JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

MUNICÍPIOS DE CAMINHA E A GUARDA PROMOVEM PERCURSO 'ROTA DAS LAGOAS DE BERTIANDOS E SÃO PEDRO DE ARCOS' NO DIA 7 DE OUTUBRO

'Rota das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos' é mais um dos percursos pedestres que os municípios de Caminha e A Guarda vão promover no âmbito das iniciativas conjuntas da candidatura do Estuário do Rio Minho a Paisagem Cultural da UNESCO. Este último percurso, "Andainas", terá lugar dia 7 de outubro, pelas 07H30.

Com esta iniciativa pretende-se dar a conhecer os territórios de ambas as margens do Rio Minho e promover a cooperação e o intercâmbio cultural entre os dois povos, isto é promover a riqueza histórica, cultural, paisagística, ambiental, económica, etnográfica e humana destes dois concelhos.

'Rota das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos' é um percurso com uma distância de 20 Km. A saída de Caminha está prevista para as 07H30, junto ao Mercado Municipal. Os participantes vão descer a encosta da Serra d'Arga, desde o Cerquido até Bertiandos, atravessando locais inseridos em plena Rede Natura, Sítio de Importância Comunitária do rio Lima. Vão também percorrer a Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos, atravessar o Rio Estorãos, e a ecovia das Lagoas, até Ponte de Lima.

Os Municípios de Caminha e A Guarda promoveram a iniciativa "Andainas", que consistiu na promoção de vários percursos pedestres, realizados tanto em território português como espanhol, no âmbito das iniciativas conjuntas da candidatura do Estuário do Rio Minho a Paisagem Cultural da UNESCO.

O custo de participação será de 12 euros por pessoa, para cada um dos percursos. Os dois municípios assegurarão o apoio logístico e o transporte dos participantes até aos pontos de partida e no regresso das etapas. As inscrições são obrigatórias e deverão ser realizadas para o mail ambiente@cm-caminha.pt ou para os telefones 258 721 708 ou 914 476 461.

Centro de Interpretação de Serra D'Arga - Município de Caminha



Procura continua a aumentar fruto das políticas de incentivo ao desporto lançadas pelo Município

PISCINAS REABRIRAM EM FORÇA APÓS REALIZAÇÃO DE OBRAS DE MANUTENÇÃO E MELHORAMENTO

As Piscinas de Vila Praia de Âncora reabriram ao público esta semana, conforme tinha sido anunciado, concluídos que foram os trabalhos de manutenção e melhoria geral das condições do equipamento. Continua também a verificar-se o aumento da procura, incentivado pelas políticas adotadas pelo Município em prol do desporto, com destaque para o projeto-piloto "Caminha sabe nadar" e para os benefícios concedidos aos sócios dos clubes e associações desportivas do concelho.

O habitual encerramento para realização de intervenções de manutenção das piscinas foi, desta vez, uma oportunidade aproveitada para a execução de obras um pouco mais profundas, com destaque para a remoção de todo o piso do cais das piscinas, que se encontrava em mau estado, e que foi substituído por um novo pavimento.

No âmbito dos trabalhos globais, entre outros, houve intervenções ao nível das máquinas mais importantes, como a desumidificadora e a caldeira, bombas doseadoras de produtos para tratamento de águas e filtros das UTAS.

Procedeu-se também à limpeza dos tanques da piscina e executaram-se trabalhos de manutenção das máquinas do espaço de Fisioterapia. Resolveram-se ainda problemas com infiltrações e substituíram-se ladrilhos nos balneários, onde foram implementadas algumas melhorias, no sentido de oferecer maior conforto aos utentes.

Entretanto, a procura das piscinas continua a aumentar consideravelmente, fruto, por exemplo, da implementação do projeto-piloto "Caminha sabe nadar", que proporcionou a centenas de crianças do concelho a aprendizagem da natação, gratuitamente. Recorde-se que a iniciativa do Município é dirigida a crianças até aos oito anos e faz parte de um conjunto de políticas no âmbito do desporto, de aposta em atividades ligadas ao mar e ao rio e está a ser um sucesso, ultrapassando mesmo as expectativas.

"Caminha Sabe Nadar" arrancou a 1 de fevereiro deste ano, com o objetivo de incentivar o desporto no concelho. O executivo pretende, com este projeto, proporcionar a todas as crianças do concelho de Caminha, com idade menor ou igual a oito anos, aulas de adaptação ao meio aquático e natação para que fiquem dotadas de mecanismos de defesa em meio aquático, e para que possam desfrutar de qualquer desporto náutico em segurança.

