www.caminha2000.com - Jornal Digital Regional -
Semanário - Director: Luís Almeida

1ª Pág.
Cultura
Desporto
Óbitos
Política
Pescas
Roteiro
Ficha Técnica
Edições C@2000
Assinaturas
Email

Loja Interativa de Turismo apresenta 'Mesa da Páscoa' recheada

Ao longo deste sábado, vai ser difícil resistir a uma visita à Loja Interativa de Turismo (LIT) de Vila Nova de Cerveira. Uma mostra/venda de doçaria típica da Páscoa, confecionada por algumas pastelarias do concelho, compõe uma deliciosa e atrativa 'Mesa da Páscoa'.

Vila Nova de Cerveira presenteia residentes e visitantes com uma variada seleção das melhores iguarias gastronómicas que marcam esta época festiva, onde a doçaria é, sem dúvida, a rainha.

A 'Mesa da Páscoa' da LIT dá a conhecer o que o concelho tem de melhor para oferecer, com destaque para a diversidade e qualidade dos produtos: pão-de-ló, biscoitos de milho, cerveirenses, amêndoas, muitos e deliciosos doces de fazer crescer água na boca, acompanhados pelo vinho cerveirense Casal Videira.

Além de promover a forte tradição pascal existente no concelho cerveirense, a iniciativa visa ainda dinamizar a economia local, proporcionando aos empresários das pastelarias um espaço de promoção das confeções de fabrico próprio. A 'Mesa da Páscoa' decorre entre as 10h00 e as 18h00, deste sábado, nas instalações da Loja Interativa de Turismo de Vila Nova de Cerveira.

No Domingo de Páscoa, a LIT abre as portas à visita pascal, pelas 15h00, convidando a população para um momento de confraternização e partilha com familiares e amigos da tradição de beijar a Cruz.

Municipio de Vila Nova de Cerveira



Autarquia apoia peregrinos cerveirenses rumo a Fátima

Um grupo de 40 cerveirenses parte a pé, no dia 5 de maio, com destino ao Santuário de Fátima para marcar presença na celebração das 'Aparições de Fátima' de 12 e 13 de maio. De forma a contribuir para uma viagem segura, a Câmara Municipal ofereceu os coletes de segurança e o transporte de regresso a Vila Nova de Cerveira.

O desafio foi lançado, em 2015, pelo pároco de Vila Nova de Cerveira por altura da visita da imagem da Senhora de Fátima ao concelho. Desde então, a devoção no milagre de Fátima motivou um conjunto de homens e mulheres cerveirenses para fazer um percurso de aproximadamente 300 kms a pé, ao longo de uma semana, com chegada prevista para o dia 12 de maio.

Procurando minimizar as dificuldades diversas subjacentes ao percurso, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira disponibilizou-se para prestar o apoio necessário ao nível de segurança e bem-estar, desde logo com a oferta de 40 coletes refletores, bem como o transporte de regresso a casa.

Com saída a 05 de maio, o grupo de Vila Nova de Cerveira junta-se aos milhares de peregrinos que, todos os anos, partem de vários pontos do país rumo ao Santuário de Fátima para participar na peregrinação internacional de Maio ao templo mariano.

As peregrinações têm como ponto alto a Procissão de Velas na noite de 12 de maio, e o dia seguinte, 13 de maio, que marca a primeira "Aparição de Fátima".

Municipio de Vila Nova de Cerveira



Cerveira 'Queima Judas' revisitando os melhores momentos em 10 anos

Com chuva ou sem chuva, Judas não escapa à vontade do povo: ouvirá o veredito final e será executado.

Uma década de um espetáculo comunitário que atrai residentes e visitantes a Vila Nova de Cerveira no Sábado da Aleluia só poderia ser assinalada com uma encenação com pompa e circunstância. 'Queima de Judas Remix 10 anos', agendada para sábado à noite, pelas 23h30, promete surpreender.

Mantendo a tradição pascal, as Comédias do Minho e a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira apresentam mais uma edição da 'Queima de Judas'. Para comemorar os dez anos deste espetáculo revisitam-se os melhores momentos de sempre, numa produção musical e colorida com algumas personagens surpresa que vão voltar a Cerveira.

Com a encenação de Luís Filipe Silva e assistência de encenação de Tânia Almeida, atores residentes das Comédias do Minho, atores do Outra Cena - Grupo de Teatro Amador de Cerveira e convidados especiais, esta é uma representação de pendor judaico-cristão, onde se condena Judas, o traidor, e se festeja a ressurreição de Jesus Cristo.

Antes da 'Queima de Judas' é lido um Testamento que deixa à Vila uma série de conselhos e críticas de acontecimentos da nossa sociedade. Posteriormente, e cumprindo o ritual de brandir os "judinhas", a população participa no momento em que Judas é queimado.

