www.caminha2000.com - Jornal Digital Regional -
Semanário - Director: Luís Almeida

1ª Pág.
Cultura
Desporto
Óbitos
Política
Pescas
Roteiro
Ficha Técnica
Edições C@2000
Assinaturas
Email

PORTUGAL RECEBE O MAIOR EVENTO MUNDIAL DE CAMPISMO, CARAVANISMO E AUTOCARAVANISMO

Ponte de Lima é a vila anfitriã do 84.º Encontro Internacional da FICC - Federação Internacional de Campismo, Caravanismo e Autocaravanismo entre 29 de julho e 7 de agosto.

Estão mais de 1200 participantes inscritos oriundos de mais de 30 países.

Está a chegar a Ponte de Lima o 84.º Encontro Internacional da FICC - Federação Internacional de Campismo, Caravanismo e Autocaravanismo organizado em parceria por esta entidade, FCMP - Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal e autarquia local.

Mais de 600 unidades e 1200 participantes inscritos, em representação de mais de 30 nacionalidades, chegam a Portugal já esta sexta-feira, dia 29 de julho, para participarem neste Mundial do Campismo onde os espera muitas atividades culturais, recreativas e desportivas para todas as idades.

O encontro, com o tema "Criando pontes de amizade entre os povos", vai decorrer na Expolima, com uma grande proximidade ao centro de Ponte de Lima e à economia local. Esta vila encontra-se inserida numa zona privilegiada de turismo da natureza, onde se destacam também a cultura, a gastronomia e as tradições locais desta bela região.

"O Campismo, Caravanismo e Autocaravanismo estão atualmente a crescer em Portugal e no resto do mundo, atraindo cada vez mais turistas. São as formas mais antigas, tradicionais e económicas de turismo em que há um contacto privilegiado com a natureza e onde o conforto não tem de ser obrigatoriamente colocado à parte.", afirma João Alves Pereira, Presidente da FICC.

De acordo com o último estudo do Turismo de Portugal com dados do INE, 1,6 milhões dos turistas que visitam Portugal são campistas, o que equivale a 5,6 milhões de dormidas em parques de campismo.

Em 2016 encontram-se em atividade mais de 200 parques de campismo em Portugal.

França, Espanha, Holanda, Reino Unido e Alemanha são os países que geram o maior número de dormidas nos parques de campismo, com quotas na ordem dos 24%, 17%, 16%, 15% e 12%, respetivamente.

Esta não é a primeira vez que Portugal organiza encontros mundiais da FICC. Em 1975 realizou-se o primeiro evento na Lagoa de Santo André. Dez anos depois seguiu-se a Ericeira e uma década depois em Aljezur.

Mais informações e programa detalhado sobre o 84.º Encontro Internacional da FICC em www.ficc2016.com.

Ana Eira


Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais