Ao longo de todas as segundas-feiras do ano, na Igreja Paroquial de Venade, é celebrada a Eucaristia pelas Almas do Purgatório. Além disso, em cada primeira segunda-feira do mês há uma procissão ao cemitério, em sufrágio dos fieis defuntos. Esta procissão é muito participada pelas pessoas da Paróquia de Santa Eulália de Venade, como se fosse dia da Comemoração dos Fieis Defuntos.
Chegados à Semana Santa, sendo a Segunda-feira um dia especial de oração pelas almas, também se ora de um modo mais intenso pelos fieis defuntos, apesar de estarmos na Semana Maior. Assim, a imagem de Cristo Crucificado presente no fundo da imagem é retirada da cruz, como relata a 13ª estação da via sacra. Depois é levada em procissão até junto do altar, onde permanece diante de todos, exactamente no lugar que é ocupado pelos féretros no missa exequial.
Há neste gesto o ligar a morte de Cristo à morte "dos de Cristo"; ligar a Ressurreição de Jesus à Páscoa dos Eleitos. Assim como Cristo Ressuscitou, também nós ressuscitaremos! Em "dia das Almas", dia de oração pelos defuntos, é salutar também rezar pelos que partiram, de modo a que todos participem na glória prometida.
O gesto da veneração da imagem do Senhor Jesus Morto é como que uma oração que todos fazem por aqueles que também morreram, mas que ressuscitarão com Cristo!
Esta celebração foi feita em Venade, hoje, segunda-feira santa, às 19:00.