'Queima de Judas Remix 10 anos' acontece este sábado à noite, pelas 23h30, no centro histórico. Caso se verifique ocorrência de chuva, o espetáculo é deslocado para o antigo parque de viaturas dos bombeiros voluntários, pois Judas não escapa à vontade do povo que se manterá firme para assistir à sua sentença.

Municipio de Vila Nova de Cerveira



Dia Mundial da Saúde Oral: Cerveira palco de Seminário 'Um Distrito, Um Sorriso'

O distrito de Viana do Castelo assinala, esta terça-feira, no Fórum Cultural de Vila Nova de Cerveira, o Dia Mundial da Saúde Oral através de um evento designado "Um Distrito, Um Sorriso". Dinamizado pela Unidade de Saúde Pública do Alto Minho e pelo Município, este seminário destina-se às entidades que participam na promoção da saúde oral e às próprias escolas.

Após efetuado um diagnóstico de cárie em crianças, com idades entre os 3 e 5 anos, de todo o distrito, a Unidade Pública de Saúde do Alto Minho - responsável pela monotorização do programa de saúde oral -, organiza um encontro de técnicos para debater a incidência desta problemática no Alto Minho, bem como lançar novos desafios e estratégias de intervenção local para obter maiores ganhos em saúde.

Apesar das melhorias registadas, o levantamento realizado no ano letivo 2014/2015 revela que o distrito de Viana do Castelo ainda se encontra longe da meta da Organização Mundial de Saúde para 2020 (80%), no que diz respeito a crianças com cáries desde o nascimento dos primeiros dentes.

Entre os desafios propostos, a Unidade de Saúde Pública do Alto Minho pretende implementar, entre 2016 e 2019, o Projeto de Intervenção Precoce em Saúde Oral (PIPso), que visa articular a intervenção em Saúde Escolar com as respetivas Unidades de Saúde Familiar, abrangendo 15.720 crianças. O projeto será desenvolvido em três vertentes, nomeadamente pela promoção da literacia em saúde oral (exposição itinerante 'Visita a Saúde dos Teus Dentes'); pela escovagem dos dentes em meio escolar assegurada pelos kits obtidos com o financiamento do projeto da Missão Sorriso Continente 2015; e pela aplicação de verniz de flúor.

O Dia Mundial da Saúde Oral, celebrado anualmente a 20 de Março, procura sensibilizar toda a população para os benefícios de uma boca saudável e promove a consciência mundial das questões em torno da saúde oral no contexto da saúde geral e a importância da higiene oral. O lema da campanha mundial para 2016 é: 'Tudo começa aqui! Boca saudável. Corpo saudável'.

O Seminário 'Um Distrito, Um Sorriso' decorre ao longo desta terça-feira, no Fórum Cultural de Vila Nova de Cerveira. A abertura da sessão está ao cargo do presidente da Câmara Municipal, Engº Fernando Nogueira, do presidente do Conselho de Administração da ULSAM, Dr. Franklim Ramos, e do Coordenador da Unidade de Saúde Pública do Alto Minho, Dr. Luís Moreno Delgado.

Municipio de Vila Nova de Cerveira



Acervo da Fundação Bienal de Arte de Cerveira disponível online

No total são mais de 500 as obras da Coleção da Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC), representativas das tendências da arte contemporânea nacional e internacional, que podem ser agora consultadas online, através do link: http://catalogo.bienaldecerveira.pt/. O objetivo, segundo o vice-presidente da FBAC, Nuno Correia, passa por "disponibilizar às comunidades científica e artística, bem como à sociedade, em geral, este valioso património, ilustrativo do panorama artístico português das últimas quatro décadas".

Integrada num software de gestão de património museológico, esta plataforma permite, através do interface público, dar a conhecer a Coleção da FBAC, que aumenta anualmente, devido a doações de artistas e através de aquisições dos premiados nas diversas bienais. De navegação simples e intuitiva, são incluídas nas obras informações como o seu autor, técnica, entre outras informações de relevo, dando especial destaque aos conteúdos multimédia (imagem e vídeo).

Esta estratégia envolve a "projeção desta Coleção no exterior, avaliada em mais de um milhão de euros, e contribuir para o posicionamento desta que é a bienal de arte mais antiga do país", referiu o Vice-presidente da FBAC, Nuno Correia.

Com um legado de quase quatro décadas de existência e de um reconhecimento nacional e internacional, a Fundação Bienal de Arte de Cerveira apresenta-se, assim, como uma entidade que gere, valoriza e promove o património cultural móvel e a arte contemporânea, criando e dinamizando eventos de diversa natureza e tipologia que visam essencialmente a promoção da arte e do seu próprio acervo. Este projeto cujo interface é agora apresentado ao público, surge no âmbito da candidatura "Bienal de Cerveira - 35 anos de valores culturais e arte contemporânea", cofinanciado pelo ON.2, QREN e U.E.

Fundação Bienal de Arte de Cerveira

Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais