COMEMORAÇÕES EM HONRA DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE
PADROEIRA DA BANDA MUSICAL DE MONÇÃO
Dia 8 de outubro, domingo. Além dos atos religiosos habituais, realiza-se uma homenagem a João Francisco, na sede da Banda Musical de Monção, e a colocação de uma nova imagem de Nossa Senhora da Saúde, esculpida e doada por Luis Guedes, no antigo balneário termal.
A Banda Musical de Monção celebra a Nossa Senhora da Saúde, padroeira da filarmónica, no dia 8 de outubro, domingo, com um programa simbólico que decorre durante toda a manhã, culminando com um almoço de confraternização entre músicos, diretores e familiares no Solar de Serrade.
Desta forma, entre as 8h30 e as 10h00, realizam-se romagens aos cemitérios dos Milagres, Monção e Bela, em homenagem aos associados, dirigentes e músicos falecidos, seguindo-se, pelas 10h30, a colocação de uma nova imagem de Nossa Senhora da Saúde, esculpida e doada por Luis Guedes, no antigo balneário termal.
Pelas 11h00, decorre uma homenagem a João Francisco na sede da Banda Musical de Monção. Meia hora depois, celebra-se a missa na Igreja Matriz, seguida de procissão solene pelas principais artérias do centro histórico da localidade raiana. O programa termina com um almoço de confraternização no Solar de Serrade.
Municipio de Monção
DIA NACIONAL DOS CASTELOS
7 de Outubro, sábado
Comemorado desde 1984, o Dia Nacional dos Castelos revela-se como um momento de reflexão e aproximação ao património fortificado. Constitui uma viagem ao passado, o reviver da memória coletiva de um povo e o aprofundar de conhecimentos sobre a nossa identidade cultural e histórica.
Neste dia, convidamo-lo(a) a visitar MONÇÃO. A nossa fortaleza. Monumento nacional, desde 16 de junho de 1910, que proporciona um "caminhar" tranquilo e um "olhar" deslumbrante sobre o rio Minho. Também o Núcleo Museológico Torre de Lapela, edifício carregado de história e memória com uma paisagem inspiradora sobre o "Pai Minho", casario tradicional e margem galega. Seguramente, a melhor varanda sobre o rio Minho.
Ou a Penha da Rainha, em Abedim. Para conhecer um antigo castelo roqueiro e, ao mesmo tempo, desfrutar de magníficas vistas panorâmicas sobre a região. Aventure-se pela parte sul do coto, onde está a modesta ermida de São Martinho, preciosidade digna de adoração. Descubra passadiços entre os enormes pedregulhos e pequenos miradouros naturais, onde o olhar se perde num manto de felicidade.
O melhor de nós. A pensar em si.
Municipio de Monção
"CASTANHAS!QUENTES E BOAS!"
Oficina de cozinha criativa marcada para 8 de outubro, domingo, a partir das 10h00, no ateliê "Faz e Come", em Lara. Organização do projeto de turismo criativo "Monção nas Mãos" com a colaboração do Chefe Rui Ribeiro. Saiba como confecionar a castanha para ser servida como entrada, sopa, sobremesa ou em pratos de carne.
A castanha, alimento de enorme importância na Idade Média, é um fruto seco caraterístico do outono que anuncia a chegada do frio e aconselha agasalhos mais aconchegantes. Assadas ou cozidas, "libertam" um aroma agradável e um sabor delicioso, constituindo um ingrediente muito interessante numa perspetiva nutricional.
Nesta altura do ano, a castanha assume-se como um aliado poderoso na prática de uma alimentação saudável, uma vez que este produto acompanha pratos de carne ou peixe, podendo também ser utilizado como farinha ou puré. Referência ainda para a componente recreativa e festiva da castanha na realização de magustos populares.
Para celebrar a sua chegada às nossas mesas, o projeto de turismo criativo "Monção nas Mãos" e o Chefe Rui Ribeiro organizaram uma oficina de cozinha criativa denominada "Castanhas! Quentes e Boas!" que decorrerá no dia 8 de outubro, domingo, no ateliê "Faz & Come", em Lara.
Com encontro marcado para as 10h00 no largo da antiga estação da CP, junto à sede da Banda Musical de Monção, nesta oficina gastronómica, que terá uma duração aproximada de 5 horas, os participantes terão a oportunidade de aprender a confecionar a castanha para ser servida como entrada, sopa, sobremesa ou em pratos de carne.
O projeto "Monção nas Mãos - Turismo Criativo", coordenado por Nélson Azevedo, pretende contribuir para que se recuperem alguns dos saberes ancestrais deste território através da experiência de vários parceiros envolvidos neste conceito abrangente e estruturante que visa valorizar o presente e futuro com os ensinamentos do passado.
O projeto reserva experiências em áreas da vida rural como a moagem de farinha, a confeção do pão, a tosquia de ovelhas ou a construção de instrumentos tradicionais. Focaliza-se também na recriação artística desses sabores e saberes com recurso à fotografia, desenho e escultura.
Municipio de Monção
I TRAIL DO VALE DO MOURO
Marcado para o dia 15 de outubro, domingo, prova engloba um percurso longo de 27 quilómetros e um percurso curto de 17 quilómetros, bem como uma caminhada de 10 quilómetros. Organização da Casa do Povo de Tangil com apoio da Câmara Municipal de Monção. Inscrições em: www.cyclonessports.com
O Vale do Mouro estreia-se nas provas de trail com um percurso longo de 27 quilómetros e um percurso curto de 17 quilómetros, estando assegurados prémios de participação, prémios individuais e prémios de grupos. Com saída e chegada da Casa do Povo de Tangil, entidade organizadora, o I Trail do Vale do Mouro realiza-se no dia 15 deste mês, domingo.
Apadrinham a prova, que inclui ainda uma caminhada de 10 quilómetros, os desportistas Marisa Martins e João Oliveira. Sendo uma freguesia de montanha com diversos motivos de interesse, esta iniciativa desportiva e turística constitui uma oportunidade impar para exercitar o corpo em sintonia com a beleza paisagística e patrimonial deste território.
Esta prova insere-se no programa "Outubro - Mês do Desporto" que engloba a 4ª Maratona de BTT "Berço do Alvarinho", no dia 8, dois percursos pedestres, nos dias 14 e 28, e o 3º Trail Urbano "Muralhas de Monção", no dia 29. Neste mês, o objetivo é praticar desporto em comunhão com a natureza.
Inscrições: www.cyclonessports.com
Municipio de Monção
|
|
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento Apoiado pela Fundação EDP
|
Da Monarquia à República no Concelho de Caminha Crónica Política (1906 - 1913)
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
O Estado Novo
e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense
Júlio Baptista (1882 - 1961)
 |
Organização e estudo biográfico do autor
por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora
 |
Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000
|
Memórias da Serra d'Arga
 |
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000
|
Outras Edições Regionais
|