www.caminha2000.com - Jornal Digital Regional -
Semanário - Director: Luís Almeida

1ª Pág.
Cultura
Desporto
Óbitos
Política
Pescas
Roteiro
Ficha Técnica
Edições C@2000
Assinaturas
Email

XVII Congresso Federativo de Viana do Castelo

Congresso histórico dos socialistas do Alto Minho

Primeiro-Ministro e Secretária-Geral Adjunta do PS em Congresso Federativo que aclamou Miguel Alves

Os socialistas do distrito de Viana do Castelo reuniram no passado dia 19 de Março no Congresso que se realizou a Monção, que ficou marcado pela eleição dos novos órgãos dirigentes mas, sobretudo, pela importância dada pelo PS nacional ao evento, demonstrado pela presença já esperada de Ana Catarina Mendes, Secretária-Geral Adjunto e número 2 do PS e pela visita surpresa de António Costa, Secretário-Geral do PS e Primeiro Ministro.

Cerca de 140 delegados e dezenas de outros militantes do distrito, discutiram durante dois dias as ideias e estratégia do PS do Alto Minho para os próximos dois anos tendo em vista, especialmente, as eleições autárquicas de 2017. Do debate resultaram as ideias chave que sustentaram a moção de estratégia apresentada por Miguel Alves que tinha ganho as eleições para Presidente da Federação de forma inequívoca com mais de 70% dos votos: a unidade na acção, juntando gerações e camaradas que nos últimos anos estiveram em lados diferentes nas eleições internas e a renovação de protagonistas e metodologias. Conquistar mais mandatos nas próximas autárquicas, apostar na formação dos militantes e apostar na valorização da voz do Alto Minho, são os eixos fundamentais da estratégia aprovada em Congresso.

O próprio conclave dos socialistas do distrito foi sinónimo disso mesmo, de uma grande unidade que permitiu a aprovação unânime da estratégia para o futuro e de renovação. De facto, a Comissão Política eleita em Congresso renova 50% dos seus membros, a maior parte fazendo, pela primeira vez, parte do órgão máximo entre Congressos e eleva a presença de mulheres e de jovens dentro dos órgãos para além das quotas estatutariamente consagradas. Facto relevante é a eleição, pela primeira vez na história do PS de Viana do Castelo, de uma mulher como Presidente da Comissão Política Distrital: Flora Silva, militante histórica do PS e Presidente da Assembleia Municipal de Viana do Castelo.

António Costa, o convidado surpresa

Se a fasquia do Congresso estava bem elevada, com a eleição de Miguel Alves por larga margem e a presença confirmada de um membro do Secretariado do PSOE da Galiza e deputado no Congresso em Madrid, Guillermo Meijón, bem como de um independente, o jovem empreendedor de Paredes de Coura Bruno Cunha que veio partilhar as dificuldades e ambições de alguém que investe no distrito, a verdade é que as melhores expectativas foram superadas com a presença do Primeiro-Ministro António Costa que, segundo afirmou, "vim dar um abraço ao meu amigo Miguel Alves, com quem trabalhei mas também dar testemunho do meu reconhecimento pela militância dos socialistas do Alto Minho e pedir-vos que continuem a lutar pela vossa região e pelo vosso país". Costa almoçou com Miguel Alves e alguns dirigentes distritais e fez questão de ir ao Congresso cumprimentar os militantes. Já ao cair da tarde, coube a Ana Catarina Mendes encerrar o Congresso, dando uma palavra de ânimo e de confiança no Alto Minho e ao ciclo novo que o PS agora inaugura e deixando claro o caminho que os socialistas têm vindo a prosseguir no Governo, apostando na correcção das injustiças cometidas nos últimos anos, aumentando o rendimento das famílias com mais dificuldade e apoiando as empresas, dando como exemplo os 120 milhões de euros comunitários injectados na economia nos primeiros 100 dias de Governo.

Miguel Alves não poderia estar mais satisfeito, salientando "o significado profundo desta presença histórica dos dois máximos dirigentes do PS num Congresso Federativo no nosso distrito que deixou os militantes muito contentes e o Presidente da Federação particularmente tocado" mas não deixou de sublinhar "a responsabilidade que o PS agora assume de ser motor de progresso para a nossa região". Segundo o novo Presidente, o PS do distrito "vai lutar por aumentar o número de mandatos nas próximas autárquicas e, antes, esforçar-se para ser melhor, mais militante, mais preparado mas também mais ligado e aberto à sociedade civil. Não queremos só ganhar eleições, queremos que as pessoas possam ganhar connosco as próximas eleições. Estamos unidos, renovados e motivados para trabalhar pela nossa gente e pela nossa terra. Esse é o melhor tónico que o PS Alto Minho poderia ter para o inicio de mais esta caminhada", concluiu.

Federação Distrital do PS de Viana do Castelo



IMPRENSA CANADIANA VISITA REGIÃO DOS VINHOS VERDES

A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes recebe, entre 29 de Março e 2 de Abril, um grupo de 12 jornalistas canadianos que se deslocam à Região dos Vinhos Verdes para visitar 9 produtores.

Provenientes de Ontario e do Quebéc, os jornalistas especializados em gastronomia e vinhos vêm a Portugal para recolher dados sobre a marca "Vinho Verde" que, nos últimos dez anos, cresceu 115% em volume e 165% em valor nas exportações para o Canadá.

O programa de cinco dias incide numa visita que inclui formação e provas sobre as castas autóctones da Região dos Vinhos Verdes, harmonizações com Vinhos Verdes e gastronomia internacional e exploração do património histórico, natural e enoturístico da Região.

CVRVV



VINHOS VERDES EM NOVA IORQUE

Os Vinhos Verdes reforçam a aposta no mercado americano e, a 21 e 22 de Março, associam-se à primeira edição do US Trade Tasting New York City, uma iniciativa dirigida ao trade que terá lugar no Metropolitan Pavilion, em Nova Iorque.

Dirigida a importadores, distribuidores e ao trade dos vários estados daquele que é o maior mercado de exportação dos Vinhos Verdes, a acção de promoção abrange ainda um plano complementar de activação de marca para sommeliers e imprensa local que passa por harmonizações, degustações e provas orientadas por cerca de duas dezenas de produtores da Região e conta com o apoio da Comissão de Viticultura dos Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).

Os Estados Unidos são o primeiro destino de exportação do Vinho Verde e, na estratégia definida para 2016, a CVRVV decidiu apostar na primeira edição de um evento emergente em Nova Iorque. "Pensamos que é a maior presença de uma Região vinícola de todo o mundo no evento e, no caso dos Vinhos Verdes, é significativo porque é também a primeira participação numa acção exclusivamente destinada ao trade nos Estados Unidos, um mercado para o qual já exportamos mais de 13 milhões", refere Bruno Almeida, do Departamento de Marketing da CVRVV.

CVRVV


Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais