|
Maior Mesa de Páscoa do País regressa com novidades este sábado
RECRIAÇÃO DE MESA DE PÁSCOA DO SÉC. XIX EM VILA PRAIA DE ÂNCORA
Evento realiza-se no Pavilhão Municipal de Vila Praia de Âncora
Cerca de três dezenas de elementos do Grupo Etnográfico de Vila Praia de Âncora, vestidos a rigor, vão recriar, este sábado, uma Mesa de Páscoa de finais do século XIX. Produtos regionais e tradicionais, hábitos que já fazem parte da história, vão estar literalmente "em cima da mesa" para serem degustados pelo grupo. Esta é uma das novidades da edição 2018 da Maior Mesa de Páscoa do País, em Vila Praia de Âncora, sábado, dia 31 de março.
O início do evento está marcado para as 10h00, mas será pela hora de almoço, 12h30, que o Grupo Etnográfico de Vila Praia de Âncora mergulha na história de viaja até aos usos e costumes de um "Sábado de Aleluia no Vale do Âncora'. Doces brancos, pão de ló amêndoas, rebuçados e outros sabores da época vão adoçar a refeição, que também conta com os vários enchidos que, nesta região, acompanham a dieta desde tempos imemoriais. Destaque para a fruta, e mais exatamente para a laranja, que pelo século XIX era símbolo de partilha e abundância, com a repartição dos gomos do fruto. Havia ainda uma curiosidade, uma moeda escondida na laranja, destinada ao menino que transportava a caldeira da água benta ou ao pároco.
A arte sacra da época vai também marcar presença, já que era comum as famílias terem pelo menos um oratório. À porta das casas faziam-se também tapetes de flores, que não vão faltar sábado nesta recriação.
A Maior Mesa de Páscoa do País, por seu lado, já integra também a tradição desta festa religiosa. Tem sempre centenas de metros de comprimento e, como habitualmente, vai estar recheada com os melhores produtos tradicionais, desde os doces aos salgados, passando pelos vinhos e o artesanato.
A animação está garantida, a partir da abertura do evento. Das 10h00 às 19h00, os visitantes podem comprar as iguarias expostas, acompanhados das atuações do Grupo de Bombos de Vila Praia de Âncora, Grupo de Danças e Cantares Regionais do Orfeão de Vila Praia de Âncora, Rancho das Lavradeiras de Orbacém, Grupo Etnográfico de Vila Praia de Âncora, Academia de Música Fernandes Fão, Associação ADJ Vila Praia - Associação Desportiva Juventude Vila Praia, Cavaquinhos da ARA - Associação Recreativa e Cultural de Riba de Âncora, Ginástica Kid's - Circuito de motricidade infantil | Patronato Nossa Senhora da Bonança e Be Fit e Aula de Zumba com Ivone Correia.
A Maior Mesa de Páscoa do País é organizada pelo Movimento de Empresários do Concelho de Caminha, Câmara Municipal de Caminha e Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora.
Tradicionalmente a Mesa enche a rua principal da Vila, mas este ano, dadas as condições atmosféricas adversas e a previsão de chuva, decorrerá no Pavilhão Municipal de Vila Praia de Âncora, junto às Piscinas Municipais.
PROGRAMA DA MAIOR MESA DE PÁSCOA DO PAÍS
10H00 às 11H00 - Abertura com o Grupo de Bombos de Vila Praia de Âncora
11H30 - Grupo de Danças e Cantares Regionais do Orfeão de Vila Praia de Âncora
12H00 - Rancho das Lavradeiras de Orbacém
12H30 - Encenação 'Sábado de Aleluia no Vale do Âncora', pelo Grupo Etnográfico de Vila Praia de Âncora
14H00 - Academia de Música Fernandes Fão
14H30 - Associação ADJ Vila Praia - Associação Desportiva Juventude Vila Praia
15H00 - Cavaquinhos da ARA - Associação Recreativa e Cultural de Riba de Âncora
16H00 - Ginástica Kid's - Circuito de motricidade infantil | Patronato Nossa Senhora da Bonança e Be Fit
Gabinete de Informação ao Munícipe
Ponto alto da campanha é a corrida/caminhada 'Correr com os Maus Tratos' no dia 21
ABRIL EM CAMINHA É O 'MÊS DE PREVENÇÃO DOS MAUS TRATOS NA INFÂNCIA'
Em Caminha, em abril vai assinalar-se o 'Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância'. A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Caminha (CPCJ), em parceria com a Câmara Municipal, vai dinamizar um conjunto de atividades, com destaque para a corrida/caminhada 'Correr com os Maus Tratos', que terá lugar no dia 21 de abril. O objetivo é sensibilizar e alertar a comunidade para a prevenção dos maus tratos a que muitas crianças e jovens são sujeitos. A campanha arranca a 4 de abril, com a distribuição de Laços Azuis.
À semelhança de anos anteriores, a CPCJ vai levar a cabo várias iniciativas no âmbito do 'Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância', tais como: distribuição de Laços Azuis, "Operação Stop aos Maus Tratos", "Correr com os Maus Tratos" (Corrida\Caminhada) e, ainda "Workshop: As rotinas do sono" com Filipa Sommerfeldt Fernandes.
Esta campanha arranca a 4 de abril, em Caminha, com a distribuição de Laços Azuis e informação sobre o Mês de Prevenção na comunidade e comércio local, com a parceria das crianças que estão a frequentar o OTL de Páscoa que o Município está a promover durante a pausa letiva. A sessão de abertura está a agendada para as 14H00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. De seguida, as crianças e comissários da CPCJ percorrerão as ruas da vila. No dia 5, decorrerá uma ação idêntica pelas ruas de Vila Praia de Âncora.
É de referir ainda que os Laços Azuis foram elaborados com a colaboração das IPSS´s do Concelho, com valência de Lar ou Centro de Dia.
O 'Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância' continua com a atividade "Operação Stop aos Maus Tratos", que terá lugar no dia 19 de abril, em Caminha. Esta iniciativa consiste na realização de uma operação STOP, levada a efeito por alunos em conjunto com a GNR, com vista à sensibilização dos automobilistas para a problemática.
O ponto alto desta campanha é a corrida/caminhada 'Correr com os Maus Tratos' a realizar no dia 21 de abril, cujo padrinho é o João Carlos Costa, treinador adjunto da Seleção Nacional de Futebol. Esta ação é gratuita, dirige-se à população em geral, e carece de inscrição obrigatória até ao dia 18 de abril. Ainda serão sorteados prémios nas duas modalidades.
Com concentração marcada às 09H30, junto à Torre do Relógio, em Caminha, esta atividade inclui corrida e caminhada. A corrida apresenta o percurso entre Caminha e Moledo e vice-versa, com cerca de 10 Km. Quanto ao percurso da caminhada, inicia na Torre do Relógio até à Foz do Minho e da Foz até à Torre do Relógio.
Os interessados em participar deverão proceder à inscrição através do email cpcj@cm-caminha.pt (com indicação do nome completo, data de nascimento, número do cartão de cidadão e modalidade em que se inscreve - corrida ou caminhada) ou através do telefone 258 710 323.
Esta iniciativa conta com a parceria Câmara Municipal de Caminha, Befit, Runners Caminha, Federação Portuguesa de Futebol, Pote D'El Rey, e Happyfitness - Cátia Garrido.
O 'Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância' termina com o workshop 'As rotinas do sono' a cargo de Filipa Sommerfeldt Fernandes (especialista do sono). O workshop dirige-se a pais com bebés até 6 meses identificados pelo Centro de Saúde e terá lugar no dia 26 de abril, pelas 15h30, no Centro de Saúde de Caminha.
Esta ação conta com a parceria do Centro de Saúde de Caminha.
Gabinete de Informação ao Munícipe
Vinte camas disponíveis na Unidade de Saúde da Gelfa
CONCELHO DE CAMINHA PASSA A CONTAR
COM UMA UNIDADE DE MÉDIA DURAÇÃO E REABILITAÇÃO
O concelho de Caminha tem mais uma valência na área da saúde. Desde ontem, que o Instituto São João de Deus - Unidade da Gelfa passa a integrar uma Unidade de Média Duração e Reabilitação, com 20 camas. "É um momento importante para o concelho de Caminha. Estou orgulhoso deste equipamento social que nos traz para um patamar cimeiro da prestação de serviços de saúde", sublinhou Miguel Alves.
Decorreu ontem uma visita à nova Unidade de Média Duração e Reabilitação da Gelfa, que contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo; do presidente da Câmara Municipal de Caminha, Miguel Alves; do presidente do Instituto São João de Deus, Vítor Lameiras; do presidente da ARS - Norte, Pimenta Marinho; da diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Viana do Castelo, Cristina Oliveira, entre outras individualidades.
Recorda-se que este equipamento já dispunha, desde 2013, de uma Unidade de Longa Duração e Manutenção (20 camas) e agora passa a contar com a Unidade de Média Duração e Reabilitação (20 camas), com o objetivo de "dar resposta a pessoas com doenças ou processos crónicos, que precisem de cuidados clínicos e de apoio psicossocial", assegurou o secretário de Estado.
A criação desta Unidade de Média Duração e Reabilitação destina-se a pessoas que necessitem de cuidados clínicos, de reabilitação e de apoio psicossocial, e que cumpram determinados pressupostos, permitindo uma intervenção em situações de dependência.
Esta resposta social traduz-se num investimento anual de 600 mil euros, avançou Fernando Araújo.
Para Miguel Alves, trata-se de um investimento justo no concelho de Caminha: "felicito o Governo de Portugal porque soube investir naqueles que fazem bem. É um investimento justo, faz-se justiça com estes profissionais e com o concelho de Caminha".
Para Vítor Lameiras, este alargamento "é uma resposta de uma melhor adequação das reais necessidades da rede nacional de cuidados continuados integrados para esta área geográfica".
Sobre a nova valência, o presidente da câmara realçou: "parabéns ao instituto, pelo trabalho meritório que tem realizado. Eu agradeço a inteligência e a perspetiva deste salto que damos agora com estas novas 20 camas numa forma de servir um pouco diferente, mas adequadas às necessidades da nossa região".
De acordo com Vítor Lameiras: "a partir de agora, com a intervenção desta nova valência, a Unidade da Gelfa continuará, certamente, o seu caminho de excelência ao serviço de todos quantos lhe confiam os seus cuidados de saúde".
Com esta nova resposta, "o distrito de Viana de Castelo fica mais rico com este espaço, porque está à vista de todos a Qualidade e excelência que se vive neste espaço", realçou ainda Cristina Oliveira.
Miguel Alves sublinhou a importância dos serviços prestados: "é um privilégio poder contar com um equipamento como este, com a qualidade que este tem, o modo como serve a população, o modo como trata diariamente cada um dos utentes. Nós temos hoje aqui um equipamento que honra o concelho, a região e o país".
Também o Secretário de Estado e a diretora do Centro distrital da Segurança Social de Viana do Castelo enalteceram o papel da Unidade da Gelfa. "Bem-haja o Instituto São João de Deus pelo seu contributo diário para a construção de um Serviço Nacional de Saúde mais forte e mais acessível a todos", assegurou o Secretário de Estado.
Gabinete de Informação ao Munícipe
Esta edição apresenta como novidade a encenação 'Sábado de Aleluia no Vale do Âncora'
MAIOR MESA DE PÁSCOA DO PAÍS
REGRESSA SÁBADO A VILA PRAIA DE ÂNCORA
Estamos em contagem decrescente para mais uma edição da Maior Mesa de Páscoa do País, em Vila Praia de Âncora. Sábado, dia 31 de março, a partir das 10H00, esta mesa, com centenas de metros de comprimento, estará recheada com os melhores produtos tradicionais, desde os doces aos salgados, passando pelos vinhos e até o artesanato. A grande novidade desta edição é a encenação 'Sábado de Aleluia no Vale do Âncora'. A animação está também garantida. Ao longo do dia, são muitos os espetáculos, desde a música à zumba, que vão animar a vila.
A Maior Mesa de Páscoa do País está de regresso às Ruas 31 de Janeiro e 5 de Outubro em Vila Praia de Âncora. Dos doces aos salgados, passando pelos vinhos e artesanato, são muitas as iguarias que compõem esta grande mesa.
Esta edição vai apresentar algumas novidades, quer ao nível da organização de espaço, quer da animação. Um dos momentos altos do programa é a encenação 'Sábado de Aleluia no Vale do Âncora', pelo Grupo Etnográfico de Vila Praia de Âncora.