Outra iniciativa do Município com impacto já considerável na procura e utilização das piscinas, é a possibilidade concedida aos sócios de clubes e associações desportivas do concelho de Caminha de usufruir de um desconto de 50% na tarifa de utilização das Piscinas Municipais de Vila Praia de Âncora. Esta é uma medida de apoio aos clubes e associações, mas que pretende também incentivar a prática desportiva e promover hábitos mais saudáveis.

Gabinete de Informação ao Munícipe



Prazo termina a 23 de outubro

ESTÁ A DECORRER O PROCESSO DE CANDIDATURAS PARA ATRIBUIÇÃO DE INCENTIVOS A ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR

Está a decorrer o processo de candidaturas para atribuição de incentivos a estudantes do ensino superior para o ano letivo 2017/2018. Para além dos beneficiários de anos anteriores, a Câmara Municipal de Caminha vai apoiar até cinco estudantes do concelho. O prazo de candidatura termina a 23 de outubro.

Numa política de continuidade, a educação e o apoio financeiro às famílias caminhenses são uma prioridade para executivo caminhense. Recorda-se que, no ano letivo 2016/2017, a Câmara beneficiou 10 estudantes.

É de referir que os incentivos se dirigem a candidatos que reúnam os requisitos seguintes: residam no concelho de Caminha, há pelo menos 2 anos; ingressem ou frequentem um curso superior; façam prova do pedido de bolsa de estudo aos serviços sociais da respetiva universidade/ instituto ou comprovativo do benefício da mesma; não sejam titulares de curso superior; e que o agregado familiar não ultrapasse um rendimento "per capita" superior a 40 % do Salário Mínimo Nacional. Estes requisitos também se aplicam aos beneficiários de anos anteriores.

O valor a atribuir a cada estudante será igual a três vezes o salário mínimo nacional fixado para o primeiro dos anos civis que constituem o ano letivo respetivo e a sua duração será igual à do tempo mínimo estabelecido para a obtenção do grau de licenciatura com aproveitamento escolar.

As candidaturas terminam a 23 de outubro. Os candidatos deverão efetuar a inscrição na Câmara Municipal de Caminha, no Gabinete de Ação Social ou no Gabinete de Apoio no Munícipe em Vila Praia de Âncora.

Mais informações em www.cm-caminha.pt.

Gabinete de Informação ao Munícipe



Espetáculo vai decorrer no dia 7 de outubro, pelas 21H30

"SABINA" EM EXIBIÇÃO NO VALADARES, TEATRO MUNICIPAL DE CAMINHA

O Valadares, Teatro Municipal de Caminha vai acolher a peça de teatro "Sabina", uma adaptação de "Sabina Freire" de Manuel Teixeira Gomes, pela companhia de teatro algarvia ALTEATRO, no dia 7 de outubro, pelas 21H30. O bilhete tem o valor de 5€ e pode ser adquirido nos Postos de Turismo do Concelho.

Esta peça de teatro é promovida pela Krisálida, no âmbito do seu programa de acolhimento - KRISÁLIDA AKOLHE e conta com o apoio do Município de Caminha.

"Sabina" é uma adaptação de "Sabina Freire" de Manuel Teixeira Gomes. É de resto a única peça de teatro escrita por Manuel Teixeira Gomes, o sétimo presidente da Primeira República Portuguesa.

No Valadares, os espectadores vão poder assistir a uma comédia satírica, onde os atores nos vão apresentar "sem pudor, com humor e ironia, algumas características, hábitos e costumes bem portugueses".

Na sinopse pode ler-se: "no espetáculo, D. Maria, dona da maior fortuna do Algarve, conservadora e somítica, vê o seu único filho casar com uma estrangeira, a livre e progressista Sabina. O atrito entre elas é inevitável e pode ter graves consequências. Vinda das grandes metrópoles, Sabina estranha alguns hábitos e formas de estar, de ver o mundo, sobretudo os da sua sogra e do seu séquito de seguidores".

"Sabina" vai ser interpretada por Ana Bárbara Soares, André Cabrita, Filipe Gonçalves, Jorge Freitas,

Lisete Martins, Miguel Telmo, Neuza Correia e Pedro Ramos. Os figurinos estão a cargo de Miguel Morazzo; a cenografia de Pedro Ramos e Tó Quintas; a sonoplastia de Coletivo e Susana Nunes; a costura do Atelier Maria Gonzaga e a fotografia, produção e operação técnica de Hugo Fernandes. A Dramaturgia e encenação são da responsabilidade de Pedro Ramos.

Os bilhetes têm o preço de 5€ e podem ser adquiridos nos Posto de Turismo de Caminha e de Vila Praia de Âncora e no próprio dia no Valadares, Teatro Municipal de Caminha.

Gabinete de Informação ao Munícipe




Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais