www.caminha2000.com - Jornal Digital Regional -
Semanário - Director: Luís Almeida

1ª Pág.
Cultura
Desporto
Óbitos
Política
Pescas
Roteiro
Ficha Técnica
Edições C@2000
Assinaturas
Email

A MAIOR MESA DE PÁSCOA DO PAÍS VAI REALIZAR-SE NAS PISCINAS MUNICIPAIS

CASO AS CONDIÇÕES ATMOSFÉRICAS NÃO PERMITAM FAZER O EVENTO AO AR LIVRE

Vila Praia de Âncora vai acolher a Maior Mesa de Páscoa do País no sábado, dia 26 de março. Em caso de chuva, o evento será transferido para as Piscinas Municipais - Vila Praia de Âncora. Esta mesa vai ser recheada com os melhores produtos tradicionais, desde os doces aos salgados, passando pelos vinhos e até o artesanato. A animação também está garantida, com destaque para o folclore, zumba, música clássica, bombos e cantares tradicionais.

Este certame é organizado pelo Movimento de Empresários do Concelho e conta com o apoio do Município de Caminha e da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora.

No sábado, as escolhas em Vila Praia de Âncora são muitas. Dos doces aos salgados, passando pelos produtos do campo e até pelo artesanato, são várias as escolhas. Além dos produtos gastronómicos e do artesanato a animação está também garantida. O Grupo de Bombos de Gondar, o Grupo Etnográfico de Vila Praia de Âncora, o Grupo de Cantares de Orbacém, a Academia de Música Fernandes Fão, o Grupo de Danças e Cantares do Orfeão de Vila Praia de Âncora e Ivone Correia e o Grupo de Zumba, são os grupos que vão animar esta edição.

Gabinete de Informação ao Munícipe



Homenagem terá lugar sábado, dia 26 de março, pelas 17h30

CÂMARA MUNICIPAL VAI HOMENAGEAR ANTÓNIO LAGES COM UM CONCERTO PROTAGONIZADO PELA BANDA MUSICAL LANHELENSE

O Valadares, Teatro Municipal de Caminha vai encerrar o mês de março com um concerto homenagem a António Lages, um dos melhores tubistas nacionais e internacionais. O concerto vai ser protagonizado pela Banda Musical Lanhelense. O espetáculo terá lugar no dia 26 de março, pelas 17h30.

Com um vasto curriculum, António José Rosas Lages, natural da freguesia de Lanhelas, iniciou o seu percurso musical na Banda de Lanhelas. A partir daí nunca mais parou. Fez parte da Banda de Música da Força Aérea, como executante de tuba e mais tarde como professor nos cursos de formação de sargentos. Foi professor de tuba no Conservatório Nacional de Música. Foi tuba solista na Orquestra Filarmónica de Lisboa e Orquestra Nacional do Teatro de São Carlos. Fez parte do Grupo de Metais de Lisboa, colaborou com a Orquestra da Rádio Difusão Portuguesa e com a Orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian e terminou a sua atividade musical na Orquestra Sinfónica de Lisboa.

Este concerto vai juntar em palco todos os músicos profissionais que passaram pela Banda Musical Lanhelense e que ainda estão no ativo.

Em abril a programação do Valadares, Teatro Municipal está em Alta. No dia 2 de abril, serve de cenário ao espetáculo cinema concerto "Luzes da Cidade", uma organização da Academia de Música Fernandes Fão e Locus Cinemae - Associação de Cinema de Caminha. No dia, 9 de abril, João Só, um dos artistas mais completos do atual panorama musical português, vai apresentar "Até que a morte nos separe & outras canções". Com esta apresentação a solo, João Só mostra o seu estado mais direto exponenciando a essência das canções que tem composto ao longo da sua curta, mas profícua carreira com quatro discos a solo. No dia 15, Isabel Varela, vai apresentar o Monólogo na Escuridão, um "um retrato de quem viu a luz do dia e perdeu a visão, um alerta e uma chamada de atenção à sociedade para olhar para o "diferente"". No dia 29 de abril, a Krisálida sobe ao palco com a peça de teatro "Infância Adiada", um espetáculo que "mostra histórias e situações que comprometem a estrutura familiar e a vida de crianças e jovens que vêm os seus direitos violados e a sua infância perdida". Este espetáculo vai encerrar o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância. No dia 30, UBICULT: Visual Art & Musical Performers II Ciclo Performativo Multidisciplinar encerram a programação do mês de abril.

Gabinete de Informação ao Munícipe



A sessão pública vai decorrer no dia 30 de março, pelas 18h30

PRÓXIMA REUNIÃO DESCENTRALIZADA NA FREGUESIA DE ARGA DE CIMA, ARGA DE BAIXO E ARGA DE SÃO JOÃO

No dia 30 de março, o executivo está de regresso à Freguesia de Arga de Cima, Arga de Baixo e Arga de São João para a realização de mais uma reunião descentralizada. A sessão pública cujo objetivo é ouvir e esclarecer os munícipes terá lugar pelas 18h30, no edifício da Junta de Freguesia de Arga de São João.

Recorda-se que Arga de Baixo acolheu a primeira reunião descentralizada em outubro de 2014, durante a qual Miguel Alves frisou que uma das apostas do executivo era "eletrificar e recuperar o Mosteiro de São João d'Arga". Passado um ano e meio, o presidente da Câmara está de regresso às Argas com o sentido de dever cumprido. O Mosteiro de São João d'Arga foi requalificado e está à disposição de todos os que queiram subir à Serra d'Arga. Para além da valorização do Mosteiro, os assuntos mais visados pelos vários intervenientes foram a reflorestação da Serra d'Arga, a limpeza de bermas, a requalificação do parque infantil de Gandra e a reconstrução do Pontão de Lobos.

A decorrerem desde 2014, as reuniões públicas descentralizadas são mais um instrumento de participação que as pessoas têm à disposição para comunicar diretamente com os decisores políticos do concelho. A par das reuniões de câmara e das assembleias municipais, estas reuniões permitem ao executivo ouvir, esclarecer e prestar contas da gestão municipal, o que contribui para uma democracia local mais participativa e mais próxima dos cidadãos.

Tal como nas anteriores, a reunião pública descentralizada em Arga de São João apresenta como único ponto da ordem de trabalhos a audição dos munícipes. Assim, os munícipes da Freguesia de Arga de Cima, Arga de Baixo e Arga de São João que queiram intervir deverão proceder à sua inscrição, com uma antecedência mínima de 48 horas na Câmara Municipal, através do telefone 258 710 300 ou do email geral@cm-caminha.pt. Também o podem fazer na Junta de Freguesia de Arga de Cima, Arga de Baixo e Arga de São João. É de realçar que, no momento da inscrição, deverão indicar o contacto telefónico e o assunto a tratar. Será dada prioridade aos assuntos relacionados com as freguesias em questão e de interesse coletivo e/ou público.

Gabinete de Informação ao Munícipe


Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais