No Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, o Teatro do Noroeste - CDV estreou (6/10) a sua mais recente criação, "(I)migrantes", com encenação do britânico Graeme Pulleyn.
Com um texto inédito escrito a partir de relatos reais, "(I)migrantes" é um espetáculo de contrastes, debruçando-se sobre um tema inequivocamente pesado, mas ao mesmo tempo imprimindo-lhe inesperadas nuances de alegria e momentos de riso, música, poesia e comoção, numa mistura provocadora e forte que promete revolucionar o espaço cultural dedicado ao fenómeno recente das migrações para a Europa.
A encenação é assinada por Graeme Pulleyn, que já colaborara com o Teatro do Noroeste em 2016, no espetáculo "Anjo Branco", passado no Navio Hospital Gil Eannes, em Viana do Castelo. O processo de criação é coletivo e a interpretação fica a cargo do elenco residente do Teatro do Noroeste, Adriel Filipe, Ana Perfeito, Elisabete Pinto e Tiago Fernandes, e também do músico Chico Pires.
"Nesreen: Tenho quatro filhos que são como um só.
Esmaail: Os carros eram como se fossem um chiclete mastigado.
Behjat: O arame farpado dava vontade de rir. Já lá tinha passado tanta gente que era só levantar e avançar.
Yovany: Somos emigrantes ilegales. Hay que pasarlo bién, no?"
O espetáculo "(I)migrantes" estará em cena de 6 a 21 de outubro, de quarta a sexta-feira às 21h30 e aos sábados às 17h00 e também às 21h30, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo.
O Serviço Educativo do Teatro do Noroeste - CDV promove, ainda, a realização do Digestivo - Conversas Pós-Espetáculo após cada uma das representações de "(I)migrantes", sempre com diferentes convidados, todos eles de alguma forma ligados ao espetáculo e a esta temática.
Os bilhetes para assistir a "(I)migrantes" já se encontram à venda na bilheteira do Teatro Municipal Sá de Miranda e os preços variam entre os 4 e os 10 euros. As reservas podem ser efetuadas através do email tmsm@cm-viana-castelo.pt.
No dia 7 de outubro das 15h00 às 18h00, o Centro irá promover oficinas de barro e pintura em azulejo, para crianças e jovens. Com estas ativações, os visitantes do Centro poderão aprender as artes mais tradicionais da região, destina-se a crianças dos 3 aos 12 anos acompanhadas por um adulto (limite de 20 crianças por oficina).
No dia 15 de outubro das 15h00 às 18h00, os visitantes do Centro vão poder assistir aos workshops de Artes Tradicionais, onde três artesões prometem trabalhar ao vivo as artes portuguesas mais tradicionais como o barro, os bordados e as madeiras. Para além dos workshops, os visitantes vão poder assistir a uma ação de Promoção do Galo Assado, onde uma Mascote Galo vai entreter e divertir todos os visitantes do Centro, recordando um dos pratos mais características da gastronomia de Barcelos.
A partir das 18h00, decorrerá uma ação de promoção do Mundo Maravilhoso do Figurado de Barcelos - um produto artesanal que constitui atualmente uma das maiores produções artesanais do concelho - esta iniciativa inclui uma atividade para crianças.
O 'Pulsar Viana', numa perspetiva de democratização da arte, consegue assim dinamizar os equipamentos culturais e oferecer aos visitantes do Estação Viana Shopping uma oportunidade única de conhecerem mais sobre as regiões de Viana do Castelo e do Minho.