A animação está garantida, a partir da abertura do evento. Das 10H00 às 19H00, os visitantes podem comprar as iguarias expostas acompanhados das atuações do Grupo de Bombos de Vila Praia de Âncora, Grupo de Danças e Cantares Regionais do Orfeão de Vila Praia de Âncora, Rancho das Lavradeiras de Orbacém, Grupo Etnográfico de Vila Praia de Âncora, Academia de Música Fernandes Fão, Associação ADJ Vila Praia - Associação Desportiva Juventude Vila Praia, Cavaquinhos da ARA - Associação Recreativa e Cultural de Riba de Âncora, Ginástica Kid's - Circuito de motricidade infantil | Patronato Nossa Senhora da Bonança e Be Fit e Aula de Zumba com Ivone Correia.
A Maior Mesa de Páscoa do País é organizada pelo Movimento de Empresários do Concelho de Caminha, Câmara Municipal de Caminha e Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora.
Programação Semana Santa
Recorda-se que a Páscoa é uma festa com fortes tradições no concelho de Caminha. Durante esta semana, a Semana Santa, o concelho está a oferecer muitas as atividades religiosas e culturais que o concelho oferece a quem o visitar. O objetivo é potenciar o concelho, ou seja, impulsionar o turismo cultural, religioso e gastronómico e o comércio local.
No dia 29, pelas 17H30, terá lugar a 'Missa vespertina da Ceia do Senhor', na Igreja Matriz, e às 21H30, a 'Procissão do Senhor "Ecce Homo"' e pregação, na Igreja da Santa Casa da Misericórdia; no dia 30, terá lugar a 'Celebração da Paixão do Senhor', pelas 15H00, na Igreja Matriz, às 21H30, a procissão do "Enterro do Senhor" e pregação, na Igreja da Misericórdia. No dia 31, pelas 21H30, vai decorrer a Vigília Pascal, na Igreja Matriz.
No dia 30 de março, em Vile, pelas 21h00, decorrerá também a encenação da Via Sacra ao Vivo, organizada pela Associação Social, Cultural e Desportiva de Vile e conta com o apoio do Município de Caminha e da Junta de Freguesia de Vile. Esta encenação conta com a participação de cerca de 40 elementos, membros da associação e voluntários da freguesia.
Os mais novos também não foram esquecidos. No dia 30 de março, o município vai promover uma sessão de cinema especial Páscoa, com a exibição do filme 'Abelha Maia: Os jogos do Mel', no Cineteatro de Vila Praia de Âncora. O bilhete tem o valor de 3 euros, e a bilheteira reverte a favor dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora.
No dia 31 de março, a 'Maior Mesa de Páscoa do País' volta às ruas centrais de Vila Praia de Âncora, este ano com algumas novidades. Aqui, o visitante vai encontrar uma mesa com centenas de metros recheada com as iguarias mais variadas, dos doces aos salgados, passando pelos vinhos e artesanato. Este certame que atrai cada vez mais pessoas a Vila Praia de Âncora é organizado pelo Movimento de Empresários do Concelho de Caminha, Câmara Municipal de Caminha e Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora.
As celebrações da Páscoa terminam com o Compasso Pascal, nos dias 1 e 2 de abril, que percorrerá as casas de cada uma das freguesias do concelho.
Informação Adicional:
PROGRAMA DA MAIOR MESA DE PÁSCOA DO PAÍS
10H00 às 11H00 - Abertura com o Grupo de Bombos de Vila Praia de Âncora
11H30 - Grupo de Danças e Cantares Regionais do Orfeão de Vila Praia de Âncora
12H00 - Rancho das Lavradeiras de Orbacém
12H30 - Encenação 'Sábado de Aleluia no Vale do Âncora', pelo Grupo Etnográfico de Vila Praia de Âncora
14H00 - Academia de Música Fernandes Fão
14H30 - Associação ADJ Vila Praia - Associação Desportiva Juventude Vila Praia
15H00 - Cavaquinhos da ARA - Associação Recreativa e Cultural de Riba de Âncora
16H00 - Ginástica Kid's - Circuito de motricidade infantil | Patronato Nossa Senhora da Bonança e Be Fit
Gabinete de Informação ao Munícipe
|