concentradas nos dias 20 e 21 de abril de 2018 (ver Programa) estão programadas a inauguração no Museu Municipal de Caminha da referida exposição "Da Fotografia ao Azulejo" — com painéis especiais dedicados à Estação CF de Caminha e a Gilberto Renda, a que acresce uma mostra dos trabalhos de desenho e cerâmica dos alunos do Curso de Artes Visuais; um concerto musical noturno na Estação CF de Caminha pela Academia de Música Fernandes Fão; finalmente, um colóquio científico no Teatro Municipal Valadares com a participação de investigadores nacionais, estrangeiros e locais. Todas estas atividades estão abertas ao público em geral até ao limite de capacidade dos espaços em que decorrem.