www.caminha2000.com - Jornal Digital Regional -
Semanário - Director: Luís Almeida

1ª Pág.
Cultura
Desporto
Óbitos
Política
Pescas
Roteiro
Ficha Técnica
Edições C@2000
Assinaturas
Email

Câmara Municipal assinalou Dia Internacional da Luta Contra a Discriminação Racial

A Câmara Municipal de Viana do Castelo assinalou o Dia Internacional da Luta Contra a Discriminação Racial numa iniciativa na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal, onde se juntaram imigrantes e vianenses em convívio.

A iniciativa, que integra o Plano Municipal para a Integração dos Imigrantes elaborado pela Câmara Municipal e onde constam medidas em diferentes áreas, contou com os contributos de 28 instituições locais, com especial realce para as escolas secundárias de Monserrate e de Santa Maria Maior e do CLAI e que, juntamente com município, compõe a "Equipa dos Migrantes" do Gabinete Cidade Saudável, integra a política do Município, que tem vindo a desenvolver estratégias e ações de sensibilização para a temática das migrações e para a importância da integração e do acolhimento aos novos residentes.

No evento multicultural, Nepaleses, colombianos, marroquinos, franceses, finlandeses, noruegueses, sírios, italianos, húngaros, norte-americanos, angolanos, ingleses, alemães, belgas e brasileiros, com alguns portugueses à mistura, dançaram, cantaram, declamaram poemas e trava línguas em diversos idiomas.

De lembrar que o Município desenvolve, todas as semanas, por recurso a professores voluntários, aulas de português para estrangeiros, tendo sido, especialmente, no âmbito destas aulas, que os imigrantes prepararam a maior parte dos números que foram apresentados num espetáculo multicultural que funcionou, simultaneamente, como encerramento da Semana contra a discriminação racial que contou com 511 participações nas diversas atividades.

Municipio de Viana do Castelo




Câmara Municipal homenageou Comandante nos 236 anos dos Bombeiros Municipais

A Câmara Municipal de Viana do Castelo homenageou ontem, no dia em que os Bombeiros Municipais assinaram 236 anos, o Comandante Martinho Gomes de Campos, numa sessão onde lhe foi atribuído o Crachá de Ouro da Liga de Bombeiros Portugueses pelo seu serviço de mais de 45 anos com exemplar comportamento. Na cerimónia, o autarca de Viana do Castelo elogiou o meritório trabalho do comandante e dos bombeiros municipais.

As comemorações de aniversário incluíram assim uma homenagem ao anterior comandante da corporação, agora aposentado, que começou a sua atividade profissional em Viana do Castelo a 18 de outubro de 1974, com a categoria de Bombeiro-Motorista e em 7 de dezembro de 1979, foi nomeado Bombeiro Municipal de 2ª. Classe, em 9 de abril de 1992, nomeado Bombeiro Municipal de 1ª. Classe e em 31 de janeiro de 1997, nomeado Subchefe da carreira de Bombeiro Municipal. A 5 de julho de 1999, por despacho do Presidente da Câmara passou a assegurar as funções de comando, por impedimento do anterior comandante. Em 02 de agosto de 2001 foi nomeado na categoria de Chefe da carreira de Bombeiro Municipal, continuando a exercer as funções de Comandante até ao dia 1/6/2015, data do último dia de funções.

Na sessão solene, o Presidente da Câmara Municipal lembrou a história da corporação e elogiou o seu trabalho, sublinhando que os bombeiros "têm pela frente grandes desafios face à complexidade dos atuais riscos" e garantindo que o executivo municipal "continuará a apostar e a investir na formação e na atualização dos Bombeiros Municipais, pois entende que este pilar da Proteção Civil tem que estar sempre operacional e com os meios adequados às missões e cenários da sociedade de hoje".

Os Bombeiros Municipais foram fundados em 22 de Março de 1780 com a designação original de Companhia da Bomba, sendo atualmente o terceiro mais antigo de Portugal, logo a seguir aos Sapadores de Lisboa e Porto. Tem como função e objetivo principal o salvamento e proteção de pessoas e bens, tendo como área de atuação o Município de Viana do Castelo a quem cabe a responsabilidade e intervenção prioritária, apoiando, no entanto, outros Corpos de Bombeiros fora deste sempre que solicitado pela estrutura da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

O corpo tem uma estrutura profissionalizada, possuindo veículos de combate a incêndios, veículos tanque, um veículo auto-escada com trinta metros, ambulâncias de socorro, viaturas de socorro e assistência estratégica, veículo de comando, um de apoio a mergulhadores, veículos de apoio diverso e bote de socorro e resgate. Em termos de capacidade intervenção, está preparado para incêndios, desobstrução e desencarceramento, matérias perigosas, salvamento em grande escala, ambiente subaquático e mergulho e ambientes de condições atmosféricas e anti-corte.

Municipio de Viana do Castelo




União Desportiva de Lanheses lançou primeira pedra das novas obras do campo de jogos

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, e o Vereador com o pelouro de Desporto, Vítor Lemos, marcaram presença no lançamento da primeira pedra das obras do Estádio 15 de Agosto. Em causa estão os novos balneários, cuja empreitada deverá arrancar em breve num investimento superior a 150 mil euros, financiados na sua quase totalidade pelo Município.

A sessão, que decorreu durante o convívio anual da União Desportiva de Lanheses com associados, pais e patrocinadores, serviu para marcar a concretização de um antigo anseio do clube de construção de balneários, que integram a política de construção de infraestruturas do Município para apoio à formação de jovens que, no caso da União Desportiva de Lanheses, abrange cerca de 140 jovens.

Este novo investimento surge depois de, em 2012, ter sido requalificado o piso do campo de jogos com a instalação de piso sintético, no âmbito da política do município que permitiu já investimentos em vários clubes, designadamente nos relvados sintéticos nas Neves, do Chafé, do Vianense, do Darquense e da AD Barroselas ou a requalificação da pista Estádio Municipal Manuela Machado e os polidesportivos de Mazarefes e Outeiro, entre outros.

Municipio de Viana do Castelo




Câmara Municipal vai criar Prémio Luís Miguel Rocha

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai instituir o Prémio Literário Luís Miguel Rocha, através de um concurso escolar anual destinado a alunos do nível secundário. O Prémio foi anunciado recentemente, aquando da publicação do livro "Curiosidades do Vaticano" na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.

Luís Miguel Rocha, que nasceu na cidade do Porto em 1976 e logo veio para Viana do Castelo, onde fez os seus estudos no ensino básico e secundário, desde cedo se dedicou em exclusivo à escrita, tendo publicado seis títulos que se encontram traduzidos em mais de 30 países. Uma das suas obras O Último Papa figurou no top do The New York Times e vendeu meio milhão de exemplares em todo o mundo.

Na consequência de doença prolongada, Luís Miguel Rocha morreu a 26 de Março de 2015, em Viana do Castelo. Postumamente, em Fevereiro de 2016, foi publicado o seu livro Curiosidades do Vaticano, obra já apresentada na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.

Pela fulgurante produção literária de Luís Miguel Rocha e pelo seu alcance, a Câmara Municipal de Viana do Castelo decidiu instituir o Prémio Luís Miguel Rocha, através de concurso escolar anual destinado a alunos de nível secundário, nas categorias de ficção e ensaio, e a ter lugar a partir do ano letivo 2016/2017. Este prémio, na senda do Prémio António Manuel Couto Viana, instituído desde 2011, tem como objetivo divulgar a obra do escritor, prematuramente desaparecido, e estimular o gosto pela leitura e pela pesquisa histórica.

Municipio de Viana do Castelo




Câmara Municipal promove atividades de tempos livres de Páscoa para cerca de 90 alunos

A Câmara Municipal de Viana do Castelo está a organizar, conjuntamente com vários parceiros, diversas atividades de tempo livre para os mais novos nas férias da Páscoa. A iniciativa pretende apoiar os pais e encarregados de educação que não dispõe de alternativas e que assim conseguem conciliar a vida profissional e familiar durante as férias escolares.

Assim, decorrem ATL's nas freguesias de Alvarães, Vila Franca e Cardielos, abrangendo mais de 50 crianças em atividades diversas organizadas pelos Município em parceria com as juntas de freguesia e as Comissões Locais de Desenvolvimento Social.

Ao abrigo de uma proposta aprovada em sede de orçamento participativo, dez crianças com paralisia cerebral participam nos ATL's da APCVC (Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo) na Escola da abelheira e 28 alunos com autismo participam em atividades na Escola de Nossa Senhora das Oliveiras (Darque) com a Fundação AMA.

Municipio de Viana do Castelo

Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais