| Centro de Mar recebe usos e costumes da Ribeira  
 O Centro de Mar de Viana do Castelo, a bordo do navio Gil Eannes, tem patente mais uma exposição temática. "UM MAR DE TRADIÇÕES" pretende retratar os diversos usos, costumes e crenças que um povo construiu e passou de geração em geração, ao longo da nossa faixa litoral, focando-se em quatro temas centrais: as atividades piscatórias, as atividades agro-marítimas, os trajes e as devoções. 
 Através de uma exposição interativa e dinâmica, o Centro de Mar pretende dar a conhecer e relembrar as várias atividades que o povo do litoral desempenhava nesta área geográfica entre elas a conhecida apanha do sargaço criando um vasto leque de tradições. 
 Esta exposição contou com a colaboração de diversos testemunhos e vivências ligadas ao mar que torna esta mostra mais aprazível e agradável de ser visitável e foi inaugurada ontem na presença de muitos moradores da Ribeira da cidade. A sessão contou mesmo com a atuação das senhoras da Ribeira e com a degustação de produtos ligados ao mar.
 De lembrar que a exposição tem entrada livre e as marcações de visitas guiadas devem ser efetuadas para centrodemar@cm-viana-castelo.pt 
Municipio de Viana do Castelo 
 
	
	Apresentação do Programa Base do novo Mercado Municipal Produtos Regionais e Iguarias do Mar serão lojas-âncora A Câmara Municipal de Viana do Castelo apresentou ontem o Programa Base para o novo Mercado Municipal, edifício que irá ser construído junto ao jardim marginal, numa área prevista desde 2002, altura em que foi aprovado o Plano de Pormenor do Centro Histórico.
 Com uma área total de lote de 2.277 m2, o futuro mercado municipal terá uma área total de 1.845m2, a que irá acrescer um Parque de Estacionamento com 2.970m2. Ali será instalado um novo e funcional edifício que pretende ser um local de compra mas também um local social, assente em três eixos: a modernização das instalações e da oferta comercial; a integração com a envolvente comercial e a gestão comercial. 
 O novo mercado tem por base uma nova oferta comercial com produtos regionais (frutas, legumes, carne e charcutaria, enriquecido pelos sectores do ml, queijos, frutos secos, especiarias, cereais/sementes, mas também produtos gourmet, biológicos, de outras gastronomias e vinhos. 
 Como nova oferta âncora, estarão as iguarias do mar com pescados e mariscos, mas também um espaço forte para as flores e para o artesanato tradicional e contemporâneo, sendo garantido que a oferta passará pelo mercado de produtores, mas também pelos novos serviços como atividades de tempos livres, clínica, etc.
 A intenção deste projeto é que a envolvente em que está inserido - o jardim - possa também ele ser um local de apoio a eventos relacionados com as atividades do mercado municipal. 
	 O programa foi apresentado ontem numa sessão muito participada e a cargo da empresa Market Consulting, sendo que na sessão participou também o vianense Rodrigo Melo, estudante de arquitetura em Coimbra e que tem uma tese final de curso sobre a evolução dos mercados municipais ao longo dos tempos.
Municipio de Viana do Castelo 
 
	Cerca de 1300 alunos de Viana participaram nos projetos educativos do CMIA Os projetos educativos levados a cabo pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo envolveram cerca de 1300 alunos do concelho que, ao longo do ano letivo, participaram no projeto "Escola da Natureza", que abrangeu duas áreas de ação nas quais os alunos entraram em contato com espaços naturais de elevado valor ambiental do concelho: O Mar perto de Ti e O Rio perto de Ti. 
 O projeto, que fechou no Dia Mundial do Ambiente, é composto de ações nas escolas para abordagem de conceitos teóricos e realização de atividades experimentais. Incluiu ainda uma saída de campo como forma de consolidação dos conhecimentos adquiridos e valorização do património natural.
 No âmbito deste projeto, que teve o patrocínio dos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico, os alunos que trabalharam a temática dos ecossistemas ribeirinhos foram ainda integrados num concurso sendo que, a 03 de junho, foram entregues os prémios às duas escolas vencedoras (E.B. 1 da Areosa e EB 2,3 Carteado Mena). Na temática do mar, os alunos envolvidos desenvolveram cartazes de sensibilização sobre a proteção dos ecossistemas costeiros que estarão agora disponíveis para visualização nos painéis de informação das nove praias de bandeira azul do município a partir do dia 15 de junho.
 Também o projeto "Da terra para a Terra" continua a levar às escolas, pelo oitavo ano consecutivo, mais uma serie de ações de sensibilização sobre a separação adequada de resíduos urbanos, evitando ao máximo o seu encaminhamento para aterro sanitário, e a valorização da matéria orgânica, não só através da recolha seletiva efetuada pelos SMSBVC nas cantinas escolares, mas também através da compostagem nas escolas como via experimental deste processo. 
 Para o dia 21 de Junho, dia em que o CMIA comemora nove anos de existência, está prevista uma apresentação pública do serviço educativo da Autarquia na área do Ambiente, fruto de uma candidatura da autarquia ao Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no uso de Recursos (POSEUR) e que foi aprovada permitindo assim consolidar a oferta de projetos educativos nesta área.
Municipio de Viana do Castelo 
 
	Centro de Mar inaugura exposição "Um mar de tradições" O Centro de Mar de Viana do Castelo inaugura amanhã, dia 08 de junho (Dia Mundial dos Oceanos), pelas 17H00,a bordo do navio Gil Eannes, mais uma exposição temática. "UM MAR DE TRADIÇÕES" pretende retratar os diversos usos, costumes e crenças, que um povo construiu e passou de geração em geração, ao longo da nossa faixa litoral, focando-se em quatro temas centrais: as atividades piscatórias, as atividades agro-marítimas, os trajes e as devoções. 
 Através de uma exposição interativa e dinâmica, o Centro de Mar pretende dar a conhecer e relembrar as várias atividades que o povo do litoral desempenhava nesta área geográfica entre elas a conhecida apanha do sargaço criando um vasto leque de tradições. 
 Esta exposição contou com a colaboração de diversos testemunhos e vivências ligadas ao mar que torna esta mostra mais aprazível e agradável de ser visitável. A entrada é livre e as marcações de visitas guiadas devem ser efetuadas para centrodemar@viana-castelo.pt 
Municipio de Viana do Castelo 
 
	Câmara Municipal instala "Praça do Euro" durante Campeonato Europeu de Futebol A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai instalar a "Praça do Euro" no jardim da marina da cidade onde, de 10 de junho a 10 de julho, vão ser transmitidos em ecrã gigante todos os jogos de futebol do Campeonato Europeu de Futebol 2016.
 Assim, durante um mês, a "Praça do Euro" vai permitir ver todos os jogos da competição em ecrã gigante, com potente equipamento de som, com intervenção de speaker, que animará a multidão presente. 
 Neste espaço, os vianenses poderão viver em coletivo as emoções do Campeonato Europeu de Futebol, vibrando ainda com os golos da nossa seleção, já que está previsto o disparo de super-canhão de confetis e pirotecnia. No mesmo espaço, estarão instalados dois bares de apoio.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entende que esta é uma forma de se proporcionar um convívio para que, em conjunto, os vianenses vivam as emoções dos jogos.
	 Municipio de Viana do Castelo |