Os Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora receberam uma carrinha (pick-up) e 60 fardamentos de trabalho oferecidos pela EDP, em cerimónia que decorreu no quartel-sede ao princípio da tarde do passado dia 24.
A EDP costuma disponibilizar os seus veículos de apoio logístico usados (este, tinha 130.000km) a associações que lhe solicitam apoio, como foi o caso dos Bombeiros Ancorenses, os escolhidos entre 30 pedidos chegados a essa empresa.
"Disse-lhes que vinha e veio"
Laurinda Araújo, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de V. P. Âncora, tinha solicitado a Miguel Alves, presidente do Município, que intercedesse junto dos responsáveis da EDP, de modo a conseguir uma das duas carrinhas que a empresa de energia se preparava para abater ao efectivo.
Miguel Alves informou em Dezembro a direcção da associação que o veículo estava garantido, apenas não podendo concretizar a data da passagem da titularidade, o que aconteceu agora.
"Disse-lhes que vinha e veio", referiu Miguel Alves, ao dirigir-se à presidente dos Bombeiros.
O autarca aproveitou o momento para agradecer à EDP o reforço do fornecimento de energia a várias casas em Âncora, contando agora com um novo investimento no caso da reabilitação do cineteatro, sem esquecer os três milhões de euros da obra do gás natural em que outra empresa ligada ao grupo EDP se encontra envolvida.
Por último, Miguel Alves garantiu aos Bombeiros que "podem contar comigo", embora já esteja à espera de novos pedidos de apoio, mas, precisou que a grande aposta actual se centra na recuperação da casa de espectáculos.
"Conte connosco"
As diligências efectuadas resultaram, e Pedro Guimarães, director comercial da EDP no Minho, veio até Vila Praia de Âncora oferecer a viatura e os fardamentos "dentro da nossa missão de compromissos e valores que fazem de nós uma empresa comercialmente viável e socialmente justa", completou.
Após o contacto estabelecido pelo presidente da Câmara, "analisamos" o pedido e, sublinhou, "estamos aqui hoje para entregar a viatura". E, acrescentou, "como um pedido nunca vem só, surgiu a ideia de entregar os seis pacotes de equipamento individual".
"Bombeiros estão todos contentes"
Estas ofertas não deixaram de ser devidamente valorizadas pela presidente da direcção da AHBVVPA, realçando a importância da chegada da carrinha, porque, justificou, "tínhamos um jipe muito antigo e esta viatura é importante para a época de verão", valorizando também a "colaboração" que tem existido com a câmara municipal, a qual "sempre nos tem ajudado a ultrapassar as muitas dificuldades" que têm enfrentado, dando como exemplo a recuperação do cineteatro, para cuja inauguração (prevista para 1 de Janeiro de 2017) convidou desde já a EDP.
Junta apresentou lamentações
Após manifestar contentamento pela oferta desta viatura, e embora a empresa que ofereceu a carrinha, seja distinta da que se encontra a instalar a rede de gás natural em Vila Praia de Âncora, Carlos Castro, presidente da Junta de Freguesia, decidiu aproveitar a ocasião para manifestar o seu descontentamento junto do representante da EDP neste acto, pela forma como está a ser "esquartejada" a vila e a ser feita a repavimentação dos pavimentos e passeios, a par de ter lamentado que a empresa não tivesse respondido afirmativamente aos pedidos para o cineteatro.